Translate

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

JE 32º. Dia - Adoração e Gratidão - I

JORNADA ESPIRITUAL 
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão

32º. Dia -  Adoração e Gratidão - I


 Os temas da adoração e da gratidão estão no centro do grande conflito entre Cristo e Satanás. Porque devo adorar e ser grato a Cristo? Essa discussão que começou misteriosamente no Céu, da mesma forma chegou à Terra depois da entrada do pecado. Satanás conseguiu que Adão e Eva perdessem de vista o fato de que Deus é o Criador, amoroso, justo e fiel, e que por isso merece reconhecimento e adoração. Como foi bem-sucedido em sua primeira investida, partiu, então, com maior determinação para derrotar Cristo - o segundo Adão. Foi vergonhosamente derrotado em todos os aspectos de suas tentações. Mas ele não desiste. Já que não pode vencer o Filho de Deus, parte para tentar derrotar e destruir os Seus seguidores.

 Nas jornadas de hoje e amanhã vamos analisar o tema da adoração e da gratidão no contexto dos dízimos e ofertas. Vamos começar mostrando que o inimigo tem uma obsessão por adoração. Ele usa o dinheiro como pretexto, mas o que deseja mesmo é ser adorado. Na conclusão, vamos ver qual é o centro da questão.

 Obsessão por adoração 

 Ser adorado como se fosse Cristo parece ser o centro de todas as ações do inimigo. Do começo ao fim sua grande obsessão é por adoração. Desde o momento em que ele decidiu "que jamais se curvaria diante do Filho de Deus em adoração servil" (A Verdade Sobre os Anjos, p. 42), decidiu que seria como Deus, que seria adorado como Jesus o era.

 Ellen G. White descreve um de seus momentos quando, misteriosamente, tomado pelo egoísmo e inveja, se recusou a adorar a Deus:

 "Chegara a hora dos alegres e felizes cânticos de louvor a Deus e a Seu amado Filho. Satanás havia dirigido o coral celestial. Sempre entoara a primeira nota, e então toda a multidão angélica se unira a ele, fazendo com que gloriosos acordes musicais ressoassem pelos Céus em honra a Deus e Seu querido Filho. Agora, porém, em lugar de doces acordes musicais, palavras de discórdia e ira caíam nos ouvidos do grande líder rebelde. [...] Aproximava-se a hora da adoração, quando resplendentes e santos anjos se ajoelhavam diante do Pai. Não mais se uniria ele ao cântico celestial. Nunca mais se ajoelharia em reverente e santo temor diante da presença do Deus eterno". - Ibid., p. 46.

 O profeta Isaías assim descreve a decisão dele: "Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14:14). A Palavra de Deus afirma que não mais se achou no Céu o lugar desse anjo caído.

 "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do Céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus" (Ap 12:9,10).

 Aqui na Terra, usando de astúcia e engano, Satanás convenceu o primeiro casal de que Deus é injusto e que lhes estava negando algo útil. Assim insinuou: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal" (Gn 3:5). Infelizmente, nossos primeiros pais acreditaram nessa mentira e foram derrotados e, consequentemente, seus descendentes. Então veio o Filho do Homem, para buscar e salvar os perdidos.

 Mesmo estando Jesus na companhia do Espírito Santo, o atrevido e derrotado inimigo foi à procura do Salvador para que Este o adorasse, como fez o primeiro Adão. A proposta dele foi: "Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" (Mt 4:9). Ele sabia que Cristo não tinha onde reclinar a cabeça e, logo no começo de Seu ministério, tentou seduzi-Lo com aquilo que ele sabe bem como manejar na vida de seus súditos. Mas, graças a Deus, o segundo Adão venceu e mostrou como também podemos vencer o inimigo.

 Mas, por que riquezas foram usadas para tentar a Cristo? Satanás faz o mesmo ainda hoje?

Dinheiro e adoração 

 Por que a Bíblia dá tanta importância ao dinheiro? Por que esse tema deve ser devidamente compreendido? O pastor Benjamin Maxson, em seu seminário Fundamentos Bíblicos Para a Administração da Vida apresenta oito questões relevantes sobre o dinheiro, que foi o tema mais mencionado por Cristo. Vamos, então, a elas:

✓ Mais de dois terços das parábolas falam a respeito de dinheiro e bens materiais.
✓ Mais de 2.000 referências bíblicas falam de dinheiro.
✓ Aproximadamente 500 passagens falam sobre oração, e um pouco menos sobre fé.
 ✓O dinheiro é fruto do tempo, talento e energia postos em ação.
 ✓As finanças são o campo de batalha espiritual: no mundo, nos negócios, na família e na igreja.
 ✓Deus usa o dinheiro que Ele dá a Seus filhos para promover a pregação do evangelho.
✓ A riqueza (mal usada) compete com Deus: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mt 6:24).
 ✓Os dízimos, as ofertas e o sábado são termômetros que refletem onde estamos em nossa caminhada com Deus.

 Antes de encerrar a nossa jornada de hoje, vamos pensar e meditar: sábado, dízimo e ofertas estão relacionados à adoração. Quando não os usamos para adorar e glorificar a Deus, automaticamente, passamos a dedicá-los ao inimigo de Deus. Não existe o elemento neutro neste assunto. Ou adoramos a Deus, com o que temos e somos, ou ao inimigo. A quem temos adorado até o presente momento? Conversemos sobre esse assunto com o Pai e nos acertemos com Ele.

 Guarde em seu coração: 

 "O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.

📝Meu compromisso:

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo.
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                     .  🕊
Louvemos ao Senhor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...