Translate

sexta-feira, 8 de março de 2013

JE-10º Dia




09 de Março – sábado
10 horas de Oração e Jejum na Igreja(se puder) – busca pelo Espírito Santo, Reavivamento e Reforma na sua vida.
Vamos juntos e que Deus derrame Sua chuva serôdia sobre nós!

Para você escutar meditar e cantar: Eu tenho que orar Senhor: http://youtu.be/qoI9tWMz81g

Caso sua Igreja não tenha a programação ou por algum motivo não possa comparecer você pode fazer o jejum de 10 horas e nesse período, você poderá além de orar, meditar na Palavra, ouvir músicas, cantar, ler um bom livro evangélico e estar em sintonia com Deus neste período .

Texto para Refletir
Leia o texto abaixo  e considere os textos bíblicos lendo-os em sua Bíblia.

Reavivamento (causa/motivação)

O conceito de “reavivamento” espiritual é amplo e multifacetado, com muitos desdobramentos. Mas, independente do ângulo em que se aborde o tema, jamais poderíamos perder de vista quatro de suas características fundamentais.

1. Reconhecimento da malignidade do pecado
No mundo em que vivemos, temos “cerveja sem álcool”, “café descafeinado” e supostos “pecados despecaminados”. Muitos “terapeutas do púlpito” não mais estimulam os pecadores a se arrependerem de seus próprios pecados, mas apenas tentam ajudá-los a superar os traumas emocionais provocados pelos pecados dos outros, distribuindo incontáveis “analgésicos espirituais”. Em outras palavras, muitos hoje não admitem mais a pecaminosidade do sua própria natureza humana.

As culturas se transformam ao longo dos séculos, mas o pecado jamais perde a sua malignidade com o transcurso do tempo. Isaías 59:2 adverte“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” Sem uma clara compreensão da pecaminosidade do pecado, o pecador nunca sentirá necessidade de uma genuína conversão pessoal, pois “os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mt 9:12). Portanto, o verdadeiro reavivamento destrona o orgulho pessoal, levando o pecador a reconhecer a profunda malignidade dos seus próprios pecados.

2. Sede de Deus
No Salmo 42:1-2 lemos: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?”

O “Prefácio dos Editores” de O Desejado de Todas as Nações, p. 13, declara: “No coração de todo homem, seja qual for a raça a que pertença ou a posição que ocupe na vida, existe um inexprimível anseio de qualquer coisa que ainda não possui. Este anseio é implantado na própria constituição do homem por um Deus misericordiosos, para que ele não se satisfaça com seu estado atual e suas consecuções presentes, sejam elas más, boas ou ótimas. É desejo de Deus que a humanidade procure o melhor e o encontre, para bem-aventurança eterna de sua alma. / Em vão procuram os homens satisfazer esse desejo com prazeres, fortuna, conforto, fama, poder; os que assim procedem têm verificado que todas essas coisas, fartando os sentidos, deixam a alma tão vazia e descontente como antes. / É desígnio de Deus que esse anseio do coração humano o guie Àquele que, unicamente, é capaz de o satisfazer. Vem dEle esse desejo, para que possa conduzir a Ele, a plenitude e cumprimento do mesmo desejo. Essa plenitude encontra-se em Jesus Cristo, o Filho do Eterno Deus.”

Nossa civilização ocidental se caracteriza por uma sede desenfreada de sexo, violência e misticismo, onde o amor ao lazer e ao prazer estão suplantando os valores bíblicos. As pessoas gastam hoje grande parte do seu tempo com a mídia e a socialização, sem tempo para as prioridades espirituais. Mas o verdadeiro reavivamento leva o ser humano a ter sede de Deus.

3. Comunhão com Deus
Isaías 55:6-9 diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”

As palavras do texto anterior suscitam algumas indagações: Como você se sentiria se seus pensamentos se tornassem audíveis? Como ficaria sua imagem pública se, por onde você andasse, todas as pessoas ouvissem os seus pensamentos mais íntimos? Mesmo que os demais seres humanos não conheçam os nossos pensamentos, Deus os conhece e deseja colocá-los em sintonia com Sua Palavra. Para isso, necessitamos uma conversão diária que nos faça novas criaturas (2Co 5:17) com “a mente de Cristo” (1Co 2:16). O verdadeiro reavivamento nos leva a buscar constantemente a Deus através da oração e do estudo da Bíblia.

4. Abandono do desejo de supremacia
Os discípulos de Cristo tinham dificuldade de entender a natureza do reino que Ele viera estabelecer. Certa ocasião eles chegaram mesmo a discutir “entre si sobre qual era o maior”; e Cristo lhes advertiu: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos” (Mc 9:34-35). Em outra ocasião, Cristo afirmou: “Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Mt 19:28).Motivados aparentemente por esta declaração, Tiago e João, acompanhados de sua mãe (Mt 20:20), pediram a Cristo: “Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.” Mas Este lhes disse: “Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrario, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (Mc 10:37, 42-44).

Sob a poderosa influência do Espírito Santo, os discípulos deixaram de lado todo o desejo de supremacia e de grandeza, perseverando “unânimes” (At 2:46). Em outras palavras, “haviam deixado de ser um grupo de unidades independentes, ou elementos discordantes em conflito. Sua esperança não mais repousava sobre a grandeza terrestre.” – Atos dos Apóstolos, p. 45. Portanto, o verdadeiro reavivamento gera o abandono do desejo de supremacia pessoal e promove a unidade entre os crentes.

Uma vez que reavivamento sem reforma é mera ilusão, é indispensável considerarmos também a questão da reforma na vida espiritual.

Reforma (efeito/consequência)

A reforma espiritual, gerada pelo verdadeiro reavivamento, provoca grandes mudanças comportamentais na vida cristã, dentre as quais destacaremos cinco que podem ser consideradas básicas.

1. Sensibilidade espiritual
O apóstolo Paulo afirma que “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2:14). Mas “estando nós mortos” em nossos delitos e pecados, Deus nos ressuscitou espiritualmente e “nos deu vida juntamente com Cristo” (Ef 2:1, 5-6). Portanto, a reforma motivada pelo reavivamento desenvolve maior sensibilidade para com as questões espirituais.

2. Mudança de ênfase
O mundo pós-moderno em que vivemos estimula a satisfação dos gostos e instintos pessoais acima dos princípios divinos. Neste contexto, muitos cristãos hoje querem ser salvos nos seus pecados, mas não dos seus pecados. Devemos reconhecer, no entanto, que os gostos e instintos pessoais nem sempre estão em harmonia com a vontade de Deus (ver Is 55:8-9), pois “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14:12). Por contraste, a reforma motivada pelo reavivamento gera uma mudança de ênfase: dos gostos pessoais para a conformidade com os princípios divinos.

3. Redefinição no estilo de vida
George R. Knight contrastou certa ocasião a pergunta anticristã com a cristã. A pergunta anticristã é: “Posso fazer isso no sábado e ainda ser salvo?” Em outras palavras, a pessoa quer aproveitar ao máximo o mundo, sem perder a salvação. Já a pergunta cristã é: “Qual a melhor maneira de observar o sábado?” Enquanto a primeira (anticristã) é a religião das exceções humanas; a outra (cristã) é a religião dos ideais divinos. Neste contexto, a reforma motivada pelo reavivamento promove uma redefinição no estilo de vida: das exceções humanas para a harmonia com os ideais divinos.

4. Compromisso com a pregação do evangelho
Cristo definiu o genuíno cristão como aquele que permite que o Espírito Santo o guie “a toda a verdade” (Jo 16:13); que vive em conformidade com “toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4); e que se dedica a ensinar os outros “a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mt 28:20). Cristo instou reiteradas vezes que o evangelho eterno deveria ser pregado, em toda a sua abrangência, “por todo o mundo, para testemunho a todas as nações” (Mt 24:14); “a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap 14:6); “a toda a criatura” (Mc 16:15); e isto “até aos confins da terra” (At 1:8). Sem dúvida, a reforma motivada pelo reavivamento leva cada genuíno cristão a um maior compromisso com a missão global de pregar o evangelho eterno a todos os seres humanos.

5. Transição do modelo competitivo para o modelo cooperativo
O mundo em que vivemos é altamente competitivo, e seus habitantes sempre disputam entre si quem é “o maior” (Mc 9:34). Essa disputa acaba polarizando os seres humanos entre um grupo de orgulhosos vencedores e outro grupo de frustrados perdedores. Dentro do cenário do grande conflito cósmico entre o bem e o mal, não há terreno neutro (ver Mt 12:30; Tg 4:4), e os cristãos devem competir contra o “império das trevas” (Cl 1:13) e “as forças espirituais do mal” (Ef 6:12). Mas mesmo competindo contra o mundo, os cristãos devem ser unidos entre si e cooperadores uns com os outros (ver João 17:20-23). E a reforma motivada pelo reavivamento estimula a transição, entre os cristãos, do modelo competitivo para o modelo cooperativo.

Considerações finais
O reavivamento e a reforma precisam andar juntos como a causa e o efeito, a motivação e a consequência. O verdadeiro reavivamento espiritual leva o pecador a (1) reconhecer a malignidade do pecado; (2) ter sede de Deus; (3) manter comunhão com Deus; e (4) abandonar o desejo de supremacia. Por sua vez, a reforma espiritual, gerada pelo reavivamento, produz no cristão (1) maior sensibilidade espiritual; (2) uma mudança de ênfase: dos gostos pessoais para os princípios divinos; (3) uma redefinição no estilo de vida: das exceções humanas para os ideais divinos; (4) um compromisso com a pregação do evangelho eterno; bem como (5) a transição do modelo competitivo para o modelo cooperativo.

Todo esse processo é motivado pelo desejo de ser mais semelhante a Cristo, e a imitar o exemplo do apostolo Paulo quando disse: “Não que eu tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas um coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:12-14). Portanto, o reavivamento e a reforma são um processo de constante crescimento em Cristo, crescimento este que prossegue durante toda a vida, até que “este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade” (1Co 15:53). Só então terminará nossa batalha contra o pecado!

Pastor Alberto R. Timm é reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia e Coordenador do Espírito de Profecia da sede sul-americana da Igreja

JE-9º Dia

08 de Março – sexta-feira

Orar pelo fruto do Espirito Santo em nossa vida. – orando pelos nossos vizinhos e amigos da esperança, e convidando para a Semana Santa.

Versículo: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

Fruto do Espírito Santo

Através do Fruto do Espírito Santo o caráter de Cristo formado novamente no homem. O pecado afetou consideravelmente imagem de Deus em nós levando-nos a produzir as obras da carne. (Ef 2.2,3; Gálatas 5.19-21) Entretanto através do novo nascimento, Cristo é novamente formado em nós e assim somos transformados constantemente de glória em glória, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. (2 Co 3.17,18) O fruto do Espírito Santo relaciona-se com a santificação. (separação do pecado e consagração a Deus) É através da manifestação do fruto do Espírito Santo que a maturidade espiritual torna-se perceptível.

Em João 15.1,2 Jesus se expressou assim: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” Ele usou a metáfora da videira para comunicar a necessidade de um relacionamento vital entre ele e o crente a fim de que haja a produção do fruto Espírito Santo. Esta é a única maneira que demonstra que somos realmente discípulos de Cristo. (Mt 7.16; 5.13-16) É através do fruto do Espírito Santo que Deus é glorificado em nossa vida, e assim muitos são abençoadas através de nosso bom testemunho. (João 15.8)
O fruto do Espírito Santo é o amor, o qual foi derramado por Deus em nossos corações (Rm 5.5) Lendo em Gálatas 5.22 verificamos que o fruto do Espírito pode se apresentar de 9 formas distintas:

1. Amor (gr. ágape) – É o amor divino para com a humanidade perdida. (Jo 3.16) É um amor imutável, sacrificial, espontâneo e que nos leva a amar até os próprios inimigos. (Mt 5.46,48)

2. Alegria (gozo) – é o amor exultante. É uma alegria constante na vida do crente, decorrente de seu bem-estar com Deus. Este amo se manifesta inclusive nas tribulações. (2 Co 7.4; At 13.52)

3. Paz – A paz é o amor em repouso. É uma tranqüilidade íntima e perfeita, independente das circunstâncias. Podemos desfrutar da paz em três sentidos: Paz com Deus (Rm 5.1; Cl 3.15); paz com o próximo (Rm 12.18; Hb 12.14) e a paz interior. A paz que guarda nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus. (Fp 4.7) Os ímpios não tem paz! (Is 48.22)

4. Longanimidade (paciência) – É o amor que suporta a falta de cortesia e amabilidade por parte dos outros. (Ef 4.2; 2 Co 6.4) É a paciência de forma contínua. Paulo reconheceu a paciência de Jesus Cristo para com ele. (1Tm 1.16) Em 2 Coríntios 6.4-6 Paulo fala da muita paciência.

5. Benignidade – É uma forma de amor compassivo e misericordioso. É a virtude que nos dá condições de sermos gentis para com os outros, expressando ternura compaixão e brandura. A benignidade de Deus na vida de Paulo impediu de o carcereiro de Filipos se suicidasse. (Atos 16.24-34)

6. Bondade – É a prática do bem, o amor em ação. É ser uma bênção para os outros. (Rm 15.14) e alcança o favor de Deus (Pv 12.2). É o amor generoso e caridoso. Se antes fazíamos o mal agora Cristo nos capacita para sermos bons cidadãos.

7. Fé – Não é apenas crer e confiar. É também ser fiel e honesto, pois Deus é fiel. (1 Co 1.9) Através desta virtude o crente se mantém fiel ao Senhor em quaisquer circunstâncias. Descobrimos se temos esta qualidade quando somos desafiados à infidelidade. É o amor em sua fidelidade a Deus. (1 Pe 1.6,7)

8. Mansidão – Virtude que nos torna pacíficos, com serenidade e brandura diante de situações irritantes, perturbadora e desagradáveis. Antes éramos agressivos e nos irritávamos com qualquer coisa que nos contrariava. Jesus falou para aprendermos a mansidão com ele. Ele se conservou manso diante de seu traidor. (1 Pe 2.21-23), e curou a orelha do servo do sumo sacerdote que fazia parte dos que tinham ido prendê-lo. (Lc 22.51) É o amor submisso a Deus.

9. Temperança (Domínio próprio) – Deus respeita o nosso livre arbítrio e por isso não nos domina, mas nos guia na verdade. Além da orientação do Espírito Santo contamos com o domínio próprio que atua como um freio contra as paixões da carne as quais vão contra os propósitos de Deus para nossa vida. De vez em quando somos tentados, velhas paixões e coisas ilícitas podem bater à porta de nosso coração (1 Co 10.13 ; 2 Pe 2.9) mas através dessa virtude o crente avalia e reconhece que a vontade de Deus é mais importante e assim ele é vitorioso. (Mt 10.37-39). É o domínio próprio que nos aperfeiçoa em santidade, por isso precisamos cultivá-lo (1 Co 6.12; 9.25) É o amor disciplinar de Deus. O domínio próprio envolve todas as áreas de nossa vida: os pensamentos, as palavras e nos atos.

Conclusão: A Bíblia fala de diferentes níveis de frutificação: fruto (Jo 15.2a); mais fruto (Jo 15.2b); muito fruto (Jo 15.5,8) e o fruto permanente (João 15.16) Todos nós que já possuímos uma aliança com Deus fomos designados para darmos o fruto do Espírito Santo afim de que sejamos espirituais e não mais carnais.

O caminho para a frutificação é ser sensível à voz do Espírito Santo em nosso interior. É Ele quem nos impulsiona a buscar a plena vontade de Deus para nossa sua vida. (Rm 12.1-2; 2 Co 7.1) Por sua vez a busca pela vontade de Deus envolverá o exercício de nossa fé (fidelidade) e esta opera a maturidade. (Hb 5.14)

Uma pessoa madura na fé experimenta o melhor de Deus, as coisas excelentes. Vejamos a oração de Paulo pelos filipenses: “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Filipenses 1.9-11)

Músicas para cantar
Corpo e Família

O Espírito de Deus está neste lugar


quinta-feira, 7 de março de 2013

JE- 8º Dia

07 de Março – quinta-feira
Orar pelo crescimento no amor fraternal. – orando pelos nossos vizinhos, amigos da esperança, e convidando para a Semana Santa.

Versículo: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Texto para reflexão

O AMOR FRATERNAL
Talvez não existe advertência mais sábia a respeito do perigo de ser experimentar o poder de Deus do que aquela registrada na epístola de Paulo aos Coríntios. Eis aqui um povo que ele elogia e, ao mesmo tempo, disciplina de maneira muito firme. Assim como ele acolhe a experiência deles nos dons do Espírito, ele também exige que eles aprendam a graça do Espírito - o amor. O chamado para crescer em amor é fundamental para qualquer outro valor ou objetivo na vida cristã. 1 Co 13 indica este caminho, chamando a atenção para a ausência de valor em qualquer realização, dom ou sacrifício quando o amor não é a fonte e o tempero de todos eles.

O amor fraterno deve ser alimentado e torna-se um fonte certa de serviço alegre.

Responsabilidade de uns pelos outros
"Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?" Gn 4.9
Nós somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e irmãs.

O Amor aceita os que falharam contra nós
"Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito." Gn 45.4

Deus espera que demonstremos um amor perdoador e expressivo àqueles que falharam contra nós.

Amor cristão desinteressado em relação aos estranhos
"Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus." Lv 19.34
Lembre-se do quanto a rejeição fere e nunca a pratique. Trate os outros com amor.

Para aproximar-se de Deus, é necessário amar o próximo
"O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade." Sl 15.3
Permanecer” na presença de Deus, falar gentilmente e nunca fazer fofoca ou desacreditar o seu próximo.

Perdoado! Perdoe
"Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam." Sl 86.5
Deus deseja que exerçamos misericórdia de forma abundante, assim como a recebemos abundantemente.

Ame os inimigos 
"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" Mt 5.44
Jesus nos exorta claramente a amarmos aqueles que demonstram animosidade em relação a nós.

Deus ama o homem incondicionalmente
"Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus." Lc 6.31-35
Através da transformação pelo amor de Deus, nós somos capacitados a amar sinceramente aqueles que aparentemente não merecem amor.

O amor tem espírito de servo
"Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará." Jo 12.26
O amor desprende-se do status social e aceita um lugar mais simples entre aqueles a quem servimos.

A Prioridade e o caminho do amor fraternal
"O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos." Jo 15.12-13

O amor de Deus nos capacita a esquecer o conforto e a compartilhar o tratamento e a dor dos outros.

O Amor fraternal procede da natureza divina
"Com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." 2Pe 1.7-8
A natureza divina resolve conflitos pessoais liberando, assim, afeição e benevolência.               
autor : Demos Shakarian


É preciso Viver o Amor
Iveline

O mundo mergulhou num abismo sem fim
E não existem chances de mudar
E muitas vezes eu orei pra ver tudo acabar
Que Jesus voltasse logo de uma vez
E nessas eu me esqueci de amar o meu irmão
E aos cativos desse mundo estender a minha mão.

Pra que o tempo seja breve
Para o fim de toda dor
É preciso pregar o evangelho
É preciso viver o amor
Vem chegando o grande dia
Jesus Cristo vai voltar
Ele vem com toda glória
Ele vem pra nos buscar

A promessa feita é: "Virei outra vez!"
Mas a Sua ordem diz que é hora de pregar
São tantos por aí sem abrigo e sem luz
na escuridão da vida sem Jesus
Eu posso então me esconder e esperar o fim chegar
Ou posso simplesmente do amor de Deus falar

E esse evangelho do Reino será pregado a toda nação
Só então virá o fim
Nossa eterna redenção.

quarta-feira, 6 de março de 2013

JE- 7º Dia

06 de Março – quarta-feira

Orar pelo perdão divino e perdão humano

Versículo: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12

Perdão Divino X Perdão Humano

"Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Efésios 4:32

Um sábio disse: "Errar é humano; perdoar é divino". Esta verdade não é melhor entendida senão entre os verdadeiros Cristãos, porque eles conhecem pessoalmente o perdão divino. E, por isso, eles devem perdoar os outros segundo o exemplo divino.

Uma das primeiras perguntas que o Homem desconhecedor de Deus faz é: De onde vem o perdão?
- O  perdão vem de Deus

'Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,' Daniel 9:9

"E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.  E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa." Mateus 9:2-6

O perdão de Deus serve para reaproximar o homem de Deus

"Mas as vossas iniquidades fazem separação e o vosso Deus; e encobre o Seu rosto de vós para que não vos ouça."  Isaías 59:2

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."  Romanos 3:23-26

O perdão é a base do relacionamento entre os Cristão

"Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também."   (Col. 3:13)

Os homens devem perdoar uns aos outros,  porque Deus assim o quer:"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete."  Mateus 18:21-22

Só  quando perdoamos é que somos perdoados. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós." Mateus 6:14

Perdão de Deus  e o perdão do homem

O perdão do homem é para as falhas ou queixas de outros contra si mesmo."Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe."  Lucas 17:3

O perdão de Deus é para pecados que cometemos contra a Ele"E perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, todas as transgressões que houverem cometido contra ti; e dá-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão."  I Reis 8:50
(Adaptado)
Pr. Roberto Basílio




Perdão, Senhor

Melissa Barcelos

Perdão, Senhor

pequei mais uma vez, tenho vergonha de mim
Jamais pensei que um dia eu fosse errar tanto assim
Lave o meu coração como fizeste com teu servo Davi

Perdão Senhor

E arranque do meu peito todas essas paixões
E junto com orgulho apague as transgressões
Quebre agora os grilhões que me impedem de servir só a ti

E então serei digno de entrar de novo em tua presença
E então serei digno de ser chamado de seu filho

Perdão, Senhor

As forças de um desejo são mais fortes que eu
A dor e o fracasso me trancaram num breu
Traga de volta a luz e me devolva o caminho da cruz

E então serei digno de entrar de novo em tua presença
E então serei digno de ser chamado de seu filho

terça-feira, 5 de março de 2013

JE- 6º Dia

05 de Março – terça-feira

Orar pela valorização do estudo diário da Bíblia
Versículo: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

Valorize o Estudo Diário da Bíblia

“A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,14)

O estudo da Bíblia só trás benefícios e a falta de estudo pode trazer confusão para a vida daquele que professa  ser cristão.

A Escritura nos trouxe luz nas trevas dissipando toda ignorância espiritual na qual vivíamos. A verdade  das Escrituras libertou-nos das amarras da idolatria e da ignorância religiosa.

À medida que crescemos no conhecimento do conteúdo do Livro da revelação de Deus,nos enchemos d’Ele e nos tornamos aptos para enfrentar as tentações  e os instintos carnais que constantemente tentam levar-nos à derrota.

É necessário urgentemente valorizarmos o estudo da Palavra de Deus, pois estamos vivendo tempos difíceis, e o que temos visto são pessoas com “comichão nos ouvidos”, criando doutrinas que não existem e atribuindo à Bíblia.

Temos que aprender a fugir dos falsos mestres e só conseguiremos isso conhecendo e estudando diariamente a vontade de Deus para a nossa vida através do estudo  de Sua Palavra e oração.

Nossa oração hoje é para que possamos  valorizar ainda mais o Estudo da  Bíblia, examinando-a a fim de internalizar os princípios e valores de Deus para vencermos como cristãos autênticos.

Peçamos sabedoria a Deus para entender e por  em prática na nossa vida diária os ensinamentos de Nosso amado Senhor Jesus Cristo.

"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples” (Salmos I9.7)

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. (João 6:63)

Para ouvir e cantar : http://youtu.be/Yp-AlntqtFQ





Eu Tenho Que Orar

Fernanda Lara

Eu sei que sozinho nada sou
Somente contigo sou vencedor
Pra conseguir me levantar
Somente aos Teus pés eu preciso estar
E quando o mal me faz desistir
Tenho que entregar meu coração a Ti
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.
E quando o mal me faz desistir
Tenho que entregar meu coração a Ti.
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.
Quando estou fraco
Só em ti me torno forte
E quando pequeno
Tu me tornas um gigante.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.
(E quando o mal me faz desistir)
Tenho que entregar meu coração a Ti.
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.
Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

segunda-feira, 4 de março de 2013

JE- 5º Dia

04 de Março – segunda-feira

Orar pelo reconhecimento da importância da Oração

Versículo: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

Precisamos reconhecer a importância da Oração em nossas vidas e por esse motivo devemos orar..

O pedido dos discípulos a Jesus foi: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1). Nós apenas podemos aprender a arte da verdadeira oração e intercessão, com o Grande Intercessor Jesus Cristo. É uma escola em que devemos crescer em graça e conhecimento (2 Pedro 3:18).

Para sermos um cristão  forte e equilibrado e capaz de amar, precisamos aprender a orar.
Jesus disse: "O espírito é forte, mas a carne é fraca. Vigiai e orai para que não entreis em tentação" (Mt 26,41).

Jesus estimava tanto a oração que passava noites inteiras no alto dos montes da Galiléia conversando com o Pai (cf. Lc 5,16; 6,12; 9,29). E aí estava a sua força.

Ensinou os discípulos a orar (cf. Mt 6,9) e insistiu com eles: É necessário orar sempre sem jamais deixar de faze-lo" (Lc 18,1b);); "Pedi e se vos dará" (Mt 7,7a).

Orar é uma ordem, um mandamento do Senhor. Sem oração, nenhum de nós fica de pé espiritualmente e ninguém consegue fazer a vontade de Deus. A razão é muito clara: "Porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15, 4). 

Que hoje possamos pedir a Deus para reconhecer sempre o valor da oração para a nossa vida e a vida de nosso semelhante.

Ouça no youtube



Ouça está linda canção no  http://youtu.be/c1e4jcpIwSs

domingo, 3 de março de 2013

JE- 4º Dia

03 de Março – domingo
Orar reconhecendo e desejando o Espírito Santo

Versículo: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

“Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo". (João 16:8). É através da atuação do Espírito Santo que o homem reconhece seu pecado e o abandona, para tornar-se morada deste santo Ser. (1 Coríntios 3:16 e 17)

“Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo". (João 16:8). É através da atuação do Espírito Santo que o homem reconhece seu pecado e o abandona, para tornar-se morada deste santo Ser. (1 Coríntios 3:16 e 17)

A atuação do Espírito na vida do crente é tão essencial quanto o azeite o é na lamparina e a gasolina no automóvel. A luz brilha e o carro anda, pela atuação destes combustíveis. Ambos no entanto, se tornarão inúteis quando os depósitos estiverem vazios.

Por isso, há suprema necessidade de se encher do Espírito, não só uma vez, mas diariamente, constantemente, para testemunhar e brilhar para o Senhor Jesus. O crente sem o Espírito Santo nada realiza. O Espírito Santo nos "convence" do pecado, isto é, faz-nos senti-lo, então nossas naturezas (carnal e espiritual) entram em luta; quem prevalecer, reinará. Paulo, refere-se a esta guerra em Romanos 7:20: "Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim."

Ouça no yotube está linda música e cante-a em espírito de oração

Venha Espírito Santo
Fernando Rochael

Venha Espírito Santo com Teu poder renovar.
Eu quero ter a vitória! Venha me purificar.
Venha guiar o Teu povo e convencer corações
Pra consolar os cansado e libertar das prisões.

Venha Espírito Santo, faça morada em mim
Traga mais vida pra vida e me batiza enfim
Para eu testemunhar, para usar os Teus dons
E Teus frutos fruírem de mim
Plenitude de Ti é o que eu busco ter
Outra vez vou rogar para Ti: Venha Espírito!
Venha Espírito!

Venha Espírito Santo com Teu poder renovar
Eu quero ter a vitória! Venha me purificar
Venha guiar o Teu povo e convencer corações
Pra consolar os cansado e libertar das prisões

Venha Espírito Santo, faça morada em mim
Traga mais vida pra vida e me batiza enfim
Para eu testemunhar, para usar os Teus dons
E Teus frutos fruírem de mim
Plenitude de Ti é o que eu busco ter
Outra vez vou rogar para Ti: Venha Espírito!
Venha Espírito!

Quero amar as pessoas como Cristo amou
Quero ter comunhão e orar pelo irmão
Quer ler a palavra, quero ter santidade
E mudar atitudes, venha, habita em mim

Para eu testemunhar, para usar os Teus dons
E Teus frutos fruírem de mim
Plenitude de Ti é o que eu busco ter
Outra vez vou rogar para Ti: Venha Espírito!
Venha Espírito!
Venha Espírito!
Venha Espírito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...