Translate

domingo, 12 de maio de 2019

DIA 2 JE - REAVIVAMENTO PESSOAL

Um Dia Feliz, Ancorados em Jesus, no Santíssimo! ⚓

DIA 2
JORNADA ESPIRITUAL PASSOS PARA O REAVIVAMENTO PESSOAL

TEMA:
O PRESENTE MAIS PRECIOSO DE JESUS E O QUE JESUS NOS ENSINA SOBREO ESPIRITO SANTO? (II)


O Apelo especial de Jesus: Clamem pelo Espirito Santo

Nesta passagem bíblica específica Jesus nos ordena enfaticamente a pedir pelo Espírito Santo. Não conheço nenhuma outra passagem onde Jesus, tão amorosamente, nos incentivou a pedir por algo. Estes versos são encontrados em seus ensinamentos sobre a oração contidos em Lucas 11:9-13. Aqui eu destaquei as palavras chave para podermos reconhecer facilmente Seus anseios. Ali Ele enfatizou 10 vezes que devemos pedir pelo Espírito Santo.

“Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?[Isto é impensável!] Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? [Isto é impensável!] Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? [Isto é impensável!] Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?” (Lucas 11:9-13)

Nestes poucos versos Jesus usou o verbo “pedir” seis vezes; em seguida Ele reformulou usando o verbo “buscar” duas vezes – palavra de ação – e por ultimo, enfatizou mais duas vezes com o verbo de ação “bater”.

Assim Ele nos mostra claramente que temos que agir se queremos ficar cheios do Espírito Santo. O último “pedir” é conjugado como um verbo contínuo em grego. Isso significa que não devemos pedir apenas uma vez, mas pedir continuamente. Aqui Jesus não só faz do nosso clamor uma questão de urgência, mas também espera que nós o façamos continuamente. Através deste convite urgente Jesus deseja despertar em nós o desejo pelo Espírito Santo. Ele claramente estava chamando nossa atenção para o fato de que nós absolutamente precisamos do Espírito Santo. Desta forma, Ele quer que recebamos continuamente as ricas bênçãos do Espírito Santo. O livro “Parábolas de Jesus”, diz: “Deus não nos diz: Pedi uma vez, e dar-se-vos-á. Requer que peçamos. Persistir incansavelmente em oração. A súplica persistente põe o peticionário em atitude mais fervorosa, e dá-lhe maior desejo de receber o que pede.” 

Jesus então deu três exemplos que mostram um comportamento que é inimaginável mesmo para pais humanos e pecadores. Ele queria nos mostrar que é ainda mais inimaginável pensar que nosso Pai celestial não nos concederia o Espírito Santo se O pedíssemos. Jesus nos garante que vamos receber o Espírito Santo quando O pedirmos de forma adequada. Por meio desta promessa e outras, podemos pedir com fé e ter a certeza de que já recebemos o que solicitamos. (1 João 5:14-15; mais informações no capítulo 5).

Este convite especial nos mostra que de acordo com Jesus, algo essencial está faltando quando não pedimos persistentemente pelo Espírito Santo. Ele chama a nossa atenção para a nossa absoluta necessidade do Espírito Santo. Ele quer que experimentemos continuamente as ricas bênçãos do Espírito Santo. Este ensinamento sobre a oração fala de um processo único. O Espírito Santo é a maior dádiva de Deus – o dom que traz todos os outros dons consigo. Este é o presente de coroação que Jesus quer dar para seus discípulos, uma prova clara do seu amor. Eu penso que compreendemos que um presente tão valioso não seria empurrado ou forçado para alguém. Permitam-me expressar isto de forma drástica: O Espírito Santo não é oferecido em “liquidação”. Ele só é dado para aqueles que expressam desejo e apreciam este presente. Ele será dado para aqueles que entregam suas vidas a Jesus; Ele será dado para aqueles que vivem em contínua dedicação (João 15:4-5). Como se demonstra esta dedicação? E.G. White, Parábolas de Jesus (1900), p. 71.4

- Ter um anseio por Deus (“Se alguém tem sede” João 7:37)
- Confiança em Deus (“Quem crê em mim, como diz a Escritura” João 7:38)
- Entrega completa, como resultado da confiança em Deus (“colocando toda a nossa vida à disposição de Deus” Rom 12:1)
- Obedecer a Deus em tudo (“os que lhe obedecem” Atos 5:32)
- Desistir do nosso próprio caminho, seguir o caminho de Deus e fazer a vontade dEle (“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado” Atos 2:38)
- Não planejar nada de errado (“Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria” Salmos 66:18)
- Perceber e admitir a nossa grande necessidade (“não tenho nada para lhe oferecer” Lucas 11:6)
- Pedir continuamente pelo Espírito Santo (Lucas 11:9-13)

Através das expectativas de Deus em nós podemos ver claramente, quão importante é este presente. Ao analisamos estes pré-requisitos, provavelmente vamos encontrar deficiências em nós mesmos. Para mim, já se tornou um hábito orar diariamente pedindo para que eu possa ter um forte desejo pelo Espírito Santo em conexão com o que João 7:37 diz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” 

Podemos orar: 
“Senhor Jesus, eu completamente digo sim a todos os pré-requisitos para que eu receba o Espírito Santo. Eu não sei se estou preenchendo estes pré-requisitos corretamente. Por isso te peço agora sinceramente, que agora hoje os coloques em mim.” Certamente, o nosso maravilhoso Deus criará em nós todos os pré-requisitos para que o Espírito Santo possa nos preencher.

Ancorar a Igreja em Jesus, no Santíssimo, pela Palavra e Salvar o Mundo!
Hebreus 6:19-20
Ministério Alcance o Poder - Manassés Queiroz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...