Translate

terça-feira, 21 de maio de 2019

DIA 11-JE- REAVIVAMENTO PESSOAL

Um Dia Feliz, Ancorados em Jesus, no Santíssimo! ⚓

DIA 11
JORNADA ESPIRITUAL PASSOS PARA O REAVIVAMENTO PESSOAL
TEMA GERAL:
QUAL É A RAIZ DOS NOSSOS PROBLEMAS? (VII)

Por que eu deveria pedir pelo Espírito Santo ‘se já estou cheio do Espírito?

Por um lado, o Espírito Santo nos foi concedido para que permanecesse em nós. Por outro lado, devemos pedir continuamente pelo Espírito Santo com fé. Como podemos resolver esta aparente contradição?

Por um lado: Jesus disse em João 14:17 “Pois ele [o Espírito Santo] vive com vocês e estará em vocês.” Atos 2:38 diz: “Arrependam-se, e cada um de vocês, sejam batizados ... e receberão o dom do Espírito Santo.”

Por outro lado: Quando Jesus ensinou sobre a oração, Ele disse em Lucas 11:9-13 “Peçam, e lhes será dado ... quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!” Nosso Salvador mesmo deu o mandamento: “Enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5:18) Em ambos os casos o texto original grego quer dizer; Permita-se ser preenchido continuamente e repetidamente pelo Espírito.

Solução:
Ellen White explica: “Todavia as operações do Espírito estão sempre em harmonia com a Palavra escrita. Como sucede no mundo natural, assim também se dá no espiritual. A vida natural é preservada a todo o momento pelo divino poder; todavia não é sustentada por um milagre direto, mas mediante ao uso de bênçãos colocadas ao nosso alcance. De igual forma é a vida espiritual sustentada pelo uso dos meios supridos pela Providência. Se o seguidor de Cristo quiser crescer até chegar “a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efés. 4:13), precisa comer do pão da vida e beber da água da salvação.

QUAL É A CAUSA DOS NOSSOS PROBLEMAS? 

Precisa vigiar, orar e trabalhar, dando em todas as coisas atenção às instruções de Deus em Sua Palavra.”  
Nossa vida começa no nosso nascimento. Para manter esta vida temos que comer, beber, fazer exercício, etc. Nossa vida espiritual funciona exatamente da mesma maneira. Recebemos o Espírito Santo através do nosso batismo por imersão (nascemos de novo), e esta vida espiritual deve permanecer em nós para sempre. Para manter esta vida espiritual, é necessário utilizar os meios espirituais que Deus preparou para nós: o Espírito Santo, a Palavra de Deus, a oração, o nosso testemunho, etc.
Jesus disse em João 15:4: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.” Veja o que Ellen White diz a respeito disto: “Permanecer em Cristo significa receber constantemente de Seu Espírito, uma vida de inteira entrega a Seu serviço.” 
É por isso que precisamos pedir diariamente pelo Espírito Santo com fé, nos rendendo ao Senhor todas as manhãs com tudo o que temos e somos.

ONDE ESTOU?
Você conseguiu reconhecer a qual grupo você pertence?
Quando minha querida mãe tinha 20 anos, um homem perguntou a ela: o que Deus significa para você? Ela respondeu que não estava interessada em fé. Ele então, respondeu: E se você morresse esta noite? Este comentário duro teve um efeito muito positivo, pois a levou a fazer um compromisso com Jesus e Sua igreja. Talvez esta questão vá ajudá-lo também:
Suponha que ... você morra hoje ...! (Ataque cardíaco? Acidente?)

Você tem a certeza da vida eterna com Jesus Cristo?
Não permaneça incerto.
Sua felicidade depende disto!
Fiquei muito alarmado quando comecei a compreender a magnitude deste problema: a falta do Espírito Santo. Eu pensei e orei muito se eu deveria, ou não, acrescentar o seguinte parágrafo. Eu vou arriscar, porque nossa felicidade nesta vida e na vida eterna depende disso; além do mais, isto possui grande influência no casamento, na família, na igreja e no nosso trabalho diário. Não sei se isso se aplica a todos, mas eu quero ser ajuda para as pessoas, uma vez que tenho sido ajudado também. É crucial que todo aquele que é carnal perceba isso; caso contrário, ele não poderá mudar esta situação mesmo com a ajuda de Deus. Deus em Seu amor quer nos abençoar ricamente através de um relacionamento íntimo com Jesus Cristo proporcionado pelo Espírito Santo. Como resultado, grande perda pode ser evitada e bênçãos imensuráveis podem ser experimentadas. Se nós ainda não temos este relacionamento íntimo com Jesus, podemos alcançar isto imediatamente com a ajuda de Deus. 

O problema do cristianismo carnal é descrito na Bíblia de diferentes maneiras. Os diferentes grupos e as pessoas diferentes que compõem esses grupos podem ter enfoques variados, mas o problema central é o mesmo. As descrições são:

-  “Conforme a carne” ou “Carnal” – Romanos 8:1-17; 1 Coríntios 3:1-4, Gálatas
5:16-21 e outros textos
-   “Tolo” – a parábola das dez virgens Mateus 25:1-13 “O estado da Igreja representada pelas virgens tolas, é também descrito como Laodicéia.”  29
-  “Morno” – carta a Laodicéia Apocalipse 3:14-21 “Melhor seria que você fosse frio ou quente!”(Apocalipse 3:15) Não é incrível? Jesus prefere o frio ao morno. Qual é a razão disso? “Cristãos com coração dividido são piores que os infiéis; pois suas palavras enganosas e a posição de falta de entrega leva muitos a extraviar-se. Os infiéis manifestam sua bandeira. O cristão morno engana ambas as partes. Nem é bom mundano nem bom cristão. Satanás serve-se dele para fazer uma obra que nenhum outro pode realizar.”  30
Não “nasceu de novo”– ou deixou de permanecer nesta condição: João 3:1-21
“O novo nascimento é uma experiência rara nos dias de hoje. Isto é o motivo pelo qual há tantas perplexidades nas igrejas. Muitos que assumem o nome de Cristãos são profanos não santificados. Dizem ser batizados, mas foram enterrados vivos. O “eu” não morreu, e portanto, não ressuscitaram para uma nova vida em Cristo.”  
Aparência de piedade – “tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder” (2 Timóteo 3: 5). Arthur G. Daniel diz o seguinte sobre isso: “o formalismo é extremamente enganoso e destrutivo. É o precipício escondido e inesperado que ameaçou destruir a igreja muitas vezes através dos séculos. Paulo nos adverte que esta ‘aparência de piedade’ (2 Tim. 3: 5) sem o poder de Deus (sem o preenchimento do Espírito Santo) seria um dos perigos dos últimos dias e nos adverte a não nos deixarmos levar por essa atitude confortável e enganosa." 

Também podemos encontrar algumas declarações impactantes de Ellen White:

-   Apenas Alguns – “Em meu sonho, uma sentinela se achava à porta de um importante edifício, e perguntava a cada um que queria entrar: Recebestes o Espírito Santo? Tinha na mão uma fita métrica, e apenas muito, muito poucos eram admitidos a entrar no edifício.”  33
-   Nenhum entre vinte está pronto – “É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entre vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja, está preparado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum.” 
-   Por que estamos tão sonolentos? – “Por que os soldados de Cristo estão tão sonolentos e indiferentes? É porque entretêm tão pouca e verdadeira comunhão com Cristo; porque se acham tão destituídos de Seu Espírito!”  
-   Um grande perigo – “Não me demorarei aqui sobre a brevidade e incerteza da vida; mas há um terrível perigo – perigo que muitos subestimam, e que não é compreendido suficientemente – em adiar atender à voz suplicante do Santo Espírito de Deus, preferindo viver em pecado – pois isto é o que é, na verdade, esse retardamento.”  36 Qual é o pai dos pecados? “Porque eles não crêem em Mim.” (João 16: 9) O sinal de que nós realmente acreditamos e confiamos em Jesus é nossa completa rendição a Ele. Tem a ver com nossa entrega completa e nossa vontade de segui-Lo em tudo.
Eu quero reafirmar: acrescentei este trecho porque acredito que ele contribui para a nossa felicidade nesta vida e na vida eterna. Isto também agrega influência sobre o casamento, a família, e igreja.

Perguntas e mais Perguntas
A questão crucial é se você está cheio do Espírito Santo ou não. Mas como é que uma pessoa pode reconhecer se está cheia do Espírito Santo? Quais são os pré-requisitos necessários? Quais são os resultados positivos de uma vida com o Espírito Santo? O que acontece, quando você erroneamente pensa que está cheio do Espirito Santo?

Seja Grato pelos Sinais
Agradeçamos ao Senhor porque estamos nos dedicando mais e mais ao tema do reavivamento. Nosso grande e maravilhoso Deus tem razões importantes para estar nos motivando ao reavivamento do Espírito Santo. 

Quais poderiam ser as razões?
- Ele quer aliviar nossa deficiência e nos livrar do nosso estado de Laodicéia.
-  Ele quer nos preparar para a breve volta de Jesus e para o tempo especial que antecede Sua volta.
-  Ele quer trazer o grande e último reavivamento (Apocalipse 18:1-2) ao mundo através daqueles “que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17) “e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).
Agradeçamos também a Deus que todo cristão carnal pode rapidamente se
tornar um cristão espiritual, e porque todo aquele que vive no Espírito Santo pode crescer para a plenitude de Cristo. Este é o nosso trabalho agora e no futuro também. Agora vamos para mais uma experiência no final deste capítulo.

Nova Motivação e Alegria Interior
"Uma irmã na igreja me deu o livro 'Passos para o Reavivamento Pessoal'. Fiquei muito impressionado com o conteúdo. Eu estava procurando por algo assim há muito tempo e finalmente tinha encontrado. Então eu comecei a organizar a minha vida espiritual e só então percebi que eu ainda tinha que fazer uma coisa: entregar-me completamente a Jesus. A partir daí o Senhor me acordava muito cedo a cada manhã e me dava tempo para fazer minhas devoções pessoais. Estudei um capítulo do livro para as 40 Madrugadas por dia. Notei claramente que o meu relacionamento com Jesus cresceu e tornou-se cada vez mais profundo e mais íntimo.
O Espírito Santo estava trabalhando em mim. Após a leitura do livro 40 Madrugadas eu comecei a estudar o vol. 2 das 40 Madrugadas, inclusive já estudei cada um destes livros quatro vezes. Agora não posso mais fazer nada antes de ter minha comunhão diária com Deus. Os resultados são impressionantes, porque minha nova motivação e alegria interior não podem permanecer despercebidas. Durante esse tempo, tive o privilégio de ter muitas experiências com Deus.
Eu também procurei oportunidades para compartilhar minhas experiências. A íntima relação com Jesus faz com que muitas coisas se tornem sem importância e transforma preocupações desnecessárias em assuntos resolvidos. Desejo e oro para que muitas pessoas tenham essa experiência que eu tive o privilégio de ter.” H. S.

Ancorar a Igreja em Jesus, no Santíssimo, pela Palavra e Salvar o Mundo!
Hebreus 6:19-20
Ministério Alcance o Poder - Manassés Queiroz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...