Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

JE- 37º. Dia - A Experiência do Alto Clamor

Jornada Espiritual
 "O Batismo Diário do Espírito Santo" 
Parte V - 7 Dias Para Aprender a Vigiar e Aguardar a Segunda Vinda de Cristo

37º. Dia -  A Experiência do Alto Clamor

 "Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos" (Ap 18:4).

 Na jornada de hoje vamos descobrir o que é o alto clamor, a mensagem e o tempo quando será proclamada e o segredo para nos tornarmos vitoriosos. Oremos, antes de continuar.

 O que é o alto clamor
 Dentre as mais belas provas do atletismo está a corrida de revezamento 4 por 100 metros. Essa é uma prova que requer extrema habilidade, esforço e prática. Cada um dos quatro atletas, de acordo com suas melhores características, percorre 100 metros, recebendo o bastão de seu antecessor e passando-o ao próximo. O atleta que possui maior velocidade e capacidade muscular fica sempre no último posto, pois é ele quem dá a arrancada final, buscando levar a equipe à vitória.

 No livro do Apocalipse encontramos a figura de quatro anjos que se sucedem na proclamação da última mensagem de advertência ao mundo. O primeiro anjo de Apocalipse 14 proclama a hora do julgamento divino. O segundo anuncia a queda espiritual de Babilônia. O terceiro adverte contra o evangelho forjado de Babilônia. Finalmente, o quarto anjo, de Apocalipse 18, ao unir-se à obra da mensagem do terceiro anjo, levará a pregação do evangelho à sua conclusão. Isto ocorrerá quando essa mensagem tomar o volume de um alto clamor.

 Essa experiência do alto clamor tornará possível ao povo de Deus cruzar a linha de chegada em sua jornada espiritual. Será a última mensagem antes das cenas da retribuição divina, a qual marcará a linha de transição deste mundo para o Reino de Cristo. Da resposta a essa mensagem dependerá a vitória final ou perdição eterna. Portanto, este assunto deve absorver toda a nossa atenção.

  O conteúdo da mensagem e o tempo da proclamação 
 O centro da mensagem do anjo de Apocalipse 18 é o último chamado para o povo de Deus que ainda se acha em Babilônia, antes do fechamento da porta da graça. Mas o que Babilônia representa? Babilônia significa confusão. No relato de Gênesis 11, temos sua origem com a construção da torre de Babel. Nessa ocasião, os homens, em profunda corrupção e apostasia, se levantaram em oposição aberta contra Deus. E assim, por toda a Bíblia, Babilônia é sinônimo de um poder político-religioso que se contrapõe a Deus e a Seu povo.
 Esse mesmo espírito de rebelião foi demonstrado primeiramente no Céu, por Satanás, quando este se opôs abertamente à lei de Deus - um reflexo de Seu caráter justo e bom. Na Idade Média, Babilônia mística voltou seu ataque contra o sábado, o sinal de lealdade a Deus.
 "[A observância do domingo é uma] prática que se originou com Roma, e que ela alega como sinal de sua autoridade. É o espírito do papado - espírito de conformidade com os costumes mundanos, com a veneração das tradições humanas acima dos mandamentos de Deus - que está embebendo as igrejas protestantes e levando-as a fazer a mesma obra de exaltação do domingo, a qual antes delas fez o papado". - O Grande Conflito, p. 573.
 "Pouco sabem os protestantes do que estão fazendo ao se proporem aceitar o auxílio de Roma na obra da exaltação do domingo. Enquanto se aplicam à realização de seu propósito, Roma está visando a restabelecer o seu poder, para recuperar a supremacia perdida. [...] O mundo protestante saberá quais são realmente os propósitos de Roma, apenas quando for demasiado tarde para escapar da cilada". - Ibid., p. 581.
Como podemos perceber, Babilônia tem oferecido seu cálice de abominações e imundícias, e muitos têm aceitado e se embriagado com suas doutrinas apóstatas. Babilônia é também representada por uma prostituta vestida de escarlate, simbolizando a depravação moral e religiosa apresentada pelo mundo hoje. É-nos dito que, ao se afunilar a história da Terra, "o professar religião se tornará um manto para ocultar a mais vil iniqüidade. A crença nas manifestações espiritualistas abre a porta aos espíritos enganadores e doutrinas de demônios, e assim a influência dos anjos maus será sentida nas igrejas. [...] Babilônia [...] encheu a medida de sua culpa, e a destruição está a ponto de cair sobre ela". - O Grande Conflito, p. 604.

 Neste tempo que se chama hoje, temos que acordar de nossa letargia espiritual. Nós que conhecemos e amamos a verdade precisamos ser a voz profética de Deus. É o momento para aqueles a quem Ele concedeu a luz da verdade vivenciarem a experiência do alto clamor. O Espírito Santo está pronto a nos outorgar o poder, de modo que seja dada a última mensagem de advertência e esperança àqueles que perecem no erro.
 "Deus ainda tem um povo em Babilônia; e, antes de sobrevirem Seus juízos, esses fiéis devem ser chamados a sair, para que não sejam participantes dos seus pecados e não incorram nas suas pragas. Esta é a razão de ser o movimento simbolizado pelo anjo descendo do Céu, iluminando a Terra com sua glória, e clamando fortemente com grande voz, anunciando os pecados de Babilônia. [...] Ouve-se a chamada: 'Sai dela, povo Meu.' Estes anúncios, [...] constituem a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra". - Ibid., p. 604.
 Da mesma forma que Deus ainda tem os Seus em Babilônia, infelizmente, Babilônia tem os seus na igreja. É preciso entender que, acima de tudo, Babilônia reflete uma condição espiritual. Sair de Babilônia não significa simplesmente sair de um determinado grupo religioso que se opõe à verdade bíblica. Qualquer um que conhece a verdade, mas de forma obstinada vive em contradição com ela, se encontra espiritualmente em Babilônia. Da mesma forma, muitos nas igrejas apóstatas que compõem a Babilônia mística virão para se unir ao remanescente de Deus. E muitos de entre nossas fileiras irão se apostatar, tornando-se até mesmo os piores inimigos da verdade.

 Como ser vitorioso no alto clamor 
 Um dos principais problemas que podem acometer um filho de Deus é a cegueira espiritual. Precisamos do colírio do Espírito Santo a fim de vermos nossa real condição. Sentar num banco de igreja não faz de ninguém um cristão. É preciso nos sujeitarmos inteiramente a Deus para que sejamos transformados por Seu Espírito.

 "A mensagem do terceiro anjo está se avolumando num alto clamor, e não deveis sentir-vos na liberdade de negligenciar o dever presente, e ainda entreter a idéia de que em algum tempo futuro sereis recipientes de grande bênção, quando, sem nenhum esforço de vossa parte tiver lugar maravilhoso reavivamento. Hoje deveis entregar-vos a Deus, para que Ele vos torne vasos para honra, e aptos para Seu serviço. Hoje deveis entregar-vos a Deus para que sejais esvaziados do próprio eu, esvaziados de inveja, ciúmes, ruins suspeitas, pelejas, tudo quanto seja desonroso para Ele. Hoje deveis ter purificado vosso vaso a fim de estar prontos para o orvalho celeste, prontos para os aguaceiros da chuva Serôdia; pois a chuva Serôdia virá, e a bênção de Deus encherá toda alma que estiver purificada de toda contaminação. É nossa obra hoje entregar nossa alma a Cristo, para estarmos preparados para o tempo de refrigério pela presença do Senhor - preparados para o batismo do Espírito Santo". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 190,191.
O preparo hoje é fundamental para recebimento do poder de Deus, para vencermos a hoste da maldade em todas as suas manifestações. "Sujeitai-vos, portanto, a Deus". Este é nosso primeiro dever. Então resistiremos ao diabo e ele fugirá de nós (Tg 4:7). Aqueles que assim procederem receberão o poder do Espírito Santo. E, como conseqüência, estes "servos de DEUS, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para o outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes". - O Grande Conflito, p. 612." O derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi a chuva Têmpora; porém a chuva Serôdia será mais copiosa." - Parábolas de Jesus, p. 121. É a chuva Serôdia que qualificará a igreja a levar o testemunho no alto clamor e permanecer firme durante o último tempo de angústia.
 "O Senhor operará por meio de humildes instrumentos, dirigindo a mente dos que se consagram ao Seu serviço. Os obreiros serão antes qualificados pela unção de Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino. Homens de fé e oração serão constrangidos a sair com zelo santo, declarando as palavras que Deus lhes dá. Os pecados de Babilônia serão revelados. [...] O povo será comovido". - O Grande Conflito, p. 606.
 O alto clamor será o clímax da manifestação do Espírito Santo para a igreja. O auge da proclamação do Evangelho, pouco antes do fechamento da porta da graça, é um enfrentamento direto para resgatar os últimos fiéis em Babilônia.

 Coletiva e individualmente temos que buscar o poder do alto. "Satanás procura constantemente lançar sua sombra infernal sobre estas mensagens, para que o povo remanescente de Deus não discirna claramente sua importância - seu tempo e lugar." - Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 405. 0 derramamento do Espírito Santo é a nossa mais urgente necessidade. Esta experiência levará ao alto clamor e, conseqüentemente, a pregação do evangelho será concluída.

 Conta-se que durante a Guerra Civil Americana uma moça se misturou entre as tropas do norte. A única arma que levava na mão, se é que se pode chamar isso de arma, era um pequeno atiçador, usado para revolver as brasas do fogareiro. Quando terminou a decisiva batalha de Gettysburg, os militares lhe perguntaram: "O que você tencionava fazer com um atiçador contra os soldados do sul?" E sua resposta foi: "Nada! Só queria mostrar de que lado estava." Nos últimos eventos da história deste mundo só haverá dois grupos de pessoas. De que lado você estará?

 Em oração e meditação, leia mais esta declaração da palavra profética:
 "Sobre nós repousa a pesada responsabilidade de advertir o mundo de sua condenação iminente. De todas as direções, de perto e de longe, vêm pedidos de ajuda. Deus convida Sua igreja a despertar, e revestir-se de poder. Há imortais coroas a ser ganhas; há o reino do Céu a ser alcançado; há o mundo, perecendo na ignorância, a ser iluminado". - Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 16.

Guarde em seu coração:
Esta mensagem se encerrará com um poder muito maior do que aquele visto nos dias apostólicos. "Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu." - Primeiros Escritos, p. 278 e 279.

"Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial." - Conselhos Sobre Saúde, p. 580.

Lembre-se: 

Hoje você é livre para escolher seguir a programação de Cristo em Sua Palavra, nas primeiras horas da manhã, ou seguir o programa do inimigo, fora da Palavra. Porém pense e considere: Você não é livre para escolher as conseqüências de sua decisão.
Será que compensa colocar a Palavra de Deus em segundo lugar em sua escala de prioridades? O dia em que Deus não é o primeiro, esse é um dia perdido. Somente a Palavra de Deus, escondida no coração, pode deter o domínio do pecado.

📝Meu compromisso: 
 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo.
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                     .  🕊

Louvemos ao Senhor


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...