Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

2º. Dia - A Cruz Que Era Minha.


Jornada Espiritual Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo" Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo
2º. Dia - A Cruz Que Era Minha Hoje é o segundo dia da jornada, e este é o seu primeiro compromisso da manhã. Ouça a Palavra de Deus a lhe falar ao coração: "Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados" (Is 53:5). Repita três ou quatro vezes a leitura desse versículo, meditando e conversando com a Palavra Viva e, após guardá-lo no coração, fale com o Salvador, em oração, acerca dessas palavras. Quem sabe, você poderá orar assim: "Meu amoroso Salvador, toma-me neste dia para ser completamente Teu, pois me criaste e redimiste, e não mediste esforços para me salvar. Foste traspassado pelas minhas iniqüidades; a paz que desfruto agora, em Tua presença, é uma dádiva que conquistaste na cruz para mim. Estou são e salvo, porque tomaste sobre Ti as minhas dores e enfermidades físicas e espirituais. Entrego a Ti a minha vida e proponho em meu coração, hoje, Te honrar e glorificar em tudo quanto irei pensar e realizar. Quero, neste momento, em Tua presença, escutar e compreender os Teus sagrados ensinos. Em nome do Senhor Jesus. Amém!" O sacrifício de Jesus tem sido tema de muita reflexão entre os cristãos. Como é desafiador pensar no Calvário! A cruz parece levantar os questionamentos mais sérios que um ser humano pode se fazer. Costuma levar o crente a um exame de consciência. Não é para menos. Esse pedaço de madeira insiste em nos lembrar a razão de Cristo, o Deus-homem, ter deixado o Seu trono de glória para vir morrer na Terra amaldiçoada pelo pecado. O que realmente aconteceu na cruz do Calvário? Por que Jesus, o rei do Universo, aceitou pacientemente ser levado como uma ovelha ao matadouro? As respostas a essas perguntas apelam ao nosso coração, para que tenhamos uma nova visão do valor da nossa vida.
O preço do pecado Para entendermos a cruz é preciso voltar ao jardim do Éden. Lá, nossos primeiros pais receberam a seguinte ordem de Deus: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:16,17). Apesar de não haver nenhum poder especial no fruto da árvore proibida, o teste aplicado a Adão e Eva confirmaria a confiança que eles tinham em Deus. Em caso de aprovação, a conseqüência seria a vida, e do contrário, a morte. Como sabemos, nossos pais falharam. Desde então, os seres humanos têm nascido com a tendência para pecar. O salmista disse: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (SI 51:5). É importante lembrar que não herdamos a culpa de Adão, pois não fomos nós que erramos lá no Éden. Deus seria injusto em colocar sobre nós a culpa de algo que não cometemos. Porém, o que temos recebido do primeiro casal é a natureza, tendência ou inclinação para o pecado. E quando nos tornamos pecadores? A resposta é: tão logo somos concebidos (Ef 2:3). O cometer um ato pecaminoso é somente a conseqüência de nascermos inclinados ao mal. E como todos pecamos (Rm 3:9-12,23), todos merecemos a morte (Rm 6:23). Exatamente por essa situação desesperadora é que Deus providenciou uma saída através de Jesus. Sabendo que o pecado custa muito caro, que custa a vida, o Céu ofereceu um substituto que pagasse a dívida. Que pagasse com a moeda exigida: o sangue (Hb 9:22).
Troca por amor O sacrifício de Jesus precisava ser real. Ele não fingiu ser um homem. Nasceu como uma criança indefesa. Sentiu fome, sede, calor e frio. Cresceu e aprendeu. Enfrentou lutas como você enfrenta. Às vezes, sentiu-se sozinho e incompreendido também. Experimentou tentações e é por isso, e não simplesmente porque é Deus, que Ele está pronto a amá-lo e compreendê-lo do que a julgá-lo e condená-lo.
A resposta humana No Calvário, Jesus, o Filho de Deus, morreu por amor. A natureza parecia reconhecer aquilo que os homens não conseguiam enxergar. O sol ocultou seu rosto para que a vergonha pela qual passava o Filho de Deus não fosse vista. Mas o homem, a mais bela e inteligente das criaturas, parecia ignorar que naquele instante seu destino eterno estava em jogo. A verdade é que o ser humano continua andando de um lado para o outro, vivendo a vida sem um firme fundamento. Corre atrás de fama, poder, dinheiro e reconhecimento. Deixa para trás a gratidão a Deus que deu Sua vida numa cruz por amor a cada um de nós. E nem ao menos agradece a Ele por esse feito tão grande. Nem ao menos dedica cinco minutos em comunhão com Esse ser supremo que quer somente o nosso bem. Certamente, você já refletiu várias vezes sobre o sacrifício de Jesus, mas consegue enxergar novamente o significado da cruz? Entende que Cristo não foi um louco suicida? Que não foi simplesmente uma vítima do ódio da liderança judaica de Sua época? Que muito menos foi um revolucionário, que pagou por Sua ousadia? Ele era Deus encarnado, que morreu motivado pelo amor. A vida de toda a humanidade estava em Suas mãos. Ele tinha receio de morrer, mas enfrentou a cruz. Como abandonar o ser humano em um mundo de desespero e morte? Você entende o significado de sua vida? O valor dela precisa ser medido conforme o relato da Criação e da Redenção. Mais do que um conforto para o nosso coração ou mesmo um afago para a nossa auto-estima, a mensagem do amor de Deus deve nos levar a um compromisso. A consciência de que nossa vida é valiosa, deve refletir na seriedade com que cuidamos dela. A nossa indiferença e rebelião em relação a esse sacrifício são tão dolorosas ao coração de Deus como foram os pregos. Por outro lado, a nossa gratidão diante de tão grande amor deve resultar em submissão e entrega de nossa vontade Àquele que mostrou ser mais do que confiável. Coloque em sua mente: Meu Pai me ama com amor eterno: "Com amor eterno Eu te amei" (Jr 31:3); o Filho diz: "Ninguém te ama mais do que Eu." O Espírito Santo veio para continuar o ministério de Cristo na Terra, revelando e fazendo lembrar as Palavras da vida a cada passo do caminho (Jo 15:13; 14:26).
Contrição e entrega Hoje, anseio por mudanças em minha vida. Quero ter um coração grato a Cristo pelo que fez por mim. Entrego a minha vida manchada pela indiferença e rebelião. Senhor, toma e transforma a minha vontade! Agora ore e fale ao Salvador sobre o que você sente depois de ter desfrutado desses momentos de comunhão com Ele.
O desafio do Espírito Santo para mim hoje: "Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor". - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10.
📝Meu compromisso: ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. ✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração... ✓Viver na presença de Cristo. ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🙇‍♂🙇‍♀ Que Deus nos abençoe neste segundo dia de jornada e nos conceda perseverança para estar com Ele a cada amanhecer... Continuamos orando para que você tenha uma vida vitoriosa e um coração grato a Deus... Ore e milagres acontecerá na sua vida e na vida de seus familiares... . 🕊@jornada


Louvemos ao Senhor:


https://youtu.be/kNJW9Tr8NWQ





:arrow_heading_down:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...