Translate

domingo, 5 de agosto de 2018

JE 6º. Dia - A Missão do Espírito Santo

Jornada Espiritual
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo

6º. Dia -
A Missão do Espírito Santo

 "Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar" (Jo 16:8, 13,14). 

 Que situação difícil os discípulos devem ter passado, vendo o Mestre sendo rejeitado e até mesmo profetizando Sua própria morte. Após a última Ceia, Jesus deu alguns conselhos de despedida (Jo 14:1-15) e prometeu que voltaria para buscá-los. Mas, Ele não terminou suas instruções ali. Foram as palavras seguintes de Cristo que trouxeram paz, alegria e esperança para quem iria ficar sem a presença física de seu maior Guia.

 Ao longo de Seu ministério, Jesus havia dito e mostrado que o objetivo de Sua vida era fazer a vontade do Pai, através do poder do Espírito. O Espírito Santo foi mencionado muitas vezes aos discípulos, mas eles tinham dificuldades em compreender. Sabendo que Seu trabalho estava chegando ao fim, Jesus precisou ser mais claro: "Convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá" (Jo 16:7). 


 O Consolador: Representante de Cristo

 Jesus prometeu um Ser pessoal para ficar em Seu lugar. Mas, qual seria a missão desse Enviado? 

 Jesus mesmo respondeu a essa pergunta, para que os discípulos não ficassem com maiores dúvidas. A promessa era que viria outro Consolador. Um igual a Jesus, que os ensinasse e estivesse com eles para realizarem a obra que Cristo lhes confiara (Mt 28:19). Esse outro Consolador, o Espírito Santo, teria um papel específico nesse novo momento do plano da salvação.

  Desde o princípio, o Espírito Santo esteve atuando em favor da humanidade juntamente com Deus Pai e Deus Filho (Gn 1:2). No Antigo Testamento, o Espírito é mencionado 88 vezes. Mesmo antes do Pentecostes, Sua presença é inquestionável. Ellen White diz sobre isso: "Durante a era patriarcal a influência do Espírito Santo tinha sido muitas vezes revelada de maneira muito notável, mas nunca em Sua plenitude. Agora, em obediência à palavra do Salvador, os discípulos faziam suas súplicas por esse dom, e no Céu Cristo acrescentou Sua intercessão. Ele reclamou o dom do Espírito para que pudesse derramá-Lo sobre Seu povo." - Atos dos Apóstolos, p. 37. 

 O Espírito Santo também atuou claramente no ministério de Jesus. O Espírito Santo esteve envolvido na encarnação de Cristo. Jesus foi concebido por Maria pelo poder do Espírito (Lc 1:35). Antes de começar Seu ministério público, Jesus foi dotado do Espírito, que, no batismo, desceu sobre Ele em forma de pomba (Lc 3:21,22). Logo depois do batismo, o Espírito O levou ao deserto (Mt 4:1). 

 Cristo foi guiado pelo ESPÍRITO em todo o Seu ministério. Também vemos o Espírito Santo na manifestação da vida justa de Jesus (1 Tm 3:16), em Seus milagres (Mt 12:28) e em Sua ressurreição (1 Pe 3:18). "Essa realidade assinala poderosamente a importância do papel do Espírito Santo no plano da salvação e em nossa vida." - Lição da Escola Sabatina, 2º. Trimestre de 2006, p. 23. Ele deu força, sustentação e capacitação ao trabalho de Jesus. Como Jesus era dependente do Espírito Santo, assim também devemos ser.

 Os discípulos fugiram ao verem seu Mestre preso e prestes a ser condenado. Medo, pesar e incertezas quanto ao futuro devem ter tomado conta deles. Mas os discípulos mal puderam acreditar quando viram Jesus ressuscitado. Agora, estavam convictos de tudo o que Cristo era e daquilo que os havia ensinado.

 No entanto, Ele, pessoalmente, não poderia ficar com eles. O Espírito Santo veio, como representante de Cristo, para dar continuidade ao Seu ministério aqui na Terra, para tornar individualmente eficaz a obra da redenção. É missão do Espírito levar as pessoas a se convencerem do pecado e aceitarem o plano da salvação.


Convencedor: Aquele que nos transforma e restaura 

 O Espírito Santo tem uma missão clara: ajudar-nos a entender o que Jesus fez e ensinou. A atuação poderosa do Espírito Santo não cessou no Pentecostes. Desde então, o Espírito tem trabalhado de forma insistente no coração de cada crente. Na vida dos discípulos, o Pentecostes significou transformação e compromisso com a pregação das boas novas da salvação. Esse mesmo Espírito espera de nós disposição para sermos usados na proclamação do evangelho. 

 O Espírito Santo muda a vida porque Ele habita no coração de quem O recebe (Jo 14:17). É maravilhoso pensarmos na idéia de DEUS habitar conosco, mas é isso mesmo que Ele tem desejado desde que o pecado entrou no mundo. Quando o Senhor fez uma aliança com o povo de Israel, a vontade dEle era habitar entre os israelitas, por meio de um santuário (Êx 25:8). O acordo que Ele estabelecera com Moisés foi confirmado quando a Sua glória tomou conta do santuário. Portanto, onde Deus habita, acontece a manifestação de Sua glória. 

 Ao Jesus se tornar homem, Ele habitou entre o povo e Sua glória também se manifestou. Diz o apóstolo João: "E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos Sua glória" (Jo 1:14). A aliança que Deus fez no Antigo Testamento com Israel procurava alcançar toda a humanidade. Prova disso, é que Ele deu Jesus como sacrifício por todos os pecadores. Após a partida de Cristo para o Céu, Deus manteve Seu acordo. Continuaria entre nós, agora, através da pessoa do Espírito Santo. O santuário não seria mais uma tenda ou um belo templo adornado com ouro, mas o coração de cada crente. Hoje, o Espírito Santo quer fazer morada em nós. 

 Quando decidimos que o Espírito não é um mero convidado em nossa vida, mas, sim, o dono dela, Ele nos convence "do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16:8). Ele opera a cada dia, e de maneira cada vez mais profunda, a obra da conversão. "O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo. A boa obra será terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes aos de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados." - Conselhos Sobre Saúde, p. 561. 

 Aqueles que se entregam ao Espírito experimentam uma nova vida. Ele desenvolve no coração do crente repulsa pelo pecado e necessidade de Cristo. Assim, o cristão pode refletir a glória de Jesus, e Sua graça se torna evidente na vida. A missão do Espírito Santo em nossos dias é "aplicar e comunicar a obra redentora de Cristo, individualmente, no coração humano, regenerando, justificando, santificando, e comunicando a própria vida de nosso Senhor ressurreto, enquanto aguardamos Sua segunda vinda corporal". - LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 36. 


 Guia: mostra o caminho da salvação em Jesus

 Após a subida de Cristo ao Céu, os discípulos necessitavam continuar sendo guiados. A promessa da vinda de um outro Consolador deu a eles mais confiança. Afinal, Jesus havia falado que o Espírito os lembraria de tudo o que lhes fora ensinado, e lhes explicaria novas verdades. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (Jo 14:26). 

 Ellen White comenta sobre a nova compreensão que os apóstolos tiveram da pessoa e da missão de CRISTO após o Pentecostes: 

 "Depois de receberem o batismo do ESPÍRITO SANTO, começaram a perceber que estiveram na presença do próprio SENHOR da glória. À medida que as declarações de CRISTO lhes eram trazidas à memória, seu espírito abria-se para compreender as profecias e entender os milagres que operara. [...] Suas lições, as quais não haviam compreendido senão imperfeitamente, acudiam-lhes agora como nova revelação. As Escrituras afiguravam-se-lhes um novo livro". - O Desejado de Todas as Nações, p. 507.

 A Obra do Consolador 

 É difícil compreender plenamente a obra do Espírito Santo, porque ela está além de nossa compreensão. Eu sei que você, neste momento, está pensando: Preciso estudar mais acerca desse assunto. E eu o ânimo a fazer isso. Agora, em espírito de oração e comunhão, medite nesta pérola da palavra profética: 

 "O Consolador é chamado 'o Espírito da verdade'. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito da verdade, e torna-Se assim o Consolador. Há conforto e paz na verdade, mas nenhuma paz ou conforto real se pode achar na falsidade. É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma o caráter. Por intermédio das Escrituras, o Espírito Santo fala à mente e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito da verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido. 

 Descrevendo aos discípulos a obra do Espírito Santo, Jesus procurou comunicar-lhes a alegria e esperança que Lhe animavam o próprio coração. Regozijava-Se Ele pelas abundantes medidas que providenciara para auxílio de Sua igreja. 

 O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja. - O Desejado de Todas as Nações, p. 671. 


 Conclusão

 Na promessa do Espírito Santo encontramos solução para todas as nossas necessidades, pois Ele é Consolador, Convencedor e Guia. Ele não nos deixa órfãos. Ele nos convence do nosso pecado. Ele aponta o Salvador e nos conduz a Ele.

O desafio do Espírito Santo para mim hoje: 

 Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor. - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10. 


📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                       
  📝      
  
 Aqueles que se entregam ao Espírito Santo são libertos do mundo para pertencerem a Cristo. "Na promessa do Espírito Santo encontramos solução para todas as nossas necessidades, pois Ele é Consolador, Convencedor e Guia. Ele não nos deixa órfãos. Ele nos convence do nosso pecado. Ele aponta o Salvador e nos conduz a Ele."
Oremos ao Senhor para sermos cheios de seu Espírito Santo!

O Amor de JESUS - Hino 123


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...