Translate

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

JE-28-10-2011

Dia-28- Individualismo

Texto para Estudo: Gênesis 25:21-34

Para Pensar

Desde o elevador até a internet, vivemos em tempos de total solidão, apesar de estarmos em meio a grandes aglomerações. As pessoas estão cada vez mais carentes de um abraço, afeto ou expressão de apoio.

Isso tem nos tornado incessíveis às necessidades dos outros, e individualistas para com as nossas necessidades. Algumas vezes, nossas atitudes individualistas deixam marcas profundas nas pessoas que nos cercam, e em nossa própria existência.

Veja por exemplo, a tremenda história da Bíblia que vamos estudar hoje. Que muito mais do que a briga, o ciúmes e o individualismo vivido entre dois irmãos, narra o início de um conflito que perdura até os dias de hoje, entre nações tão ricas e abençoadas, quanto briguentas e em constantes conflitos. É como um barril de pólvora, que se ascendeu há mais de 4.000 anos, que nunca mais se apagou. E de vez em quando explode de novo. Já descrevendo o futuro, que só Deus é capaz de saber, em descrição profética, Deus conta à Rebeca, esposa de Isaque, em Gên. 25:23: “Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti se dividirão: Um povo será mais forte que o outro, e o mais velho, servirá ao mais moço.”

Conforme o texto descrito, realmente havia dois filhos distintos em todos os sentidos no ventre de Rebeca. Tudo era individual ali. Inclusive a profecia acerca do futuro de ambos. Mas essa individualidade, marcada até por diferenças físicas e comportamentais, se tornou maléfica quando passou a ser agredida pelo individualismo de ambos. Pensando cada um em si, se iniciou uma história cheia de truques e enganos, ciladas e disputas, perseguições, ira e vingança.

A venda do prato de lentilhas, em troca da cobiçada primogenitura, aproveitando um momento de desfalecimento e fome, foi apenas o golpe inicial.

Essa história se arrastou com cenas de terríveis disputas fraudulentas, até Gênesis 32:22-32, quando finalmente Jacó assume sua verdadeira identidade, e ao invés de roubar a identidade de Esaú, recebe a bênção de Deus, e seu novo nome: Israel.

Oração:

Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade. Todos os meus planos e projetos eu consagro ao Senhor e deixo que o Senhor tome conta de todos eles, pois eu sei que tudo pertence ao Senhor. Quero apenas ser usado conforme a tua vontade. Em nome de Jesus.Amém


II- Oração-Passo a passo

-Adore o Senhor em Espírito e em verdade. Louve-o com uma música ou um hino.

-Confesse a Deus suas fraquezas e pecados que tenha cometido contra Ele, contra seu próximo e contra você mesmo.

- Agradeça a Deus pelas bênçãos derramadas em sua vida (alimentos,vestuário,provisões ,pela sua família,enfim, por tudo... temos muito que agradecer ao Senhor...

-Diga ao Senhor o que você está sentindo neste 28º dia de jornada. Com suas palavras fale para Ele tudo aquilo que está sentindo,

-Apresente ao Senhor o que você deseja alcançar para sua vida ao longo destes 40 dias de Comunhão e oração com Ele. Suplique pelas bênçãos que deseja receber.

(Você pode anotar em um caderno ou agenda durante a jornada a sua oração dia-a-dia).

-Interceda de maneira especifica pelas pessoas de seu grupo de oração e peça Deus que atenda aos pedidos delas, supra suas necessidades e conceda-lhes a salvação e ajude-as a vencer as provações. “Lembre-se que Deus abençoou a Jó depois que Ele orou pelos amigos.”E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; Jó 42:10 e 12

- Leia um Salmo.

Persevere! Sua vitória está chegando!

O Senhor conceda os desejos de teu coração!

Tenha um dia abençoado na presença do Senhor, faça dEle o seu ajudador.

“O SENHOR te abençoe e te guarde;O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. (Números 6:24-26)

III- Música para a jornada:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...