Translate

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

38º. Dia - O Fim do Tempo da Graça - I

 Jornada Espiritual

 "O Batismo Diário do Espírito Santo" 

Parte V - 7 Dias Para Aprender a Vigiar e Aguardar a Segunda Vinda de Cristo

38º. Dia -  O Fim do Tempo da Graça - I

 "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22:11, 12). 

 Nesta antepenúltima jornada, vamos estudar e meditar a respeito do término do tempo da graça - um assunto extremamente solene, por se tratar do encerramento da última oportunidade de salvação para os seres humanos. Nesses dias se cumprirão as palavras do profeta Amós: "Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão" (Am 8:12). 

 Existem muitas dúvidas e intrigantes perguntas a respeito do fechamento da porta da graça, que muitos estudiosos não são capazes de responder sem entrar no terreno da especulação e das idéias humanas. Por exemplo: Quando vai terminar o tempo da graça? Depois do fechamento as atividades humanas seculares ainda irão continuar? E as igrejas e seus líderes vão ainda continuar com otimismo? Satanás vai saber que o tempo de graça terminou?

 Essas e outras perguntas serão respondidas nas jornadas de hoje e de amanhã, por meio da Palavra de Deus revelada a Ellen G. White, no capítulo 16 do livro Eventos Finais. 

 Ninguém sabe quando terminará o tempo da graça

  "Deus não nos revelou o tempo em que esta mensagem será concluída, ou quando terá fim o tempo de graça. As coisas reveladas aceitaremos para nós e nossos filhos; não busquemos, porém, saber aquilo que foi mantido em segredo nos concílios do Todo-Poderoso. .. . Têm-me chegado cartas perguntando se tenho qualquer esclarecimento especial quanto ao tempo da terminação do tempo de graça; e respondo que tenho apenas esta mensagem a dar; que agora é tempo de trabalhar, enquanto é dia, pois a noite vem, quando ninguém pode trabalhar". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 191. 

 A imposição da Lei Dominical precede o fim do tempo da graça 

 "O Senhor mostrou-me claramente que a imagem da besta formar-se-á antes que termine a graça; pois isso será a grande prova para o povo de Deus, pela qual será decidido seu destino eterno." - Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 81. 

 "O que é a 'imagem da besta' e como será ela formada? A imagem é feita pela besta de dois chifres, e é uma imagem à primeira besta. É também chamada 'imagem da besta'. Portanto, para sabermos o que é a imagem, e como será formada, devemos estudar as características da própria besta - o papado. 

 "Quando a primitiva igreja se corrompeu, afastando-se da simplicidade do evangelho e aceitando ritos e costumes pagãos, perdeu o Espírito e o poder de Deus; e, para que pudesse governar a consciência do povo, procurou apoio do poder secular. Disso resultou o papado - um poder que usava o Estado para executar seus próprios fins, especialmente na punição da 'heresia'. A fim de formarem os Estados Unidos uma imagem da besta, o poder religioso deve a tal ponto dirigir o governo civil que a autoridade do Estado também seja empregada pela igreja para realizar seus intentos. 

 "A 'imagem da besta' representa a forma de protestantismo apóstata que se desenvolverá quando as igrejas protestantes buscarem o auxílio do poder civil para imposição de seus dogmas" - O Grande Conflito, p. 443, 445. 

 O tempo da graça terminará quando for concluído o selamento 

 "Pouco antes de entrarmos no tempo de angústia todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Então eu vi os quatro anjos deixarem de segurar os quatro ventos. E vi fomes, epidemias e espada, nação se levantando contra nação e o mundo inteiro em confusão." - Seventh-Day Adventist Bible Commentary, v. 7, p. 968. 

"Vi anjos indo rapidamente de um lado para o outro no Céu. Um anjo com um tinteiro de escrivão ao lado voltou da Terra, e informou a Jesus que sua obra estava feita, e os santos estavam numerados e selados. Então vi Jesus, que estivera ministrando diante da arca, a qual contém os Dez Mandamentos, lançar o incensário. Levantou as mãos e com grande voz disse: 'Está feito.'" - Primeiros Escritos, p. 279. 

 "Só nos resta, por assim dizer, um pequeno instante. Mas conquanto nação se esteja levantando contra nação e reino contra reino, não se desencadeou ainda um conflito geral. Ainda os quatro ventos sobre os quatro cantos da Terra estão sendo retidos até que os servos de Deus estejam assinalados na testa. Então as potências do mundo hão de mobilizar suas forças para a última grande batalha". - Testemunhos Seletos, v. 2, p. 369. 

 "Um anjo que volta da Terra anuncia que a sua obra está feita; o mundo foi submetido à prova final, e todos os que se mostraram fiéis aos preceitos divinos receberam 'o selo do Deus vivo' (Ap 7:2). Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: 'Está feito' (Ap 16:17)." - O Grande Conflito, p. 613. 

 O tempo da graça terminará repentina e inesperadamente

  "Quando Jesus deixar de interceder pelo homem, os casos de todos estarão decididos para sempre. ... Termina o tempo da graça; as intercessões de Cristo cessam no Céu. Esse tempo finalmente virá de repente sobre todos, e os que não purificarem a mente pela obediência à verdade, serão encontrados dormindo." - Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 191. 

 "Quando terminar o tempo da graça, isso se dará repentina e inesperadamente - numa ocasião em que menos o esperarmos. Mas podemos ter hoje um registro limpo no Céu, e saber que Deus nos aceita". - Seventh-DayAdventist Bible Commentary, v. 7, p. 989. 

 "Quando se encerrar a obra do juízo de investigação, o destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo da graça finaliza pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. ... Antes do dilúvio, depois que Noé entrou na arca, Deus o encerrou ali, e excluiu os ímpios; mas, durante sete dias, o povo, não sabendo que seu destino se achava determinado, continuou em sua vida de descuido e de amor aos prazeres, zombando das advertências sobre o juízo iminente. 'Assim', diz o Salvador, 'será também a vinda do Filho do homem' (Mt 24:39). Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado. ... Enquanto o homem de negócios está absorto em busca de lucros, enquanto o amante dos prazeres procura satisfazer aos mesmos, enquanto a escrava da moda está a arranjar os seus adornos - pode ser que naquela hora o Juiz de toda a Terra pronuncie a sentença: 'Pesado foste na balança, e foste achado em falta' (Dn 5:27)". - O Grande Conflito, p. 490, 491. 

 A atividade humana depois do fim do tempo da graça 

 "Os justos e os ímpios estarão ainda a viver sobre a Terra em seu estado mortal: estarão os homens a plantar e a construir, comendo e bebendo, todos inconscientes de que a decisão final, irrevogável, foi pronunciada no santuário celestial."- O Grande Conflito, p. 491.

 "Quando a decisão irrevogável do santuário houver sido pronunciada, e para sempre tiver sido fixado o destino do mundo, os habitantes da Terra não o saberão. As formas da religião continuarão a ser mantidas por um povo do qual finalmente o Espírito de Deus Se terá retirado; e o zelo satânico com que o príncipe do mal os inspirará para o cumprimento de seus maldosos desígnios, terá a semelhança do zelo para com Deus". - Ibid., p. 615.

 "O trigo e o joio deverão 'crescer ambos juntos até à ceifa' (Mt 13:30). No desempenho de seus deveres cotidianos, os justos hão de estar, até o fim, em contato com os ímpios. Os filhos da luz estão espalhados entre os das trevas para que o contraste salte aos olhos de todos." - Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 100. 

"Cristo declarou que quando Ele vier alguns de Seu povo expectante estarão empenhados em transações comerciais. Alguns estarão semeando no campo, outros ceifando e colhendo, e outros ainda moendo num moinho." - Manuscrito 26,1901. 

 A descrença e os prazeres proibidos continuam 

 "O ceticismo e o que é chamado de ciência têm, em grande medida, minado a fé do mundo cristão em suas Bíblias. Erros e fábulas são aceitos de bom grado, para que eles possam seguir o caminho da condescendência pessoal e não ficar alarmados, pois não procuram preservar o conheci-mento de Deus. Dizem: 'O dia de amanhã será como este, e ainda maior e mais famoso.' Mas, em meio a sua descrença e iníquo prazer, será ouvida a voz do arcanjo e a trombeta de Deus. ... Quando tudo em nosso mundo for buliçosa atividade, imersa em egoísta ambição de lucro, Jesus virá como um ladrão". - Manuscrito 15b, 1886.

 "Quando o professo povo de Deus se estiver unindo com o mundo, vivendo como vivem os do mundo, e com eles gozando de prazeres proibidos; quando o luxo do mundo se tornar o luxo da igreja; quando os sinos para casamentos estiverem a tocar, e todos olharem para o futuro esperando muitos anos de prosperidade temporal, subitamente então, como dos céus fulgura o relâmpago, virá o fim de suas resplendentes visões e esperanças ilusórias". - O Grande Conflito, p. 338, 339.

 As pessoas estarão inteiramente absortas nos negócios 

 "Quando Ló advertiu os membros de sua família da destruição de Sodoma, eles não quiseram atender a suas palavras, mas o consideraram um entusiasta fanático. A destruição que ocorreu encontrou-os desprevenidos. Assim será quando Cristo vier - agricultores, negociantes, advogados, comerciantes, estarão inteiramente absortos nos negócios, e o dia do Senhor virá sobre eles como um laço". - Review and Herald, 10 de março de 1904. 

 "Quando pastores, agricultores, negociantes, advogados, grandes e pretensos bons homens exclamarem: 'Paz e segurança!', sobrevirá repentina destruição. Lucas relata as palavras de Cristo, de que o dia de Deus vem como um laço - a figura de um animal andando na selva em busca da presa, e eis que, de repente, ele é apanhado na disfarçada armadilha do caçador. - Manuscript Releases, v. 10, p. 266.

 "Quando os homens estão despreocupados, enlevados nas diversões, absortos em comprar e vender, o ladrão se aproxima com passos furtivos. Assim será na vinda do Filho do homem." - Carta 21, 1897.

Guarde em seu coração:

Esta mensagem se encerrará com um poder muito maior do que aquele visto nos dias apostólicos. "Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu." - Primeiros Escritos, p. 278 e 279.

"Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial." - Conselhos Sobre Saúde, p. 580.

Lembre-se: 

Hoje você é livre para escolher seguir a programação de Cristo em Sua Palavra, nas primeiras horas da manhã, ou seguir o programa do inimigo, fora da Palavra. Porém pense e considere: Você não é livre para escolher as conseqüências de sua decisão.

Será que compensa colocar a Palavra de Deus em segundo lugar em sua escala de prioridades? O dia em que Deus não é o primeiro, esse é um dia perdido. Somente a Palavra de Deus, escondida no coração, pode deter o domínio do pecado.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                     .  🕊

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...