Translate

sábado, 25 de agosto de 2012

7- JE_ Jesus é a resposta


Jesus é a resposta para quem o busca com fé

Leitura Bíblica:Atos 3 : 1-10

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.Atos 3:6



A BUSCA POR DEUS

Pr Neumoel Stina

Você acha fácil encontrar-se com Jesus? Será que Jesus sai à procura de Seus filhos? Será que Jesus tem uma preocupação especial com o ser humano?

O título da palestra de hoje é: A BUSCA POR JESUS.

As notícias sobre o Filho de Deus foram levadas aos confins da Terra, chegando ao conhecimento de muitos povos. As pessoas saíam de suas terras para encontrar-se com Jesus e serem por Ele curadas de todas as enfermidades.

Dentre estas pessoas, um homem chamado Matias que era um coxo que ouvira falar dos milagres de Jesus. Quando soube da cura dos coxos, regozijou-se em seu coração, querendo que o mesmo acontecesse consigo.

Matias ouvira contar dos cegos que passaram a enxergar. “Então tocou os olhos deles dizendo: Seja feito segundo a vossa fé. E os seus olhos se abriram”. Mateus 9:29 e 30. Ouvira também dos mudos que agora falavam. Ouvira que apenas ao tocar os enfermos, Jesus os curava. E ao surdo, “tocando-lhe a orelha, o curou”. Lucas 22:51.

A cura dos endemoninhados, dos doentes em geral e ouvira até que o mesmo Jesus ressuscitava mortos!  Que mestre maravilhoso, além do Messias, poderia realizar tais milagres? Ele pensava animado e ansioso por encontrar a Jesus.

Matias resolveu, então, ir em busca Daquele que a todos liberta do mal e do perigo. Quis ver a Cristo, para que sua enfermidade fosse curada. Reuniu suas roupas, chamou os amigos para que o levassem até o lugar onde pudesse encontrar Jesus.

Começou a viajar por todos os lugares, buscando encontrar a Cristo.  Era levado pelos amigos e familiares em uma busca ansiosa por uma cura milagrosa, que ele sabia que existia e que tinha tido notícia.

A Galiléia era grande, mas nada comparado ao anseio deste coxo, que queria ser curado como qualquer outro. Queria trabalhar e constituir uma família, esposa e filhos saudáveis, que pudessem brincar e se alegrar em meio à beleza natural que ali existia. Queria poder correr pelos campos e escalar a mais alta montanha que encontrasse.  Queria poder sentir o peso de seu corpo sobre seus pés e poder andar como as pessoas normais.

Sua vida tinha sido de tristezas e descontentamentos. Tudo o que pensava realizar caía por terra quando olhava para seus membros inferiores, e via a triste realidade.  Era tido como pecador, pois, para a maioria das pessoas os problemas físicos ou sociais refletiam o pecado próprio ou dos pais. Porém, o mal existe desde que o pecado entrou na Terra.

Matias não desistiria facilmente, e lutaria até encontrar a Jesus. Lutaria para ser salvo e perdoado dos pecados que achava que seus pais cometeram ou dos pecados que ele próprio cometera.  E ao mesmo tempo em que estava animado e ansioso pela nova vida, estava com medo do futuro. Estava com medo, pois se não encontrasse a Cristo, de que valeria a sua viagem?

E se Cristo fosse apenas mais um homem comum sobre quem as pessoas falavam muito. Na verdade Jesus era homem simples. No entanto havia um questionamento: E se Jesus, mesmo podendo curá-lo, não o curasse?

Matias resolveu apenas crer em Jesus, mesmo sem poder conhecê-lo, pois uma coisa somente era certa: Se há algum meio de eu poder ser curado, este meio está neste homem que todos chamam de Cristo.

Se ele realmente existir, somente Ele poderá me salvar e transformar a minha vida.  Ele possuía uma fé inabalável, assim como sua força de vontade. Estava disposto a sacrificar seu tempo por causa de apenas um foco de esperança, centralizado em Jesus.

Depois de um longo jornadear, chegando em Jerusalém, viu um tumulto que se formava, e uma multidão gritando freneticamente para um foco. Estavam gritando para um homem que carregava uma cruz enorme. Provavelmente um ladrão ou assassino – falou um dos que estavam lhe ajudando,  sem ter conhecimento do fato que se sucedia.

Até que alguém resolveu perguntar a um homem que acompanhava a multidão ao longe. Seu nome era Pedro, e conhecera Aquele que seria pregado no madeiro.  E sua pergunta foi respondida: Era Jesus, o homem bondoso que fazia o bem às pessoas, mas mesmo assim elas escolheram crucificá-lo como a um ladrão.

Matias olhou para Pedro com lágrimas nos olhos, pois sabia exatamente quem estava preste a ser crucificado. Sabia que a sua esperança estava terminada.O sentimento de ansiedade dera lugar a um sentimento de decepção.

Tudo o que sonhara durante tanto tempo fora abalado com a figura de Jesus Cristo sendo pregado e em seguida morto, por causa de seu amor pela humanidade.

Após este triste episódio, Matias resolveu ficar por ali, pois a viagem o cansara muito, e esperaria por um tempo, o quanto fosse necessário, até que esquecesse tudo sobre o ocorrido.

Os dias se passaram e lá estava Matias em frente ao templo, cabisbaixo e sozinho, pedindo esmola aos que por ali passavam. Foi quando dois homens passavam, e ele resolveu pedir esmolas, pois a vida era triste na situação em que se encontrava.

Toda esperança e fé tinham sido guardadas em um lugar desconhecido, onde não precisariam mais ser vistas, mas algo penetrante pairava no ar. Ao pedir esmolas aos dois homens, reconhecera o rosto de um deles. Era Pedro, aquele que conhecera Jesus. Então, o mesmo Pedro que, cabisbaixo, passeou por entre a via do martírio da cruz, agora se portava como um poderoso Senhor e nobre pregador.

Então Pedro falou com enorme autoridade perante este homem: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isto te dor. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda”. Atos 3:6

O coxo sentiu o poder daquelas palavras e levantou-se como se nunca tivesse deixado de andar.  Matias encontrara Jesus até mesmo depois que o Mestre já havia morrido e ressuscitado, e o próprio Matias já estava quase desistindo de lutar por uma vida nova.

Assim também ocorre com nossa vida!
Nunca buscamos o suficiente para alcançar as bênçãos que Jesus nos tem preparado. Se buscarmos sempre a Jesus, nossa vida será modificada para sempre. Para encontrar é fácil. A sua Palavra é o único caminho para este tão esperado encontro. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13.

Busque a Jesus de todo o seu coração, e mesmo que a busca pareça ser em vão, algumas vezes, você O encontrará com certeza. Neumoel Stina

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...