Dia-28- Individualismo
Texto para Estudo: Gênesis 25:21-34
Para Pensar
Desde o elevador até a internet, vivemos em tempos de total solidão, apesar de estarmos em meio a grandes aglomerações. As pessoas estão cada vez mais carentes de um abraço, afeto ou expressão de apoio.
Isso tem nos tornado incessíveis às necessidades dos outros, e individualistas para com as nossas necessidades. Algumas vezes, nossas atitudes individualistas deixam marcas profundas nas pessoas que nos cercam, e em nossa própria existência.
Veja por exemplo, a tremenda história da Bíblia que vamos estudar hoje. Que muito mais do que a briga, o ciúmes e o individualismo vivido entre dois irmãos, narra o início de um conflito que perdura até os dias de hoje, entre nações tão ricas e abençoadas, quanto briguentas e em constantes conflitos. É como um barril de pólvora, que se ascendeu há mais de 4.000 anos, que nunca mais se apagou. E de vez em quando explode de novo. Já descrevendo o futuro, que só Deus é capaz de saber, em descrição profética, Deus conta à Rebeca, esposa de Isaque, em Gên. 25:23: “Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti se dividirão: Um povo será mais forte que o outro, e o mais velho, servirá ao mais moço.”
Conforme o texto descrito, realmente havia dois filhos distintos em todos os sentidos no ventre de Rebeca. Tudo era individual ali. Inclusive a profecia acerca do futuro de ambos. Mas essa individualidade, marcada até por diferenças físicas e comportamentais, se tornou maléfica quando passou a ser agredida pelo individualismo de ambos. Pensando cada um em si, se iniciou uma história cheia de truques e enganos, ciladas e disputas, perseguições, ira e vingança.
A venda do prato de lentilhas, em troca da cobiçada primogenitura, aproveitando um momento de desfalecimento e fome, foi apenas o golpe inicial.
Essa história se arrastou com cenas de terríveis disputas fraudulentas, até Gênesis 32:22-32, quando finalmente Jacó assume sua verdadeira identidade, e ao invés de roubar a identidade de Esaú, recebe a bênção de Deus, e seu novo nome: Israel.
Oração:
Pai querido, ajuda-me a lembrar sempre que eu devo consultar ao Senhor para que os meus caminhos sejam sempre os Seus caminhos, pois não quero andar fora do centro da sua vontade. Todos os meus planos e projetos eu consagro ao Senhor e deixo que o Senhor tome conta de todos eles, pois eu sei que tudo pertence ao Senhor. Quero apenas ser usado conforme a tua vontade. Em nome de Jesus.Amém
central de ajuda | opções de e-mail | denunciar spam | |
2505eliana compartilhou um vídeo com você no YouTube: | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário