Translate

domingo, 19 de maio de 2019

DIA 9 JE REAVIVAMENTO PESSOAL

Um Dia Feliz, Ancorados em Jesus, no Santíssimo! ⚓

DIA 9
JORNADA ESPIRITUAL PASSOS PARA O REAVIVAMENTO PESSOAL

TEMA GERAL:
QUAL É A RAIZ DOS NOSSOS PROBLEMAS? (V)

Por que Jesus chamou os membros carnais de mornos?

Por que muitos cristãos carecem de uma experiência pessoal com o Espirito Santo? Para responder essas questões, nós iremos primeiro analisar o que aconteceu na igreja de Laodicéia. Por que Jesus chamou os crentes da igreja de Laodicéia de mornos? Ele mesmo nos deu uma clara indicação: “Eis que estou à porta e bato.” (Apoc. 3:20) Jesus não era o centro da vida dos crentes, Ele estava do lado de fora batendo à porta e chamando. Por que Ele não entrou? Por que Ele não foi convidado. Ele não nos força. Ele respeita o nosso livre arbítrio.

Porque os crentes deixam Jesus do lado de fora? Existem diferentes causas e razões para isso. Alguns só se movem num plano puramente intelectual e cognitivo em suas vidas espirituais, como Nicodemos o escriba, e não entendem o que realmente significa uma vida cristã: nossa total entrega a Deus através da qual Ele nos dá um novo nascimento. (Compare com João 3:1-10). Para outros, o “preço” do discipulado é muito alto, eles têm que desistir de muitas coisas, como o “jovem rico”. (Compare com Mat. 19:16-24). Seguir a Jesus requer abnegação, vontade de mudança de vida (compare com Mat. 16:24,25) e entrega completa a Deus (Romanos 12:1). Pura negligência também pode ser um dos motivos que fazem Jesus ficar esperando à porta – não tomamos tempo suficiente para estar em comunhão pessoal com Jesus.
Repito: a razão para a mornidão em Ap 3:20 é: “Eis que estou à porta e bato.” Jesus não estava no centro de suas vidas, mas sim, Ele estava fora ou à margem.

Considere: “Ninguém pode servir a dois senhores.” (Mat. 6:24) Assim, a mornidão se refere à relação pessoal com Cristo, ou seja, em outras áreas o indivíduo definitivamente não precisa ser morno.

Um exemplo: Um homem pode investir muito em sua vocação profissional e
ao mesmo tempo negligenciar sua esposa. Ele está empenhado em seu trabalho, mas morno em seu relacionamento conjugal. Uma pessoa pode até ser um membro comprometido na igreja, um líder diligente, pastor, presidente ... E ainda ter uma relação morna com Cristo. A pessoa está tão dedicada na realização muitas tarefas, que negligencia sua relação pessoal com Cristo. Esta é a mornidão que Jesus quer que seja removida. É trágico pensar que uma pessoa possa estar tão ocupada com a obra de Deus (na igreja e no trabalho missionário) a ponto de negligenciar o Senhor da obra. A mornidão não é definida pelo que a pessoa faz ou deixa de fazer; mas pelo fato de Jesus Cristo estar presente em seu coração através do Espírito Santo, deixando-O conduzir seus pensamentos, conversas e atos.

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

O que Jesus quer nos ensinar através da parábola das dez virgens a respeito dos membros carnais e espirituais da igreja?
- Todas as 10 eram virgens
- Todos tinham crenças bíblicas genuínas.
- Todas tinham lâmpadas
- Todas tinham a bíblia
- Todas foram ao encontro do noivo
- Todas aguardavam ansiosamente a segunda vinda
- Todas dormiram
- Todas ouviram o chamado e acordaram
- Todas prepararam suas lâmpadas
- Todas as lâmpadas se acenderam
- Metade das virgens notou que suas lâmpadas se apagaram

Lâmpadas acesas consomem azeite para permanecerem acesas. A energia se consome. Após pouco tempo, cinco das virgens perceberam que suas lâmpadas estavam se apagando. As lâmpadas das virgens insensatas, que queimaram por um curto período de tempo, nos mostram que elas tinham uma porção do Espírito Santo, mas não o suficiente. Havia pouquíssimo óleo. Essa foi a única diferença!

Quando as cinco retornaram de sua busca e pediram para entrar, Jesus respondeu: “Eu não as conheço.” Elas se preocuparam tarde demais com o azeite, ou seja, o Espírito Santo. A porta estava fechada.

Através desta parábola de Jesus podemos ver claramente que nossa relação pessoal com Ele depende do Espírito Santo. Quem não está cheio do Espírito Santo, não será reconhecido por Jesus. Romanos 8:8,9 diz: “Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. ... Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Ou seja, de fato um relacionamento pessoal e real com Jesus só é possível através do Espírito Santo. 1 João 3:24 diz: “Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” Isto significa que a certeza que tenho da minha plenitude no Espírito Santo ao mesmo tempo me dá a garantia de que eu estou em Cristo e Ele está em mim. Esta é exatamente a experiência que uma irmã teve quando participou dos 40 dias de oração. Através da presença do Espírito Santo em sua vida, ela experimentou uma relação com Deus completamente diferente e outros notaram a mudança que tomou lugar em sua vida.

Uma irmã do sul da Alemanha escreveu o seguinte depois de ter estudado este livro: “Este livro junto com as instruções do livro 40 Days: Prayers and Devotions to Prepare for the Second Coming, escrito por Dennis Smith (40 Dias – Orações e Devoções para se preparar para a Segunda Vinda, disponível em inglês e espanhol), tornou-se uma grande e esperada bênção em minha vida. Assim como eu, muitos outros membros da nossa igreja têm confirmado que algo estava faltando em nossa experiência de fé e agora temos o privilégio de experimentar Jesus transformar nossas vidas. Ele ainda está trabalhando em nós e passo a passo está atraindo-nos para mais perto dEle.” 

Um irmão escreveu o seguinte: “O livro Passos para o Reavivamento Pessoal me tocou profundamente. Fui especialmente impactado pelo capítulo sobre as dez virgens e pelo seguinte trecho ‘... se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo’ Romanos 8:9. De repente eu não tinha certeza se eu tinha o Espírito Santo e se Ele estava trabalhando em mim. Eu estava sentindo dolorosamente a falta dos frutos correspondentes à presença dEle em minha vida. Hoje eu terminei de ler o livro, uma infinita e profunda tristeza tomou conta de mim. Então eu li a oração da página 75 e senti um profundo desejo de receber o Espírito Santo e que Deus, o Pai, opere Suas transformações em meu coração conforme a Sua vontade. Obrigado por esse livro e pelas palavras que me comoveram profundamente.” A.P.

A maior tragédia para o cristão carnal é que ele não receberá a vida eterna se sua condição espiritual não mudar. “... se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” (Romanos 8:9) Concluindo: A diferença entre o membro espiritual e o membro carnal tem a ver com o Espírito Santo. O cristão espiritual está cheio do Espírito Santo. O cristão carnal não é ou não está suficientemente preenchido pelo Espírito Santo.

Se você perceber que é um cristão carnal, não fique frustrado. Deus está lhe oferecendo um remédio: o Espírito Santo. Em alguns círculos o Espírito Santo é superestimado; por outro lado, em outros círculos Ele é negligenciado. Que o Senhor nos ajude a alcançar o equilíbrio Bíblico.

Ancorar a Igreja em Jesus, no Santíssimo, pela Palavra e Salvar o Mundo!
Hebreus 6:19-20
Ministério Alcance o Poder - Manassés Queiroz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...