Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

JE- 25º Dia Como Manter a Plenitude - I

JORNADA ESPIRITUAL 
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

25º Dia
Como Manter a Plenitude - I 

Nas três últimas jornadas, aprendemos que todos somos chamados a experimentar a plenitude do Espírito. Mas, para que isso ocorra, necessitamos buscar a Deus de maneira intensa e profunda, diariamente. Vimos, por outro lado, que podemos perder a plenitude e voltar a ser os mesmos crentes do passado, mornos, frios e indiferentes. Porque voltar atrás se a experiência de viver na presença de Cristo é a maior de todas as aventuras que podemos desfrutar?

Nas duas últimas jornadas desta seção, queremos desafiá-lo a subir cada vez mais para junto de Cristo e se manter cada dia pleno do Espírito. Afinal, você foi criado para viver nas alturas, junto ao Pai. Já aprendemos que o crente que se converteu e foi batizado nas águas, foi também batizado e selado com o Espírito Santo. O nosso desafio, cada dia, deve ser permitir que sejamos totalmente cheios do Espírito Santo, para que possamos experimentar a Sua plenitude. Alguns podem perguntar: Como isso é possível? Quais os resultados de um viver pleno do Espírito Santo?

Antes de continuar, devemos nos lembrar de que só adquirimos esta plenitude "quando deixamos o Espírito viver e operar plenamente através de nós". - O Espírito Santo na Experiência Cristã, p. 116. Porém, essa vida plena no Espírito não acontece sem uma decisão e uma busca profunda, de todo o coração, alma e entendimento. Como podemos, então, obter a plenitude do Espírito?

1. Ter sede do Espírito Santo

A Bíblia diz que vamos encontrar o Senhor quando O buscarmos com toda a nossa alma: "Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29:13).

Isaías 44:3 diz que Deus derramará água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca. Esse é um princípio tremendo. As torrentes do céu só cairão sobre aqueles que têm sede de Deus.

"A plenitude do Espírito em nossa vida começa exatamente quando nos sentimos vazios, áridos e sedentos. Então, como solo seco e sedento, clamamos pelo transbordar do Espírito em nosso coração." - Hernandez Dias Lopes, Derramamento do Espírito, p. 51.

Toda pessoa que tem sede experimenta uma angustiosa sensação de secura e grande desejo de água. Ter sede espiritual é ficar angustiado com a aridez da alma e desejar ardentemente as correntes das bênçãos de Deus.

A menos que estejamos desejosos, a transformadora graça de Deus não pode se manifestar em nós.

"O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova". - Parábolas de Jesus, p. 411.

"Onde quer que a necessidade do Espírito Santo seja um assunto de que pouco se pense, ali se verá sequidão espiritual, [...] e espirituais declínio e morte. [...] Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito?" - Atos dos Apóstolos, p. 50. Portanto, um forte desejo de ter a bênção da plenitude do Espírito já é o começo dela.

E quando não temos desejos espirituais?

Em Filipenses 2:13 lemos: "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade." O que Paulo quer dizer é que Deus está trabalhando em nós, não somente para nos suprir com habilidades de servi-Lo, mas também para despertar em nós o desejo de deixá-Lo trabalhar através de nós.

Diante dessa realidade, devemos abrir nosso coração a Deus e dizer assim: "Querido Pai celestial; confesso quão pouco espiritual têm sido os meus desejos mais profundos. Eu realmente não estou tendo sede de Tuas mais ricas bênçãos como deveria. Purifica-me, eu Te suplico, de todos os desejos carnais e egoístas e dá-me um profundo e constante desejo de ser controlado por Teu Espírito em minha vida diária."

Deus responderá essa oração, porque essa é uma petição que está inteiramente de acordo com Sua vontade (1 Jo 5:14, 15). Aquele que reconhece seu pecado, sua carência, e deseja o poder de Deus, é o que recebe a plenitude do Espírito Santo.

2. Entregar-se ao Espírito, submetendo-se inteiramente a Ele

"Deus só pode ocupar o nosso coração na medida em que Lho entregamos." - LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 187.

Porém o Espírito não faz nada de maneira arbitrária. Ele espera por uma decisão do crente. "É preciso que nos esvaziemos de nós mesmos e de maneira total, se queremos ser cheios do Espírito." - O Espírito Santo e a Vida Cristã, p. 21.

"Para sermos plenos do Espírito não podemos ser plenos do eu ou de vontade própria. Antes de dar lugar à plenitude do Espírito, deve-se processar o esvaziamento da vontade própria. Deus não aceita nada menos que uma entrega sem reservas." - Review and Herald, 16/05/1907.

A essência da experiência da salvação é submissão total ao senhorio de Jesus. Crer em Jesus é tomar seu jugo (Mt 11:28-30). É negar-se a si mesmo, e reconhecer Sua realeza. "O recebimento do Espírito é a resposta de Deus ao arrependimento e à fé. A plenitude do Espírito é a resposta de Deus à nossa submissão e fé." - James Conkey, O Triplo Segredo do Espírito Santo, p. 46.

"Oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça" (Rm 6:13). "O significado mais certo da palavra 'oferecer-se', neste texto, é 'colocar-se à disposição de alguém'", como enfatiza Billy Graham, em seu livro O Espírito Santo.

"Ele [Deus] anseia derramar sobre nós Seu Santo Espírito em fartas medidas, e que aplainemos o caminho mediante a renúncia." - Testemunhos Seletos, v. 2, p. 382.

"O Espírito Santo só foi dado por Deus após Jesus ter sido glorificado. A plenitude do Espírito só será alcançada quando permitirmos que Jesus se assente no trono de nossa vida e a governe." - O Espírito Santo e a Vida Cristã, p. 32.

"Todavia ninguém se pode esvaziar a si mesmo do eu. Somente podemos consentir em que Cristo execute a obra. Então a linguagem da alma será: Senhor, toma meu coração; pois não o posso dar. É Tua propriedade. [...] Eleva-me a uma atmosfera pura e santa."- Parábolas de Jesus, p. 159.

Então oraremos assim: "Ó Deus; eu abraço a Tua vontade para sempre. Submeto a Ti todos os meus planos e propósitos, todos os meus desejos e esperanças. Tira de mim tudo que precisares; manda-me o que desejares que tenha. Conduz-me para onde quiseres e revela-me tudo o que achares que eu devo abandonar. Eis-me presente para fazer a Tua vontade." - James Conkey, O Triplo Segredo do Espírito Santo, p. 43.

3. Limpar o recipiente e confessar as faltas e pecados

"O Espírito está desejoso de encher todos os tipos de vasos ou templos humanos. Mas Ele se recusa terminantemente a encher um vaso ou templo humano contaminado pelo pecado." - James Crane, O Espírito Santo na Experiência Cristã, p. 126.

Isaías 59:1, 2 diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça."

Não podemos avançar na experiência cristã, até afastarmos de nós tudo aquilo que nos separa de Deus. "Se um pecado é nutrido na alma, ou uma prática errônea conservada na vida, todo o ser é contaminado. O homem torna-se instrumento de injustiça." - O Desejado de Todas as Nações, p. 313.

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará" (Pv 28:13). Muitas pessoas sabem que estão vivendo em pecado. Às vezes, ficam tristes com a situação e gostariam que as coisas fossem diferentes, mas nunca mudam. Por quê? Porque nunca se arrependeram dos seus pecados.

"Há uma diferença entre confessar e se arrepender, embora a Bíblia veja as duas coisas muito próximas uma da outra, assim como dois lados de uma moeda. Confessar é reconhecer o pecado e pedir perdão pelo mesmo, a Deus. Arrepender-se quer dizer fazer meia volta, renunciando o pecado. A palavra arrepender-se, na linguagem grega, implica em uma mudança radical de atitude. Arrepender-se é mais que reconhecer ou ficar sentido com o que fez; é mais que confessar a Cristo. Arrepender-se, é voltar as costas ao mundo, abandoná-lo e submeter-se ao Espírito em busca da força para permanecer sob a vontade de Deus". - Billy Graham, O Espírito Santo, p. 112.

Quando o crente confessa os pecados, ele recebe tanto o perdão como a purificação (1 Jo 1:9). "Logo que consintamos em renunciar ao pecado, reconhecendo nossa culpa, é removida a barreira entre a alma e o Salvador." - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 325.

Precisamos também perceber como nossos pecados afetaram o próximo. Se o pecado causou uma ruptura em nosso relacionamento com os outros, devemos no dirigir a eles em busca de perdão e reconciliação.

"Não seremos cheios do Espírito Santo enquanto não estivermos em harmonia com Deus e com nosso semelhante." - LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 188.

Devemos fazer isto hoje mesmo: "Hoje deveis ter purificado o vosso vaso, a fim de estar prontos para o orvalho celeste, [...] e a bênção de DEUS encherá toda alma que estiver purificada de toda contaminação." - Evangelismo, p. 702.

Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo. 
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                     .  🕊
Vamos louvar


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...