Translate

domingo, 2 de setembro de 2018

JE:34º. dia A Obra do Espírito Santo

Jornada Espiritual
 "O Batismo Diário do Espírito Santo" 
Parte V - 7 Dias Para Aprender a Vigiar e Aguardar a Segunda Vinda de Cristo

34º. dia
A Obra do Espírito Santo Antes da Segunda Vinda de Cristo 

"De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando" (SI 5:3).

Iniciamos aqui a última seção de nossa jornada, e estamos certos de que o Espírito Santo tem feito grandes maravilhas em sua vida, e fará maiores no futuro.
Hoje vamos aprender acerca do trabalho do Espírito Santo antes da segunda vinda de Cristo. Veremos que, como Ele atuou e preparou a igreja primitiva para a grande comissão, também irá operar com todo poder no preparo da igreja para o encontro com o Salvador. A cada passo do caminho o Consolador guiará os salvos, especialmente nos momentos difíceis de sacudidura e provação. Sob a Sua proteção e poder a igreja cumprirá a missão de anunciar o evangelho em todo o mundo.

O Espírito Santo na igreja primitiva

"Quando as sementes eram lançadas nos campos da Palestina, caíam as primeiras chuvas, regando a terra cultivada - era a chuva Temporã. Ocorria nos meses de novembro e dezembro. No mês de março e princípio de abril, ocorria nova precipitação, porém mais intensa, fazendo aparecer 'o grão cheio na espiga' (Mc 4:28) - era a chuva Serôdia. Se esta chuva não caísse na intensidade normal e necessária, mesmo que a chuva Temporã houvesse sido regular, não ocorreria boa colheita" (Comentário Bíblico Adventista, v. 6, p. 807).
A chuva Temporã se cumpriu na história da igreja, no dia de Pentecostes, em resposta à promessa de Jesus de que enviaria "outro Consolador" (Jo 14:16). E na vida do crente ela se dá quando este se converte e aceita ter sua vida dirigida pelo Espírito Santo.
Os discípulos se prepararam para receber a promessa do derramamento do Espírito Santo, perseverando unânimes em oração e profundo exame de coração.

O Espírito Santo nos últimos dias

Hoje é o tempo em que a igreja deve orar pelo derramamento da chuva Serôdia. Como nos dias apostólicos, os cristãos devem estar em constante oração, confissão de pecados, exame minucioso do coração, orando e clamando pelo cumprimento do derramamento da chuva Serôdia. Quem não se preparar, não estará pronto para recebê-la.
"Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva Temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva Serôdia." - Testemunhos Para Ministros, p. 399.
"A chuva Serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem. Mas a menos que a chuva Temporã haja caído, não haverá vida; a ramagem verde não brotará. Se a chuva Temporã não fizer seu trabalho, a Serôdia não desenvolverá a semente até a perfeição." - Ibid., p. 506.
O poder do Espírito Santo está à disposição da igreja hoje. Todos devem individualmente buscar essa promessa. "Se estamos esperando que a igreja inteira receba a chuva serôdia, jamais esse dia virá" (LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 108). Cada crente deverá recebê-la e, como serão muitos, será uma experiência extraordinária, como o mundo jamais viu.

A sacudidura

A negligência quanto ao preparo culminará em apostasia por parte de milhares de pessoas que hoje professam nossa fé. "Haverá uma sacudidura entre o povo de Deus. [...] Será o resultado de se recusar a verdade apresentada." - Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 13.
"Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais [da Bíblia] não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça." - Testemunhos Para Ministros, p. 112.
"Estamos no tempo da sacudidura, tempo em que cada coisa que pode ser abalada o será. O Senhor não desculpará os que conhecem a verdade, se não obedecerem a Seus mandamentos por palavra e ação. Se não fizermos algum esforço para ganhar almas para Cristo, seremos responsáveis pela obra que poderíamos ter feito, mas deixamos de fazermos por causa de nossa indolência espiritual". - Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 332.
"Diminuíra o número dos que faziam parte desse grupo. Ao serem sacudidos, alguns tinham sido lançados fora do caminho."- Primeiros Escritos, p. 271.
Ao olharmos para o estado de nossa igreja, podemos ver que já ocorre uma sacudidura. Veja a quantidade de críticos que têm se levantado em nosso meio, dizendo que receberam nova luz, e introduzindo heresias que têm dividido a igreja e causado uma série de descontentamento entre os irmãos. O Dr. Alberto R. Timm tem uma frase interessante, que diz: "Quando as críticas vêm de fora, a igreja se une; mas quando as críticas vêm de dentro, a igreja se divide." E isso é uma grande verdade. A igreja tem sido atacada por todos os lados (heresias na internet, críticos, fanáticos, liberais, etc.). Isso faz com que a igreja seja sacudida, e membros que não estão firmados nas Escrituras abandonem a fé e sejam levados por quaisquer ventos de doutrinas. Daí a pergunta: O que é isso, senão a sacudidura, predita na profecia?
Através dessas heresias, o diabo tem feito com que pastores e líderes gastem tempo se envolvendo em discussões entre irmãos, enquanto deixam de aproveitar o tempo de graça para anunciar o evangelho a este mundo que perece.

Esses são alguns dos sinais daquilo que acontece quando as pessoas resistem à direção do Espírito Santo e rejeitam a verdade presente. Tornam-se instrumentos de Satanás para desunir a igreja. Que Deus não permita que tal coisa continue em nosso meio!
Mas, infelizmente, a experiência do passado há de repetir-se.
"No futuro, as superstições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajes de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas; mentes serão hipnotizadas". - Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 293.
"Esses falsos profetas, que pretendem ser ensinados por Deus, tomarão belos textos dados para adornar a verdade, e usá-los-ão como um vestido de justiça para encobrir teorias falsas e perigosas. E mesmo alguns daqueles que, em tempos passados, foram honrados pelo Senhor, apartar-se-ão tanto da verdade que advogarão teorias desorientadoras com respeito a muitos aspectos da verdade, inclusive a questão do santuário". - Evangelismo, p. 360.

O Espírito Santo protegerá o povo de Deus

"Está muito próximo o tempo em que se desencadeará a perseguição contra os que proclamam a verdade." - Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 227.
"Quando vier este tempo de angústia, todo caso estará decidido; não mais haverá graça, nem misericórdia para o impenitente. O selo do Deus vivo estará sobre o Seu povo. Esses poucos remanescentes, incapazes de se defenderem do conflito mortal com os poderes da Terra, arregimentados pelas forças do dragão, fazem de Deus a sua defesa. Pela mais elevada autoridade terrestre foi feito o decreto para que, sob pena de perseguição e morte, adorem a besta e recebam seu sinal. Queira Deus auxiliar Seu povo agora, pois sem Sua assistência, que poderá ele fazer naquele tempo, em tão terrível conflito?" - Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 213.
"Vi que Deus estava estendendo uma cobertura sobre o Seu povo a fim de protegê-lo no tempo de angústia; e que cada alma que se decidia pela verdade e era pura de coração devia ser coberta com a proteção do Todo-Poderoso." - Primeiros Escritos, p. 43.
"O tempo de agonia e angústia que diante de nós está, exigirá uma fé que possa suportar o cansaço, a demora e a fome - fé que não desfaleça ainda que severamente provada." - O Grande Conflito, p. 621.

O Espírito Santo dará poder para o encerramento da obra
Muitos abraçarão a verdade e tomarão lugar em nossas fileiras. Ocuparão o lugar daqueles que abandonaram a fé e a igreja do Senhor.
Mesmo em meio a críticas e perseguições, Deus dará poder para que Sua obra seja concluída. Aqueles que buscaram o poder do Espírito Santo durante o tempo da chuva Temporã, e passaram pela sacudidura, recebem a plenitude do poder do Espírito Santo para terminar a obra de Deus e suportar a crise final.
"Esta obra será semelhante à do dia de Pentecostes. [...] A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva Temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva Serôdia, no fim do mesmo." - O Grande Conflito, p. 611,612.
"O Senhor terá um povo tão verdadeiro como o aço, de fé tão firme como o granito. Eles devem ser-Lhe testemunhas no mundo, instrumentos Seus para realizar uma obra especial, gloriosa, no tempo designado por Ele." - Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 594.
Assim, não devemos temer, pois o mesmo Deus que começou a obra da pregação do evangelho há de terminá-la. Deus cuidará de Seu povo, protegendo-o dos dardos inflamados do inimigo e capacitando-o a proclamar o evangelho do reino em todo o mundo e, então, virá o fim.
Que entreguemos nossa vida totalmente à direção do Espírito Santo!

Guarde em seu coração:
Esta mensagem se encerrará com um poder muito maior do que aquele visto nos dias apostólicos. "Servos de Deus, dotados de poder do alto, com rosto iluminado e resplandecendo com santa consagração, saíram para proclamar a mensagem provinda do Céu." - Primeiros Escritos, p. 278 e 279.

"Muitos estavam louvando a Deus. Os enfermos eram curados, e outros milagres eram realizados. Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande dia de Pentecostes. Viam-se centenas e milhares visitando famílias e abrindo perante elas a Palavra de Deus. Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. Portas se abriam por toda parte para a proclamação da verdade. O mundo parecia iluminado pela influência celestial." - Conselhos Sobre Saúde, p. 580.

Lembre-se: 
Hoje você é livre para escolher seguir a programação de Cristo em Sua Palavra, nas primeiras horas da manhã, ou seguir o programa do inimigo, fora da Palavra. Porém pense e considere: Você não é livre para escolher as conseqüências de sua decisão.

Será que compensa colocar a Palavra de Deus em segundo lugar em sua escala de prioridades? O dia em que Deus não é o primeiro, esse é um dia perdido. Somente a Palavra de Deus, escondida no coração, pode deter o domínio do pecado.

📝Meu compromisso: 
 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...
 ✓Viver na presença de Cristo. 
 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
                     .  🕊
Louvemos ao Senhor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...