Translate

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

14/49- JE-Jesus é a resposta para uma vida nova


Jornada Espiritual-14º Dia
 Jesus é a Resposta para viver uma Vida Nova
Leitura Bíblica  Romanos 7:18-20
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Romanos 7:18

“Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Cor 5.17

Vida Nova em Cristo
PR. NEUMOEL STINA

 “Renovar é viver” ensina um velho ditado. Renovamos a pintura de nossa casa, e parece que essa mudança nos ajuda a viver melhor. Estreamos um novo terno, um novo vestido, uma nova roupa, colocamos um novo calçado ou simplesmente renovamos a disposição dos móveis da casa, e tais alterações da rotina diária nos reanimam e criam uma melhor disposição.

Porém, se estas pequenas mudanças externas podem, nos oferecer satisfação, você é capaz de imaginar quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior? Uma renovação espiritual?

Quando uma pessoa melhora por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina.

Mas, muitas vezes temos certas atitudes que na realidade, não gostaríamos de ter. E logo sobrevém um sentimento de desgosto, e nos perguntamos confundidos: “Por que sou assim? Quero fazer o bem e quantas vezes as coisas me saem mal.”?!

Na verdade, estas palavras não são novas, porque já em seus dias o apóstolo, Paulo se expressou de maneira parecida. Vejamos o que ele escreveu em Romanos 7:18-20 “Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.

E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim.”

Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, porém comprovar com tristeza que nossa inclinação natural nos induz a cometer o mal. O profeta Jeremias afirma em seu livro: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

Quando os Escritos Sagrados mencionam a palavra coração, quase sempre se referem à mente, à vontade, à intimidade da alma. É a nossa mente que é “enganosa” e, “perversa”, e está doente e tantas vezes nos atraiçoa.

Porém essa parte do ser pode ser mudada, e em consequência, pode nos assegurar plena felicidade.

Mas, como nossa mente pode ser mudada? A simples compreensão de nossa necessidade não basta; nem tampouco são suficientes a lucidez mental e a força de vontade.

Podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, e ainda assim, seguir dominados por eles. A única maneira de mudar a mente é buscando a ajuda de Deus.

Só Ele tem poder para transformar o coração humano. É o único que pode fazê-lo. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente.

A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance.

“Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Efésios 4:22-24

Temos exemplos na Bíblia de homens que tiveram a experiência de serem tocados pelo dedo de Deus. A voz de Cristo falou claramente ao seu coração.

Saulo era um ardoroso perseguidor de cristãos. Um dia indo, pela estrada de Damasco foi acolhido por um grande luz. Não suportando a claridade caiu, e humildemente perguntou: “Quem és Senhor?” Atos 9: 5

E quando a voz divina indicou o seu dever, Saulo obedeceu sem vacilar. E dias mais tarde, abandonou sua obra perseguidora e começou a pregar a excelência da mensagem de Cristo. Passou das trevas para a luz; do erro para a verdade; do ódio para o amor.

Tempos depois ele haveria de escrever: ” Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” Romanos 12: 2

“Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Cor 5.17

Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano termina em fracasso. Porém a maravilha é que, onde fracassa o homem, triunfa Deus!

Vidas, famílias e tribos inteiras tem sido transformadas pela ação da verdade bíblica.

Com razão o Salmista Davi, falando da Palavra de Deus disse que “Restaura a alma”. Salmo 19:7. E o apóstolo Pedro foi mais claro quando disse: “Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” I Pedro 1:23

Por sua parte o apóstolo Paulo, referindo-se ao poder do evangelho como ensino redentor do homem, declarou que “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” Romanos 1:16

Tem você algum defeito, vício ou debilidade que deseja vencer? Lembre-se então que o mesmo poder que mudou Saulo de Tarso, e os canibais do Pacífico, e transpor outros é suficientemente grande para mudar o nosso interior.

Se reconhecermos nossa necessidade e solicitarmos a assistência de Deus, Ele poderá operar o milagre. Seu Divino Espírito e Sua Sagrada Palavra atuarão como invencíveis agentes da divindade.

O Senhor cumprirá então a sua promessa: “Dar-vos ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.” Ezequiel 36:26


Vida nova! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo.

Peça agora mesmo a Deus que lhe dê um novo coração, uma nova vida e você também à semelhança de milhares e milhões, viverá vida nova em Cristo.
Neumoel Stina

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

13/49 - Jesus é a Resposta

Jornada espiritual de 7 semanas- 13º Dia-Jesus é a Resposta
- Jesus é a Resposta para viver uma vida de acordo com a vontade de Deus

Leitura Bíblica –I João 2:1-6

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.  1 João 2:6

Como Viver uma Vida Cristã

Será que podemos viver uma vida de acordo com a vontade de Deus? Isto é realmente possível?

Stanley encontrou o famoso missionário David Livingstone no coração da África e disse: "Fui à África levando o preconceito do maior ateu de Londres, mas quando eu vi, aquele idoso solitário, perguntei a mim mesmo - Qual seria a razão que o levaria a ficar aqui nesse fim de mundo? O que é que inspira esta vida? Por meses fiquei pensando muito nele, enquanto ele levava sua missão para a frente, comandado pela Bíblia, deixando para traz tudo para seguir a Cristo. Vendo sua piedade, sua gentileza, seu zelo, sua sinceridade, pouco a pouco minha simpatia por ele foi aumentando. Fui convertido por ele, apesar de que ele nem tentou me mudar. Não foi a pregação de Livingstone que me converteu, foi a vida de Livingstone."

Comigo, meu amigo, aconteceu de forma semelhante. Quantas vezes me senti inspirado por vidas de pessoas sinceras, cristãos verdadeiros que ajudaram a iluminar o meu caminho.

Viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar um cristão, unir-se a uma igreja ou ter uma religião. É a entrega diária da minha vida a Cristo, é permitir que Ele me ajude a enfrentar a barra pesada do dia a dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos.

Alguém pode frequentar todas as igrejas do mundo, ou ficar só na sua igreja porque a considera verdadeira. Apenas isto não faz dele um cristão. Ser cristão é confiar em Jesus como Salvador é, querer viver como Ele viveu, é obedecê-lo e seguir o Seu exemplo e os Seus ensinos escritos nas Santas Escrituras. E em outras palavras, é tornar-se um verdadeiro discípulo e seguidor de Cristo.

Em Atos 11:26 lemos: "Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos." Assim foram chamados porque o tema principal da sua conversa era Cristo, e pregavam Seus ensinos e viviam em função de Cristo.

Na cidade de Zwickau ( Zuiquiraw) na Alemanha, o grande Martinho Lutero fez o sermão fúnebre de Nicholas Haussmann. "O que nós pregamos," disse o grande reformador, "ele viveu". Poderia haver um epitáfio melhor do que este? É a pura vida cristã que faz a diferenca, e dá sentido a vida..

Viver é mais do que falar. Como disse alguém: "Sua vida fala tão alto que não posso ouvir o que você está dizendo."

As Escrituras indicam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade, e que esteja sempre fortalecida para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual.

"Nem só de pão viverá o homem, disse Jesus mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mat 4:4) O profeta Jeremias usa a mesma comparação: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado." (Jeremias 15:16)

A nossa parte no desenvolvimento da vida cristã, é ler, estudar, digerir, e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus e viver sob a direção do Espírito Santo, que nos aponta o único exemplo perfeito: Jesus Cristo.

Um homem, estava escalando uma montanha alta liderado por um guia experiente. Na manhã seguinte, quando olhou à distância, as pegadas na neve, disse: "alguém passou por aqui essa noite". O guia conferiu e disse:"Não apenas um homem, mas vinte". É que cada alpinista pisou tão cuidadosamente em cima das marcas do seu líder, que parecia como se uma só pessoa havia dado aqueles passos.

Assim também viver a vida cristã significa andar como Jesus andou. "Aquele que diz que permanece nele, esse deve tambem andar como ele andou." (I João 2: 6)
Cristo disse: "Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei." (.Mat 11:28) Quem me segue não andará em trevas. Todos os que aprenderam a viver a vida cristã, com certeza colocam ao Senhor em primeiro lugar sempre. Jesus mesmo espera ter o primeiro lugar em nossa escala de valores. "Quem ama seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim." ( S.Mateus 11:37)

Amigo, o Senhor espera uma dedicação total ao cumprimento da Sua vontade. Isso traz uma alegria profunda, uma satisfação que não se pode descrever, uma paz que está acima de todas as turbulências que ameaçam a nossa serenidade.

Mas você pergunta, é possível viver a vida cristã neste mundo cheio de tantas injustiças e violência? Onde há tanta imoralidade, tantos vícios, crimes e maldades? Onde seria o melhor lugar para vivermos a vida cristã? Não seria melhor em um deserto, ou em uma montanha, longe das pessoas?

Amigo, o melhor lugar é onde você está. Mas quando? Quando a gente ficar velho ou aposentado? Não, o melhor momento é hoje, é agora. Deus escolheu você para representar a superioridade da vida cristã.

E isso não representa apenas um benefício pessoal, mas vai ajudar a revelar o amor de Cristo a outras pessoas, e anunciará o poder Salvador ao mundo todo. E mais, por onde você for, um maravilhoso perfume de influência acompanhará os seus passos. O apóstolo São Paulo descreveu essa benção, chamando-a de cheiro de vida para vida.

Perfumistas estão constantemente tentando desenvolver a fragrância permanente. Dizem que o jasmim é a que mais perdura. Ahmed ( Arrmed) Soliman da cidade do Cairo, Egito, diz que para fabricar 28 gramas do perfume jasmim, ele enche uma sala de botões ainda florescendo, impecáveis, e quando são destilados, a fragrância é quase eterna.

Em Luxor, no sul do Egito, um arqueólogo achou um túmulo antigo no qual uma princesa foi sepultada há centenas de anos. Junto ao sarcófago estava um vaso cheio de jasmim. Embora o vaso já estivesse quebrado ainda se podia perceber o perfume no momento em que foi descoberto.

Porém, por mais perdurável que seja o jasmim, não há perfume que possa bater o aroma da Rosa de Saron, habitando em corações humanos.

Que neste momento possamos perguntar: Pode se ver Cristo em mim? A graça de Cristo habita em meu coração? Podem as outras pessoas perceber o aroma da Rosa de Saron em minha vida? Podem essas pessoas perceber no convívio diário comigo que estou vivendo uma vida cristã? Aquele que sustenta os mundos no espaço e pôs perfume no veludo das pétalas, não se esquece de você. Que o Senhor tenha misericórdia de você, que o Senhor sobre você levante o Seu rosto e lhe dê a paz.

O meu desejo é que Jesus viva em você, tornando su vida um suave perfume. Abra o seu coração e deixe Jesus viver em você.
Neumoel Stina

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

12/49- Jesus é a Resposta


Jornada espiritual de 7 semanas- Jesus é a Resposta 

12º Dia- Jesus é a Resposta para os derrotados

Leitura Bíblica –João 21:1-13 

Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor. João 21:12

Somente Para os Derrotados

Alguns sentimentos vão além da compreensão humana. E as coisas pioram ainda mais quando tentamos expressar esses sentimentos com palavras.
Você já foi derrotado alguma vez? Algumas pessoas dizem que melhor e chorar na derrota do que nunca ter lutado.

Melhor é a tristeza de não ter vencido do que a sensação de não ter lutado.
Mas, será que realmente as pessoas ficam contentes com as derrotas?
Alguém já passou você pra traz?

O título da palestra de hoje é: SOMENTE PARA OS DERROTADOS.

Vivemos uma vida de busca, de procura. Buscamos todos os dias, algum tipo de realização. Realização profissional, pessoal, no amor, mas sobretudo, no campo espiritual.

Jesus era um comunicador por excelência. Conhecia as leis da comunicação, e sempre fazia uso delas. Quando Ele conversava com as pessoas, usava a linguagem delas, falava sobre a realidade que elas viviam.

Ao conversar com os construtores de casas, Ele dizia; “Eu sou a Pedra de esquina.” Eles trabalhavam com isso, eles viviam isso todos os dias. Sabiam que a pedra de esquina, era a primeira pedra colocada quando se construía um muro, ou uma parede.

A pedra de esquina delimitava com seus cantos, a direção e a posição em que as outras pedras deveriam ser colocadas. Quando Cristo disse isto, eles entenderam, que se Ele era a pedra de esquina, a primeira pedra, a pedra guia, eles deveriam segui-Lo.

Ao conversar com pastores de ovelhas, Ele dizia “Eu sou o Pastor e vocês são as ovelhas.” E eles entendiam que se caísse em um desfiladeiro, Cristo estava pronto para trazê-los de volta. Que se eles se  perdessem no caminho, incansavelmente Cristo iria procurá-los. Que se eles se ferissem, Cristo estava pronto para carregá-los no colo.

Naqueles dias, a pesca era um importante meio de sobrevivência. Vários discípulos de Jesus eram pescadores. Por isso, quando Jesus os convidava para segui-Lo, Ele dizia: Eu quero fazer de vocês, “pescadores de homens”. E eles entendiam que o trabalho não seria fácil. Que eles seriam fortemente tentados a desistir. Mas entendiam também que a alegria de uma pescaria bem sucedida, pagaria todo o esforço.

Há uma história em João, no capítulo 21. É o relato de uma pesca impressionante. Pedro se levanta no meio de seus companheiros e lhes diz: “Vou pescar”.

Era impossível alguém pescar sozinho naquela época, pois as pescarias eram feitas com redes, mas quando os demais perceberam que a determinação de Pedro era grande, todos resolveram ir com ele.

E aconteceu o que encontramos na segunda parte de João 21:3 “Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam.”

O mar de Tiberíades é muito conhecido por ter águas muito claras. Daí o costume de pescarem durante a noite. Certamente, se a pescaria fosse executada durante o dia, o fracasso seria garantido.

É terrível, quando em meio a fracassos, em nossa vida, procuramos juntar as últimas forças para conseguir alcançar algum êxito, mas em resultado obtemos mais fracasso.

Não havia mais assunto entre eles. Todos estavam cansados e calados. Quando, de repente, alguém na praia começa a acenar para eles. E esse alguém grita: Ei, vocês pescaram alguma coisa?

Que situação constrangedora! Temos a tendência de contar sobre os nossos sucessos, adoramos contar aos outros sobre as nossas conquistas e nossas vitórias. Gostamos tanto, que na maioria das vezes contamos nossos motivos de orgulho antes mesmo que alguém pergunte.

Mas uma das situações mais constrangedoras, certamente é quando nos perguntam  sobre os nossos fracassos. Apreciamos sorrir e ver os outros sorrindo, mas detestamos que os outros nos vejam chorando. Tentamos até disfarçar as lágrimas, mas os olhos vermelhos, nos entregam.


Quando aquele estranho dá uma sugestão, lá de longe: “Joguem a rede do lado direito do barco”,  com certeza, já cansados daquela situação, eles devem ter pensado: “Quem esse homem pensa que é para ficar dando palpites no trabalho dos outros? Nós somos os pescadores! Nós vivemos disso, e sabemos o que estamos fazendo! Já jogamos a rede em todos os lados desse barco e até agora nada!

Mas alguém no barco sugere: Vamos jogar! Não custa nada, já estamos aqui mesmo, uma vez a mais ou uma vez a menos, não vai mudar nada!

Ainda desanimados, jogaram mais uma vez a rede como que por desencargo de consciência. No entanto, quando foram recolher a rede para o barco, perceberam que havia algo estranho. A rede estava pesada e carregada de peixes. Agora o clima era outro.

Em meio aos gritos de alegria, entreolhavam-se e sorriam sem parar. Pena que não podiam se abraçar, mas com certeza, preferiram recolher a rede o mais rápido possível.

De volta, João se lembrou do homem  na praia. E maravilhado com aquele milagre, chamou Pedro e disse: “Pedro, é Jesus.  Só pode ser Jesus”.

Pedro que por seu temperamento era impetuoso, não pôde esperar pelos outros. Sem pensar duas vezes, pulou na água e foi em direção a Jesus. Cristo já havia morrido, mas pelo milagre, ninguém tinha dúvidas de que era Ele. Pois Ele ressuscitara dos mortos ao 3° dia.

Existe um detalhe muito interessante, nesta história. Estudos nos mostram que o lado direito do barco era o lado mais raso, o lado da praia.
Em outras palavras, o lado direito do barco era o lado de Cristo. O  lado direito era a direção onde Cristo estava.

Eu acredito que em sua vida, você já enfrentou muitos fracassos. E se em meio ao seu desespero e angústia você tem lançado sua rede para todos os lados na esperança de obter alguma vitória, mas tudo o que encontra é mais fracasso e mais desespero.

Eu quero lhe dizer que não muito longe de onde você esta, que logo ali na praia, Jesus esta levantando os braços tentando chamar a sua atenção e dizendo: “Lance a sua rede em minha direção”, “Olhe para Mim, pois eu tenho um milagre preparado você”.

“Jogue fora o seu medo, os seus traumas, abandone as cadeias que o prendem, esqueça a vergonha de poder estar sendo observado  por alguém agora e pule no mar. Venha em minha direção, venha pra perto de Mim.”

Parece que ainda hoje o chamado de Jesus é: Vem a mim.

Pr. NEUMOEL STINA


terça-feira, 28 de agosto de 2012

11/49- Jesus é a Resposta


Jornada espiritual de 7 semanas- Jesus é a Resposta 

11º Dia- Jesus é a Resposta a pratica do amor

 Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

Texto para Leitura:  Lucas 10:25-35.

Quem é o Meu Próximo?

Quem é o nosso próximo? A quem realmente devemos nos importar e demonstrar o nosso amor cristão?

Jesus quando aqui andou contou uma parábola muito impressionante, para mostrar quem é o próximo.

Esta parábola está relatada em Lucas 10:25-35. Nós conhecemos bem a história: Um homem viajava de Jerusalém para Jericó; ou poderia ser, viajava de São Paulo para Santos, ou Rio de Janeiro à Nova Friburgo; no caminho ele foi assaltado por marginais que além de roubarem todos seus pertences, o maltrataram cruelmente, abandonando-o muito ferido, quase à morte.

Jesus contou esta história ao um doutor, "Intérprete da Lei" (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: "Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo. A isto o doutor perguntou, "E quem é o meu próximo?"

Na história do Bom Samaritano, os indivíduos não são identificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações. O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho; quem sabe um bóia-fria.

Enfim, é alguém carente, desprotegido, marginalizado, sem amigos, sem dinheiro, sem família - sem ninguém - a sós no mundo, como milhões de outros por aí. Lá está ele: jogado à beira da estrada, caído na sarjeta abandonado.

Entram em cena, então aqueles que tinham a solução do problemas às mãos: Um sacerdote e um levita. Diz a Palavra de Deus: "Casualmente descia um Sacerdote por aquele mesmo caminho." (V.31)

Você perguntaria: Será que o sacerdote parou para ajudá-lo? Não! A Bíblia fala que numa atitude de completo "desamor" o sacerdote passou de lado, ou seja tentou ignorar aquela situação; procurou não envolver-se nem se incomodar com o pobre miserável.

Quem sabe o sacerdote havia trabalhado todo fim de semana; estava cansado e saudoso do lar. Queria ter o seu merecido repouso e ficar me paz, às sós. E afinal de contas o que tinha acontecido com aquele estranho não era da sua conta.

A história continua: “Semelhantemente um levita descia por aquele mesmo caminho, e vendo-o também passou de largo”. (v.32)

O sacerdote nem sequer olhou para o ferido viajante. O levita, quem sabe, preocupado, pois poderia ser um parente ou amigo seu, deteve-se por um instante, olhou-o, e como não o reconhecesse, passou de largo.

E lá estava o moribundo, quase a morrer. Será que ninguém se preocuparia com ele? Será que ninguém se importava? Será que ninguém tinha amor para dar?

Neste momento apareceu um estranho, um "inimigo" , ou seja um samaritano, um estrangeiro. Ora, durante cerca de 800 anos os judeus não se davam com os samaritanos, porque em 722, Salmanezer ou Sargão II, reis da Assíria tomara Samaria e substituíram seus habitantes por babilônios e sírios, que trouxeram suas tradições, crenças religiosas contrárias às dos judeus.

Os samaritanos eram inimigos, para os judeus, um foco purulento incrustado no seu território. Eram considerados como cães.
Mas, vejamos: lá estava o moribundo; ele sentiu que alguém parou, desceu da montaria e se aproximou dele. Quem seria? Oh, impossível! Era um samaritano!

E o samaritano compadeceu-se dele, curou-lhe as feridas aplicando óleo e vinho; e colocou-o em cima do seu próprio animal e o levou para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: cuida deste e, se alguma coisa gastares a mais, e to indenizarei quando voltar.

Finalmente alguém viu o drama do homem abandonado; alguém sentiu por ele; alguém se envolveu, alguém ajudou. Por estranho que pareça, quem ajudou era um ser rejeitado, um inimigo, um cão.

Ao Jesus terminar o relato perguntou ao doutor da lei: "Qual deste três parece ter sido o próximo do homem. . ." V.36. O homem respondeu sem titubear, "Aquele que usou de misericórdia para com ele." V.37 sua resposta estava correta.

Aqui estão algumas verdades para nós:

1. Muitos se dizem religiosos, cristãos, mas não desejam nenhum comprometimento com os probelams dos outros. Isto é negação de religião, isto é negar a Cristo.

2. Muitos julgam que devam ajudar aos seus familiares, seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado, sua atuação muito restrita.

3. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, nossas amizades, nossa raça. Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar.

4. A parábola nos ensina que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer. Tiago diz: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações." Tiago 1:.27

A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27

Quando Jesus terminou de contar esta história do bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo, e mais, . . . faze isto e viverás." Lucas 10:37-38.

Nesta parábola contada por Jesus, se você fosse um dos integrantes, quem seria você? O sacerdote? O levita? Ou o bom samaritano?

Agora olhe ao seu redor: Veja quantos necessitados, abandonados e carentes estão à beira da estrada, destruídos pelo pecado assaltados pelo mal.

Veja quanta ruína e tragédia! então reaja: Ajude alguém hoje! faça o bem a alguém; diga uma palavra de conforto; levante um caído, anime-o, ponha seu amor em prática. Neumoel Stina

Pense Nisto
" Deus não esta contando o quanto você dá ou faz por outra pessoas, mas as intenções do seu coração"

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

10/49- Jesus é a resposta


Jornada espiritual de 7 semanas- Jesus é a Resposta

10º Dia- Jesus é a Resposta para o perdão-II


"Filhinhos estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao pai Jesus Cristo o Justo". I João 2:1 - 

Leitura Bíblica João 21:15-22

Jesus, a Essência do Perdão

Você já teve um sentimento amargurando o seu coração? Já se sentiu culpado, a tal ponto de sentir um peso muito grande sobre os seus ombros?

Talvez o pior dos sentimentos seja o sentimento de culpa. Ele não atua somente numa parte do corpo, mas atinge o ser todo.

O melhor remédio para o sentimento de culpa é o perdão. Porque a culpa tem no pecado o seu agente principal e sem perdão não é possível ter paz.

O assunto do perdão é palpitante. Eu quero hoje mostrar Jesus como a essência do perdão. Porque Jesus foi ferido por nós.

A Bíblia ensina em Isaías 53 que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.

O texto bíblico que serve de base para nossa consideração está no
Evangelho de João capítulo 21, nos versos 15-22.

Aqui encontramos o relato de como Jesus aparece novamente aos discípulos com o objetivo de oferecer perdão a Pedro.

Você já perguntou: Por que Jesus fez a mesma pergunta 3 vezes? Pedro. Tu me amas?

A base para esta compreensão está no capítulo 18 do evangelho de João nos versos 15 -27, onde João conta como Pedro por 3 vezes negara a Jesus.
Estava frio. Um sentimento de desolação pesava no coração de todos os discípulos, Pedro estava muito, mas muito desolado e com medo, e foi procurar um lugar para se aquecer.

Encontrou. O lugar ficava num ponto estratégico. Dali dava para olhar o que estava acontecendo com Jesus, o Mestre, e ao mesmo tempo poderia passar despercebido.

Ele era diferente das outras pessoas que estavam se aquecendo. Ele queria passar despercebido mas, uma criada o reconheceu, um servo o reconheceu, outro homem o reconheceu e ele negou. Por três vezes negou. O galo cantou conforme Jesus havia predito no capítulo 18 de João verso 27.

Pedro era dos principais amigos de Jesus. Ele foi um dos 3 que viram Jesus no Monte da transfiguração com Moisés e Elias - os outros dois foram Tiago e João. Não obstante toda esta amizade, Pedro O negou.

Eu consigo imaginar o sentimento de culpa de Pedro quando ouviu o galo cantar. Olhou para dentro do pátio, lá estava Jesus olhando para ele. Os olhares se cruzaram e Pedro sentiu uma profunda dor e saiu para chorar.

Tristemente Pedro não teve chance de pedir perdão, pois logo depois, Jesus foi condenado e crucificado. Um sentimento de culpa tornou a vida de Pedro insuportável.

Pense comigo: Você agride seu melhor amigo e antes de poder pedir perdão seu amigo morre. Deve ser horrível.

Pedro não suportava o peso da culpa e numa noite quando não sabia mais o que fazer, resolveu sair e ir pescar. Muitas vezes nós queremos preencher o vazio que só Deus pode preencher com coisas desta vida. Só Deus pode preencher, nada mais, ninguém mais.

Outros amigos foram com Pedro. pescaram a noite toda mas nada conseguiram. Eles vinham voltando de uma viagem decepcionante porque é isso mesmo que acontece quando tentamos preencher o lugar que é de Deus com alguma coisa, que não o próprio Deus.

O resultado é um vazio ainda maior. Jesus foi ao encontro de Pedro, alimentou-o fisicamente dando-lhe pão e peixe.

E depois de terem comido perguntou a Pedro: Tu me amas? Por três vezes Jesus fez esta pergunta. E a resposta foi sempre a mesma - Sim, Senhor Tu sabes todas as coisas. - Então apascenta o meu rebanho.

O poder, a fama, o dinheiro, os prazeres, as coisas nunca poderão preencher o lugar que é de Jesus.

Ele reservou para si em cada coração um lugar e o homem só pode ser feliz quando Jesus ocupa esse lugar.

Pedro nunca mais foi o mesmo depois deste encontro com Jesus. Surgiu um novo homem daquele Pedro medroso.

Ele escreveu coisas maravilhosas depois deste concerto com Jesus.

Diz a tradição que no dia de sua morte, Pedro não quis ser crucificado de cabeça para cima, como fora Jesus, pois ele não se achava digno de morrer do mesmo modo que seu Mestre.

E a seu pedido foi crucificado de cabeça para baixo.

Meu amigo, minha amiga, se Jesus criou condições para perdoar Pedro que o negara na hora mais difícil de Sua vida, Ele é capaz de perdoar a você e a mim.

O mesmo Jesus que procurou a Pedro nos procura hoje e diz - "Eis que estou à porta e bato..." Apoc 3:20

Jesus quer lhe dar o perdão hoje porque esta é a sua principal atividade, Seu maior anseio, nossa maior necessidade.

I João 2:1 - "Filhinhos estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao pai Jesus Cristo o Justo".

E se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Amigos, Jesus está pronto a perdoar, porque Ele é a essência do perdão.

Ele está pronto a consolar, e somente em Deus, você vai encontrar forças para lutar, amar e vencer o mal.
Neumoel Stina

domingo, 26 de agosto de 2012

9/49-Jesus é a Resposta


Jornada espiritual de 7 semanas-
9º Dia- Jesus é a resposta para o perdão
Leitura Bíblica: Mateu 5:17-26

Compreendendo o Perdão

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”. – Mateus 5:23,24

A reconciliação não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus, mas também para com nossos irmãos. Reconhecemos, que, à semelhança da cruz, também temos duas linhas do fluir da reconciliação: a vertical (o homem com Deus) e a horizontal (entre os homens). O mesmo perdão que recebemos de Deus deve ser praticado para com nossos semelhantes.
“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. – Mateus 6:14,15

Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que o merecêssemos, e espera que usemos do mesmo espírito misericordioso para com quem nos ofende. Se fluímos com o Pai Celestial no mesmo espírito perdoador, permanecemos na reconciliação alcançada pelo Senhor Jesus. Contudo, se nos negamos a perdoar, interrompemos o fluxo da graça de Deus em nossa vida, e nossa reconciliação vertical é comprometida pela ausência da horizontal. Cristo também nos advertiu com clareza sobre isto em uma de suas parábolas (faladas num contexto que envolvia o perdão):
“Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei, que resolveu ajustar contas com os seus servos. 
E passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. 
Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o seu senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía, e que a dívida fosse paga. 
Então o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo e tudo te pagarei. 
E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora, e perdoou-lhe a dívida. 
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: paga-me o que me deves. 
Então o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo e te pagarei.
Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. 
Vendo os seus companheiros o que havia se passado, entristeceram-se muito, e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera. Então seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? 
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida. 
Assim também o meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão”. – Mateus 18:23-35

O significado desta ilustração dada por Jesus Cristo é muito forte. Temos um rei e dois tipos de devedores. Se a parábola ilustra o reino de Deus, então o rei figura o próprio Deus. O primeiro devedor tinha uma dívida impagável, enquanto que a do segundo estava ao seu alcance. Não há como comparar a dívida de cada um. Dez mil talentos da dívida do primeiro servo era o equivalente a cerca de 200.000 dias de trabalho, enquanto que os cem denários que o outro servo devia era o equivalente a apenas cem dias de trabalho. Esta diferença revela a dimensão da dívida que cada um de nós tinha para com Deus, e que, por ser impagável, estávamos destinados à prisão e escravidão eterna. Contudo, sem que fizéssemos por merecer, Deus em sua bondade, nos perdoou. Portanto, Ele espera que façamos o mesmo. O cristão que foi perdoado de seus pecados e recusa-se a perdoar um irmão – seu conservo no evangelho – terá seu perdão revogado.
Isto é muito sério. As ofensas das pessoas contra a gente não são nada perto das nossas ofensas que o Pai Celestial deixou de levar em conta. E a premissa bíblica é de que se pudemos ser perdoados por Ele, então também devemos perdoar a qualquer um que nos ofenda.
A FALTA DE PERDÃO É UMA PRISÃO

Quem não perdoa, está preso. Lemos em Mateus 18:34: “E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida”. A palavra verdugo significa “torturador”. Além de preso, aquele homem seria torturado como forma de punição. A prática do ministério nos revela que o que Jesus falou em figura nesta parábola é uma realidade espiritual na vida de quem não perdoa. Os demônios amarram a vida daqueles que retém o perdão. Suas torturas aplicadas são as mais diversas: angústia e depressão, enfermidades, debilidade física, etc.
Muita gente tem sofrido com a falta de perdão. Outro dia ouvi alguém dizendo que o ressentimento é o mesmo que você tomar diariamente um pouco de veneno, esperando que quem te magoou venha a morrer. A falta de perdão produz dano maior em quem está ferido do que naquele que feriu. Por isso sempre digo a quem precisa perdoar: – “Já não basta o primeiro sofrimento, porque acrescentar um outro maior (a mágoa)”?
Alguns acham que o perdão é um benefício para o ofensor. Porém, eu digo que o benefício maior não é o que foi dado ao ofensor, mas sim o que o perdão produz na vítima, naquele que está ferido. Sem perdão não há cura. A doença interior só se complica, e a saúde espiritual, emocional e física da pessoa ressentida é seriamente afetada. Em outra porção das Escrituras (onde o contexto dos versículos anteriores é o perdão), vemos o Senhor Jesus nos advertindo do mesmo perigo:
“Entra em acordo sem demora com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 
Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo”. – Mateus 5:25,26

Não sei exatamente como é está prisão, mas sei que Cristo não estava brincando quando falou dela. A falta de perdão me prende e pode prender a vida de mais alguém. Isto é um fato comprovado.
Tenho presenciado gente que esteve presa por tantos anos, e ao decidir perdoar foi imediatamente livre. Isto também pode acontecer com você, basta decidir perdoar.
SEGUINDO O EXEMPLO DIVINO 

Como deve ser o perdão?
A pessoa tem que pedir o perdão ou merecê-lo para poder ser perdoada?
Não. Devemos perdoar como Deus nos perdoou:
“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. – Efésios 4:32

O texto bíblico diz que nosso perdão e reconciliação horizontal deve seguir o exemplo da que Deus em Jesus praticou para conosco. Então, basta perguntar: – “Fizemos por merecer o perdão de Deus? Não. Então nosso ofensor também não precisa fazer por merecer”.
O perdão é um ato de misericórdia, de compaixão. Nada tem a ver com merecimento. O apóstolo Paulo falou aos efésios que o perdão é fruto de um coração compassivo e benigno. O perdão flui da benignidade do nosso coração, e não por haver ou não benignidade no ofensor.
Jesus disse que se eu souber que alguém tem algo contra mim, devo procurá-lo para tentar a reconciliação. Mesmo se tal pessoa não me procurar ou nem mesmo quiser falar comigo, tenho que ter a iniciativa, tenho que tentar.

Deus ofereceu perdão gratuito a todos, independentemente de qualquer comportamento, e Ele é nosso exemplo!
NÃO HÁ LIMITE DE VEZES PARA PERDOAR
Certa ocasião, o apóstolo Pedro quis saber o limite de vezes que existe para perdoar alguém. E foi surpreendido pela resposta que Cristo lhe deu:
“Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. – Mateus 18:21,22

O Senhor declarou que mesmo se alguém repetir sua ofensa contra mim por quatrocentos e noventa vezes, ainda deve ser perdoado. Na verdade, os comentaristas bíblicos em geral entendem que Jesus não estava se prendendo a números, mas tentando remover o limite imposto na mente dos discípulos para perdoar.
Fico pensando o que seria de nós sem a misericórdia de Deus. Quantas vezes Deus já nos perdoou? Quantas mais Ele vai nos perdoar? Se devemos perdoar como também Deus em Cristo nos perdoou, então fica claro que não há limite de vezes para perdoar!
O DIABO É QUEM LEVA VANTAGEM

Já falamos que há uma prisão espiritual ocasionada por reter o perdão. E que demônios se aproveitam desta situação. Agora queremos examinar um outro texto bíblico que nos mostra nitidamente que a falta de perdão dá vantagem ao diabo:
“A quem perdoais alguma cousa, também eu perdôo; porque de fato o que tenho perdoado, se alguma cousa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.– II Coríntios 2:10,11

O apóstolo Paulo revela que se deixamos de perdoar, quem vai se aproveitar da situação é Satanás, o adversário de nossas almas. Disse ainda, que não ignorava as maquinações do maligno. Em outras palavras, ele estava dizendo que justamente por saber como o diabo age na falta de perdão, é que não podia deixar de perdoar.
Precisamos entender que Deus não será engrandecido na falta de perdão. Que o ofendido não lucra nada por não perdoar. Que até mesmo o ofensor pode estar espiritualmente preso. O único que lucra com isso é o diabo, pois passa a ter autoridade na vida de quem decide alimentar a ferida do ressentimento.
A Bíblia nos ensina que não devemos dar lugar ao diabo (Ef.4:27). Que ele anda em nosso derredor rugindo como leão, buscando a quem possa tragar (I Pe.5:8), e que devemos resisti-lo (Tg.4:7). Mas quando nos recusamos a perdoar, estamos deliberadamente quebrando todos estes mandamentos.
CONSELHOS PRÁTICOS 

Para aqueles que reconhecem que não há saída a não ser perdoar, mas que, por outro lado, não é algo tão fácil de se fazer, quero oferecer alguns conselhos práticos que serão de grande valia.
Primeiro, o perdão não é um sentimento, é uma decisão e também uma atitude de fé. Já dissemos que o perdão não é por merecimento, logo, não tenho motivação alguma em minhas emoções a perdoar.
 Não me alegro por ter sido lesado, mas libero aquele que me lesou por uma decisão racional. Portanto, o perdão não flui espontaneamente, deve ser gerado no coração por levar em consideração aquilo que Deus fez por mim e sua ordem de perdoar.
As consequências da falta de perdão também devem ser lembradas, para dar mais munição à razão do que à emoção.
É preciso fé para perdoar. Certa ocasião quando Jesus ensinava seus discípulos a perdoarem, foi interrompido por um pedido peculiar:
“Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. 
Se por sete vezes no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé”. – Lucas 17:3-5

Naquele instante os discípulos reconheceram que para praticar este nível de perdão iriam precisar de mais fé. E Jesus parece ter concordado, pois nos versículos seguintes lhes ensinou que a fé é como semente, quanto mais se exercita (planta) mais ela cresce (se colhe).
É necessário crer que Deus é justo e que Ele não nos pede mais do que aquilo que podemos dar. Se Deus nos pediu que perdoássemos, Ele vai nos socorrer dispensando sua graça no momento em que tivermos uma atitude de perdão.
Muitas vezes o perdão precisa ser renovado. Depois de declarar alguém perdoado, o diabo, que não quer perder seu domínio, vai tentar renovar a ferida. Em provérbios 17:9 as Escrituras Sagradas nos falam sobre encobrir a questão ou renová-la. É preciso tomar uma decisão de esquecer o que houve, e renovar somente o perdão. Cada vez que a dor tentar voltar, declare novamente seu perdão. Ore abençoando seu ofensor. Lute contra a mágoa!
É importante ver os ofensores como vítimas. Isto é algo especial que vejo em Jesus na cruz:
“Contudo Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. – Lucas 23:34 

Em vez de olhar para eles como quem merece punição e castigo, Jesus enxerga que eles também eram vítimas. Aqueles homens estavam em cegueira e ignorância espiritual, debaixo de influência maligna, sem nenhum discernimento de quem estavam de fato matando. Eram vítimas de todo um sistema que os afastou de Deus e da revelação das Escrituras. E ao reconhecer que ele é que eram vítimas, em vez de alimentar dó de si mesmo (como nós faríamos), Jesus teve compaixão deles.

Acredito que este é um princípio para o perdão fluir livremente. Assim como Jesus o fez, deixando exemplo, Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo, também o fez:
“Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado”. – Atos 7:60

Quando você começa a enxergar as misérias da vida espiritual de seu ofensor (ao menos a que manifestou no momento de te ferir), e canaliza o amor de Deus por ele, como você também necessita do amor divino ao se achegar arrependido em busca de perdão, a coisa fica mais fácil. 
Por Pr. Luciano Subirá
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...