Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

19-JE 21 Dias-Romanos 14



Jornada Espiritual - 21 Dias na Presença de Deus

Reflexão

19º. dia – Tolerância e apelo

Leia Romanos 14

Ore com I Timóteo 6:7-16 e derrube os muros de inimizade em sua vida.

Tolerância e Apelo

Relacionamento dos irmãos

Romanos.14:1; 15:7 trata o problema de "coisas duvidosas" na vida cristã. Paulo reconhece que em cada igreja local há os crentes maduros ("Nós que somos fortes" 15:1) e também os crentes fracos ("o que está enfermo na fé" 14:1), e que estes dois grupos naturalmente não concordariam sobre as práticas na vida do crente.

Os crentes judeus podiam querer ser fiel aos dias santos e às leis dietéticas do Velho Testamento, enquanto os crentes gentios poderiam virar a liberdade cristã em licença, ou permissão, e ofender seus irmãos judeus. Muitos crentes têm a noção falsa de que o legalismo extremo (observando dias e dietas) mostra uma grande fé, mas Paulo declara que é justamente o contrário- É o crente maduro na fé que compreende que Col.2:18-23 é verdade.

Na igreja hoje temos diferenças de opiniões sobre práticas duvidosas, como divertimento do mundo; Paulo nos mostra como enfrentar e resolver estas diferenças. Ele não dá uma lista de regras, mas dá 6 princípios básicos que o crente de todas as idades podem seguir. Podemos dar estes princípios na forma de perguntas e provar nossas próprias vidas.
I. Eu estou inteiramente persuadido? 14:1-5

Crentes não devem agir somente de emoção, mas de convicções firmes no íntimo, o resultado de oração e do estudo da Palavra. Não haverá discussões se cada crente agir com convicção. O crente mais forte não deve desprezar o mais fraco por sua imaturidade; nem o mais fraco deve julgar o irmão mais forte. Deus tem recebido os dois em Cristo, e devemos receber um ao outro. Nossas vidas estão dirigidas por Ele, não por idéias e julgamentos dos homens. O crente maduro sabe por que ele faz o que ele faz, ou evita certas práticas; e essas convicções controlam a sua vida.

II. Estou fazendo isto para o Senhor? 14:6-9

"Estou vivendo a minha própria vida" é uma frase que o crente nunca deve falar porque pertencemos ao Senhor enquanto estamos vivos e também depois de morrer. Jesus é o Senhor e devemos fazer tudo para agradá-lo. O crente que pratica coisas desagradáveis ao Senhor não pode dizer que está praticando estas coisas "para o Senhor" (vs.6) porque realmente está praticando estas coisas "para si mesmo".

III. Isto agüenta a prova no tribunal de Cristo? 14:10-12

Não podemos julgar nossos irmãos "porque todos nós devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (1Cor.5:10). Isto não é o juízo do Trono Branco de Apoc.20, porque o crente não pode ser mais julgado com referência a sua salvação, mas estas provas vão determinar quanto galardão o crente vai receber. (1Cor.3:12-15) Eu não vou dar relatório da vida do meu irmão, não posso condenar agora. Todos os crentes devem andar neste mundo numa maneira que glorificará a Cristo e ganhará o galardão depois do fim desta vida.

IV. Eu estou sendo a causa do meu irmão tropeçar? 14:13-21

Há uma pessoa no mundo que podemos julgar; podemos julgar nossas próprias vidas para saber se estamos fazendo outros crentes cair. O crente não deve abusar da liberdade cristã, para não ser responsável pelo tropeço de um irmão de consciência fraca. Em Marco.9:33-50 a palavra "escandalizar" significa "causar a queda".

A vida cristã é mais que comida e bebida; é paz, alegria, e justiça que vem do Espírito Santo. Nosso alvo não deve ser o de gratificar a nossa carne, mas o de edificar os nossos irmãos em Cristo. (1Cor.10:23).

V. Estou fazendo isto pela fé? 14:22-23

Se existe algumas dúvidas sobre os seus costumes, o crente não pode gozar de alegria e paz na sua vida cristã. Vs.23 nos ensina que estamos condenados se fizermos qualquer coisa sem fé. O crente que faz qualquer coisa com dúvidas no seu coração está se condenando, e também condenando o que está fazendo porque suas dúvidas mostram que está errado. O que não é da fé é pecado. "Se há dúvidas, não faça", é uma boa regra para a vida do crente. Ninguém beberia água ou leite contaminado ou comeria comida envenenada, mas muitos crentes praticam coisas que até parecem erradas nos olhos do mundo, e nunca reconhecem o fato que está pecando diante de Deus.

VI. Estou agradando a mim mesmo ou os outros? 15:1-7

Os crentes mais fortes devem ajudar os irmãos mais fracos e tentar fortalecer a sua fé. Devemos seguir o exemplo de Cristo e tratar de agradar o nosso próximo e não a nós mesmos.
A conclusão de Paulo está no vs.7 quando ele ensina que devemos receber os outros como Cristo nos recebeu.

Autor: Pr Eduardo Kittle





Para cantar:



YouTubecentral de ajuda | opções de e-mail | denunciar spam
2505eliana compartilhou um vídeo com você no YouTube:
ESTE MARAVILHOSO HINO RETRATA UM DEUS PREOCUPADO COM SEUS FILHOS E CIENTE DE TUDO QUE OCORRE COM ELES.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...