Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

JE 21 Orientações


Orientações para a Jornada Espiritual de 21 Dias

1-SOBRE O JEJUM

Na Palavra de Deus, o jejum está ligado à abstenção de alimentos para finalidades espirituais; não é greve de fome com finalidade de barganhar com Deus e “merecer” sua benção; não é dieta para propósitos físicos, mas é para nos concentramos em objetivos espirituais.

Muitas pessoas não gostam do jejum porque o associam a práticas ascéticas extremistas da idade média, ou ao farisaísmo, ou porque o associam a algum tipo de penitência, ou simplesmente porque tem medo de terem problemas físicos como dores de cabeça, fraqueza ou tonturas.

Mas o fato é que a oração e o jejum são extremamente benéficos para a vida do crente, Jesus praticou-os e fortemente recomendou-os aos seus discípulos. Quando tratou do jejum, Jesus se preocupou com a questão da verdadeira motivação (Mateus 6.16-18). Não podemos pensar que o jejum tenha poder de mudar a Deus ou forçá-lo a fazer algo que Ele já não disse que faria.

Precisamos entender que o jejum está centrado em Deus, é para buscá-lo, para adorá-lo e para nos dedicarmos totalmente a Ele e a experimentarmos a sua vontade para nós. A profetiza Ana adorava com jejuns (Lc 2.37), os profetas e mestres da igreja de Antioquia jejuavam (At 13.2), Deus pergunta para quem jejuamos (Zc 7.5), o jejum é instrumento para a disciplina do corpo (1Co 9.27), é uma forma poderosa de nos humilharmos diante de Deus (Sl 35.13, Is 58.9, 14) e Jesus ainda declarou que esperava que seus discípulos jejuassem (Mt 9.15).


Que tipo de jejum é recomendado?

Para este período de 21 dias de oração e jejum, estamos recomendando que todos façam o jejum de Daniel, observando as seguintes orientações:

· Considere o exemplo do profeta Daniel (Daniel 10.2-3) que escreveu: “Naquela ocasião, eu, Daniel, passei três semanas chorando. Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas”.

· Abstenha-se de todo tipo de carne (boi, aves, peixes), doces, açúcar, refrigerantes, café e qualquer tipo de comida especial que você considere um manjar, uma delicia que goste muito.

· Evite ir a restaurantes, lanchonetes, sanduíches e salgadinhos na rua. Opte por refeições simples, com saladas, legumes, cereais, arroz, feijão, batata, ou seja, alimentar-se sem a busca do prazer e do requinte, para um tempo de deleite somente na presença de Deus.

· Jamais deixe de tomar bastante água, pelo menos dois litros por dia.

· Não assista TV durante os 21 dias de jejum, bem como evite teatros e shows.

SOBRE A ORAÇÃO

· Estabeleça seus objetivos: Por que você está orando e jejuando? Há uma crise pessoal? Você está buscando renovação, direção de Deus ou solução de algum problema? Ótimo! Estabeleça seus alvos com clareza e escreva-os.

· Dedique diariamente pelo menos uma hora completa para a oração.

· Prepare-se espiritualmente para esta jornada.

· Peça ajuda ao Espírito Santo. Comece o jejum com arrependimento, confessando cada pecado que o Espírito mostrar e creia no perdão do Senhor.

· Perdoe a qualquer um que o tenha ofendido. Não ore e jejue com o coração amargurado.

· Se seu pecado exige restituição ou conserto com alguém, faça-o logo no começo do seu jejum.

· Busque a Deus . Use músicas de adoração, prostre-se diante de Deus de joelhos.

· Reconheça Jesus como Senhor e recuse-se a fazer sua própria vontade.

· Gaste tempo louvando a Deus e agradecendo pelo que Ele fará. Coloque expectativas no seu coração pelo mover de Deus. Creia nos milagres e tenha uma atitude de louvor e gratidão. Creia que Deus é o mesmo e não muda, e que como Ele agiu com Daniel, também assim nos fará: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas” (Daniel 10.12)


· Ao mesmo tempo, faça guerra espiritual. Resista a todos os demônios que tem si levantado contra você e seu ministério. Espere por muita resistência espiritual no inicio do jejum. São comuns pressões na mente, acusações e desânimo com o fim de nos fazer desistir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...