Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

JE-28º. dia Conhecer e Ser Antes de Fazer - I

JORNADA ESPIRITUAL 
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão

28º. dia 
Conhecer e Ser Antes de Fazer - I 

Vamos começar a quarta parte de nossa jornada com o assunto que tem sido a base deste movimento. Hoje e amanhã vamos recordar e aprender a respeito dele. Temos aprendido desde o SEE I que devemos estudar a Palavra não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com Deus. O conhecimento de Deus que vamos buscar é, justamente, o que vai além do intelectual, que vai ao coração e provoca uma mudança de dentro para fora.

Essa manifestação do poder de Deus na vida daquele que O busca leva o cristão a ser autêntico e verdadeiro no seu relacionamento com Cristo e com seu próximo.

Cheio do poder renovador do Espírito Santo, será inevitável testemunhar a respeito do Evangelho. As pessoas nos verão e não teremos como esconder que estivemos e estamos com Cristo, e falar dEle será algo natural e poderoso. É dentro desse contexto que iremos fazer a obra de Deus e cumprir, pelo poder do Espírito, a parte que nos corresponde.

Antes de continuar, que tal orarmos? Oremos e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a conhecer a vontade do Pai de tal maneira que O honremos como filhos. Que nossa vida seja uma expressão de Seu amor e bondade, em todos os nossos relacionamentos, para que possamos testemunhar do Salvador por palavras ou ações.

Conhecer - relacionamento e experiência

Como já aprendemos, quando abrimos a Bíblia, estamos diante de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Devemos ouvir e conversar com o Pai em oração a respeito do que Ele nos fala em Sua Palavra.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17:3).

Lembremo-nos de que o Espírito Santo veio para nos dar esse conhecimento, e que "este conhecimento também não é uma simples questão de compreensão intelectual; ele envolve um relacionamento pessoal" (F. F. Bruce).

Escutemos o Espírito Santo nos falar por meio do profeta Jeremias. Ele declara: "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o SENHOR" (Jr 9:23, 24).

O que mais agrada ao Senhor? Meditemos e oremos sobre essa questão.

Ouçamos também Oséias: "O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4:6). Por que isso acontece? Vamos recordar o que já aprendemos:

A falta de relacionamento com Deus nas primeiras horas de cada manhã afeta nosso discernimento em todos os aspectos da vida.

O dia que começamos sem colocar Deus em primeiro lugar, esse é um dia perdido. Sem a Palavra de Deus no coração, não temos como deter o domínio do pecado. Seremos presa fácil do leão que ruge, procurando nos devorar.

Que segurança podemos ter confiando em nós mesmos? Será que não é essa a causa de nosso fracasso?

Ouçamos mais: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva Serôdia que rega a terra" (Os 6:3).

Em espírito de adoração, contrição e oração, pensemos no seguinte: Como seria nossa vida se as bênçãos do Pai fossem esporádicas e ocasionais? Imaginemos que neste momento Ele decida não nos dar oxigênio, nem forças para o coração bombear sangue. Que retire a nossa visão, etc. Assim, não seria uma tremenda incoerência buscar o Senhor esporádica e ocasionalmente?

Guardemos no coração: A revelação de Deus nos é dada progressivamente pelo Espírito Santo. A nossa salvação deve ter uma base contínua do conhecimento da Divindade. Por que deve ser assim? Vamos voltar ao texto e conversar a esse respeito.

Ele revela a Sua vontade

Quando decidimos conhecer a vontade do Pai, o Espírito Santo entra em ação, nos levando a compreender a Bíblia e a Pessoa de Jesus Cristo - a suprema revelação do Pai. Ellen White descreve como Jesus aqui viveu:

"Cristo, na Sua vida sobre a Terra, não fez planos para Si mesmo. Aceitou os planos de Deus a Seu respeito, e dia após dia o Pai lhos fazia conhecer. De tal maneira devíamos depender de Deus, que nossa vida pudesse ser a simples realização de Sua vontade. Confiando-Lhe nossos caminhos, Ele dirigirá nossos passos." - A Ciência do Bom Viver, p. 479.

Quando desenvolvemos e consolidamos o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas de cada manhã, adquirimos experiência na busca das coisas celestiais. Isto nos proporcionará inúmeras bênçãos espirituais:

-"Fortalece o intelecto, e nos edifica em Cristo, nossa Cabeça viva." - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 97.

-Manuseando diligentemente e continuamente a Palavra, em busca da vontade de Deus, avançamos passo a passo para a eficiência nas coisas espirituais. A nós é feita a promessa de que em tudo que nos ocuparmos seremos bem sucedidos, dentro da visão do Pai.

-"Nossa primeira lição é aprender a vontade de Deus, mesmo que enfrentemos as mais probantes circunstâncias, e então, conhecendo Sua vontade, obedecer sem reservas." - Olhando Para o Alto [Meditações Matinais, 1983], p. 282.

-Sólidos princípios da Palavra de Deus serão adquiridos e farão toda diferença para uma vida equilibrada e produtiva.

"Onde os princípios religiosos governam, pequeno é o risco de se cometerem grandes erros; pois o egoísmo, que sempre cega e engana, fica subordinado. O sincero desejo de fazer [o] bem aos outros predomina, de maneira que o próprio eu é esquecido. A posse de firmes princípios religiosos é um inestimável tesouro. É a mais pura, mais elevada e nobre influência que os mortais possam possuir. Os que a possuem têm uma âncora.Todo ato é bem considerado, não seja seu efeito prejudicial a outro, e o desvie de Cristo". - Conselhos Sobre Saúde, p. 288.

Como podemos conhecê-Lo

Vamos pensar na seguinte situação: Como se dá o processo do namoro, noivado e casamento? Certamente, a comunicação entre o casal é uma das peças-chaves do processo. Os segredos vão sendo revelados, os dois vão se conhecendo e a cada encontro vai aumentando a visão resultante desse relacionamento. Finalmente, se tornam tão íntimos que não conseguem mais viver separados. O mesmo ocorre com o relacionamento diário com Deus. Recorda-se dos seminários sobre Enoque? Podemos também viver como ele viveu.

Devemos nos colocar em uma posição em que o Espírito Santo possa esquadrinhar cada área de nossa vida e direcioná-las para Deus. Na intimidade com Cristo, poderemos abrir nosso coração a Ele e ter uma visão clara de Sua vontade para nossa vida diária.

O pastor Benjamin Maxson fala de quatro elementos-chaves para se ter uma boa formação espiritual e para um bom conhecimento de Deus: visão, evangelho, senhorio e presença.

Visão - Qual é "tamanho" de sua visão de Deus? Podemos afirmar, com segurança, que a visão que temos do Pai é a soma de todos os encontros que tivemos com Ele nas primeiras horas de cada manhã e, em menor escala, das experiências esporádicas e ocasionais, quando ainda não havíamos desenvolvido nem consolidado o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas do dia.

Ampliamos nossa visão de Deus a cada dia quando O buscamos em primeiro lugar. Como será sua visão de Deus daqui a cinco ou dez anos, mantendo-se dentro desse estilo de vida? Cada manhã, nossa primeira responsabilidade é a de aumentar nossa visão espiritual, pois é essa que verdadeiramente nos possibilitará conhecer a vontade divina.

O evangelho - O que Cristo fez, faz e fará deve desafiar nossa mente para uma busca constante e que nos influencie em todos os nossos relacionamentos. O que nos leva a fazer as coisas? Podemos, como fez Paulo, afirmar que é por causa do Evangelho e do conhecimento do Senhor Jesus?

Senhorio de Cristo - O que Ele quer que eu faça? A busca diária da vontade do Pai, em Sua Palavra, deve ser uma motivação constante em minha vida. Afinal, o que faz com que ela seja plena de significado é viver dentro do programa diário que Deus tem para mim em Sua Palavra. Fora disso, que sentido tem o viver?⤵️

Presença divina - Além da visão, do evangelho e do senhorio, outro elemento que nos leva a buscar o conhecimento de Deus é o sentimento de Sua presença a cada passo de nossa caminhada.

Quando sentimos a Sua companhia, sempre estaremos conversando com Ele. Cada circunstância da vida será sempre uma oportunidade para a oração. Você se recorda como foi que Enoque andou com Deus? Ele estreitou tanto o seu relacionamento com Deus, que foi levado para o Céu como símbolo dos que serão trasladados por ocasião da segunda vinda de Jesus.

Que tal, neste instante, louvarmos e orarmos? Lembra-se dos hinos: "Meu Deus e eu andamos sempre juntos", "Eu quisera andar com Cristo", "A cada passo sigo caminhando para esse lar que Cristo prometeu"? Tomemos, então, nossos hinários e ofereçamos um sacrifício de louvor ao Salvador.

Guarde em seu coração:

"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.

Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo. 
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                     .  🕊
Louvemos ao Senhor:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...