JORNADA ESPIRITUAL
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão
31º. dia
Os Dons do Espírito Santo
"A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo" (1 Co 12:1, 4).
A forma como o apóstolo Paulo introduz o assunto dos dons espirituais demonstra a importância que os mesmos têm para o crescimento do Reino de Deus no mundo. Crescer cada dia até atingir a plenitude de Cristo, esse tem sido o desafio do Seminário de Enriquecimento Espiritual. Para que possamos crescer de maneira harmoniosa dentro do corpo de Cristo necessitamos compreender o tema dos dons espirituais.
A Bíblia nos orienta a conhecer os dons do Espírito (1 Co 12:1), a não desprezá-los (1 Tm 4:14), a nos conscientizarmos de que somos responsáveis pelo uso deles (1 Pe 4:10), e que a prática dos mesmos nos prepara para o Céu (Mt 25:14-30).
A palavra profética nos adverte: "A maior causa de nossa fraqueza como um povo é a falta de fé real nos dons espirituais." - Review and Herald, 14 de agosto de 1868. Vamos, então, estudar os dons espirituais nos seguintes aspectos: unidade na diversidade, propósito dos dons, a quem são dados, e o uso deles.
Unidade na diversidade
Encontramos quatro listas de dons no Novo Testamento. A mais conhecida está em 1 Coríntios 12. Igualmente importante é a de Romanos 12:3-8. Listas mais curtas estão em Efésios 4:7-12; e 1 Pedro 4:10, 11.
Quando os escritores do Novo Testamento falam sobre a igreja, com frequência contrastam sua unidade com sua diversidade. As duas características são obra do Espírito Santo. A igreja é uma, porque o Espírito habita em todos os crentes. A igreja é multifacetada, porque o Espírito distribui diferentes dons aos crentes. De forma que o dom do Espírito (que Deus nos dá) cria a unidade na igreja, e os dons (que o Espírito dá) diversificam o ministério da igreja.
Na carta escrita aos crentes de Corinto, Paulo exemplifica a questão da diversidade necessária, mas em uma unidade objetiva, utilizando o corpo humano. Leon Morris diz o seguinte: "A diversidade não é um atributo acidental do corpo, é da sua própria essência. Nenhum membro deve equiparar-se ao corpo. Precisa-se de muitos membros para formar um corpo. [...] O todo é colocado no mais alto nível com a lembrança de que os membros não estão no corpo por acaso, mas como Ele quis, é o modo como DEUS planejou as coisas." - I Coríntios: Introdução e Comentário, p. 140. Nosso corpo não é um fragmento de órgãos independentes, mas uma variedade de sistemas que trabalham unidos, visando um alvo comum.
O bom funcionamento de cada parte visa o bem-estar geral de uma unidade chamada corpo. "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo" (1 Co 12:13,27).
"A Bíblia usa o corpo humano para explicar como operam os dons espirituais. Apesar de o corpo humano ser complexo, todos os seus órgãos atuam em conjunto. Muitas funções são automáticas. Por outro lado, podemos escolher utilizar ou não os nossos pés. A igreja funciona como um corpo humano, e suas partes atuam em harmonia para realizar determinadas tarefas. O objetivo geral da igreja é promover o avanço do reino para a glória de Deus". - Erico T. Xavier, Reflexões sobre o Espírito Santo, p. 95.
Os dons são dados com propósito específico
Outro ponto importante sobre os dons espirituais é que eles são concedidos com um propósito específico, uma missão. Trata-se de tarefas atribuídas a todos os cristãos, independentemente de quais sejam seus dons espirituais.
Efésios 4:11-16 fala que os dons do Espírito Santo seriam concedidos com o propósito de levar o crente a perceber seu lugar no corpo de Cristo, aperfeiçoar os santos no ministério, promover o crescimento e a unidade dos membros, e edificar a igreja em amor. Essa questão de um objetivo claro e definido é dito da seguinte forma por Leon Morris, ao comentar 1 Coríntios 12:11: "A unidade do propósito divino vem à luz na expressão 'um só e o mesmo Espírito' [...]
A forma mais vigorosa aqui empregada sublinha a verdade de que os dons [diferentes] não visam propósitos divinos divergentes" (Leon Morris, op. cit., p. 139).
Quando nos lembramos de que a promessa do Espírito, como expressa em Atos 1:8, visa o fim único de sermos testemunhas de Cristo em qualquer lugar, a questão toma um rumo ainda maior, pois os objetivos expressos em Efésios tratam de nosso relacionamento com Deus e com o corpo de crentes. Já Atos 1:8 fala da nossa responsabilidade com o cumprimento da pregação do evangelho em todo o mundo.
Todos recebem
Todos os que vamos a Cristo, fazemos isso pela ação do Espírito Santo. "E vocês receberão o dom do Espírito Santo. A promessa é para vocês e seus filhos e para todos que estão dispostos, a todos que o Senhor chamou" (At 2:3, 8, 39). Então, pelo arrependimento e pelo batismo, recebemos o dom do Espírito Santo.
Então, cheios do Espírito, recebemos Seus dons, conforme nos ensina a parábola relatada em Mateus 25:14-30. A dádiva dos talentos é uma prerrogativa de Deus; talentos usados tornam-se talentos multiplicados, e cada um recebe algum talento. O que fica bem claro é que, não importa quem sejamos, todos temos pelo menos um talento e sempre há algo que podemos fazer.
John Stott declara o seguinte: "[Se] há uma diversidade ampla, deve haver também uma distribuição ampla. Charismata (dons da graça) não são privilégio de um grupo seleto. Pelo contrário, o Novo Testamento nos garante que todo cristão tem pelo menos um dom ou capacitação para o serviço, por mais adormecido ou desusado que seja." - Batismo e Plenitude do Espírito Santo, p. 97.
A palavra profética diz:
"O Senhor deseja usar a igreja como conduto para transmitir Suas dádivas. Se o Seu povo mantivesse o canal aberto, recebendo os dons espirituais e temporais de Sua graça, e transmitindo-os aos necessitados, não haveria doentes negligenciados, nem órfãos clamando por alimento. O coração da viúva e do órfão cantaria de alegria. Deus concedeu ao homem o mais precioso de Seus dons. Ele o fez para que o homem pudesse repartir Suas dádivas". - E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], p. 219.
São dados para serem usados
Os dons de Deus são dados para serem usados. Nós somos "despenseiros da multiforme graça de Deus", e recebemos a ordem para sermos "bons despenseiros" (1 Pe 4:10). Paulo escreveu: "Usemos os nossos diferentes dons" (Rm 12:6, NTLH). Porém, como devemos usá-los? Os dons espirituais são dados para ajudar, confortar e fortalecer não somente os receptores, mas também os outros. Esse é o significado da palavra "edificar" (Ef 4:12,16).
Vejamos alguns dons e como podem ser úteis:
✓Evangelismo - duplas missionárias, evangelistas, líderes de classe bíblica.
✓Ensino - professores nas diversas unidades da Escola Sabatina, pregação, estudos bíblicos avançados.
✓Exortação/aconselhamento - aconselhar casais, jovens, pais, animar as pessoas a participarem na igreja.
✓Liderança - ancião, diretor(a) de departamentos, treinamentos.
✓Fé/oração - intercessão, grupos de oração.
✓Misericórdia/socorro - trabalhos sociais, ajuda aos necessitados.
✓Hospitalidade - anfitrião de pequeno grupo, recepção nas atividades da igreja.
✓Liberalidade - apoio financeiro, doações.
✓Serviço - Adra, diáconos, diaconisas, ajuda em projetos diversos.
✓Música - louvor, coral, conjuntos, quartetos.
Qual é seu dom ou dons? Já descobriu? Se não, comece agora a orar sobre o assunto. Tente identificar alguma necessidade da igreja e procure ajudar de alguma forma. Escute os irmãos, procure fazer algum teste de dons (geralmente os pastores têm esses formulários). Procure pesquisar a respeito dos dons que mais se identificam com sua personalidade (sempre sob a orientação do Espírito). Busque oportunidades para se envolver de forma prática.
Guarde em seu coração:
"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.
Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?
📝Meu compromisso:
✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração...
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🕊
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão
31º. dia
Os Dons do Espírito Santo
"A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo" (1 Co 12:1, 4).
A forma como o apóstolo Paulo introduz o assunto dos dons espirituais demonstra a importância que os mesmos têm para o crescimento do Reino de Deus no mundo. Crescer cada dia até atingir a plenitude de Cristo, esse tem sido o desafio do Seminário de Enriquecimento Espiritual. Para que possamos crescer de maneira harmoniosa dentro do corpo de Cristo necessitamos compreender o tema dos dons espirituais.
A Bíblia nos orienta a conhecer os dons do Espírito (1 Co 12:1), a não desprezá-los (1 Tm 4:14), a nos conscientizarmos de que somos responsáveis pelo uso deles (1 Pe 4:10), e que a prática dos mesmos nos prepara para o Céu (Mt 25:14-30).
A palavra profética nos adverte: "A maior causa de nossa fraqueza como um povo é a falta de fé real nos dons espirituais." - Review and Herald, 14 de agosto de 1868. Vamos, então, estudar os dons espirituais nos seguintes aspectos: unidade na diversidade, propósito dos dons, a quem são dados, e o uso deles.
Unidade na diversidade
Encontramos quatro listas de dons no Novo Testamento. A mais conhecida está em 1 Coríntios 12. Igualmente importante é a de Romanos 12:3-8. Listas mais curtas estão em Efésios 4:7-12; e 1 Pedro 4:10, 11.
Quando os escritores do Novo Testamento falam sobre a igreja, com frequência contrastam sua unidade com sua diversidade. As duas características são obra do Espírito Santo. A igreja é uma, porque o Espírito habita em todos os crentes. A igreja é multifacetada, porque o Espírito distribui diferentes dons aos crentes. De forma que o dom do Espírito (que Deus nos dá) cria a unidade na igreja, e os dons (que o Espírito dá) diversificam o ministério da igreja.
Na carta escrita aos crentes de Corinto, Paulo exemplifica a questão da diversidade necessária, mas em uma unidade objetiva, utilizando o corpo humano. Leon Morris diz o seguinte: "A diversidade não é um atributo acidental do corpo, é da sua própria essência. Nenhum membro deve equiparar-se ao corpo. Precisa-se de muitos membros para formar um corpo. [...] O todo é colocado no mais alto nível com a lembrança de que os membros não estão no corpo por acaso, mas como Ele quis, é o modo como DEUS planejou as coisas." - I Coríntios: Introdução e Comentário, p. 140. Nosso corpo não é um fragmento de órgãos independentes, mas uma variedade de sistemas que trabalham unidos, visando um alvo comum.
O bom funcionamento de cada parte visa o bem-estar geral de uma unidade chamada corpo. "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo" (1 Co 12:13,27).
"A Bíblia usa o corpo humano para explicar como operam os dons espirituais. Apesar de o corpo humano ser complexo, todos os seus órgãos atuam em conjunto. Muitas funções são automáticas. Por outro lado, podemos escolher utilizar ou não os nossos pés. A igreja funciona como um corpo humano, e suas partes atuam em harmonia para realizar determinadas tarefas. O objetivo geral da igreja é promover o avanço do reino para a glória de Deus". - Erico T. Xavier, Reflexões sobre o Espírito Santo, p. 95.
Os dons são dados com propósito específico
Outro ponto importante sobre os dons espirituais é que eles são concedidos com um propósito específico, uma missão. Trata-se de tarefas atribuídas a todos os cristãos, independentemente de quais sejam seus dons espirituais.
Efésios 4:11-16 fala que os dons do Espírito Santo seriam concedidos com o propósito de levar o crente a perceber seu lugar no corpo de Cristo, aperfeiçoar os santos no ministério, promover o crescimento e a unidade dos membros, e edificar a igreja em amor. Essa questão de um objetivo claro e definido é dito da seguinte forma por Leon Morris, ao comentar 1 Coríntios 12:11: "A unidade do propósito divino vem à luz na expressão 'um só e o mesmo Espírito' [...]
A forma mais vigorosa aqui empregada sublinha a verdade de que os dons [diferentes] não visam propósitos divinos divergentes" (Leon Morris, op. cit., p. 139).
Quando nos lembramos de que a promessa do Espírito, como expressa em Atos 1:8, visa o fim único de sermos testemunhas de Cristo em qualquer lugar, a questão toma um rumo ainda maior, pois os objetivos expressos em Efésios tratam de nosso relacionamento com Deus e com o corpo de crentes. Já Atos 1:8 fala da nossa responsabilidade com o cumprimento da pregação do evangelho em todo o mundo.
Todos recebem
Todos os que vamos a Cristo, fazemos isso pela ação do Espírito Santo. "E vocês receberão o dom do Espírito Santo. A promessa é para vocês e seus filhos e para todos que estão dispostos, a todos que o Senhor chamou" (At 2:3, 8, 39). Então, pelo arrependimento e pelo batismo, recebemos o dom do Espírito Santo.
Então, cheios do Espírito, recebemos Seus dons, conforme nos ensina a parábola relatada em Mateus 25:14-30. A dádiva dos talentos é uma prerrogativa de Deus; talentos usados tornam-se talentos multiplicados, e cada um recebe algum talento. O que fica bem claro é que, não importa quem sejamos, todos temos pelo menos um talento e sempre há algo que podemos fazer.
John Stott declara o seguinte: "[Se] há uma diversidade ampla, deve haver também uma distribuição ampla. Charismata (dons da graça) não são privilégio de um grupo seleto. Pelo contrário, o Novo Testamento nos garante que todo cristão tem pelo menos um dom ou capacitação para o serviço, por mais adormecido ou desusado que seja." - Batismo e Plenitude do Espírito Santo, p. 97.
A palavra profética diz:
"O Senhor deseja usar a igreja como conduto para transmitir Suas dádivas. Se o Seu povo mantivesse o canal aberto, recebendo os dons espirituais e temporais de Sua graça, e transmitindo-os aos necessitados, não haveria doentes negligenciados, nem órfãos clamando por alimento. O coração da viúva e do órfão cantaria de alegria. Deus concedeu ao homem o mais precioso de Seus dons. Ele o fez para que o homem pudesse repartir Suas dádivas". - E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], p. 219.
São dados para serem usados
Os dons de Deus são dados para serem usados. Nós somos "despenseiros da multiforme graça de Deus", e recebemos a ordem para sermos "bons despenseiros" (1 Pe 4:10). Paulo escreveu: "Usemos os nossos diferentes dons" (Rm 12:6, NTLH). Porém, como devemos usá-los? Os dons espirituais são dados para ajudar, confortar e fortalecer não somente os receptores, mas também os outros. Esse é o significado da palavra "edificar" (Ef 4:12,16).
Vejamos alguns dons e como podem ser úteis:
✓Evangelismo - duplas missionárias, evangelistas, líderes de classe bíblica.
✓Ensino - professores nas diversas unidades da Escola Sabatina, pregação, estudos bíblicos avançados.
✓Exortação/aconselhamento - aconselhar casais, jovens, pais, animar as pessoas a participarem na igreja.
✓Liderança - ancião, diretor(a) de departamentos, treinamentos.
✓Fé/oração - intercessão, grupos de oração.
✓Misericórdia/socorro - trabalhos sociais, ajuda aos necessitados.
✓Hospitalidade - anfitrião de pequeno grupo, recepção nas atividades da igreja.
✓Liberalidade - apoio financeiro, doações.
✓Serviço - Adra, diáconos, diaconisas, ajuda em projetos diversos.
✓Música - louvor, coral, conjuntos, quartetos.
Qual é seu dom ou dons? Já descobriu? Se não, comece agora a orar sobre o assunto. Tente identificar alguma necessidade da igreja e procure ajudar de alguma forma. Escute os irmãos, procure fazer algum teste de dons (geralmente os pastores têm esses formulários). Procure pesquisar a respeito dos dons que mais se identificam com sua personalidade (sempre sob a orientação do Espírito). Busque oportunidades para se envolver de forma prática.
Guarde em seu coração:
"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.
Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?
📝Meu compromisso:
✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração...
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🕊
Nenhum comentário:
Postar um comentário