Translate

JE -40 Dias



 Jornada Espiritual 
Como Vencer as Tormentas da vida


Estamos iniciando mais uma JORNADA ESPIRITUAL  “Como Vencer as Tormentas da Vida”
É fácil manter comunhão com Deus quando as coisas vão bem - quando Ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis.
Tempestades são ocorrências freqüentes na natureza. Embora não as desejemos, as tempestades, tornados e furacões sobrevêm deixando, em sua passagem, uma verdadeira devastação. Casas arrancadas, colheitas estragadas e vidas desabrigadas.
Assim, como temos as tempestades naturais, também há as espirituais, mentais e de relacionamentos e essas tempestades tendem a investir mais de uma vez na  nossa vida.
Em nossas tormentas da vida, o Salvador é nosso refrigério e abrigo. Se quisermos paz, devemos vir a Ele, pois Deus é Deus, Ele tudo pode.
Como manter os olhos em Jesus quando eles estão cheios de lágrimas? Você faz o que fez Jó? Então se prostou, rosto em terra, em adoração, e disse: “saí nu do ventre de minha mãe e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o tomou; louvado seja o nome do Senhor”. Jó 1:20 e 21. O Senhor quer que  você o ame por Ele ser Deus e não pelo que Ele te dá.
A jornada espiritual “Como vencer as Tormentas da Vida!“ tem o objetivo de preencher uma necessidade urgente em uma época difícil que é a a de manter um relacionamento diário com Deus que pode todas as coisas .
Hoje Ele está estendo a mão sobre sua vida e acalmando toda tormenta, todo vento, toda tempestade, e com a mão levantada sobre sua vida. Ele pode: restaurar casamentos e noivados, curar doenças, abrir portas de emprego, fortalecer sua vida espiritual, abençoar  sua vida financeira,liberar processos parados,dar paz, e principalmente a vida eterna se assim você crer.
Que  nos próximos 40 Dias você possa  buscar as bênçãos que o Senhor nosso Deus tem para sua vida.
Persevere!
O desânimo pode vir, mas vença o desânimo, pois Deus tem bênçãos para a sua vida!
“O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)

Boa Jornada!

Ministério de Oração Online  eaderne@yahoo.com.br
Jornada Espiritual Manancial de Bênçãos  http://adernejornadas.blogspot.com/
Palavra Eficaz-  http://eaderne.blogspot.com/

COMO FUNCIONA A JORNADA?
v  A Jornada Espiritual deve ser a sua primeira atividade do dia
v  Inicie Louvando ao Senhor com hinos
v  Ore por si mesmo, e pratique o ministério da intercessão orando pelo menos por cinco nomes de pessoas
v  Leia a mensagem do dia
v  Leia novamente meditando no que você leu
v  Se Possível faça um jejum ao menos um dia da semana

-Oração para fazer todos os dias-
Passo a passo

-Adore o Senhor em Espírito e em verdade. Louve-o com uma música ou um hino.

-Confesse a Deus suas fraquezas e pecados que tenha cometido contra Ele, contra seu próximo e contra você mesmo.

- Agradeça a Deus pelas bênçãos derramadas em sua vida (alimentos,vestuário,provisões ,pela sua família,enfim, por tudo... temos muito que agradecer ao Senhor...

-Diga ao Senhor que você se propôs iniciar esta jornada, pois as tormentas da vida estão lhe afligindo. Com suas palavras fale para Ele tudo aquilo que está lhe atormentando. –

-Apresente ao Senhor o que você deseja alcançar para sua vida ao longo destes 40 dias de Comunhão e oração com Ele. Suplique pelas bênção que deseja receber.

(Você pode anotar em um caderno ou agenda durante a jornada a sua oração dia-a-dia).

-Interceda de maneira especifica pelas pessoas de seu grupo de oração e peça Deus que atenda aos pedidos delas, supra suas necessidades e conceda-lhes a salvação. “Lembre-se que Deus abençoou a Jó depois que Ele orou pelos amigos.” E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; Jó 42:10 e 12

Como  Vencer as Tormentas da Vida

DIA 1- As Tormentas da Vida

Texto para Estudo: Mateus 8:24 -26,
De repente levantou-se uma terrível tempestade com ondas mais altas do que o barco [...] Então, Ele Se levantou, repreendeu o vento e as ondas, a tempestade passou e tudo ficou calmo. Mateus 8:24, 26, BV

Jesus e Seus discípulos entraram no barco e, antes que chegasse à outra margem, levantou-se uma grande tempestade. Os discípulos não podiam entender que, enquanto eles estavam lutando contra a tormenta para impedir que a embarcação naufragasse, Jesus dormia.
Que quadro sublime do Filho de Deus! Depois de um dia de trabalho, ajudando pessoas, Ele dormia... E dormia porque estava cansado. Estava tão exausto que nem mesmo o barulho da tempestade e as sacudidas do barco O despertaram.

Os discípulos temeram e clamaram pelo Mestre: “Salva-nos, vamos todos morrer!” Jesus acordou, olhou para eles e, sem Se preocupar com a tormenta, os acalmou, dizendo: “Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” Em outras palavras, Jesus quis dizer: “Por que temer se o Eu Sou a Vida está aqui com vocês no barco?”

Se as tempestades da vida e as ondas ameaçarem nos tragar, não tenhamos medo, ainda que Ele pareça dormir, porque “não tosquenejará nem dormirá o Guarda de Israel” (Sl 121:4, ARC). Os ventos e as ondas das provações obedecem a Sua voz.

Porventura, já surgiu em sua mente o pensamento de que Ele não Se importa conosco e que vamos perecer? Não duvidemos. Não percamos a fé! Os discípulos tiveram “pequena fé”, e nós? Nem sempre Deus interfere para impedir os acidentes que surgem durante nossa peregrinação rumo ao Céu, mas Ele está no controle e não nos deixa sozinhos. Ele está presente em meio às nossas lutas e sofrimentos. Deus não Se omite.

“Ele está presente para consolar os que choram, para animar os desanimados, fortalecer os fracos e para dar esperança aos desalentados. Em meio à dor, pela fé, podemos segurar Sua mão, deixar que Sua luz penetre a escuridão que nos envolve, e que Suas promessas tragam alento ao nosso coração”, são palavras do pastor Mark Finley.

Quando nos sentirmos frágeis, debilitados, impotentes, incapazes de continuar navegando “sobre as ondas desta vida”, Ele, em meio às nossas ansiedades, nos dirá: “Eu não Me esqueci de Ti”. Tenha fé em Deus!

REFLEXÃO: “Tens tu fé?” (Rm 14:22, ARC).
Meditação Matinal 2008- *FONTE: www.cpb.com.br/
Oração-Senhor, segura na minha mão, os problemas desta vida parecem não ter fim, mas com o Senhor na minha vida vencerei a cada um deles pela fé.Guarda-me para o teu Reino e não me  deixes esmorecer em meio as tormentas da vida.Peço-te em nome de Jesus Cristo. Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 2-Provações

Texto para Leitura :Tiago 1:12

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13

Não somos provados além do que humanamente suportamos.

O Apóstolo Paulo, na primeira Carta aos Coríntios, nos dá uma certeza muito grande e que fortalece a nossa decisão de continuar combatendo e acreditando: Se acreditamos na fidelidade de Deus, se servimos a Deus e O temos como Senhor precisamos tomar posse das promessas contidas nesta Palavra:

- Não somos provados além do que humanamente suportamos;
- Não seremos provados acima das nossas forças;
- Providencialmente teremos bom êxito para suportarmos toda provação.

Essas promessas se realizarão na vida de todos aqueles que acreditarem até o fim na força de Deus, na intervenção de Deus, na providência de Deus. Mesmo que demore, que doa, que seja complicado, precisamos tomar posse dessa Palavra e caminhar na graça e enfrentarmos com o Senhor todas essas provações.

A nossa vida e tudo o que estamos vivendo precisam estar entregues nas mãos do Senhor. Só Ele pode, só Ele é poderoso, só Ele tem a solução e a fortaleza de que necessitamos para vencermos as batalhas, para suportamos as provações e tirarmos um bem maior de tudo o que vivemos.

O nosso auxílio está no Senhor, que nos guarda, que nos cobre com Suas bênçãos, que nos preserva e que nos protege. Precisamos confiar toda a nossa vida ao Senhor.

Não tenha medo de enfrentar, de passar e de vencer a provação; se estamos com o Senhor, temos a certeza da vitória. Em Tiago vem esta Palavra que mostra a ação de Deus a partir das provações vencidas com Ele: "Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós a constância. Ora, a constância deve levar a uma obra perfeita: que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma" (Tg 1, 2-4).

REFLEXÃO: Salmos, 138:7 - Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.
Oração
Senhor, a tua Palavra me diz: "Não tendes sido provados além do que é humanamente suportável. Deus é fiel e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças. Pelo contrário, junto com a provação Ele providenciará o bom êxito, para que possais suportá-la" (I Cor 10, 13). Confio em ti e em tua Palavra que serei mais do que vencedor em Jesus Cristo. Amém.

Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 3-  Vencendo a doença com Deus

I-Texto para Meditação

Em se tratando de promessas divinas, o profeta Jeremias escreveu com muita propriedade:
“Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o Senhor.” Jeremias 30:17.
Já o salmista Davi nos conforta: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.” Salmos 41: 1-3.

O evangelista João, em sua terceira carta, expressa o desejo de Deus:
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” III João 1:2.

“A religião da Bíblia não é prejudicial à saúde, seja do corpo ou da mente. A influência do Espírito de Deus é o melhor remédio para as doenças. O Céu é todo saúde; e, quanto mais profundamente forem sentidas as influências celestiais, mais certa será a recuperação do crente inválido. Os verdadeiros princípios do cristianismo abrem perante todos uma fonte de inestimável felicidade”. Conselhos Sobre Saúde, p. 28.

“O sistema imunológico é um espelho da vida, que reflete suas alegrias e angústias, sua exuberância e enfado, seu riso e alegrias, seu excitamento e depressão, seus problemas e expectativas. Quase nada do que penetra na mente deixa de influir nas atividades do
corpo.” Head first: The Biology of Hope, 35-36

Deus pode e quer “sarar todas as tuas enfermidades”. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

A obediência aos mandamentos de Deus traz algum benefício para a saúde do ser humano “Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade
virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.” Êxodo 15:26.
(adaptato)

Pr. Genival Arcanjo Novaes

REFLEXÃO: “ Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de 
seus benefícios.Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, “Salmos 103:1-3

Oração

Cura-me ,Senhor, das enfermidades físicas e espirituais.Em nome de Jesus Cristo te peço.Amém!




Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 4- Vencendo a Ansiedade

“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Lc 12.22,23

Jesus chama a atenção dos discípulos para a necessidade de uma vida isenta de preocupações, mostra-lhes ainda, que a excessiva ansiedade não produz nenhum fruto proveitoso na edificação espiritual, pelo contrário, manifesta-se como resultado de uma vida desprovida de fé na providência divina.

Nos dias contemporâneos o quadro não é muito diferente. A ansiedade tem entrado nos corações com muita força, roubando o lugar reservado ao Espírito Santo de Deus; as causas são as mais diversas, entre elas:

1- Dificuldade financeira (geralmente provenientes de negócios e ações realizadas por impulso, sem a devida analise de rendimentos. É muito fácil comprar, são os crediários, cartões, etc. Mas, são compromissos que vencem e precisam ser honrados.);

2- Situação Profissional (Emprego no Brasil é extremamente difícil);

3- Família (Educação de filhos, problemas conjugais, etc.);

4- Espiritual (É comum encontrarmos irmãos ansiosos por verem as promessas de Deus cumprir-se em suas vidas); etc.

O mandamento de Deus para nossas vidas em relação à ansiedade / preocupação é extremamente claro, Ele proíbe que seus filhos abram seus corações para tais frutos da carne, que são portas abertas para a ação do inimigo.

“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”. Mt 6.25-27

O servo deve cultivar em seu coração a fé e a perseverança em Deus, confiando na Sua bondade e amor; jamais somos desamparados! Seja qual for à situação, por mais séria que possa mostrar-se, a confiança deve ser inabalável nEle. (“Por acaso faltou a vocês alguma coisa quando eu os enviei sem bolsa, sem sacola e sem sandálias? —Não faltou nada! —responderam eles.” Lc 22.35) Afinal, quando aceitamos o Eterno como Salvador, entregamos a nossa vida integralmente, isto significa que abrimos mãos da vontade própria, submetemo-nos aos seus desígnios, em conseqüência, somos agraciados por sua promessas
(Adaptado)

REFLEXÃO: “Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca te abandonarei.” Hb 13.5.

- O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19) 
- Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. (Filipenses 4:20)


Como Vencer as Tormentas da Vida

Dia 5- Vencendo a Ansiedade- 2

I-Texto para Meditação

Para vencer a ansiedade e experimentar a segurança, devemos cumprir três condições que Deus determinou:

1) Orar corretamente (Fp 4.6-7)

Paulo usou três palavras para descrever a oração correta: “oração, súplica e ações de graças”. Orar corretamente envolve estes três elementos.

Oração - é um termo geral usado para se referir às petições que fazemos ao Senhor. Tem a conotação de reverência, devoção e adoração. Sempre que nos vemos ansiosos, a primeira coisa a fazer é ficar a sós com Deus para adorá-lo. O primeiro passo para orar corretamente é a adoração.
Súplica - uma expressão sincera e específica a Deus das necessidades e dos problemas enfrentados. A súplica não é uma questão de energia carnal, mas sim de fervor espiritual (Rm 15.30 e Cl 4.12).

Apreciação - dar graças a Deus. O Pai gosta de ouvir seus filhos agradecendo.

É importante salientar que Bíblia diz que se orarmos corretamente, “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.7).

Conversar com Deus da maneira correta sobre tudo o que nos preocupa é o primeiro passo para vencer a ansiedade. Perceba que a “paz de Deus” guarda o coração e a mente, as duas áreas em que as preocupações e a ansiedade são geradas.

Daniel é um bom exemplo sobre isso. Quando o rei declarou que todos os seus súditos deveriam adorar somente a ele, Daniel entrou no seu quarto, abriu as janelas e foi orar (Dn 6.1-10. É importante destacar a maneira que Daniel dirigiu-se ao Senhor: 1) Orava e dava graças (Dn 6.10); 2) Suplicava (Dn 6.11). Oração, súplica e ações de graças! O resultado foi perfeito: a paz em meio as dificuldades. Daniel conseguiu passar uma noite inteira com os leões na cova enquanto o rei não conseguia dormir no palácio (Dn 6.18).

REFLEXÃO: 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6

Oração

Senhor,a minha  vida e tudo o que estou vivendo precisam estar entregues a Ti. Só o Senhor  pode, só o Senhor é poderoso, só o Senhor tem a solução e a fortaleza de tudo que necessito para vencer as batalhas, para suportar as provações e tirar um bem maior de tudo o que vivo.O meu auxílio está no Senhor, que  guarda, que  cobre com Suas bênçãos, que  preserva e que protege a mim e a minha família. Peço-te em nome de Jesus Cristo


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 6-Pensar Corretamente ajuda
-Texto para Meditação

Pensar Corretamente ajuda a vencer a ansiedade 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8


A paz envolve o coração e a mente. Pensamentos incorretos geram sentimentos incorretos, e logo o coração e a mente vêem-se apertados e estrangulados pela ansiedade. É por isso que a Bíblia diz que é preciso “levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10.5).

Paulo descreve em detalhes as coisas em que devemos pensar como cristãos:

1) Tudo o que é verdadeiro - segundo Walter Cavert, uma pesquisa sobre ansiedade mostrou que apenas 8% das coisas que deixam as pessoas ansiosas são motivos legítimos para preocupação. Os outros 92% são imaginários, nunca aconteceram ou envolvem questões fora do controle das pessoas.

2) Tudo o que é respeitável e justo - ou seja, tudo o que é “digno de respeito e correto”. Muitas coisas não são respeitáveis e corretas e o cristão não deve pensar nelas.

3) Tudo o que é puro, amável e de boa fama - “puro” refere-se a pureza moral. “Amável” significa belo, atraente. “De boa fama” refere-se ao que é “digno de ser comentado”.

O cristão que enche a mente e o coração com a Palavra de Deus tem um “radar embutido” que ajuda a evitar pensamentos indevidos (Sl 119.165).

REFLEXÃO: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6



Oração:

Senhor  ensina-me a colocar os meus anseios e preocupações eu tuas mãos, pois sei que és capaz de solucioná-los. Confio em ti Deus para dirigir a minha vida em todas as áreas. Coloco a minha vida, meu coração e meus pensamentos em tuas mãos Pai. Eu oro em nome do Senhor Jesus. Amém.

Como Vencer as Tormentas da Vida

Dia 7- Dificuldades Financeiras

I-Texto para Meditação

Uma das coisas que traz sofrimento neste mundo é a falta de dinheiro. Pelo que se percebe, o dinheiro é uma invenção humana. Ele divide, rotula e marginaliza as pessoas. O amor ao dinheiro tem sido a razão de muitos crimes (I Tm. 6:10). Poder-se-ia dizer que existe a dificul­dade financeira real e a imaginária. A real é quando o indivíduo não consegue suprir as necessidades básicas de sua vida. A imaginária quando não tem dinheiro para comprar “supérfluos”. Vivemos em uma sociedade altamente consumista e precisamos avaliar quando nossa necessidade financeira é real ou imaginária.

Leia a história do Filho pródigo em: Lucas. 15:11-24.

O pai do filho pródigo era um homem rico. Ele fez uma festa quando o filho voltou. Mandou trocar suas roupas e colocar um anel em seu dedo. Essas são características de pessoas ricas na época em que Je­sus contou a parábola. O filho recebeu uma fortuna, mas gastou tudo. Não economizou. Não se preocupou com o futuro. Viveu apenas o pre­sente desperdiçando o que ganhara do pai.

Jesus não contou esta parábola para falar sobre dinheiro. Ele tinha outros objetivos em mente. Mas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo filho que saiu de casa nos ensinam que o dinheiro pode acabar (Pv. 23:5).

Possíveis razões para dificuldades financeiras:

• Gastar mais do que se ganha (Pv. 13:7).
• Não fazer economia.
• Ambição (Is. 55:2 e Ecl. 5:10).
• Ser preguiçoso (Pv. 21:25; 26:13).
Administrar corretamente o dinheiro é um desafio. Quer tenha muito ou pouco, cada pessoa precisa aprender a arte da administração finan­ceira pessoal. Veja o que pode ajudar:

• Pegar firme no trabalho (II Ts. 3:10-12).
• Contentar-se com o que se tem (Hb. 13:5). Este foi um problema do filho que saiu de casa. Ele não estava satisfeito com o que tinha. Queria mais e acabou perdendo tudo.
• Confiar no Senhor (Sl. 37:25).
Escrito por: Pr Jorge Mário de Oliveira

REFLEXÃO: Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25
Oração
Pai querido que bom ler nessa palavra, que o Senhor nos proporciona tudo ricamente, e ainda por cima para nosso contentamento, para nosso prazer. Isso mostra sua bondade, sua graça e como o Senhor se preocupa até mesmo com nosso bem-estar. Obrigado por me amar tanto e cuidar de mim tão especialmente. Em nome de Jesus. Amém.
Como Vencer as Tormentas da Vida

Dia 8- As Necessidades

 Texto para Meditação
O Salmo 23 é o mais conhecido pelos cristãos, afirma que Deus está presente na vida do crente. Cada verso procura garantir a estabilidade emocional, espiritual e segurança material a uma pes­soa que confia no Senhor. Cada verso destaca alívio às muitas neces­sidades que nós temos. Davi fala de uma experiência pessoal que ele teve com Deus e testemunha do cuidado e proteção que recebemos quando o Senhor é o nosso Pastor.

Numa época onde as pessoas são movidas pelo sucesso, pela abundância, pela grandiosidade, a palavra prosperidade soa bem em qualquer ouvido. Não a perscrutam, ou investigam plenamente. Ligam-na, sempre, imediatamente ao sucesso financeiro. Em nosso tempo, absolutamente movido pelo dinheiro, a palavra prosperidade é compreendida apenas nessa área financeira. Todavia, prosperidade é mais que isso. É muito mais! Está ligada mais propriamente com aquele que é o Dono de todo ouro e de toda a prata. Vejamos como a Palavra de Deus trata da mais pura e completa prosperidade.

No salmo 23, Davi canta acerca da fidelidade do Senhor ao longo de toda a sua vida. Esta é, provavelmente, a passagem mais conhecida do Antigo Testamento. É um maravilhoso hino de confidência. Nele Davi pinta o Senhor com figuras muito conhecidas por ele (que fora durante muitos anos um pastor de ovelhas) e pelo povo do antigo Oriente Médio. No salmo 23 descobrimos que a verdadeira e mais completa prosperidade é ter Deus na vida. O tendo, de nada mais precisamos.

Davi, um ex-pastor, reconhece em Deus o seu próprio Pastor. Ele tinha certeza disso. Certeza de que Deus sempre estaria por perto o observando. Sempre por perto para perceber os perigos e livrá-lo a tempo. Deus estaria por perto. Sempre! Essa era a firme certeza de Davi.

Por causa dessa certeza Davi possuía algumas esperanças inabaláveis e que enchiam a sua alma de paz. Davi sabia que, tendo Deus como seu Pastor, que nada faltaria para ele nessa vida. Que ele seria próspero em tudo pelo fato de ter tudo o que alguém mais precisa. Não faltaria repouso, paz e descanso para a sua alma (v. 2ª). O seu Pastor cuidaria de sua alma, ela sempre estaria satisfeita. Uma alma sempre em paz. Não faltaria alegria, não faltaria descanso, não faltaria paz, não faltaria esperança. Além disso, Davi possuía outra certeza. A certeza de que, mesmo que os problemas naturais desse mundo (as doenças, a fome, o desemprego, o abandono, a solidão, os perigos, os assaltos, as mortes, etc.) se aproximassem dele para tentar roubar a paz que Deus havia posto em sua alma, que ele não temeria mal nenhum. Davi diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (v.4).
Escrito por: Pr. Wilson Porte Jr

REFLEXÃO: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmos 23:1

Oração
Senhor, Peço-te que sejas o meu pastor e de minha família “supre as nossas necessidades segundo suas riquezas em glória”em nome de Jesus Cristo. Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 9- A Luta contra o Pecado

I-Texto para Meditação

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. “Salmos 51:10-12
Todos nós temos nossas lutas e fraquezas contra o pecado. O grande desafio do cristão é reconhecer seus pontos fracos e buscar força, em Jesus, para vencê-los. Deus pode nos fazer fortes para vencermos.

Davi estava muito preocupado, não conseguia relaxar. Pode ter certeza de que as suas noites eram insones. Ele podia ver o seu pecado escrito no teto do quarto, enquanto se revirava na cama. Ele o via escrito nas paredes, no prato onde tentava engolir forçada­mente as refeições.

Via-o no rosto de seus conselheiros. Sua alegria se fora. Sentia-se hesitante, inferior e inseguro.

O pecado faz isso conosco. Essa é a parte do salário que o pecado inevitavelmente exige. Temos uma natureza caída que nos arrasta sempre para o pecado. Só a graça de Jesus pode tirar de nós o coração mau e criar um novo coração.

Davi, não perdeu Deus de vista. Ele clamou ao Senhor pedindo um novo coração. Nosso grande desafio é deixarmos que o Espírito Santo nos guie, diariamente. Somos os únicos prejudicados quando cedemos às tentações do inimigo de Deus.

Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus. O que significa isso? É ser uma pessoa cuja vida está em har­monia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. Quando você é profundamente espiritual, seu coração é sensível às coisas de Deus. É ser uma pessoa acessível, sincera, autêntica e fiel em tudo.
Se colocarmos nossas fraquezas nas mãos de Deus “Ele é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça.” O segredo de Davi está na ma­neira como ele consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em Sua capacidade de descer ao pó do arrependimento, da humilhação e pedir perdão a Deus.
Escrito por: Pr. Jones Ross

REFLEXÃO: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, Atos 3:19

Oração
Pai me perdoa por ter perdido a direção, eu sei que pequei contra Ti. Deixei que as tribulações do dia a dia me fizessem esquecer que o Senhor derramou todo o Seu precioso sangue na cruz, porque me ama. Perdoa-me, porque eu esqueci que o Senhor carregou o fardo que era para ser meu, levou sobre Si todo sofrimento, toda tribulação, para que hoje eu pudesse viver debaixo da Tua graça. Obrigado pelo Teu amor. Ajuda-me a me livrar desta inquietação, rogo para que o Senhor traga paz ao meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 10- Como Vencer o Pecado
I-Texto para Meditação

A Bíblia fala sobre os seguintes recursos dos quais dispomos para vencermos nossa natureza pecaminosa:

1- O Espírito Santo – Um dom de Deus a nós (Sua igreja) para sermos vitoriosos em nosso viver cristão é o Espírito Santo. Deus contrasta os feitos da carne com o fruto do Espírito em Gálatas 5:16-25. Nesta passagem somos chamados a andar no Espírito..

2- A palavra de Deus, a Bíblia – II Timóteo 3:16-17 diz que Deus nos deu Sua Palavra para nos equipar para toda boa obra. Ela nos ensina como viver e no que acreditar a nós revela quando escolhemos os caminhos errados, nos ajuda a voltarmos ao caminho certo, e nos ajuda a permanecer neste caminho. Como compartilha Hebreus 4:12, A Palavra de Deus é viva e poderosa e capaz de penetrar em nossos corações para arrancar pela raiz o mais difícil dos problemas, aquele que, humanamente falando, não poderíamos vencer. O salmista discorre a respeito de seu poder que transforma vidas em Salmos 119:9,11,105 e outros versos. A Josué foi dito que o segredo de seu sucesso para vencer seus inimigos (uma analogia à nossa batalha espiritual) era não esquecer deste recurso, mas ao invés, meditar nele de dia e de noite para que a ele pudesse obedecer. Isto ele fez, mesmo quando o que Deus ordenou não fez sentido em termos de estratégia militar, e isto foi o segredo de sua vitória em sua batalha pela Terra Prometida.

Se você não adquirir o hábito de estudar a Palavra de Deus diariamente de uma forma significativa, e de memorizá-la ao encontrar passagens que o Espírito Santo marca em seu coração, é importante que você comece a habituar-se a fazê-lo. Também sugiro que você comece a escrever um diário Crie o hábito de não parar de ler a Palavra de Deus até que tenha escrito algo que o beneficiou. A Bíblia é a ferramenta que o Espírito usa em nossas vidas e na vida de outros (Efésios 6:17), uma parte essencial e importante da armadura que Deus nos dá para lutarmos em nossas batalhas espirituais (Efésios 6:12-18)!

3 Oração – Este é um outro recurso essencial que Deus nos deu. Temos encontros de oração, momentos de oração, etc., mas a ela não damos o uso que a igreja primitiva exemplifica (Atos 3:1; 4:31; 6:4; 13:1-3, etc.). Paulo repetidas vezes menciona como ele orava por aqueles a quem ministrava. Quando estamos sós, nós também não usamos este grande recurso que a nós está disponível. Mas Deus nos deu promessas maravilhosas a respeito da oração (Mateus 7:7-11; Lucas 18:1-8; João 6:23-27; I João 5:14-15, etc.). E novamente, Paulo inclui aqui sua passagem a respeito da preparação para a batalha espiritual (Efésios 6:18)!

A oração é simplesmente reconhecer nossas próprias limitações e o poder inesgotável de Deus e nos voltarmos a Ele para que nos dê a força de que necessitamos para fazer o que Ele quer que façamos, não o que NÓS queremos fazer (I João 5:14-15).

4-A Igreja – Quando Jesus enviou Seus discípulos, os enviou dois a dois (Mateus 10:1). Quando lemos a respeito das viagens missionárias em Atos, eles não saíram um de cada vez, mas em grupos de dois ou mais. Jesus disse que onde dois ou três estiverem reunidos em Seu nome, Ele lá estará no meio deles (Mateus 18:20). Ele nos ordena que não abandonemos nossa congregação como era costume de alguns, mas que usemos este tempo para nos encorajarmos mutuamente em amor e boas obras (Hebreus 10:24-25). Ele nos manda confessar nossas ofensas uns aos outros (Tiago 5:16)

Deus nos prometeu que conforme fizermos uso de Seus recursos, Ele TRARÁ mudança em nossa vida. Persevere no conhecimento de que Ele é fiel às Suas promessas!

REFLEXÃO: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, Atos 3:19


Oração
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”Perdoa as minhas faltas e “Torna a dar-me a alegria da tua salvação”. Eu oro em nome de Jesus. Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 11- A Morte 
Texto para estudo: Leia: João 11: 25 e 26.
Para Pensar:

Você já pensou na sua morte?Você tem medo da morte?Uma das razões porque nos dá medo é porque é final.Não tem volta.Não é como quem vai viajar.Quando alguém vai para São Paulo ou Rio ou para os Estados Unidos para buscar emprego, você sente aquela dor. Você pensa, pode ser que nunca mais vou vê-lo.Mas, a morte, você tem certeza, nunca mais vai ver aquela pessoa aqui.A morte é tão final, tão forte.

Na história de Lázaro vemos uma família vencida em sua luta contra a doença que acometeu um de seus integrantes. A morte de Lázaro representou um golpe terrível para suas irmãs. O autor não revela se eles lançaram mão de recursos médicos disponíveis

Todos nós enfrentamos tormentas na vida. Neste mundo, acometido pelo pecado, ninguém está livre de enfrentar dificuldades. Entretanto, na experiência de Lázaro encontramos a certeza de que em Jesus po­demos enfrentar, com confiança, até as circunstâncias mais terríveis da vida.

A principal lição que Deus ensina neste texto:
Dirigindo-se a Marta, no intento de confortá-la pela per­da do irmão, disse-lhe o Senhor Jesus: “Teu irmão há de ressurgir”. (João 11: 23). A esta declaração ela acudiu dizendo: “Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.” (v. 24). “Não vos ma­ravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão.” (João 5: 26).”

João 6:37-40, 44-45
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.  De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 
v. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.  45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

Três vezes em seguida, Jesus nos promete “Eu ressuscitarei você.”

Oração:

Senhor, estou apenas de passagem neste mundo,prepara-me e aos meus familiares para a vida eterna e que  quando Jesus vier possamos ressurgir para viver eternamente , peço-te em nome de Jesus Cristo.Amém

Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 12- Depressão 

Texto para estudo: I Reis 19:3-18.

Para Pensar

A Bíblia relata as glórias e as derrotas dos homens, suas alegrias e tris­tezas, qualidades e defeitos, saúde e a doença também. Ao fazermos uma retrospectiva bíblica, pela lente do comportamento humano en­contraremos depressivos. Ex: Elias, Jeremias, Saul, Davi, etc. Salmo 116:1-9. Depressão não é uma doença moderna, e sim, uma enfer­midade que aumentou em grande escala decorrente do pós-moder-nismo.

Para pensar:

Segundo o DSM / CID 10, depressão é uma doença tão real como qualquer outra. Compromete o físico, o humor e em conse­qüência o pensamento. A depressão muda completamente a maneira de como o indivíduo vê o mundo, uma doença afetiva resultando em inibição, tirando o prazer, a vontade e a convivência normal. O depres­sivo prefere estar só, foge até de si mesmo e das pessoas, considera-se um peso, um estorvo. Elias, que hoje está nos Céus, é um exemplo de alguém que passou por uma crise de depressão. Após o sucesso veio em seguida o fracasso.

Há muitas pessoas que não conhecem e nem respeitam os depressivos.

Muitas pessoas são excluídas do meio social, acadêmico, profissional e até eclesiástico devido a sua alteração de humor, atrasos ou faltas ao expediente combinado. Depressão não é uma questão de falta de fé ou oração, trata-se de uma doença que pode atingir qualquer pessoa, criança, adolescente, adulto, bem como homens ou mulheres, ricos ou pobres. O problema está no preconceito e na falta de conhecimento. Os diabéticos, os hipertensos, os paraplégicos e cancerosos, etc... todo o tipo de doença parece “normal”, mas a depressão não é vista como uma doença grave, com até risco de morte. Para alguns é chatice, falta de fé ou até loucura. Ellen G. White diz que noventa por cento das doenças têm sua origem na mente (ver Conselhos Sobre Saúde p. 324 e 325).

Todo tipo de doença não é boa, todas as doenças vieram com o pecado. Satanás quer destruir a nossa mente, pois é por meio dela que conseguimos manter comunhão com Deus. O depressivo é uma pessoa normal que tem depressão. Deus mostra o Seu amor de forma igual, sem discriminação, Deus ama o depressivo.
Oração

Senhor  ajuda-me a vencer os momentos de tristeza e afasta de mim a depressão. Dá-me sabedoria para tratar com as pessoas que sofrem desta doença. Cura-me Senhor! Peço-te em nome de Jesus!

Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 13-  Depressão  II
Texto para estudo: Eclesiastes 9:10 e João 14:13 e 14.

Para Pensar

Vários são os sentimentos que temos diariamente em nossa existência. Nosso humor pode variar. Na vida temos de enfrentar a provação, a dor e a perda que atormenta e afeta cada ser humano. Hoje, infelizmente é comum encontrarmos pessoas com problemas de saúde tanto de ordem emocional como física. Como temos convivido com as pessoas que sofrem de depressão? Como lidar com a tristeza incontrolada, a ansiedade, o medo, a insegurança, a fadiga, as idéias de culpa, a falta de prazer, a vontade de sumir ou, até de morrer? A quem recorrer?

Precisamos entender e aceitar que está provado, cien­tificamente, que depressão é uma doença. E ninguém normal brinca de “ficar doente”. Depressão não é falta de fé, falta de oração, falta de leitura, etc... Quando alguém com quem nos relacionamos tiver sin­tomas constantes de choro fácil, prostração ou agitação, pessimismo, tristeza constante, perda do apetite ou aumento do apetite, estima baixa, dificuldade de concentração, cansaço constante, insônia ou ex­cesso de sono, não cuida da aparência, até da higiene pessoal, di­minuição do desempenho sexual, dores que não correspondem a trata­mento específico, idéias de morte (desejar algo fatal), idéias suicidas (procurar uma maneira de tirar a vida) são sinais de depressão. Elias teve alguns desses sintomas.

Enfim, quando percebemos que a pessoa não está conseguindo sobreviver emocionalmente, o correto é encaminhá-la a um profissional na área de saúde, a um psicólogo que trate o paciente na linha comportamental cognitiva. Caso o quadro não tenha melhoras, essa pessoa deve ser encaminhada a um psiquiatra para a correta medicação, se possível, um especialista cristão.

Jamais devemos medicar um depressivo, jamais reco­mendar ervas ou garrafadas. Tomar medicamento não é falta de fé. Recomende os oito remédios de Deus: ar puro, luz solar, exercício físi­co, temperança, sono correto, água, nutrição balanceada e confiança no poder de Deus, bem como ajuda profissional competente. Apóie o depressivo, haja com ele de forma normal, não o afronte, não o com­pare com ninguém, não o pressione, respeite suas fragilidades durante o seu tratamento. Elogie, acredite, invista no depressivo. Que Deus o use para ser uma bênção ao que sofre! João 14:13 e 14.

Autor:Pastor Daniel Tavares Marques (adaptado)

Oração
 Pai querido, o Senhor é fiel e justo e jamais deixa seus filhos desamparados, afasta de mim todo medo e toda dúvida para que eu possa crer no impossível, para que Seu milagre possa acontecer em minha vida, e para que seu nome seja glorificado através da minha vida. O Senhor sabe minhas necessidades, sei que o Senhor não vai me abandonar nesta hora tão difícil, por isso eu clamo ao Senhor, que me tire desta fornalha de aflição. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 14-Vencendo a  Tentação

Texto para Leitura: Tiago : 1:13-15

Para Pensar:

Todos nós somos livres para fazer escolhas. Você vai à loja e vê um produto.Você escolhe comprá-lo ou não.Vai ao shopping e decide se toma um sorvete ou não. A decisão é sua e ela depende da vontade.

O texto é de Tiago ,capitulo 1 versos de 13 a 15,é claro ao dizer que somos tentados pela nossa própria cobiça. Cobiça é desejo intenso.Vontade incontrolável, que nos domina a ponto de nos levar à prática do mal.Foi isso que o diabo fez com Jesus no monte da tentação. Jesus estava com fome. Fazia 40 dias que não comia.O tentador tentou despertar nEle o desejo de comer.O que para o Mestre seria fácil,pois podia transformar pedras em pão. Mas Jesus resistiu à sugestão satânica ( Mateus 4:1-4), preferiu confiar na Palavra de Deus.

Cedemos à tentação porque não vigiamos como deveríamos. “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”I Pedro 5:8-9. Falta-nos sobriedade, isto é, de levar a coisa a sério,porque de fato é muito sério. É porque não resistimos com fé acabamos cedendo e nos dando mal.

“O salário do pecado é a morte”(Romanos 6:23 a).Em última instância, Satanás nos leva à morte eterna.Por isso, nos tenta para que pequemos,  “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. (Romanos 6:23).

A tentação é real.Portanto,precisamos de Deus para vencê-la. O segredo está  em Tiago 4:7-10

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:7-10

Leia os segredos para uma vitória real sobre a tentação e o mal  lendo Efésios 6:11-18

Oração:

Senhor, ”Não me deixe cair em tentação” ajuda-me a vencer as tentações assim como Jesus Cristo venceu.Peço-te em nome de Jesus Cristo. Amém


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 15- Decisões

Texto para o estudo: Josué 24:14-17
Para Pensar

Tomar decisão é próprio de todo ser humano. Muitas vezes, as decisões são tomadas de modo impensado ou por influência.Se você precisar tomar uma decisão e sabe que será accertada, é necessário que esteja vivendo segundo a vontade de Deus.Para você tomar esta decisão é importante lembrar:
  1. A decisão é sua, e toda consequência também.
  2.  Toda decisão tem um preço a pagar por menor que seja, mas isso é uma realidade.
  3. Toda decisão tem em si uma glória para ser desfrutada, por menor que seja esta glória
Contudo, precisamos está conscientes de que em todo o decorrer vamos tomar várias decisões. Uma mais simples, outra mais séria. Mas, não esqueça, Deus pode atuar de maneira poderosa, através da decisão tomada pelos seus servos.

Portanto, não tomem decisões impensadas ou precipitadas. Deus pode fazer o impossível acontecer.

Após aconselhar os filhos de Israel, Josué tomou uma posição espiritual diante do desvio da nação: “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15). Em nossa caminhada espiritual precisamos tomar decisões, pois delas dependem nossa vitória ou derrota. Josué escolheu servir ao Senhor. Que esta seja a minha e a sua decisão hoje! (Sl 100:2).

Josué sabia que naquele momento não podia tomar decisão por Israel, pois diante de Deus cada dará conta de si (Rm 14:12).

Durante sua vida, Josué tomou muitas decisões em favor do povo de Deus, mas agora, já velho, diante do desvio espiritual de Israel, Josué tomou uma decisão pessoal (Js 24:15).

Ainda hoje o Senhor espera nossa decisão pessoal, a fim de nos abençoar com toda nossa família (At 16:31).

Oração
Senhor , como é difícil decidir, mas hoje decido que “eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.Dá-me sabedoria diária para tomar decisões sábias e que promovam a minha felicidade e da minha família. Peço-te em nome de Jesus Cristo. Amém!
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 16- Solidão

Texto para Estudo: Salmo 27:10, Efésios: 2.19 ,Romanos: 12.5
Para Pensar

A questão da solidão é muito interessante porque você pode viver ro­deado de pessoas e, mesmo assim, ser uma pessoa solitária. Como vencer este gigante? Muitos têm tentado por meio da bebida, da comi­da, de festas, dos prazeres da carne, por meio das drogas, do trabalho, etc. Mas... Em vão, pois percebem que estão cada vez mais solitários. Solidão é diferente de estar sozinho! Você pode estar sozinho e não se sentir solitário. Em contrapartida, pode estar rodeado de gente no am­biente de trabalho e no restaurante e se sentir a única pessoa naquele lugar. Philip Zimbardo, escreveu na revista americana “Psychology To­day” - Psicologia Hoje: “Nada pode ter influência mais destrutiva na saúde física e mental do que você se isolar das pessoas.” A solidão pode ser a causa de muitos males e doenças tais como: a depressão, paranóia, esquizofrenia, estupro, suicídios, assassinatos individuais ou em série. Os solitários têm uma perspectiva menor de vida.
A comunhão é um dos propósitos de Deus para sua vida. Fomos criados para viver em comunhão. Segundo Efésios: 2.19 e Romanos: 12.5 fomos feitos para viver em comunidade com Deus e com os outros. Não podemos nos isolar das pessoas. Fomos feitos para viver em família. Abster-se da comunhão com as pessoas pode ser ex­tremamente danoso à saúde física, mental e espiritual.
Vencendo a solidão

1. Reconheça que ela é real. 2Co. 4:9 e 2Co 7.6.
2. Aceite a provisão de Deus para sua vida. Mt. 6:34 e 2Co. 12:9.
3. Permita que a Palavra de Deus preencha sua vida. Salmo 119:11.
4. Ative o seu círculo de verdadeiras amizades. Ecles. 4: 9-10.

JESUS tem um convite e uma promessa para sua vida: Mt. 11: 28-30. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Pr Dario Costa

Oração

Senhor, “as tuas misericórdias são a causa de não sermos consumidos” , livra-me da solidão! Que Jesus Cristo possa ser meu amigo nas horas solitárias que tiver de passar neste mundo, é no nome dEle que te peço me ampara e me sustém. Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 17- Desânimo
Texto para Estudo: Salmo 42: 1 a 11.
Existem muito mais pessoas desanimadas e até mesmo depressivas do que imaginamos. Esse problema afeta pessoas de todas as idades: adolescentes, jovens e idosos. O desânimo não escolhe idade. Todos nós somos afligidos pelo vilão chamado desânimo.
Conta-se a fábula de um certo homem que estava passando fome por falta de alimento. Um vizinho sabendo de sua situação, levou um saco de arroz para ele. Quando o vizinho chegou com o arroz ele perguntou se estava limpo ou com casca, então ficou sabendo que estava com casca. O faminto desanimado decidiu morrer de fome.
Os teólogos e pregadores medievais davam muita importância ao que eles chamavam de Sete Pecados Mortais. Eram o orgulho, a inveja, ira, avareza, glutonaria, sensualidade e desânimo. Na velha relação dos sete pecados mortais o desânimo era chamado de preguiça.

Somos como vasos de barro, pois a Bíblia diz que o homem foi feito do pó da terra. Temos uma natureza carnal, um corpo frágil, fraco e mortal. Mas a Bíblia diz que apesar de sermos vasos de barro somos para a excelência do poder de Deus. (2Cor. 4:7). Podemos revelar ao mundo o poder de Deus quando aprendemos a esperar nEle por meio de uma vida dependente do Seu poder. Os problemas devem aumentar a nossa capacidade de crer, depender e esperar no Todo Poderoso!

O desânimo obscurece a fé e polui as nossas forças. Ele ocasiona desespero e depressão, de forma que é difícil até ver Deus. Somos atingidos de muitas maneiras, mas nunca devemos perder a esperança. A natureza humana pode ter seus dias de desânimo, as emoções podem ser sombrias, cinzentas e podem tornar-se densas. Porém, quando desejamos e decidimos buscar a Deus, independente das circunstâncias, Ele vem ao nosso encontro e nos liberta de todo sentimento sombrio. Jeremias 29:13.

Na comunhão constante com Deus podemos afirmar o mesmo que o apóstolo Paulo em 2Coríntios 4:16 a 18 “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, in­teriormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos so-frimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

“Nunca nos permitamos falar de modo desesperançado e desanimado. Perderemos muito, se o fizermos. Olhando as aparências e lamentando quando vêm dificuldades e angústias, damos prova de fé doentia e frágil. Falemos e procedamos como se a nossa fé fosse invencível. O Senhor é rico em recursos; pertence-Lhe todo o mundo. Contem­plemos Aquele que tem luz, poder e eficiência”. Parábolas de Jesus p. 146 e 147.

Oração

Senhor,espero em Ti. Não me deixes desanimar. Peço-te em nome de Jesus Cristo.Amém


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 18- O Cuidado de Deus

Texto para Estudo:  2Re 6.1-7

Para Pensar
Será que Deus está atento ao que se passa em sua vida? Já lhe ocorreu situações em que você tenha sido tentado a pensar que Deus não estaria preocupado em resolver aquele seu problema? Às vezes nos ocorre que, sendo Deus tão grande, será que Ele se preocuparia com fatos tão pequenos do nosso dia-a-dia?
O fato é que Deus se preocupa. Ele é quem rege o universo e quem se preocupa com a minha saúde. Ele é quem sustenta o planeta em seu eixo e velocidade, e é Ele que, igualmente, se importa com a minha família. Deus, por ser Deus, está atento a tudo. Deus é Soberano!
Lemos em 2 Reis 6 que  Eliseu pergunta ao jovem onde o machado havia caído. Apontado o local, Eliseu lança um pequeno pedaço de galho e, de modo sobrenatural, o ferro do machado sobe e passa a flutuar nas águas do rio. Eliseu exclama: Pegue-o! E o jovem, antes desesperado e sem esperança, estica o braço e pega o machado. No caso de Eliseu que fez o machado flutuar, Deus demonstra se preocupar em prover cada detalhe da vida de seus filhos. O Senhor demonstra seu zelo pelo bem-estar de seus fiéis.
Aprendemos que o mesmo Deus que está atento às decisões internacionais, aos problemas mundiais, que controla o mundo e tudo o que nele se passa (desde um pardal que cai morto em terra até o controle dos fios de cabelo da nossa cabeça – Mt 10.29-31) é o mesmo Deus que se preocupa com detalhes da nossa vida. Por mais simples que sejam (os detalhes), Deus está atento a tudo.
É assim com você também. Não permita que pensamentos do tipo: “Deus não se preocupa comigo”, “Deus está tão preocupado com outras coisas ou pessoas que não deve ter tempo pra mim”, “não vou incomodar Deus com esse simples detalhe da minha vida”, “não vou nem orar por esse problema, uma vez que Deus tem muitas outras coisas mais importantes com que se preocupar”. Pensamentos assim nunca devem passar por sua cabeça! Deus se importa com você, sim! Em todas as situações, sejam elas simples ou complexas, sejam elas “grandes” ou pequenos detalhes do dia-a-dia. Deus se importa com você e quer lhe ajudar. Por isso, não cesse de buscá-lo, de falar com ele. Apresente tudo a ele. Não o deixe fora de cada momento de sua vida. Deus quer participar de todas as ocasiões do seu dia-a-dia. No trabalho (e em cada detalhe do que lá se passa), na escola (e em cada segundo que se vive lá), em casa (minuto a minuto que você passa com sua família), como cantam as nossas crianças:
Ao deitar, ao levantar, ao dormir, ao acordar, e andando pelo caminho, e andando pelo caminho...Deus quer, em sua graça, lhe amparar em cada momento do seu dia não permitindo que detalhes pequenos ou grandes demais afetem seu coração a ponto de lhe deixar abatido. Ele quer lhe sustentar, quer lhe amparar para que a vida abundante que seu filho nos prometeu dar, todos nós possamos desfrutar. Deus ama você.
Oração: Senhor, que  Sua infinita graça me sustente. Agradeço-te por cuidares de mim. Em nome de Jesus Cristo.Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 19- Deus Misericordioso

Texto para Estudo:  Salmo 103, Lm. 3.22
Para Pensar

As misericórdias são a causa de não sermos consumidos, não somos nada mas Deus nos ama com tamanha intensidade que nós desconhecemos.
Se estamos vivos é porque estamos debaixo da misericórdia de Deus.
 É por causa da misericórdia de Deus que bandidos ainda respiram.
 É por causa da misericórdia de Deus que recebemos seu perdão.
É por causa da misericórdia de Deus que somos salvos da condenação eterna.

O Deus que a Bíblia apresenta é:
a) Um Deus misericordioso que ama.
-Nos livra do mal e nos faz viver em segurança.
b) Um Deus misericordioso que perdoa.
- O coração arrependido e nos disciplina por nos tratar como filhos. 
c) É um Deus misericordioso que age em nosso favor dando-nos escapes para não pecarmos.
Davi descreve a misericórdia de Deus no Sl. 103 como um Deus amoroso, que perdoa nossas transgressões. “Misericordioso e piedoso é o senhor... Não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades. ...assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem.” Deus movido pela sua misericórdia não permite nossa destruição.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos...”. Lm. 3.22.a

Deus é bom com todos, até mesmo para os infiéis. Instruindo os seus discípulos sobre o amor com que deviam tratar até os inimigos, Jesus afirmou que o amor de Deus ”... faz nascer o seu sol sobre os maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos” (Mt 5.45).
 Graças a essa misericórdia e longanimidade de Deus é que esse mundo ainda não foi destruído.
Oração- Senhor que as tuas misericórdias que se renovam a cada manhã permaneça na minha vida ,na vida de meus familiares e na vida da humanidade carente e necessitada de ti..Em nome de Jesus,Amém


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 20- Deus é Refúgio e Fortaleza

Texto para Estudo:  Salmo 46
Para Pensar

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46:1
Este salmo é um glorioso hino baseado no tema da segurança  que o povo de Deus pode desfrutar em meio aos problemas.É chamado o “Salmo de Lutero”,porque o grande reformador - que costumava cantar em momentos de angústia – o parafraseou em seu hino”Castelo Forte”. Conta-se que quando as dificuldades apareciam Martinho Lutero costumava dizer a seu colega Melankton:” Venha cantemos o salmo 46”!
Enquanto estivermos nesse mundo, não estaremos livres das adversidades, mas esse versículo nos traz uma boa notícia: Deus é o nosso refúgio, por isso ao enfrentarmos um problema o lugar para onde devemos ir é a presença de Deus. Ele também é a nossa fortaleza, nosso muro de proteção, nosso escudo e nos protege do perigo ! E ainda é aquele que nos socorre bem no meio dos problemas. Esse é o nosso Deus, aquele que certamente nos livrará das situações difíceis e impossíveis.
Para os pequenos problemas e dificuldades, Deus é o nosso refúgio.
Para os grandes problemas e dificuldades, Deus é nossa Fortaleza.
Aquele que se abriga no Senhor Deus, seja como refúgio, seja como fortaleza, está seguro. Sabe por quê? Porque Ele é o socorro bem presente em quaisquer momentos da nossa vida. Por isso, não tema. Confie nesse abrigo poderoso que é refúgio e fortaleza - o nosso Deus. 
O Salmo 46 assegura ao cristão que ele pode contar com a ajuda de Deus quando surgirem os  problemas.
Oração
Agradeço  Pai, posso ter tranquilidade e segurança pois eu sei que o Senhor é poderoso parar livrar-me de qualquer situação, e jamais me deixará desamparado. Perdoa pelas muitas vezes que não busquei sua presença ao enfrentar um problema, e acabei impedindo que o Senhor pudesse agir. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 




Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 21- Superando as dificuldades no casamento
Texto para estudo: Efésios 5:22-33

Para Pensar

Toda família tem desacordos. O casal que nunca tem conflitos não existe. Infelizmente, conflitos podem levar a brigas sérias. Uma briga séria é aquela que desune esposo e esposa, mas nunca resolve a causa do problema. Como resultado, casais acumulam amargura, rixas, raiva descontrolada, ódio e, freqüentemente, divórcio.

O que falta a muitos casais é habilidade para discutir os desacordos e resolvê-los. Na verdade, falta-lhes a capacidade para discutir problemas sérios, chegar a um plano para resolvê-los e, então, pôr em ação esse plano. Eu ressalto que esta é uma habilidade que muitas pessoas simplesmente nunca aprenderam, mas que pode ser aprendida.

Muitos casais têm brigado e altercado tanto tempo que perderam a esperança de que as coisas jamais melhorem. Eles se resignam a continuar altercando e se odiando o resto de suas vidas, ou terminam o casamento pelo divórcio.

Os casais precisam crer que, pelo poder de Deus, eles PODEM resolver seus problemas de casamento se ambas as partes quiserem realmente trabalhar nisso.

Filipenses 4:13 — Tudo posso naquele que me fortalece. Se confiarmos em nós mesmos, podemos falhar. Mas precisamos acreditar que Jesus nos proverá a força de que precisamos para agradar a Deus.

Pensamento cuidadoso nos convencerá que conflito sério no casamento não é vontade de Deus para nós. Deus criou o casamento para o bem do homem e da mulher. Ele nunca pretendeu que o casamento fosse uma fonte de ódio e de amargos ressentimentos.

Para agradar a Deus, você tem que seguir sua vontade, não importa o que seu cônjuge faça. Você tem que acreditar que você pode agradar a Deus, não importa como os outros ajam.

1 João 5:4 — Se somos nascidos de Deus, nós superamos o mundo por meio da fé. Isto inclui superar relações familiares inadequadas, mas temos que crer que isso pode ser feito pelo poder de Deus.

Leia para fortalecer a sua fé: 1 Coríntios 10:13; 2 Coríntios 9:8; Josué 1:5-9; Efésios 3:20, 21

Oração

Senhor, abençoa meu lar , os relacionamentos desfeitos restaura,ajuda-me a superar os conflitos familiares e concede-nos a tua paz, em nome de Jesus Cristo te peço.Amém


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 22- Debaixo da Sombra do Onipotente I

Texto para Estudo:  Salmo 91
Para Pensar

O salmo 91 expressa a segurança daqueles que confiam plenamente em Deus, nos assegurando que o Senhor será o nosso refúgio e que podemos buscar a sua proteção em tempos de perigo.

ENCONTRAMOS PAZ E SEGURANÇA

“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo” (Vs.1-4).

Através deste salmo aprendemos que Deus proporciona segurança a todos aqueles que se colocam debaixo da sua vontade e que buscam diariamente habitar em Sua poderosa presença.
O esconderijo, ou lugar de proteção, é a Palavra de Deus. Se estivermos neste esconderijo todos os dias da nossa vida, encontraremos paz e segurança. Mas se o visitamos apenas de vez em quando não encontraremos descanso, pois só descansa à Sombra do Onipotente aquele que habitar nesse lugar seguro. 

Se a sua vida está necessitando de paz e segurança, então você precisa fazer da Palavra de Deus o seu esconderijo secreto para que Deus o proteja debaixo das suas asas lhe proporcionando refúgio, força e confiança.

“Não terás medo do terror da noite nem da seta que voa de dia”(VS 5)
Aqui o salmista está continuando a falar sobre Deus nos cobrir com suas penas e também ser nosso escudo. O terror da noite são as hostes do mal, os demônios que são os mensageiros de Satanás, que vem para nos atacar, mas estando debaixo das asas de Deus, não temos o que temer.

Setas que voam de dia são os dardos inflamados do maligno, ou seja, seus ardis, suas artimanhas que às vezes até parece ser coisa boa. Por isso devemos estar vigilantes e realmente entregar nossas vidas ao Senhor. Mas estamos guardados pelo escudo da fé. Seta que voa de dia, por que nós vivemos na luz, para os filhos de Deus, não existe noite, estamos sempre na claridade do sol da justiça.

Oração
Senhor, quero habitar debaixo da sombra  do Onipotente hoje e todos os dias de meu viver  com a certeza de que estarei amparado por ti  diante das lutas desta vida. Peço-te em nome de Jesus Cristo, Amém.

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 23- Debaixo da Sombra do Onipotente-II

Texto para Estudo:  Salmo 91
Para Pensar

Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.(vs6)
Aqui o salmista inicia falando de doenças espirituais, depois fala de morte espiritual. Mas nada disto nos atingirá.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.(Vs 7)
Nada nos atingirá, Deus é nosso escudo.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.(vs8)
A recompensa do ímpio será a eternidade longe de Deus. Nós que servimos ao Senhor, veremos que os que não o aceitam pagarão um alto preço, que é a morte eterna.

“Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda” (Vs. 9,10).

Nada poderá acontecer aquele que é fiel ao Senhor. Os contratempos, as dificuldades e tudo que acontecer contribuirá para o bem daqueles que fazem do Senhor o seu alto refúgio.
O inimigo tem habilidades para criar laços e situações que nos fazem sofrer muito quando caímos neles. Mas, seja qual for a arapuca que o diabo arme para lhe enredar, não tenham medo; mesmo se tiver caído em alguma, o Senhor o livrará.

Deus socorre aquele que o ama e que tem o coração voltado para Ele. Deus conhece a nossa sinceridade e estará conosco na angústia, ouvirá as nossas orações e suprirá todas as nossas necessidades.


Oração

Pai querido, não importa o tamanho do problema, sei que o Senhor vai a frente e me livra de toda e qualquer adversidade. Obrigado porque eu sei que o Senhor jamais me deixará, assim posso descansar, confiar e não ter medo de seguir adiante. Retira de mim toda ansiedade, medo e angustia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.





Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 24- Debaixo da Sombra do Onipotente-III

Texto para Estudo:  Salmo 91
Para Pensar

CONTAMOS COM A PROTEÇÃO DOS ANJOS

“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra” (Vs.11,12).

Os anjos são seres espirituais poderosos que foram criados para cumprirem a vontade de Deus e ministrar na vida daqueles que são fiéis ao Senhor (Hb 1:14). Mas eles só atuam quando damos voz à Palavra de Deus (Sl 103:20). 

O Senhor deu ordens aos anjos para vigiarem a vida e os interesses daqueles que são fiéis protegendo-os em todas as situações. Porém, os anjos só nos guardam se estivermos andando nos caminhos que o Senhor determinou em Sua Palavra.

Enquanto andarmos à sombra do onipotente poderemos contar com a proteção dos anjos em meio às nossas aflições e lutas espirituais, pois eles nos ajudam a passar por cima das dificuldades, sem tropeçar. 

Quando estiver enfrentando momentos de perigos e adversidades, lembre-se de buscar proteção e refúgio à sombra do Deus onipotente, pois ele lhe proporcionará paz e segurança, não permitindo que o mal lhe aconteça e enviando anjos para ministrar em sua vida e protegê-lo do inimigo.

 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.(vs13)
Nenhum homem ou poder, por mais forte e perigoso que seja, conseguirá nos vencer. O exemplo do leão e da serpente é para mostrar que nem mesmo os maiores predadores poderão nos atingir, pelo contrário nós os pisaremos.


Oração: Senhor, Busco refúgio em ti! Livra-me  e ajuda-me a estar contigo todos os dias de meu viver. Em nome de Jesus Cristo.Amém

 

 


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 25- Debaixo da Sombra do Onipotente-IV

Texto para Estudo:  Salmo 91
Para Pensar
Deus nos ama e que nos salvar
14 - Porquanto tão encarecidamente me amou também eu o livrarei; porei em um alto, porque conheceu o meu nome.(VS 14)

Aqui é o próprio Senhor Deus falando. Deixa bem claro que tudo isto é para quem o ama, e O conhece. Conhecer a Deus não é só saber citar o nome dele, “Deus me livre, Deus está comigo e etc.,” isso são vícios de linguagem, ditos sem a menor reverência ou temor ao Senhor. O Judeu não pronuncia em vão o nome de Deus, em hipótese alguma, isto também deveria ser uma atitude a ser seguida por nós.   

Conhecer a Deus, é ter experiências com Ele, é sempre usar de temor quando falar com Ele, e não citar o seu nome por qualquer motivo, sem nenhum sentido, só por costume.

15 - Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.(Vs 15)
Deus está garantindo que atenderá ao nosso clamor, nossas orações serão respondidas. E se nós o obedecermos Ele nos exaltará.

16 - Fartá-lo-ei com abundancia de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.(Vs 16)
Deus Nos promete vida abundante. Aqui não há referência a muitos anos de vida, mas sim uma vida feliz, tranqüila e segura. Não adianta viver cem anos de uma vida de desespero e miséria. O salmista escreveu: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada. Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada" Salmo 37.25-28. 

Quem vive em obediência a Deus, só pode ter uma vida de prazer. Não existe desespero, por que o amor de Deus está sempre presente em nossas vidas. Nós sentimos a presença d’Ele em nosso dia a dia. Nunca nos sentimos sozinhos, Deus nunca abandona os seus filhos.

Todos somos criação de Deus, filhos são apenas os que aceitam Jesus no seu coração, (Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome, Jo 1:12).

Oração
Senhor, dá-me um coração reto e temente, seja o Senhor da minha vida e salva-me para o teu reino.Peço-te em nome de Jesus Amém

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 26- As Janelas da Alma

Texto para Estudo: Filipenses 4:8, Provérbios 4:20 a 25
Para Pensar

Jesus falou em Lucas 11:34 que " Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão."

O que você tem assistido na TV?
O que você está vendo na Internet?
O que você está lendo?  
Será que os programas que você assiste e os livros que você lê têm as qualidades que Paulo cita em Filipenses 4: 8? “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente."
Segundo a Bíblia os olhos são a janela da alma. Tudo o que nós vemos vai para a nossa alma...e o que será que você tem colocado na sua alma?

Aplique esse versículo em sua vida, e se algum programa de tv,internet,  música ou outra coisa não tem alguma daquelas qualidades não assista, não ouça, não leia ou não faça.

John Bunyan escreveu o famoso livro “A Guerra Santa”, sobre a tentação, queda e redenção. Ele apresenta a entrada do olho, do ouvido e do sentimento provendo acesso direto à cidade da “Alma do Homem”. As entradas, cada um dos acessos que apon­tam para a alma, devem ser guardadas sabiamente, especialmente quando enfrentamos um inimigo que tem armas poderosas.
Oração
Senhor  protege as janelas da minha alma. Ajuda-me a encher a minha mente com coisas boas para que bons pensamentos possam fluir dela.Que meus olhos se desviem de olhar as coisas más e que trarão prejuízos para a minha vida. Peço-te em nome de Jesus Cristo. Amém


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 27- Você é o que você come

Texto para Estudo:   Romanos  13:11-14 , Provérbios  23 :20-21
Para Pensar

São os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) ...
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. A alimentação influi sobre o sistema de defesa do organismo, o sistema que determina sua resistência, a condição mais importante para a manutenção da vida, pois determina se a pessoa será sadia ou doente.
Não é o poder dos micróbios, vírus e bactérias que deve ser temido, mas a falta de resistência do organismo. Sem uma alimentação adequada, o organismo sofre alterações em suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: "Somos o que comemos".
Dependendo da alimentação, o sangue, será puro, vitalizador, levando saúde para todo o organismo, ou será intoxicado, cheio de venenos, provocando doenças e morte. Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". O alimento, além de nutrir, é o melhor remédio. Dois aspectos da alimentação são importantes e devem ser considerados: a qualidade e a quantidade. Devemos saber: o que comer, quanto comer e como comer. ...
 A Bíblia diz :“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31
Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?I Coríntios 3:16
Oração
Senhor, lembra-me sempre que meu corpo é templo do Espírito Santo e que preciso cuidar dele com zelo e carinho para que assim possas habitar em mim. Peço-te em nome de Jesus Cristo. Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia-28- Individualismo

Texto para Estudo:   Gênesis 25:21-34
Para Pensar
Desde o elevador até a internet, vivemos em tempos de total solidão, apesar de estarmos em meio a grandes aglomerações. As pessoas estão cada vez mais carentes de um abraço, afeto ou expressão de apoio.
Isso tem nos tornado incessíveis às necessidades dos outros, e individualistas para com as nossas necessidades. Algumas vezes, nossas atitudes individualistas deixam marcas profundas nas pessoas que nos cercam, e em nossa própria existência.
Veja por exemplo, a tremenda história da Bíblia que vamos estudar hoje. Que muito mais do que a briga, o ciúmes e o individualismo vivido entre dois irmãos, narra o início de um conflito que perdura até os dias de hoje, entre nações tão ricas e abençoadas, quanto briguentas e em constantes conflitos. É como um barril de pólvora, que se ascendeu há mais de 4.000 anos, que nunca mais se apagou. E de vez em quando explode de novo. Já descrevendo o futuro, que só Deus é capaz de saber, em descrição profética, Deus conta à Rebeca, esposa de Isaque, em Gên. 25:23: “Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti se dividirão: Um povo será mais forte que o outro, e o mais velho, servirá ao mais moço.”
Conforme o texto descrito, realmente havia dois filhos  distintos em todos os sentidos no ventre de Rebeca. Tudo era individual ali. Inclusive a profecia acerca do futuro de ambos. Mas essa individualidade, marcada até por diferenças físicas e comportamentais,  se tornou maléfica quando passou a ser agredida pelo individualismo de ambos. Pensando cada um em si, se iniciou uma história cheia de  truques e enganos, ciladas e disputas, perseguições, ira e vingança.
A venda do prato de lentilhas, em troca da cobiçada primogenitura,   aproveitando um momento de desfalecimento e fome, foi apenas o golpe inicial.
Essa história se arrastou com cenas de terríveis disputas  fraudulentas, até Gênesis 32:22-32, quando finalmente Jacó assume  sua verdadeira identidade, e ao invés de roubar a identidade de Esaú,  recebe a bênção de Deus, e seu novo nome: Israel.
Oração:
Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos  sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade. Todos os meus planos e projetos eu consagro ao Senhor e deixo que o Senhor tome conta de todos eles, pois eu sei que tudo pertence ao Senhor. Quero apenas ser usado conforme a tua vontade. Em nome de Jesus.Amém
Como  Vencer as Tormentas da Vida
Dia 29- Individualismo-2

Texto para Estudo:  Lucas 10:27, João 3:16
Para Pensar
Deus não pode abençoar um coração voltado para si mesmo. Se meus valores e decisões não estão fixados em Deus e direcionados para o meu próximo, Deus não me força a viver o que eu não quero. O livre arbítrio do individualista já desprezou automaticamente  a Deus e ao próximo. Ele jamais será abençoado e feliz.Leia Lucas 10:27
O computador e o celular podem me conectar com muitos amigos, mas nenhum deles pode me transmitir o calor do abraço ou o brilho dos olhos. Nem podem, tampouco, enxugar minhas lágrimas.
João Batista foi um indivíduo solitário e isolado do mundo ao seu redor. Nem por isso pode-se afirmar que ele foi individualista. Muito pelo contrário, ele era solidário, amigo de todos e também amado por todos.
Como é possível vencer o individualismo, mesmo vivendo em um mundo tão competitivo e egoísta. Já que não podemos mudar o mundo, o que podemos fazer para melhorar o mundo, e espalhar solidariedade?
Jacó seria abençoado com a primogenitura e com a descendência de Israel, mesmo que nada fizesse a respeito. Seu individualismo em suas ações e seu egoísmo no modo de pensar, em nada contribuiu, mas trouxe sofrimento a si mesmo e aos seus descendentes. Sempre que pensamos no coletivo, e agimos pelo bem de todos, imitamos a Deus. E sempre que pensamos somente em nós mesmos, e buscamos de qualquer modo alcançar nossos desejos e satisfazer nossos interesses, imitamos a Satanás.
Cristo nunca foi individualista, embora vivesse a individualidade de desafiar todos os erros dos modelos culturais de Seu tempo, viveu e morreu, somente para salvar as pessoas. João 3:16.“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Adaptado- Autor: Pr Elton Braga
Oração
Pai, agradeço por permitir enxergar e entender coisas que antes eu nem sequer sabia que existiam. Jesus têm feito a diferença  na minha vida. Continua revelando tudo aquilo que está em oculto, e mostrando qual o caminho que eu devo seguir. Ajuda-me nas minhas decisões trazendo luz, para escolher aquilo que for da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 30- Onde e com quem convivemos

Texto para EstudoJuízes 13:12-14, 24-25 e 14:1-3 e 16:1-4, 15-17.
Para Pensar

Há muitas histórias interessantes na Bíblia, uma delas é a de Sansão. Ele é conhecido por sua força e seus cabelos longos. Era um monte de músculos, p’ra Hulk nenhum colocar defeitos. Foi o homem mais forte da história da humanidade. Infelizmente, nós sabemos que de todos os músculos de seu corpo, houve um que ele não soube dominar: o coração. E por causa desse pequeno músculo, do tamanho da sua mão fechada, Sansão teve todos os outros músculos derrotados. Terminou calvo e cego.Talvez seja por isso que o sábio Salomão escreveu em Prov. 4:23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as avenidas da alma.” Há uma parte da história de Sansão que interferiu mais do que a própria mulher, por quem ele se apaixonou, contou seus segredos e ela o traiu. Acontece que Sansão não teria conhecido Dalila, e nem teria tido tantas lutas pessoais, se ele tivesse atendido às orientações de seus pais e do Seu Deus, a respeito dos lugares que deveria e que não deveria freqüentar. Assim foi que tudo começou...
Estes versos nos levam a uma reflexão profunda sobre como o nosso caráter é diretamente afetado pelos ambientes que freqüentamos e as pessoas com quem nos relacionamos.
Aprendemos que os músculos mais fortes do mundo, não garantem nossa vitória ou segurança. Veja como os lugares onde Sansão insistia em freqüentar foram cercando suas decisões e livre arbítrio. E com o tempo, ele se tornou cativo pelas pessoas que viviam naquelas terras, a quem ele tanto desprezava e se julgava superior.
Antes que o mundo raspasse os cabelos e cegasse os olhos de Sansão, ele mesmo já havia “raspado” de sua mente seus princípios e compromissos para com Deus, e se tornado cego para o pecado.

Oração:
 Querido Deus ajuda-nos em nossas fraquezas a vencermos os medos e desafios que se levantam contra nós, ajuda-nos a vencer a nossa carne para assim confiarmos em Ti e somente em Tua presença nas nossas vidas. Obrigado Pai pelo Teu constante Amor. Em nome de Jesus. Amém.


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 31- Onde e com quem convivemos-2

Texto para EstudoSalmos 1
Para Pensar

O segredo para ser feliz é este: não se deixar levar pelas más companhias; não seguir pessoas que não querem saber de Deus; não se associar com zombadores que desfazem ou distorcem a palavra de Deus. Pois eles te afastam de Deus e te levam prá baixo. 

Por que Jesus freqüentou lugares como a casa de pecadores e ladrões semelhantes a Zaqueu, rodas de diálogo com prostitutas, como a mulher Samaritana junto ao Poço de Jacó e, no entanto, nunca sofreu influência, mas transformou o ambiente e as pessoas com as quais se relacionou?

Deixe Jesus entrar em sua casa!

Sempre que Jesus adentra uma casa ou um coração, Ele  traz transformação, vitória, alegria e vida eterna.

Que ação prática e verdadeira você pretende adotar para se afastar dos lugares impróprios?

Antes que Deus seja o nosso Senhor eterno, Ele precisa ser o nosso Senhor aqui na Terra. Antes que andemos com Ele no reino celestial, precisamos andar com Ele pelos caminhos desta vida.

Para chegar ao céu, precisamos nos afastar dos caminhos do mundo, e andarmos exclusivamente nos caminhos de Jesus. Pois Ele disse em João 14:6: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.

Adaptado-
Autor: Pr Elton Bravo

Oração:

Pai querido perdoa pelas vezes que fiz escolhas erradas por caminhos que eu não aprovava. Por favor, retira de mim todo sentimento de culpa e tristeza. Têm misericórdia e me dê discernimento e sabedoria para que eu possa seguir o Seu caminho e permanecer no centro da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 32- Relacionamentos Virtuais,Sofrimentos Reais

Texto para Estudo: Provérbios 4:23;  2Coríntios 3:18
Para Pensar
Pagar contas, enviar mensagens, realizar pesquisas, fazer compras, obter um endereço ou CEP de qualquer cidade, localizar uma cidade no Planeta, consultar a conta bancária, efetuar pagamentos, ufa!... Mas ainda não é tudo. Isso é só o começo. Dentre tantas coisas que são realizadas no mundo virtual, “relacionar-se” é uma delas que se faz com muita freqüência na internet. Muitos estão agora mesmo acessando sites especializados em relacionamentos.
 Pessoas desejando encontrar alguém com quem possa desenvolver uma relação amorosa ou, simplesmente, para passar tempo. No mundo dos relacionamentos virtuais existem centenas de milhares de histórias. Algumas engraçadas, outras muito tristes.
Observe e compare os textos a seguir: Provérbios 4:23:  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida [saídas da vida]” (RA/RC). – Provérbios 4:23: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (NTLH).
Quando alguém naufraga na vida espiritual e moral deve entender que não é algo que acontece por acaso ou involuntariamente. Há sempre uma razão ou conjunto de razões que conduzem ao desânimo e perda do interesse pelas coisas espirituais. Aquilo que armazenamos em nossa  mente afeta a nossa moral e a espiritualidade de maneira positiva ou negativa. A maneira como utilizo a internet afeta o meu relacionamento com Deus ou é o meu relacionamento com Deus que afeta a maneira como eu utilizo a internet?
“Todos quantos proferem o nome de Cristo, necessitam vigiar e orar, e guardar as entradas da alma; pois Satanás está em atividade para corromper e destruir, uma vez que lhe seja dada a mínima vantagem.” LA, p. 402.
Leia 1Pe 1:15 e responda: O que significa tornar-se santo? Qual a relação entre ser santo e evitar contemplar certos conteúdos na internet? O que deve significar para nós a expressão “em todo o vosso procedimento”?
“Temos uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros.” MCP1, p.107.
Pr José Hadson Gomes de Araújo (adaptado)
Oração:Senhor guarda meus pensamentos e as minhas ações para que o Senhor reine em minha vida e assim obtenha vitórias nas tormentas da vida.Oro no nome de Jesus. Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 33- No Limite

Texto para Estudo: 1Pedro 5: 6 ,7; Filipenses 4:6-7
Para Pensar

Em alguma fase da vida o ser humano passa por sentimentos de medo, preocupação, ansiedade, insatisfação, aborrecimento e outros.

A vida agitada, problemas financeiros, violência urbana, trânsito con­gestionado, excesso de trabalho, frustrações, conflitos familiares, instabilidade no emprego, etc. todas estas situações remetem a um problema comum nos dias de hoje: o estresse.

Tudo que leva o indivíduo a uma constante irritação ou a certo tipo de temor pode ser uma causa para a ansiedade

Superar a ansiedade oferece liberdade do peso do estresse. Provérbios 12:25 explica que ansiedade no coração deixa o homem abatido. No entanto, esse mesmo versículo explica: "mas uma boa palavra o alegra". Que boas palavras a Bíblia apresenta à pessoa que está preocupada? 

De acordo com a Bíblia, Deus pode aguentar o seu estresse, mesmo quando não podemos. No entanto, como a Bíblia afirma ,você precisa primeiramente se humilhar diante de Deus para que Ele possa carregar o seu fardo por completo. 1 Pedro 5:6-7 diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." Deus quer guardá-lo do perigo, mas primeiro você precisa se humilhar – abrindo mão do orgulho que diz que você pode cuidar de todos os problemas da sua vida sozinho. Humildade permite com que Deus entre em sua vida e tome controle. Então, desista de ter controle e entregue todos os seus problemas ao Deus soberano. 

Para superar a ansiedade, é preciso mais do que apenas se humilhar. Você precisa também se comunicar com Deus, expressando seus problemas para Ele. A Bíblia diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" (Filipenses 4:6).Ore a Deus. Compartilhe com Ele as suas preocupações. Deus está sempre pronto para ouvir. 
Oração:
Senhor, preciso da Sua ajuda para aprender a ir mais devagar e cuidar das minhas próprias responsabilidades em vez de correr sem controle e sem propósito.Por favor, dê-me sabedoria,mas também a paciência e quietude que preciso para aquela sabedoria mudar meu coração e mente.Em nome de Jesus eu peço.Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 34- No Limite-2
Texto para Estudo: Salmos 62:1,2- Romanos 5:3-4

Para Pensar

Quando Deus estiver tomando conta de suas inquietações, o que mais Ele tem a oferecer? Filipenses 4:7, depois de recomendar oração em tempos de ansiedade, também diz: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Deus vai lhe dar paz. Ele vai substituir sua ansiedade por um coração e mente cheio de tranquilidade. Mesmo se você não puder compreender o Seu poder, apresente seus problemas a Deus. Você vai se maravilhar com a paz que Ele pode oferecer.
Quando estamos estressados, a oração pode aliviar as nossas tensões. A Bíblia diz em Salmos 62:1-2 “Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.” 

O stress que não pode ser evitado, pode nos ajudar a desenvolver a nossa fé e o nosso caráter. A Bíblia diz em Romanos 5:3-4 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança.” 

Se temos stress exterior não significa que devemos deixar que nos afete interiormente. A Bíblia diz em Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” 

Durante as temporadas de estresse, podemos ter paz se mantemos os nossos pensamentos no Senhor. A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti."
http://www.jesusvoltara.com.br/info/stress.htm
Oração:

Pai querido, eu sei que o Senhor tem o melhor para mim, não permita que eu tome nenhuma decisão apressada, ajuda-me a esperar no Senhor, no Seu tempo, pois tenho certeza que a Sua promessa vai se completar em minha vida. Eu rejeito toda ansiedade, toda falta de fé e todo medo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 35- Vencendo os maus Hábitos

Texto para Estudo: I João 3:9- Tito 2:7
Para Pensar

Os maus hábitos devem ser eliminados com determinação e com ajuda de Deus. A Bíblia diz em 1 João 3:9 “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.” 

Os maus hábitos não merecem misericórdia. A Bíblia diz em Deuterenômio 12:2-3 “Certamente destruireis todos os lugares em que as nações que haveis de subjugar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa; e derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, queimareis a fogo os seus aserins, abatereis as imagens esculpidas dos seus deuses e apagareis o seu nome daquele lugar.” 

Forme bons hábitos na sua vida. A Bíblia diz em Tito 2:7 “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade.” 

Adquira o hábito de concentrar os seus pensamentos em coisas positivas. A Bíblia diz em Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” 

Que bons hábitos devemos criar e manter? Devolver o dízimo é um excelente hábito. A Bíblia diz em Deuteronômio 14:22 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo.” 

Jesus deu-nos um exemplo a seguir com o seu hábito de adoração o qual deveríamos imitar. A Bíblia diz em Lucas 4:16 “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” 

A oração é um hábito muito bom. A Bíblia diz em Mateus 6:5 “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.” http://www.jesusvoltara.com.br/info/habitos.htm

Adquira o hábito de orar diariamente ,principalmente nas primeiras horas da manhã e encontre a paz de espírito mesmo em meio as tormentas da vida e seja feliz.

Oração
Pai querido perdoa pelas muitas vezes que não tive discernimento, e tomei decisões erradas e adquiri maus hábitos. Ajuda-me a discernir e fazer as escolhas certas para que cada dia eu esteja mais no centro da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 36- Vencendo a Decepção

Texto para Estudo Salmos 9:9-10,Salmos 27

Para Pensar
A vida é cheia de decepções, pode ser no casamento, na vida profissional, na antiga amizade, naqueles que consideramos como irmãos, e até nas melhores famílias.No entanto, para esquecerem suas decepções, muitas pessoas tomam caminhos que em vez de ajudar, trazem maiores problemas. 

Nós as vezes ficamos decepcionados, porque Deus não nos responde da maneira que queremos. Nossos desapontamentos são nossos apontamentos no céu.

Tudo isso faz parte de um propósito maior que nós não somos capazes de entender. Por isso muitos ficam decepcionados por causa de uma luta que parece não ter fim e que cada dia que passa, parece piorar ainda mais. Às vezes o nosso Deus se oculta nas sombras, ou se esconde – só para ver a nossa reação. Ele diz: “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”.

Você está decepcionado com alguém ou alguma coisa¿

Jesus deseja e pode fazer algo por você, mas é preciso que diga a Ele o que vai ao seu coração. Então tome algumas atitudes, se for possível, que seja agora mesmo:

1º Fale com Deus em nome de Jesus;

2º Conte o seu problema ou decepção como se tivesse contando a um amigo. Abra o seu coração!;

3º Diga especificamente o que você gostaria que fosse feito, mas, primeiramente, peça que sua decisão esteja sempre debaixo da vontade do Pai;

4º Tenha fé que Deus cuidará dos seus problemas e decepções;

5º Depois descanse no Senhor.

Jesus te ama e não o desamparará! 
Lembre que Ele é seu amigo mais chegado que um irmão! 

Oração:

Pai querido, como sempre mais uma vez vejo o cuidado e a proteção do Senhor em minha vida. Obrigado pela Sua bondade comigo. Perdoa pelas vezes que deixei Seu caminho e me envolvi com coisas que não eram da Sua vontade. Trata minhas emoções para que eu entenda que as aflições são passageiras e a vitória é garantida. Em nome de Jesus. Amém.

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 37- Vencendo a Incredulidade

Texto para Estudo Hebreus 10:36-39
Para Pensar

A Bíblia ensina que o cristão recebe a vida de Deus pela fé.

Durante um bom tempo a fé foi mal entendida, foi encarada como uma atitude positiva frente a uma idéia, desejo ou pedido feito a Deus. Fé não é isso. 

Fé é confiança irrestrita em Deus e Sua Palavra, fé é certeza e convicção em Deus e Sua Palavra. Fé é atitude diante da palavra de Deus.
     
Para termos essa certeza e convicção precisamos vencer nossa incredulidade e para vencer a incredulidade:

1)Precisamos aprender a confiar em Deus.

     Para confiarmos em alguém precisamos conhecê-lo, é impossível confiar em quem não se conhece e para conhecermos a Deus temos que dedicar tempo ao nosso relacionamento com Ele. Quer vencer a incredulidade? Busque conhecer a Deus. Passe tempo buscando-o.

2)Precisamos conhecer e confiar na Palavra de Deus.
     
Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus.
Como podemos acreditar no que Deus diz se não conhecemos a Sua Palavra. Se já aprendemos a confiar em Deus precisamos conhecer Sua Palavra. Muitas pessoas se frustram, pois depositam sua fé em coisas que Deus nunca disse. Hoje muitas pessoas têm o hábito de por palavras na boca de Deus, tem o hábito de falarem Deus disse sem que Ele tenha falado. Para não nos frustrarmos ou decepcionarmos depositando nossa fé nas palavras erradas precisamos conhecer a palavra verdadeira de Deus, a Bíblia. 

3)Precisamos obedecer a Sua palavra, fazer a vontade de Deus.

 Hebreus 10:36 diz que depois de termos perseverado fazendo a vontade de Deus é que alcançamos a promessa. Crer em Deus é fazer o que Sua Palavra diz. Se dissermos que cremos em Deus, mas não fizermos a Sua vontade estamos mentindo e nos enganando.

 Quer vencer a incredulidade e ter a bênção de Deus?

Obedeça a Bíblia, faça a vontade de Deus.

Oração:

“Senhor, eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade.” Em nome de Jesus Cristo.Amém

Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 38- Aprendendo com as tormentas da vida

Texto para Estudo :Salmos 138

Para Pensar

Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado” (Salmos 107:29, 30).
Um velho fabricante de violinos escolhia, para a confecção de seus instrumentos, o lado norte das árvores, pois, era este lado que enfrentava os mais ferozes vendavais. Quando as tempestades assolavam as árvores, batendo violentamente contra elas, envergavam e gemiam, mas, era isso que lhes dava a força. O fabricante de violinos, dizia: “Elas estão simplesmente aprendendo a ser violinos.” (Jeris E. Bragan)
Muitas vezes nos sentimos como árvores atingidas por tormentas. Ventos de sofrimentos nos assolam. Raios e trovões nos mostram as lutas financeiras. Nuvens negras de solidão e abandono nos enchem de angústia e desespero. Tentamos nos abrigar da tempestade espiritual que nos apavora e não encontramos um lugar adequado. Corremos para um lado e para outro, gememos, choramos, mas tudo parece em vão.
E o que podemos esperar de tal situação? Poderíamos tirar algum proveito das lutas enfrentadas? Sim! É possível — ou quase certo — que tais momentos servirão de fortalecimento para uma vida plena de grandes conquistas e vitórias. As dificuldades, quando ultrapassadas, nos enchem de fé e esperança. Os obstáculos, quando vencidos, fortalecem os nossos músculos espirituais. Os ventos impetuosos, empurrando-nos para lá e para cá, nos darão um equilíbrio e uma vida confiante , difícil de derrubar. Quando atravessamos, com sucesso, as intempéries da vida, nos credenciamos a seguir o resto do caminho em solo firme e pavimentado.
Se você está enfrentando tempestades em sua vida pessoal, conjugal, ou profissional, não se deixe abater. Persevere,

Oração:

Pai querido  entrego meu coração, meus sentimentos e minhas emoções ao Senhor. Minha vida esta em Suas mãos  sei que há tempo para todas as coisas, por isso se houver tristeza, medo, solidão, dúvida, sei que estas coisas são para minha edificação. Guarda meus caminhos, e livra meus passos do caminho do mal. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 39- Jesus acalma as tempestades

Texto para Estudo: Salmo 139
Para Pensar

 “Por que vocês são tão medrosos? Respondeu Jesus. Como é pequena a fé que vocês têm! Aí ele se levantou, deu uma ordem ao vento e às ondas, e tudo ficou calmo.” Mt 8:26 (BLH).

Jesus havia atravessado o mar da Galiléia durante uma tempestade, e tornou-o calmo. Jesus atravessou esse e todos os outros mares de tempestades da Sua vida, porque Ele sabia que Deus O sustentaria num mar de medo e pecado quando Satanás tentasse desanimá-Lo de Sua grande missão de salvação.

Para nós, sempre traz conforto saber que Jesus está ao nosso lado para acalmar as tempestades. Quantas vezes duvidamos e não compreendemos que Jesus está ali. Ficamos com medo e desanimados sem saber que o Mestre está pronto para dar Sua ordem contra as tempestades da vida e contra as tormentas que nos atingem a cada instante, trazendo novamente a paz e tranqüilidade que precisamos.

Existirão tempos de calmarias e tranqüilidade em nossa vida, mas nunca poderemos escapar das tempestades. Todos nós iremos sofrer problemas, lutas e dificuldades. Portanto, é indispensável que Jesus esteja no barco conosco. Que tenhamos fé em Seu poder de acalmar e repreender as tormentas de nossa vida. Cada dia precisamos e devemos orar: “Senhor, dirige o barco de minha vida e leva-o ao Porto Seguro”.

Todos nós precisamos de um guia, que nos dirija através das muitas dificuldades e obstáculos da vida, assim como o marinheiro precisa de um piloto que guie o barco entre os bancos de areia ou nos rios cheios de recifes, obstáculos e perigos.

Não desanime da oração, intercedendo por sua família e por seus amigos. Não desanime da comunhão permanente com Jesus. Não desanime de buscar o poder do Espírito Santo para sua vida. A vitória sempre é prometida somente ao que perseverar, nunca ao que acaba desanimando. Perseverar até o fim, este é nosso desafio e privilégio em Jesus!

Assim, nas tormentas ou na paz você estará confiante com um Piloto que nunca o abandona a deriva da vida, mas sempre vai nos levar para Sua segurança, conforto, paz e esperança: Cristo Jesus! Feliz semana no rumo certo!

Pr. Thomas Kloppe 

Oração
 Pai querido, obrigado pelas experiências que o Senhor tem me dado. Obrigado pelas habilidades que o Senhor colocou em mim quando me formou no ventre da minha mãe. Obrigado pelo Seu Santo Espírito que está sobre mim. Obrigado pelo Seu amor derramado em meu coração. Agora, querido Pai, por favor, ajuda-me a anunciar estas grandes coisas que o Senhor tem feito por mim, ajuda-me a levar o Seu evangelho, para aquelas pessoas que ainda não foram alcançadas pelo Seu amor. No nome de Jesus eu oro. Amém.
Como  Vencer as Tormentas da Vida

Dia 40- A ordem é seguir confiando em Deus
Texto para Estudo: Provérbios 3 : 1-10

Para Pensar

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5.

Vivemos em um mundo de engano e mentira. A propaganda promete maravilhas em letras garrafais e esconde a verdade em letras miúdas. Existe gente cujo instrumento de trabalho é a esperteza usada para explorar a confiança das pessoas. A fraude é parte dos negócios. Cobra-se o máximo e entrega-se o mínimo. Disfarça-se, esconde-se a verdade. Pinta-se o que é velho e vende-se como novo.

Diante desse quadro, não é estranho achar que todo mundo mente. A confiança é um produto em extinção e, para muita gente, torna-se difícil aceitar a existência de Deus como verdade, vivendo numa cultura fraudulenta.

No entanto, o conselho de Salomão é: “Confia no Senhor” (Pv 3:5). Esse é um convite ao convívio com Deus. Para você confiar em alguém, precisa conhecê-lo, e para conhecer uma pessoa é preciso conviver com ela.

Como se convive com Deus? Separando tempo todos os dias para cultivar o companheirismo com Ele através da oração e do estudo da Bíblia. É preciso disciplina para isso, porque a natureza humana não gosta do companheirismo com Deus. É independente, deleita-se em tomar suas próprias decisões e “estribar-se no seu próprio entendimento.” “Eu acho”, “eu penso”, “eu creio”, são expressões frequentes da natureza humana. Portanto, separar um tempo diário para comungar com Deus requer esforço. Você sabe que nada que valha nesta vida se consegue sem esforço.

Quanto mais você cultivar o companheirismo diário com Jesus, tanto mais você aprenderá a confiar nEle. Permita que Ele participe de suas decisões e ações. O resultado será uma vida de alegria, satisfação e paz, mesmo em meio às dificuldades e provações.

Se você estiver lendo esta meditação antes de começar o dia, já é um bom ponto de partida para sentir que Jesus estará ao seu lado ao longo desta nova jornada. Confie no Senhor. Ele nunca falha. Os céus e a terra podem passar. Palavras e promessas humanas podem ir e vir, mas as promessas divinas permanecem para sempre. Portanto: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”Alejandro Bullón

Oração:
Senhor Deus, obrigado por esta Jornada. Ensina-me a viver com paciência e ajuda-me a esperar pelo tempo determinado. Perdoa pela minha ansiedade, e muitas vezes até a falta de fé. Eu sei que o Senhor jamais se esquece de nenhum dos Seus filhos, eu sei que o Senhor jamais irá me deixar desamparado. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém



Fim de Jornada

Chegamos ao final de mais uma Jornada Espiritual de 40 Dias. Esse foi só o começo do processo para uma vida renovada por Deus. Fica aqui o conselho para que você diariamente coloque em prática o que aprendeu. Todo o dia busque a sabedoria que vem do alto através da leitura da Bíblia, da Meditação e da oração, pois a diferença é a oração que nos põe em sintonia com a sabedoria divina. Ainda que a situação seja sem esperança nada é impossível para Deus.

Confie, e espere sempre no Senhor, porque Jesus nos assegura “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. Marcos 11:24


Diga a você mesmo:

“Todos os dias, a despeito de qualquer dificuldade, estarei sempre melhor. Com Cristo em primeiro lugar, vencerei todos os desafios e viverei para a glória de Deus, pois para isso é que fui criado.”

Tenha uma Vida vitoriosa!

 “Graça e paz vos sejam multiplicadas”
(I pedro 1:2)

Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Hebreus 10:37-38
Cristo vem!Prepara-te!









Palavra Final

Agradeço a Deus pela vida de cada participante e quero lhe dizer não desista da sua jornada cristã por nada deste mundo, pois nem ouro nem prata vale o sacrifício que Jesus Cristo fez para nos dar vida eterna.

Continue buscando a cada manhã estar em comunhão com Deus e a leitura da Bíblia e não se esqueça que nas últimas instruções do Senhor Jesus aos seus discípulos (capítulos 15 e 16 do Evangelho de João), Ele os alerta dizendo: Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, aborreceu a mim. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós. Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.E no versículo 33 do capítulo 16 do livro de João o Senhor Jesus declara: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Você pode fazer esta jornada quantas vezes quiser ou sentir necessidade se não a terminou pode  começar novamente se for o desejo de seu coração, lembrando-se sempre de orar por outras pessoas,pois através da intercessão alcançamos grandes bênçãos,pois além de abençoar somos abençoados.

Agradeço a Deus pela oração que muitos fizeram pela minha vida, pois sem ela não teria concluído esta jornada, pois o inimigo tem trabalhado para derrubar este Ministério, pois muitas vidas têm sido salvas através dele. Graças a Deus, muitas vitórias temos conseguido, pois o nosso trabalho não é de homens , mas dirigido pelo Espírito Santo de Deus.

Envie-me seus testemunhos, se assim o desejar, contando as bênçãos recebidas. Caso ainda não a recebeu não desanime, pois Deus já ouviu a nossa oração e no tempo dEle você obterá a sua bênção.

Continuemos vigiando e orando e nos preparando para a breve volta de Jesus Cristo.

Obrigada pela sua participação ,por cada oração feita, por cada jejum feito, só Deus poderá lhe recompensar.

Prossigamos a conhecer o Senhor Criador e Mantenedor do Universo e que as bênçãos do Senhor esteja com você e todos os seus familiares.

Em 01-10-2011
Eliana Aderne





Bibliografia

Amigos da Esperança-Lições para Pequenos Grupos- 2011 – UNEB
Meditações Diária- www.cpb.com.br/

Créditos

REFLEXÕES

Dicas para uma vida de oração



Com o passar dos anos, as pessoas tem cada vez mais deixado de orar. Muitas continuam valorizando a oração e reconhecem a sua grande utilidade, mas mesmo assim não a colocam como prioridade em suas rotinas. O tempo passa e o estereótipo que diz que oração é coisa de idosos vai se confirmando, pois os jovens cristãos de atualmente não têm uma vida de oração dedicada como tinham os jovens de antigamente. O exemplo de vida dado por Jesus infelizmente vem sendo esquecido por muitos.

“Jesus estudou as Escrituras na infância, na juventude e na fase adulta. (…) Em Sua juventude, a madrugada e o crepúsculo vespertino muitas vezes O encontravam sozinho ao lado da montanha ou entre as árvores da floresta, passando uma hora silenciosa de oração e estudo da Palavra de Deus.” (Educação, p. 185). Neste texto podemos nos lembrar que os jovens não só podem, mas devem construir uma vida de oração. Dedicar-se a orar e conversar com Deus deve ser uma atividade desenvolvida por cristãos de todas as idades. Mas como podemos ou devemos orar?

Há duas preocupações que atingem até mesmo aqueles que procuram orar constantemente e são, muitas vezes, exemplos por conta deste comportamento. A primeira é a falta de concentração. Constantemente estamos tão preocupados com nossos problemas e sonhos que deixamos de nos concentrar na pessoa de Jesus Cristo, o intercessor com quem estamos falando, para pensarmos em outras coisas que no momento não nos elevam para perto dEle. A segunda preocupação é quanto a duração das orações. Quando fazemos orações consideradas curtas tendemos a achar que a nossa vida de oração é fraca o que nos desanima a prosseguir com ela e isso é realmente muito preocupante. Diante dessas preocupações seria muito interessante se tentássemos seguir as seguintes dicas:

1. Devemos estabelecer um local e um momento de oração. Isso não nos impede de falarmos com Deus durante o restante do dia, mas é muito importante que nós estabeleçamos um momento somente para isso. “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” (Marcos 1:35). Jesus separou as madrugadas para serem os seus momentos de oração justamente porque eram nestes momentos em que Ele se encontrava a sós com Deus, sem que nada viesse a interrompe-lo ou tirar a Sua concentração. Os locais escolhidos por Jesus também lhe proporcionavam estar sozinho. “Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.” (Lucas 5:16).

2. Se durante a oração a sua mente está mais concentrada em outro tipo de pensamento em vez de estar concentrada na pessoa de Jesus Cristo, então ore por este pensamento, seja ele impuro ou não, afinal, é importante que você converse sobre tudo com Jesus. Talvez Ele esteja até mesmo te dando uma dica para a sua agenda de oração daquele dia.

3. Se você possui dificuldade de concentração ao fazer uma oração silenciosa então ore em voz alta.

4. Se você é uma pessoa que mesmo orando em voz alta ainda não consegue se concentrar, então experimente escrever as suas orações, e à semelhança de Davi, componha os seus próprios Salmos.

5. É interessante, também, estabelecer um roteiro para a oração e como sugestão temos o conhecido acróstico ACAS, que significa Adoração + Confissão + Ações de Graça + Súplica. Uma oração que tem todos estes elementos pode ser considerada completa.

6. Quando você terminar uma oração veja quanto tempo gastou falando com Deus e tente dobrar este tempo no dia seguinte. Dentro de pouco tempo a oração será prioridade em sua rotina diária.

A oração é o que move a vida do cristão independente da sua idade. Experimente ter uma vida de oração e sinta as maravilhas que ela irá te proporcionar. E se em algum momento você se esquecer de todas essas 6 dicas, lembre-se de Cristo. Ele é o nosso maior exemplo, pois mesmo já sendo santo, sempre designou um tempo em Sua agenda para falar com o Seu Pai celestial.

Texto enviado por Isabelle Palma







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...