Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1-JE 21 Dias- João 14



Jornada Espiritual - 21 Dias na Presença de Deus

15º. dia –Não se turbe o vosso coração
Leia João 14
Ore com Gálatas 2, 19-20 e experimente a vida de Cristo pulsando em você.

Reflexão

REFLEXÃO – JOÃ14: 6,12,16 e 27

Hoje refletiremos apenas em 4 versículos do capítulo de João 14,os versos 6,12,16 e 27. Os textos são de autoria de William G. Johnsson da Meditação Maravilhoso Jesus.

Não o Que, mas Quem

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6, NVI.

Em oito frases dramáticas, todas encontradas no Evangelho de João, Jesus coloca-se como o centro do Cristianismo. A religião deixa de ser "o quê" e torna-se "quem".

"Eu sou o pão da vida" (João 6:48).
"Eu sou a luz do mundo" (João 8:12).
"Eu sou o bom pastor" (João 10:11).
"Eu sou a porta das ovelhas" (João 10:7).
"Eu sou o caminho" (João 14:6).
"Eu sou... a verdade" (v. 6).
"Eu sou... a vida" (v. 6).
"Eu sou a ressurreição e a vida" (João 11:25).

Essas afirmações não encontram paralelo entre as religiões do mundo. Enquanto outros professores e fundadores de religiões alegavam ser capazes de mostrar o caminho das trevas para a luz, do erro para a verdade, da morte para a vida, Jesus de Nazaré apresentou-se a si mesmo como o caminho, a verdade e a vida personificada.

Essas oito afirmações únicas, que seriam o cúmulo da arrogância, se não fossem verdadeiras, repousam sobre o fundamento de outra afirmação "eu sou" de Jesus. "Respondeu Jesus: ‘Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!’ " (João 8:58, NVI).

Não é de admirar, como nos informa João, que seus ouvintes tenham apanhado em pedras para matar a Jesus (versículo 59). O que Ele tinha dito era uma blasfêmia para eles: Ele havia se apropriado do nome mais sagrado de Deus no Antigo Testamento, o nome pessoal pelo qual

Deus havia se revelado a Moisés na sarça ardente (Êxodo. 3:14), essa designação era tão reverenciado pelos judeus que os escribas a deixavam em branco em suas cópias, que por séculos os adoradores se recusavam a pronunciá-la em voz alta e faziam uma pausa silenciosa quando chegavam a ela na leitura da Escritura.

Ao se apropriar do nome de Yahweh, o EU SOU, aquele que eternamente possui existência própria, Jesus estava afirmando ser o Deus do Antigo Testamento, a fonte e o fundamento de tudo o que existe.

Então, Ele é o pão da vida – o sustentador de todos.
Ele é a luz do mundo – o revelador de tudo.
Ele é o bom pastor – o protetor de todos.
Ele é a porta das ovelhas – o facilitador de todos.
Ele é o caminho – o guia de todos.
Ele é a verdade – o Juiz de todos.
Ele é a vida – o renovador de todos.
Ele é a ressurreição – o Re-criador, assim como o Criador.

Hoje meu foco não está “no que” acredito, mas “em quem” acredito. Em Cristo Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Nele encontro força para cada prova, vitória para cada batalha. Meu alvo na vida é: "Quero conhecer Cristo" (Filipenses 3:10).

Caminhantes Sobre a Água

Em verdade, em verdade, vos digo que aquele que crê em mim, as obras que eu faço fará também, e maiores obras do que estas fará, porque eu vou para meu Pai. João 14:12.

Recentemente, li novamente esta preciosa declaração: "Não porque vejamos ou sintamos que Deus nos ouve, devemos nós crer. Temos de Lhe confiar nas promessas. Quando a Ele nos chegamos com fé, toda súplica penetra o coração de Deus. Tendo pedido Suas bênçãos, devemos crer que as recebemos, e dar-Lhe graças porque as temos recebido. Então, vamos ao cumprimento de nossos deveres, certos de que a bênção terá lugar quando mais dela necessitarmos. Quando houvermos aprendido a assim fazer, saberemos que nossas orações são atendidas. Deus fará por nós ‘muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos’, ‘segundo as riquezas da Sua glória’ (Efésios 3:20 e 16) e ‘segundo a operação da força do Seu poder’ (Efésios 1:19)" (O Desejado de Todas as Nações, p. 200).

Jesus disse que a pessoa que crê nele fará as mesmas obras que Ele fez – e fará outras ainda maiores.

Meu amigo Henry Wright, pregador extraordinário, tem um sermão que ele intitulou "Você Também Pode Andar Sobre a Água". Ele adora dizer aos cristãos que eles podem ser como Pedro e andar sobre a água. Na verdade, diz ele, os cristãos já são caminhantes sobre a água. Toda vez que vamos à igreja em vez de seguir a multidão para o jogo de bola estamos andando sobre a água. Toda vitória sobre o consumo de cigarros ou bebidas alcoólicas ou drogas ou sexo sem compromisso é um caminhar sobre a água. Toda superação da maledicência ou do mau humor é um andar sobre as águas.

Ele está certo. Transformar uma pessoa má numa pessoa boa exige maior poder do que andar sobre a água. Viver uma vida de constante abnegação é mais difícil do que andar sobre a água.
Como podemos andar sobre a água? Entregando nossa vida a Jesus a cada dia, a cada momento. Pedindo-Lhe graça suficiente para cada necessidade. Colocando diante dEle cada decisão, cada preocupação, cada tarefa. Agradecendo-Lhe por ouvir nossas petições. Então saímos para o dia, sabendo que a bênção já é nossa e estará a nossa disposição quando mais necessitarmos dela.

Creio que Deus convida cada cristão a uma esfera superior. Cantamos, oramos e falamos acerca de Cristo, mas na maior parte do tempo vivemos como as demais pessoas – cheios de ansiedade, frustração e estresse. Deus nos convida a uma vida de ininterrupta paz e alegria – a mesma qualidade de vida que Jesus teve quando viveu entre nós.

Aquele que Permanece ao Nosso Lado

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14:16, ARA.

O Espírito Santo é o membro mais misterioso da Trindade. Embora a natureza de Deus sempre deva permanecer velada à nossa compreensão, nossas associações e relacionamentos cotidianos nos ajudam a entender algo do Pai e do Filho. Mas o que dizer do bendito Espírito, o Deus que habita dentro de nós, que é uma pessoa divina e pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo?

Jesus, que nos mostrou como é Deus, nos ajuda a entender o Espírito Santo. Ele o chama de Paracleto – alguém chamado para estar ao nosso lado. E isso significa muito mais do que Consolador.

O Paracleto atua como nosso advogado. Na verdade, a mesma palavra é utilizada para se referir a Jesus em 1 João 2:1 - "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." Então, o Espírito Santo fala em nossa defesa; Ele nos representa.

Tempos atrás Jesus havia prometido aos discípulos: "Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês" (Mateus 10:19, 20, NVI). Portanto o cristão não apenas tem um amigo na corte celestial – onde Jesus Cristo permanece como seu defensor – ele tem um amigo na terra. O Espírito Santo nos capacita o cristão, dando-nos palavras apropriadas, fazendo com que nos lembremos dos ensinos de Jesus.

O Paracleto está ao nosso lado para nos ensinar, também. "Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.", disse Jesus (João 16:13, NVI). As coisas de Deus requerem iluminação divina para que possamos compreendê-las, e o Espírito Santo é Aquele que abre nossos olhos. Descobrimos tesouros na Palavra de Deus, discernimos a Sua mão, em nossas vidas; nossos afetos são direcionados deste mundo para o lar celestial.

O Paracleto nos fortalece para o conflito. Às vezes precisamos de conforto; feridos, machucados, quebrantados, precisamos de alguém que entenda, que se importe com a nossa situação. Mas muitas vezes precisamos de decisões sólidas, de determinação para seguir em frente com fé apesar do desânimo e dos obstáculos, de fortalecimento da vontade para escolhermos o bem e não o mal. E o Paracleto, o nosso ajudante celestial, supre essa necessidade.

O Espírito Santo é real. Invisível, misterioso, silencioso. Ele vive dentro de nós, se damos permissão à Sua atuação. Ele é o Espírito do Pai, o Espírito de Cristo. Ligados à Ele estamos conectados a Deus.

Caro leitor, as palavras da leitura de hoje lhe parecem difíceis de acreditar? Então deixe-me convidá-lo para testá-las por si mesmo. A compreensão das verdades descritas acima não pode ser alcançada pelo mero estudo acadêmico em uma classe bíblica ou seminário. Só existe um meio de compreender o significado dessas verdades: crendo nas palavras de Jesus e apropriando-se delas para si mesmo!

A Paz de Jesus

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo. João 14:27, NVI.

"Nosso Senhor diz: Sob a convicção do pecado, lembrai-vos de que morri por vós. Quando opressos, perseguidos e aflitos, por Minha causa e a do evangelho, lembrai-vos de Meu amor, tão grande que por vós dei a Minha vida. Quando vossos deveres vos parecem duros e severos, e demasiado pesados os vossos encargos, lembrai-vos de que por amor de vós suportei a cruz, desprezando a vergonha. Quando vosso coração recua ante a dolorosa prova, lembrai-vos de que vosso Redentor vive para interceder por vós" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, 659).

Aquele que nos promete paz não se intimidou quando Ele próprio precisou olhar para dentro da boca da morte. Muitos homens e mulheres hoje ficam paralisados diante da ameaça do não-ser.
Eles se ressentem com o passar dos anos, com o desaparecimento das forças da vida, com a perspectiva do túmulo à frente. Em algumas ocasiões prisioneiros de guerra, com os olhos vendados e de frente para o pelotão de fuzilamento, mas que tiveram sua condenação adiada no último momento, tornaram-se quebrantados, quase fora de si, depois que as vendas dos olhos foram removidas. Mas Jesus não agiu assim.

Naquela quinta à noite no Cenáculo, os doze sentaram ao redor dele entristecidos. Os discípulos estavam cheios de maus presságios. Só Jesus – Aquele que enfrentou a cruz menos de 12 horas depois – conseguia falar de paz, e até mesmo de alegria. (João 15:11).

Duas vezes naquela noite Jesus disse ao Seu apreensivo grupo de seguidores: "Não se perturbe o coração de vocês" (João 14:1, 27, NVI).

Na primeira vez que Jesus usou essa frase Ele a associou com o seguinte encorajamento: "Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar" (João 14, 1, 2, NVI).

Aqui está o primeiro bálsamo para os corações perturbados – a confiabilidade de Jesus. Podemos confiar nele assim como podemos confiar em Deus. A sua palavra é certa; Suas promessas não falham. Ele não está de brincadeira conosco, Ele está realmente interessado em nosso bem estar.

Quando as tempestades agitarem a casa, podemos confiar em Jesus. Confiamos nEle por causa de quem Ele é, do que Ele é.

Na segunda ocasião em que Jesus acalmou os seus discípulos, o nosso texto para o dia, Ele promete a Sua paz como uma proteção contra nossos medos. Sua paz expulsa nossas preocupações, diminui nosso medo do desconhecido, acalma nosso coração perturbado.

A paz de Jesus não é como a paz do mundo. Não é a ausência de problemas, a remoção das angústias, o entorpecimento dos sentidos pelo álcool, drogas ou sexo. Jesus nos dá a Sua paz no meio das lutas, no calor do conflito. Temos uma força além nós mesmos, um recurso interno que nos mantém calmos por saber que Jesus está no controle de tudo que possa cair sobre nós.

Autor: William G. Johnsson

Para cantar

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...