Translate

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia 19 - Devocional - 50 Dias Transformados pela Palavra

Jornada Espiritual- Dia 19
50 Dias transformados pela Palavra- 
Assista o vídeo com o devocional  para o décimo nono dia- com o 
Pr. Neumoel Stina –Gênesis 39: 7,8,9




E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:7-9

A força da integridade

Prover-nos de bons exemplos é uma abordagem pela qual o Senhor decidiu instilar em nós um sentido de sermos bons modelos. Exemplos são efetivos para inspirar-nos a fazer uma mudança. 

José é um exemplo de integridade, pelo que nos temos debruçado sobre a sua vida. Sua vida é uma sucessão de vitórias, como a nossa deve ser. Estas vitórias não foram automáticas, por ser ele um servo de Deus, mas fruto de luta feita de sofrimento e prazer.

José tinha uma escolha: ele poderia ficar e tentar justificar-se (pois afinal eram os atos dela e ele não tinha escolha) ou poderia fugir. 

Diante dessa sedução, José teve várias razões para pecar; no entanto, esteve firme, por causa do seu compromisso para com Deus.

Como José, por vezes, buscamos “explicações” (desculpas) para o nosso erro.José poderia ceder e culpar, depois, seu desejo.

Estas são algumas lições que podem ser aprendidas,a lição mais importante da história de José na casa de Potifar a ser aprendida é a pureza moral.

A sabedoria deste jovem é extraordinária. Podemos todos nós, não importam as nossas idades, aprender estratégias de vitória sobre as tentações.José não teve medo do preço a ser pago por sua decisão. 

Toda escolha tem um preço. Ceder à mulher de Potifar poderia ter um preço, que José não sabia qual, descoberto ou não. Não ceder tinha um preço imediato: a ira da mulher viria sobre ele, como veio.

Fazer o certo não era nutrido pela eventual recompensa. Mesmo que não fosse recompensado por fazer o certo, ele faria o certo.

O preço foi a prisão imediata, mas poderia ser a morte, e a nódoa que ficou sobre a sua biografia. A injustiça nunca foi reparada. A biografia de José ficou injustamente para sempre manchada.

Só lhe importa um julgamento: o de Deus. Mesmo quando José saiu do poço para o topo, dez anos depois, não consta no texto bíblico seguinte que Potifar tenha ido buscar para lhe punir pela injustiça por causa da mentira da sua mulher.

Há um preço pela obediência a Deus a ser pago no tribunal dos homens. No entanto, o que importa mesmo é ser absolvido no tribunal de Deus, diante do qual todos comparecemos a cada dia. 

Quem queremos ser?

A mulher de Potifar, sem nome, escrava do desejo, tornado seu deus?

José, com um nome e uma longa história vivida na certeza que Deus estava com ele?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...