Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

JE 21° Dia O Exemplo de Enoque - II

JORNADA ESPIRITUAL 
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

21° Dia
O Exemplo de Enoque - II 

"No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor" (Rm 12:11).

O desafio diário de Enoque era andar com Deus e testemunhar, com um brilho diferente em sua face, da luz que vem daquele que é a Luz do mundo e o Sol da justiça. Cada dia recebia o batismo do Espírito, e assim obtinha poder e nova dotação de graça para testemunhar e viver como um santo. O mesmo poder que Enoque teve nós também podemos ter. O mesmo ideal dele também pode ser o nosso - comungar com Deus no começo do dia para ser santo nas próximas 24 horas.

Vamos continuar nossa jornada, meditando e aprendendo a respeito da vida de Enoque como uma pessoa completamente dedicada a Deus, como andou com Ele e como podemos ter essa mesma experiência.

Viveu como um santo

"Enoque foi santo porque andou com Deus nos caminhos de Deus. Nele teve o mundo um exemplo daquilo que, ao voltar Cristo, serão os que forem arrebatados nas nuvens para encontrá-Lo no ar. Assim como Enoque foi, devemos ser." - Cristo Triunfante [Meditações Diárias, 2002], p. 46.

Escutou o que a palavra profética falou a você? Amém! Hoje vou viver na presença de Deus como um santo. Então, em oração, medite no pedido do Pai: "Sede santos, porque Eu sou santo" (1 Pe 1:16).

Lembra-se do Salmo 119:105?: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Sl 119:105).

Ore agora, pedindo que o Espírito Santo o batize novamente e renove o poder que vem do alto em seu coração. Peça para Ele derramar sobre você o amor de Deus, porque hoje você vai amar como Jesus amou. Fale que hoje, mais do que nunca, você necessita ter sua lâmpada cheia do azeite do Espírito. A palavra profética diz que: "As lâmpadas da alma devem ser conservadas repletas e ardendo." - Cristo Triunfante [Meditações Diárias, 2002], p. 46.

Hoje você vai trabalhar ou estar entre pessoas que não conhecem a Deus. O brilho de seu rosto, seu sorriso, suas obras - tudo deve falar que você é diferente e mais feliz do que aqueles que não conhecem o Salvador. Está escrito que "Enoque viveu uma vida ativa e zelosa de negação do próprio eu. Andou com Deus num mundo tão corrupto, que o Senhor posteriormente o destruiu pelo Dilúvio. Andou com os ímpios como um entre eles, e não como um deles; como alguém cujos propósitos, obras e esperanças se baseavam não só no tempo, mas na eternidade". - Ibid., p. 48.

A visão estratégica de futuro de Enoque não era somente terrena, mas também eterna. Pensava na cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Tinha os pés no chão e os olhos na eternidade. Podemos dizer, com segurança, que "Enoque foi um adventista. Levou a mente do povo para o futuro, para o grande dia de Deus, quando Cristo vier pela segunda vez para julgar a obra de todos". - Ibid.

Como Enoque andava com Deus

Como já vimos, Enoque não viveu como um eremita, separado das pessoas, para viver na presença e companhia de Deus. Ele viveu entre os "ímpios como um entre eles, e não como um deles". A palavra profética descreve, trazendo para nossa realidade, a maneira como esse santo viveu e andou com Deus e como podemos viver a mesma experiência:

"Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Essas silenciosas petições ascendem como incenso perante o trono da graça; e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em DEUS, não pode ser vencido. Nenhuma arte maligna pode destruir-lhe a paz. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová, estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro presente em todas as ocasiões de necessidade. - Mensagens aos Jovens, p. 249.

Que tal pensar e colocar como propósito fazer de cada circunstância da vida, neste dia, um convite à oração? Na alegria, irei louvar e agradecer; na tristeza, caso apareça, irei pedir que ela seja substituída pela alegria que ninguém pode tirar. Na angústia ou amargura, irei clamar a Deus por socorro.

Neste momento, talvez a seguinte inquietação esteja invadindo sua mente: "Mas isso é utópico em nossos dias; isso não é possível com tanta correria para sobreviver." Mas, como não é possível? Se você não tem tempo para a comunhão, com que poder está lutando para sobreviver? Quem está direcionando sua vida e afazeres? Será que compensa pagar o preço pelo pão que perece e não pelo que permanece para sempre? Será que o mundo de Enoque era, de fato, diferente daquele em que estamos vivendo? Mais uma vez, vamos buscar a palavra profética. Leia o parágrafo abaixo, com espírito de oração:

"Para Enoque não foi mais fácil viver uma vida justa em seus dias do que o é para nós no tempo presente. O mundo nos dias de Enoque não era mais favorável ao crescimento na graça e santidade do que agora, mas Enoque dedicou tempo à oração e comunhão com Deus, e isso o habilitou a escapar da corrupção das paixões que há no mundo. Foi sua devoção a Deus que o capacitou para a trasladação. Estamos vivendo entre os perigos dos últimos dias e devemos receber nossa força da mesma fonte da qual a recebeu Enoque. Devemos andar com Deus". - Cristo Triunfante [Meditações Diárias, 2002], p. 44.

Coloque em seu coração, no dia de hoje: "Eu sou uma nova criatura em Cristo, nascida da água e do Espírito, e hoje vou viver em novidade de vida. Vou testemunhar a todas as pessoas com quem conversar que Cristo faz toda a diferença em minha vida. Hoje proponho em meu coração viver para honrar e glorificar a Deus. Creio que era assim que Enoque vivia a cada dia, e que cada um é chamado para viver assim também hoje." Assim como a salvação é individual, a responsabilidade de viver com Cristo e testemunhar dEle também é individual. Pense nestas palavras:

"Cada homem, cada mulher e jovem que professa a religião de Cristo deve compreender a responsabilidade que sobre si repousa. Todos deveriam sentir que essa é uma obra individual, uma guerra individual, uma pregação individual de Cristo na prática diária. Se todos entendessem isso e pusessem mãos ao trabalho, seríamos poderosos como um exército com bandeiras. A pomba celestial pairaria sobre nós. O Sol da Justiça sobre nós brilharia, e a luz da glória de Deus não seria excluída de nós mais do que o foi do dedicado Enoque". - Ibid.

Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo. 
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

📝 Lembrete
Coloque em seu coração, no dia de hoje: "Eu sou uma nova criatura em Cristo, nascida da água e do Espírito, e hoje vou viver em novidade de vida. Vou testemunhar a todas as pessoas com quem conversar que Cristo faz toda a diferença em minha vida. Hoje proponho em meu coração viver para honrar e glorificar a Deus. Creio que era assim que Enoque vivia a cada dia, e que cada um é chamado para viver assim também hoje." Assim como a salvação é individual, a responsabilidade de viver com Cristo e testemunhar dEle também é individual.
                         🕊
Louve ao Senhor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...