Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia 24 - Devocional - 50 Dias Transformados pela Palavra

Jornada Espiritual- Dia 24
50 Dias transformados pela Palavra- 
Assista o vídeo com o devocional  para o vigésimo- quarto  dia com o 
Pr. Wilson Pereira



E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do SENHOR, veio prová-lo com questões difíceis.
E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva; com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e foi a Salomão, e disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração.
E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer.
Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara,
E a comida da sua mesa, e o assentar de seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do SENHOR, ficou fora de si.
E disse ao rei: Era verdade a palavra que ouvi na minha terra, dos teus feitos e da tua sabedoria.
E eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi.
Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!
Bendito seja o SENHOR teu Deus, que teve agrado em ti, para te pôr no trono de Israel; porque o SENHOR ama a Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para fazeres juízo e justiça.
1 Reis 10:1-9
****************************
A mulher que procurou a sabedoria

Lendo o livro de 1 Reis, conhecemos uma mulher que além de bonita e rica era também corajosa e decidida.Notícias do rei Salomão, de sua sabedoria e do seu Deus chegavam até ela. Podemos imaginar o que ela, provavelmente, pensava: "Será verdade que exista um homem tão sábio sobre a face da terra?" e ainda: "Será que existe um Deus tão poderoso que faça tantos milagres nesta terra tão distante?" E as perguntas tomavam conta de sua mente e ela continuava... "E se tudo isto for verdade? E se, realmente, este homem existe? E se este Deus que tanto falam for verdadeiro?"

Indagações se misturavam em sua cabeça, e então ela tomou uma decisão muito importante que iria mudar toda a sua vida: ela iria até Israel para ver se tudo o que estavam dizendo era verdade.

A sua viagem até Jerusalém seria muito longa, mas... Ela decidiu fazê-la. Reunindo soldados, servos, animais, presentes e bastante comida, ela partiu de Sabá rumo a Jerusalém, onde ela estaria frente a frente com o homem mais sábio do mundo, o rei Salomão. Calcula-se que a cada dia, ela viajava com toda a sua comitiva, cerca de trinta quilômetros. Isto ela fez por setenta e cinco dias.

Observando esta mulher decidida e corajosa que queria conhecer Salomão e, provavelmente, queria aprender de sua sabedoria, nos lembramos de nós como pessoas que almejamos ser decididos, corajosos e sábios, mas só existe uma “pequena diferença”: para conseguir tudo isto não precisamos viajar quilômetros e quilômetros, pois temos diante de nós a Palavra de Deus com toda a sabedoria que o nosso Senhor quer colocar em nossos corações para que nos tornemos pessoas sábias e belas a Seus olhos.

A Palavra de Deus nos diz em Tiago 1:5 que  "... se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente..."

Assim como a rainha de Sabá, precisamos ser corajosos e colocar em nosso coração o desejo de aprender do Senhor, crescer em Seus caminhos e nos transformar em pessoas cheias de sabedoria.

O grande desejo desta rainha não era apenas conhecer o rei cuja sabedoria foi dada por seu Deus mas também conhecer o Deus que fez maravilhas na vida dele.

Ela era uma mulher que queria saber a verdade e queria ver com seus próprios olhos tudo que ela ouvira falar. O próprio Jesus a elogiou ao ver o seu esforço em vir de tão longe para conhecer a sabedoria de Salomão. Em Mateus 12:42, Ele disse que ela "... veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão."

Devemos assim como a rainha de Sabá, partir em busca de sabedoria. Esta mulher merece, realmente, a nossa admiração, pois ela...
1- não se preocupou com o cansaço a fim de que pudesse alcançar seu objetivo;
2- não se preocupou com a distância, embora, provavelmente, tivesse que viajar uns setenta e cinco dias;
3- não se preocupou com quanto iria gastar com os presentes que ela estaria levando para o rei Salomão - muito ouro, especiarias e pedras preciosas.

O mais importante para ela era conhecer o rei Salomão, ver se, realmente, era como ela tinha ouvido falar e saber mais sobre o Deus que ele confiava.

Depois de uma longa e cansativa viagem, esta bela e rica rainha que veio ver e ouvir da sabedoria de Salomão, chegou a Israel com toda a sua comitiva: "com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas" (1Re 10:2b). A Bíblia nos diz que ela "disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração", e ainda que "... Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer" (1Re 10:2c,3).

Quando a rainha viu a sabedoria de Salomão, a casa que ele fizera, a comida que havia na sua mesa, o modo de agir de seus servos, as suas vestes, os seus copeiros e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, a Bíblia nos diz que ela "ficou fora de si" (1Re 10:5b).

Muitos de nós têm os corações endurecidos e não mais se maravilham ...
1- quando ouvem a Palavra de Deus;
2- quando leem a Bíblia;
3- quando cantam hinos de louvor ao Senhor;
4- quando oram.

Muitos de nós não sentem necessidade de sabedoria, pois a nossos olhos já somos suficientemente sábios.

Muitos de nós não sentem vontade de crescer espiritualmente para se transformar em pessoas segundo o coração de Deus.

Como seria bom para nossas almas se alguém pudesse dizer de nós o que ela disse ao rei:

"Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti ..." (1Re 10:9a).

Como seria bom se alguém nos dissesse: "Bem-aventurados são aqueles que te cercam teu marido, teus filhos e os que trabalham para ti e que têm a oportunidade de ouvir a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor teu Deus, que teve agrado em ti..." 

Que o nosso tesouro esteja repousando nos braços do Senhor e que o nosso coração esteja almejando, ardentemente, crescer no pleno conhecimento de Deus, pois só assim Ele nos abençoará com sabedoria.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...