Jornada Espiritual- Como Vencer as Tormentas da vida
Dia 17- Desânimo
Texto para Estudo: Salmo 42: 1 a 11.
Existem muito mais pessoas desanimadas e até mesmo depressivas do que imaginamos. Esse problema afeta pessoas de todas as idades: adolescentes, jovens e idosos. O desânimo não escolhe idade. Todos nós somos afligidos pelo vilão chamado desânimo.
Conta-se a fábula de um certo homem que estava passando fome por falta de alimento. Um vizinho sabendo de sua situação, levou um saco de arroz para ele. Quando o vizinho chegou com o arroz ele perguntou se estava limpo ou com casca, então ficou sabendo que estava com casca. O faminto desanimado decidiu morrer de fome.
Os teólogos e pregadores medievais davam muita importância ao que eles chamavam de Sete Pecados Mortais. Eram o orgulho, a inveja, ira, avareza, glutonaria, sensualidade e desânimo. Na velha relação dos sete pecados mortais o desânimo era chamado de preguiça.
Somos como vasos de barro, pois a Bíblia diz que o homem foi feito do pó da terra. Temos uma natureza carnal, um corpo frágil, fraco e mortal. Mas a Bíblia diz que apesar de sermos vasos de barro somos para a excelência do poder de Deus. (2Cor. 4:7). Podemos revelar ao mundo o poder de Deus quando aprendemos a esperar nEle por meio de uma vida dependente do Seu poder. Os problemas devem aumentar a nossa capacidade de crer, depender e esperar no Todo Poderoso!
O desânimo obscurece a fé e polui as nossas forças. Ele ocasiona desespero e depressão, de forma que é difícil até ver Deus. Somos atingidos de muitas maneiras, mas nunca devemos perder a esperança. A natureza humana pode ter seus dias de desânimo, as emoções podem ser sombrias, cinzentas e podem tornar-se densas. Porém, quando desejamos e decidimos buscar a Deus, independente das circunstâncias, Ele vem ao nosso encontro e nos liberta de todo sentimento sombrio. Jeremias 29:13.
Na comunhão constante com Deus podemos afirmar o mesmo que o apóstolo Paulo em 2Coríntios 4:16 a 18 “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos so-frimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
“Nunca nos permitamos falar de modo desesperançado e desanimado. Perderemos muito, se o fizermos. Olhando as aparências e lamentando quando vêm dificuldades e angústias, damos prova de fé doentia e frágil. Falemos e procedamos como se a nossa fé fosse invencível. O Senhor é rico em recursos; pertence-Lhe todo o mundo. Contemplemos Aquele que tem luz, poder e eficiência”. Parábolas de Jesus p. 146 e 147.
Pr Dario Costa
Reflexão:Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Salmos 42:5
II- Oração-Passo a passo
-Adore o Senhor em Espírito e em verdade. Louve-o com uma música ou um hino.
-Confesse a Deus suas fraquezas e pecados que tenha cometido contra Ele, contra seu próximo e contra você mesmo.
- Agradeça a Deus pelas bênçãos derramadas em sua vida (alimentos,vestuário,provisões ,pela sua família,enfim, por tudo... temos muito que agradecer ao Senhor...
-Diga ao Senhor o que você está sentindo neste 17º dia de jornada. Com suas palavras fale para Ele tudo aquilo que está sentindo,
-Apresente ao Senhor o que você deseja alcançar para sua vida ao longo destes 40 dias de Comunhão e oração com Ele. Suplique pelas bênçãos que deseja receber.
(Você pode anotar em um caderno ou agenda durante a jornada a sua oração dia-a-dia).
-Interceda de maneira especifica pelas pessoas de seu grupo de oração e peça Deus que atenda aos pedidos delas, supra suas necessidades e conceda-lhes a salvação e ajude-as a vencer as provações. “Lembre-se que Deus abençoou a Jó depois que Ele orou pelos amigos.”E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; Jó 42:10 e 12
- Leia um Salmo. (Sugestão -Salmos 42 )
Persevere! Sua vitória está chegando!
O Senhor conceda os desejos de teu coração!
Tenha um dia abençoado na presença do Senhor, faça dEle o seu ajudador.
“O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)
III- Música para a jornada:
central de ajuda | opções de e-mail | denunciar spam | |
2505eliana compartilhou um vídeo com você no YouTube: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário