Translate

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

JE 7º Dia - O Selamento e o Penhor do Espírito Santo

Jornada Espiritual
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo


7º. Dia
O Selamento e o Penhor do Espírito Santo


Quando uma pessoa aceita pela fé a Cristo como seu Salvador pessoal, é selada imediatamente por Deus como um filho ou filha. Este selo indicando filiação é atestado pelo dom do Espírito Santo (2Co 1:22).

A única pessoa que pode romper este selo de filiação é o próprio crente. Se for sua escolha não mais ser filho de Deus, nem ser por Ele controlado, Deus o libera, como fez com o rei Saul.

Na jornada de hoje, você vai ampliar sua compreensão deste tema espiritual tão relevante. De forma bem didática e clara irá entender quando se dá o selamento na vida do crente, seu significado, efeitos e garantia de recebimento.

Quando se dá o selamento

O selamento se dá no momento em que se crê: "Tendo nEle também crido, fostes selados com o Santo Espírito" (Ef 1:13), que é o mesmo que: "Quando crestes, fostes selados". Por outro lado, não devemos confundir o ato espiritual "selado ou batizado com o Espírito Santo," com a plenitude do Espírito Santo, como será visto mais à frente.

O ouvir, crer e ser selado com o Espírito são atos consecutivos, imediatos e até coincidentes. Então, todos os verdadeiros crentes já receberam o Espírito Santo como selo de que pertencem a Jesus e são Seus filhos. Portanto, o selamento se dá quando o Espírito, como Agente convertedor, é interiorizado no crente, tornando-o habitação da Divindade (Jo 14:21,23; 1Jo3:24; 4:13; Rm 8:9-11).

Os que aceitam a Cristo são nascidos de novo pelo Espírito (Jo 3:3, 5). Neste ponto, recebe-se o selamento do Espírito Santo: "Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nEle também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da Sua propriedade, em louvor da Sua glória" (Ef 1:13,14; comparar com Ef 4:30, 2Co 1:21, 22; 5:5).

Está feliz em saber que Jesus já colocou o selo do Espírito Santo em você? Então, em oração, converse com Ele a respeito desse assunto e diga o quanto ele significa para você.

O significado do selamento

A expressão "fostes selados", vem do verbo grego sfragízo, que significa:

✓ Selar uma tumba ou um edifício, de modo que ninguém entre.
✓ Marcar com um selo como meio de identificação.
✓ O lugar de um selo, em um documento, para certificar e reconhecer a autoridade ou posse.

O termo selar me faz lembrar da minha adolescência na fazenda, quando junto com meu pai, comprávamos bezerros e bois e os marcávamos ou carimbávamos com a nossa marca de ferro bem aquecido, como sinal ou indicação que agora tais bois nos pertenciam. Só que, após a referida transação, retornávamos para casa, deixando os animais na fazenda de origem. Cerca de uma semana após, voltávamos e identificávamos os bezerros através da marca ou sinal, e os levávamos para o nosso sítio.

Da mesma forma, "o Espírito Santo é o selo de propriedade que Deus põe sobre o crente converso, e significa o carimbo divino e a garantia de herança eterna prometida ao crente". - Teologia Elementar, p. 195.

Efeitos do selamento do Espírito Santo


Dentre os múltiplos efeitos, três são mais notórios:


✓ Enquanto experimentamos Sua poderosa presença, temos a vitória sobre o pecado (1 Jo 3:9; 5:18).
✓ Certifica-nos internamente de que temos o dom da vida eterna. "Quem crê no Filho tem a vida eterna" (Jo 3:36).
✓ O inimigo não mais pode nos controlar.

O respeitado teólogo e escritor J. Packer, falando com base bíblica, sobre os efeitos do selamento do Espírito no crente, afirma que "daí em diante, o mesmo Espírito 'habita' nele (Rm 8:11), como um hóspede, observando e envolvendo-se em tudo o que acontece no coração e na vida do crente. Cumprindo o Seu papel de 'hóspede gracioso e obsequioso', Ele age como um agente de santificação, transformando-o 'de glória em glória', à semelhança moral de Jesus" (2Co 3:18). - Na Dinâmica do Espírito, p. 68.

"Se queremos experimentar o poder do Evangelho de Cristo, a nossa natureza terá que ser invadida pelo Espírito de Deus, que fará residência dentro de nós. E só assim estaremos vivendo a verdadeira religião, que é a obra total de Deus no homem e a total resposta do homem à Sua obra interna." - Ibid., p. 9.

"A mensagem do evangelho é, pois, a mensagem de uma nova criação em meio a uma antiga, ou a mensagem da invasão da nossa natureza humana feita pela vida eterna de Deus e a substituição da velha natureza pela nova. A nova vida captura a natureza do homem de fé e se dedica a sua benévola conquista, que não é completa enquanto a vida invasora não tiver tomado posse total e não tiver emergido uma nova criatura. E este é um ato de Deus, sem ajuda humana, pois é um milagre moral e uma ressurreição espiritual, que espera apenas pela fé, pelo consentimento e submissão humana". - Ibid., p. 27.

A presença do Espírito em nossa vida é uma constante lembrança de que um dia Jesus não somente habitará conosco, mas também de que nós habitaremos ou reinaremos com Ele, num reino onde a tentação e o pecado não mais nos alcançarão. Assim, a presença do Espírito Santo em nossa vida resulta em um antegozo das bênçãos celestiais e do ambiente do Céu (Ef 2:5, 6; Fp 3:20).

A garantia de nossa herança

O Espírito Santo "é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade" (Ef 1:14).

A palavra grega traduzida como "penhor" é arrabon. Significa "primeira prestação", "sinal", "adiantamento", "garantia" e "depósito". O dom do Espírito Santo em nosso coração, quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, é a primeira prestação que nos assegura a possessão do dom da vida eterna e da imortalidade, que receberemos por ocasião da segunda vinda do Senhor (I Co 15:51-54). Além disso, o dom do Espírito é a garantia de que DEUS cumprirá Sua promessa e nos redimirá completamente do domínio do inimigo.

O dom do Espírito Santo em nosso coração, quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor, é a primeira prestação que nos assegura a possessão do dom da vida eterna e da imortalidade, que receberemos por ocasião da segunda vinda do Senhor (I Co 15:51-54). Além disso, o dom do Espírito é a garantia de que Deus cumprirá Sua promessa e nos redimirá completamente do domínio do inimigo.

Mas, a esta altura, convém lembrar que só mantemos este selo do Espírito quando andamos no Espírito (Gl 5:16), permitindo que o Senhor tome o controle da nossa mente e nos guie de acordo com Sua vontade (Gl 5:18). Então, o fruto do Espírito se manifestará em nossa vida: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gl 5:22, 23).

A principal idéia de uma garantia é o penhor. O dom do Espírito Santo, que mudou o destino do crente, da morte para vida, que o mantém vitorioso sobre o poder do pecado, é a garantia ou penhor da parte de Deus de que, finalmente, lhe concederá o privilégio de libertá-lo da presença do pecado, por ocasião de Seu retorno à Terra, para levar os salvos para o Céu e dar-lhes o reino eterno.

O verdadeiro crente é nascido do Espírito (Jo 3:5, 6); o Espírito é o instrumento selador (Ef 1:13,14); e o Espírito é dado a ele como penhor ou garantia e uma permanente lembrança de que ele pertence a Deus (2Co 5:5). Aliás, para pertencermos a Deus, Seu Espírito deve habitar em nós (Rm 8:9), ou então, tal pessoa não foi batizada ou selada pelo Espírito.

O fato é que no dia da nossa conversão, Deus "nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Co 1:22). A presença do Espírito em nossa vida é a garantia de que Deus vai cumprir Sua promessa ao voltar e nos conceder vida eterna.

Somos feitos herdeiros das dádivas do céu, tão logo entramos em concerto com Deus. E o penhor do Espírito é-nos concedido como sinal deste direito a todas as dádivas celestiais (Rm 8:17; Ef 1:3-12; 1 Jo 3:1).

Assim como o arco-íris foi para Noé a garantia divina de que não haveria outro dilúvio, o Espírito na vida do crente é a sua constante lembrança da salvação final, a despeito das provações ao longo do caminho. (Ver Ef 4:30.)


Mesmo agora, em meio aos sofrimentos da vida presente (Rm 8:18), podemos experimentar a paz de Deus (Rm 5:1), a alegria que nos concede (Rm 5:3) e Seu amor (Rm 5:5).

Tudo isso provém do Espírito (Gl 5:22) e é como um pagamento antecipado e uma garantia de que muito mais espera por nós, tanto nesta vida quanto na vida por vir.

Essa obra em nosso interior é tão magnífica e perfeita que, quando ela ocorre, Deus declara que "somos feituras dEle, criados em Cristo Jesus" (Ef 2:10). Do início ao fim, Ele nos tomou, regenerou e moldou para sermos o templo do Espírito de Deus. Isso torna a salvação o maior milagre do mundo! A mudança do nosso antigo estado de morte espiritual é realmente miraculosa. Ele nos ressuscita para uma nova vida e nos enche de poder, santidade, justiça, e do fruto do Espírito. Ele adorna o nosso homem interior até que, espiritualmente, nos tornamos santuário de Deus.

O dia em que você entregou o coração a Cristo e O aceitou como Salvador e Senhor, você optou por entregar a Ele a autoridade sobre todas as áreas de sua vida: física, mental e intelectual. Você não se acha mais no controle. Você submeteu sua vida ao senhorio de Cristo. Ele tornou-se o oleiro e você o barro. Quem define o que fazer com o barro é o oleiro e não o contrário.

CONCLUSÃO

Devemos nos lembrar de que agora somos membros de Cristo, e o que fazemos a nós mesmos, fazemos a Ele também. Ele habita em nós por meio da pessoa do Espírito Santo. Precisamos honrar e respeitar a presença de Deus em nossa vida. Lembremo-nos de que fomos comprados por bom preço. O Espírito Santo nos moldou para que fôssemos santuário de Deus. Essa obra que Ele realiza em nós é duradoura e permanente. Ele veio habitar em nós para o resto da vida. Mas esse permanecer depende unicamente de nossa permissão.

O desafio do Espírito Santo para mim hoje:

"Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor". - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10.

🔰
:memo:Meu compromisso:

✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração..
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

. 📝Lembrete :bow:
Que a nossa oração seja a expressão do nosso desejo de que em nossa vida Jesus Cristo seja sempre honrado. E lembrem-se de que "fomos comprados por bom preço. O Espírito Santo nos moldou para que fôssemos santuário de Deus. Essa obra que Ele realiza em nós é duradoura e permanente. Ele veio habitar em nós para o resto da vida. Mas esse permanecer depende unicamente de nossa permissão"...

"A salvação tem validade de um dia."

Devemos buscá-la todos os dias!

Louve ao Senhor

HA 587 SANTO, SANTO





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...