Translate

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

40º Dia UM ASSUNTO SEM GRAÇA

Jornada Espiritual
📚Madrugadas com Deus
40º Dia 
UM ASSUNTO SEM GRAÇA
  
Por quê ? 
Os homens quase não se interessam pelo assunto. As mulheres chegam a mudar a data se tiverem que falar neste assunto. As crianças estão longe de preocupar-se com ele. Os mais idosos é que geralmente falam neste assunto, mas quase sempre para se queixar. 

Os jovens - esses felizardos! - quase nunca se preocupam com esse assunto. Afinal, o jovem está no período mais produtivo da vida. O que a manhã é para o dia a juventude é para a vida.  

Tarefas que parecem penosas ao adulto, são executadas com energia pelos mais jovens. 

Os mais velhos não entendem os jovens, e os jovens não respeitam os mais velhos - são as acusações de parte a parte.  

Devido a isso, o termo “conflito de gerações” passou a ser empregado, indicando a dificuldade de ajuste entre a geração mais nova e a mais velha. Até na Bíblia encontramos desentendimentos entre jovens e velhos. Veja o que encontramos em Jó 32:6-10: “Então Eliú... disse: “Eu sou moço, e vocês são idosos. Foi por isso que não me atrevi a dar a minha opinião. Pensei assim: 'Que fale a voz da experiência, que os muitos anos mostrem a sua sabedoria!' Mas acontece que dentro das pessoas há um espírito, há um sopro do Todo- Poderoso que dá sabedoria. Nós não ficamos mais sábios com a idade, nem sempre os velhos sabem o que é certo. Portanto, escutem o que digo, pois eu também vou dar a minha opinião”. 

Vejam que não é nova a queixa que os jovens fazem de que não são compreendidos pelos de mais idade. E aquilo que a geração mais velha pensa da juventude não mudou muito através dos séculos. 

Pergunte a qualquer pessoa que passou dos cinqüenta o que pensa da juventude de hoje e ela dirá: - São uns irresponsáveis, que se esqueceram do respeito devido aos mais idosos. Não querem saber de nada, além da boa vida. 

É por isso que esse é um assunto muito sem graça. Porque ninguém gosta de falar sobre... 

Bem, os jovens especialmente não vêem porque tratar desse assunto. Porque estão na fase mais desafiadora e fascinante do desenvolvimento humano. E a Bíblia fala dos jovens como visionários, indivíduos fortes, capazes de assimilar a Palavra de Deus, vencer Satanás, humilhar-se debaixo da poderosa mão de Deus. No geral, o jovem pensa que é eterno numa fração de segundo.  

Mas a verdade é que todos caminham para um fim. Logo chegarão os dias das longas orações, das noites mal dormidas, da voz e mãos trêmulas, dos joelhos fracos e cansados. Logo chegará o tempo da velhice - um assunto muito sem graça.Ela vem para todos.

O salmista Davi falou de nossas vidas como flores do campo que florescem pela manhã e logo murcham (ver Salmo 103:15 e 16). Moisés expressou a mesma idéia no Salmo 90 quando escreveu: “Ensina-nos a contar os nossos dias” (verso 12). O que a Bíblia está dizendo é que estamos apenas passando por aqui. Ou, na melhor das hipóteses, somos apenas inquilinos temporários neste planeta. 

A brevidade da vida é um dos mais importantes conceitos bíblicos e Eclesiastes 12 é a descrição bíblica mais clara da velhice. O sábio fala da velhice fazendo poesia. “Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: 'Não tenho mais prazer na vida'. Lembre dEle antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva jamais vão embora. Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar. Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas.

 Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas. A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte. Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que O deu”. Eclesiastes 12:1 a 7.

É interessante que temos cursos para quase tudo nesta vida: curso para noivos, para pais, para liderança, etc. Mas não ouvi falar ainda de um curso para ensinar a envelhecer. Não pensamos na velhice quando somos jovens. Porém, quase todos passarão por esse período na vida. E os preparativos para a velhice têm início com as atitudes, estilo de vida, atividades e amadurecimento espiritual enquanto ainda jovens. Só assim se é feliz. Os jovens críticos, amargos e egoístas, no geral, transferem essas características para a velhice. 

Conta-se que Camões, o maior poeta português, estando a morrer; alguém, querendo cumprir um costume romano de acender velas aos moribundos e na falta de castiçal, pôs na mão do poeta um punhado de areia e ali a vela acesa. Diante do fato, teria Camões dito:

 “Morrendo e aprendendo”. Verdade ou lenda, pouco importa. Daí nasceu a frase: “Vivendo e aprendendo”. 

Começamos esse programa de Intimidade com Deus dizendo que “viver é escolher”.

 Precisamos ser sábios em nossas escolhas. Precisamos lembrar-nos de Deus em nossas escolhas. Precisamos permitir que Deus seja o Senhor de nossas escolhas. 

Cada dia... ENVELHECER,  

Entra pela velhice com cuidado, 
pé ante pé, sem provocar rumores 
Que despertam lembranças do passado. 
Sonhos de glórias, ilusões de amores! 

Do que tiveres no pomar plantado 
apanha os frutos e recolhe as flores; 
Mas lavra ainda e planta o teu eirado, 
Que outros virão colher quando te fores! 

Não te seja a velhice enfermidade! 
Alimenta no espírito a saúde, 
Luta contra a tristeza da vontade! 

Que a neve caia! O teu amor não mude! 
Mantém jovem, pouco importa a idade! 
Tem cada idade a sua juventude... 
Bastos Tigre. 

Um dos deveres de um jovem trabalhador numa fazenda era o de alimentar vinte porcos. Algumas vezes esquentava demais a comida - chegava quase a ferver. Quando a jogava no cocho, os porcos vinham correndo empurrando uns aos outros para chegarem na frente. O primeiro a chegar, colocava o focinho na comida e jogava a cabeça para trás por causa do calor. Porém os outros não aprendiam da experiência dos primeiros. Cada porco tinha que enfiar o focinho no angu e se queimar antes de se afastar. 

“Comportamento de Porco”? Então, por que não podemos aprender daqueles que foram na frente? Ainda que algumas coisas sejam novas e diferentes em nossa época, muitos dos princípios de vida não mudam com o passar do tempo. Ainda hoje Deus usa os mesmos princípios para criar um santo leitura da Bíblia, oração e testemunho. Esse é o jeito de Deus de criar um santo. E podemos ser santos sem deixar de  ser jovens. 

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER
  
O amadurecimento espiritual prepara os jovens para a velhice. 

Lições que aprendi hoje:  

_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
  
Colocando em prática:  

Estabeleça um compromisso com Deus de dedicar-Lhe um momento diário de sua vida, por toda a vida. 

- Senhor, tomo hoje a decisão de separar a primeira hora de cada dia para buscar a Tua orientação. Estarei cada manhã assentado aos pés do Salvador, para receber sabedoria, força e poder para as escolhas do meu dia. 
____________________ 
Assinatura
📚

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

39º Dia – PENSANDO NO CÉU

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus

39º Dia – PENSANDO NO CÉU

Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam” I Coríntios 2:9.

“Todas as coisas boas”, dizem as pessoas, “algum dia têm que acabar”. Mas isso não é verdade. De fato, as melhores coisas nunca acabam.

O céu, nosso futuro lar, é uma bênção que durará eternamente.

Nosso companheirismo com o Senhor nunca acabará.

Nosso prazer de estar com os outros nunca acabará.

Nossa alegria e gozo de coração nunca acabarão.

Nosso serviço para o Rei dos reis nunca acabará.

A empolgação e a aventura de explorar o esplendor e beleza nunca imaginados de nosso novo lar nunca, nunca acabarão.

Assim como muitas coisas de valor espiritual durável, o conceito de céu é zombado e distorcido pela nossa cultura. Nós juntamos isso com piadas sobre São Pedro e colocamos em nossas mentes com nuvens brancas, anjos bonitinhos e pessoas entediadas andando em volta de roupão. Mas Jesus nos ensinou isso de outra maneira. Ele proclamou o céu como um lugar real. 

Prometeu a Seus discípulos;

Não se turbe o vosso coração... Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” João 14:1 a 3.

O lugar que nosso Senhor preparou é muito mais esplêndido do que qualquer lugar que nossa família - ou qualquer família - já viveu na terra. As Escrituras falam sobre ruas de ouro, portões de pérola e paredes de jaspe com brilhantes, refletindo todas as cores do arco-íris. As mais lindas paisagens na terra - altas montanhas, mares impetuosos, grandes campos de trigo dourado balançando com o vento - são só sombras do que o céu será.

O apóstolo João celebra tais maravilhas nos dois últimos capítulos da Bíblia. Quando você lê o que os outros discípulos disseram sobre elas, percebe que ele estava lutando para colocar tudo aquilo em palavras. O coração de todas as maravilhas do céu, entretanto, é Jesus Cristo.

Jesus estará lá na casa de nosso Pai. Ele espera por nós desde já, neste exato instante.

Há uma música antiga que diz; “Onde Jesus está ali é o céu”. 

Sem Ele, os esplendores seriam apenas paisagens vazias.

O mais profundo desejo do meu coração é que toda a minha família esteja junta eternamente no céu. Não é esse o seu desejo também?

Suponho que você já ouviu uma crítica dizendo que alguém “pensa muito no céu para ter algum bem na Terra”. Mas eu não acho que esse é o nosso problema nos dias de hoje.

Acho que pensamos muita na Terra e perdemos muito dos bens do céu!

Nossas mentes ficam muito elevadas e preocupadas com o que é temporário e haverá de passar. Preocupamo-nos com coisas que, na longa corrida, não importam nem um pouco.

Tornamo-nos desencorajados e covardes. Perdemos nossa perspectiva e aparentemente, nosso caminho.

Recomendo que você desenvolva o hábito de pensar no céu. 

Você já se pegou esperando ansiosamente por uma viagem ou férias? Só pensar em onde você estará, o que estará fazendo ou com quem você estará pode aliviar seu coração, não é? Pode ajudá-lo a superar alguns dos momentos difíceis. Pode dar a você aquele pequeno vislumbre do que está por vir.

Por que seria diferente com o céu?

O céu é um lugar real, como também é o verdadeiro destino de todos aqueles que foram comprados com o sangue de Jesus Cristo. Jesus pessoalmente fez nossa reserva e já está lá preparando nossas acomodações. (Dá pra imaginar isso?) 

Nossa estadia no céu não passará rápido como acontece com as boas férias; nunca acabará.

Tendo isso em mente, tentei lembrar de algumas coisas sobre como manter o céu em vista pode mudar sua vida.

Pensar no céu fará você recordar de pessoas que você ama.

“Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do Céu.  

Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos sempre com o Senhor” I Tessalonicenses 4:16 e 17.

Pensar no céu te afastará da vida carnal.

Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando Ele aparecer, vocês aparecerão e tomarão parte na Sua glória. Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria” Colossenses 3:2 a 5.

Pensar no céu trará alegria para o seu coração.

Certamente a Tua bondade e o Teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na Tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida” Salmo 23:6. 

Pensar no céu ajudará você a preservar e honrar seus compromissos.

Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a Sua vinda” II Timóteo 4:7 e 8. 

Pensar no céu lembrará você de onde investir tempo, talentos e tesouros.

Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” Mateus 6:19 a 21.

Pensar no céu trará paz, não importa quão horríveis possam ser suas circunstâncias aqui.

Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre” Hebreus 10:34.

Pensar no céu e suas recompensas moldarão suas prioridades.

Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga” Mateus 19:21. 

Pensar nas belezas e alegrias do céu nos dá algo para esperar ansiosamente.

“O anjo também me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio está a árvore da vida, que dá doze frutas por ano, isto é, uma por mês. Ali não haverá mais noite, e não precisarão nem da luz de candelabros nem da luz do sol, pois o Senhor Deus brilhará sobre eles. E reinarão para todo o sempre” Apocalipse 22:1, 2 e 5. 

Pensar no céu pode sustentar você frente a um grande sofrimento ou na sombra da morte.

Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o Seu reino celestial. A Ele seja dada a glória para todo o sempre! Amem!” II Timóteo 4:6 e 18. 

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

Onde Jesus está ali é o céu.

Lições que aprendi hoje:  
____________________
____________________
____________________

Colocando em prática:  


Aquilo que você ama controlará os seus pensamentos, conseqüentemente suas ações. Espero que você pense no céu   diariamente. Isso levantará seu olhar e elevará todo o foco de   sua vida. Isso é o que eu quero para você e essa é a minha oração diária!📚

domingo, 23 de dezembro de 2018

38º Dia – PORÇÃO DIÁRIA DO MANÁ

Jornada Espiritual
📚Madrugadas com Deus

38º Dia – PORÇÃO DIÁRIA DO MANÁ 

O livro de receitas da Sra. Moisés certamente tem uma seção especial: “As mil e uma maneiras de preparar maná”. Se eu não  tivesse perdido as contas, ela tentou ao todo noventa e nove vezes. Tal como os abacaxis estão para o Havaí e a soja para o Mato Grosso, o maná esteve para os hebreus perambulantes por quarenta fatigantes anos (Ex.16:35). Eles o ferviam, assavam, grelhavam, faziam churrasco, passavam manteiga e o comiam como pão. Comia frio, quente, cru, cozido, fatiado para sanduíches, assado em tortas e borrifados em seu cereal. Tudo o que você imaginar eles faziam com o maná. 

Quando se ajuntavam para comer, não perguntavam: “O Que teremos para a ceia?”, mas “Como ele foi preparado?” A hora da refeição era tão excitante quanto esperar a pintura secar ou escutar as atas da última assembléia. O som mais comum ao redor da mesa não era o da boca mastigando, mas o das reclamações. Oh, como eles o odiavam. Números 11 diz que realmente perdiam seu apetite porque estavam enjoados daquele maná. Todo mundo se lembrava dos peixes, pepinos, alhos, cebolas e melões que haviam ficado para trás, no Egito e você tem que ser bastante miserável para sonhar com uma combinação de pratos como essa. 

Espere um pouco! Focalizemos aquela cena. Uma olhada mais de perto nas circunstâncias desenha um cenário completamente diferente. Deixe-me explicar. Aquele povo não teve que trabalhar por sua comida e roupas, em nenhum dia daqueles quarenta anos. Todas as manhãs, ao invés de irem recolher o jornal como você e eu fazemos, eles ajuntavam os mantimentos do dia, entregues bem em suas portas. Por quarenta anos! Não havia inflação, impostos e longas filas até o caixa. Somente uma constante e diária provisão de comida nutritiva. De fato, Deus o chamou de o pão dos céus ... o pão dos anjos (Sl.78:24 e 25). 

Acompanhando este milagre matinal estava a nuvem fiel de dia e o confortante fogo de noite que lhes dava visível segurança da presença e proteção de Deus. Quando a sede vinha, Ele a saciava com água que fluía das pedras como rios. Aquelas pessoas gozavam de um serviço de bufê permanente sem custos, limites, trabalho ou desagrado. Tudo o que tinham de fazer era aparecer, admirar, comer e se limpar. Apesar de tudo isso, chegaram ao ponto de se indignarem com o pão preparado pelos anjos. Como já têm muito, eles agora não querem mais.

Tendo abundância, agora desejam variedade. Tendo se cansado do maná, agora querem uma refeição. 

Êxodo 16:4 nos dá uma percepção frequentemente ignorada: 

“Disse porém, o Senhor à Moisés: ' Eu lhes farei chover pão dos céus. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova...'”. 

Olhe cuidadosamente para as cinco ultimas palavras. O maná era mais do que parecia ser - era basicamente um teste. Era o exame de Deus, cuidadosamente planejado, sabiamente implementado e administrado em uma base diária (note especialmente no versículo diariamente). Deus projetou aquela dieta para ser um teste dia após dia, semana após semana de sua obediência, paciência e determinação em perseverar apesar da monotonia do maná. O resultado dos exames veio com um “F” bem vermelho.

Monotonia da vida. A vida é muito diária. Os testes que chegam em um segundo e que não duram mais que uma breve corrida raramente produzem mais do que um breve impacto. Mas as maratonas - implacáveis, incessantes, persistentes e contínuos testes que não acabam - machucam, mas constroem o caráter.  

Desde que a virtude não é hereditária, Deus distribui seu teste do maná para cada santo em cada geração, esperando ver se haverá um apetite divino para aceitar uma comida divina. 

Se encontrar o caminho de Deus na imprevisibilidade das tempestades faz nossa fé crescer plenamente, então confiar na sabedoria de Deus na vida diária faz com que ela cresça, profunda e forte.⤵️

Qualquer que seja suas circunstâncias não importam quão longas aonde quer que esteja, trago esse lembrete: Quanto mais fortes forem os ventos, quanto mais profundas forem as raízes e quanto mais duros os ventos... mais bela é a  árvore.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

Aceitar com gratidão nossa porção diária de maná. 

Lições que aprendi hoje:  
_____________________
_____________________
_____________________

Colocando em prática:  

Tente comer arroz, ovos e ricota por três refeições seguidas para saber como os Israelitas se sentiram comendo maná dia  
após dia. 

Abasteça alguém de comida essa semana entregando uma refeição, sacola de mantimentos ou convidando-o para jantar.  

Conte a essa pessoa sobre essa tarefa e também algo que aprendeu hoje. 

Ao invés de lamentar e reclamar sobre aquele serviço ou emprego chato (ex: levar o lixo para fora de novo), faça isso com o coração grato. Seja feliz por ter esse emprego, essa   responsabilidade, essa força, etc.📚

sábado, 22 de dezembro de 2018

37º Dia – AMANHÃ, TALVEZ


Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus
37º Dia – AMANHÃ, TALVEZ 

Permita-me apresentar-lhe uma ladra profissional. 

Provavelmente você nunca irá distinguir essa pequena e ligeira moça no meio da multidão, mas muitos, ao longo dos anos, se referiram a ela como uma formidável gigante. Rápida como laser e silenciosa como a luz da lua, ela pode invadir facilmente. Uma vez dentro, seus modos agradáveis irão cativar sua atenção.  

Você irá tratá-la como uma das suas melhores amigas. Mas fique atento. Ela vai limpá-lo, sem o mínimo de remorso. 

Sendo um mestre da esperteza, a bandida irá rearranjar os fatos o suficiente para ganhar a sua simpatia. Quando os outros chamarem sua atenção acerca de seu caráter, você se verá não somente acreditando nela, mas também agindo em sua defesa e apoio. Tarde demais, você conseguirá enxergar através de sua astúcia e dar-lhe crédito como a mais inteligente das ladras.  

Alguns nem mesmo percebem que foram atacados por ela. Vão para o túmulo de braços dados com o mesmo ladrão que roubou as suas vidas. 

Seu nome? Procrastinação. Sua especialidade? Roubar tempo e incentivo. Ela vem e troca valores inestimáveis por substitutos fajutos: desculpas, racionalizações, promessas vazias, embaraço e culpa. Como a maioria dos marginais, essa profissional o atinge quando você está desprevenido no momento quando relaxa as defesas. Você acorda num sábado de manhã. Foi uma semana horrível. As insistentes vozes das tarefas ainda não terminadas ecoam em sua cabeça lutando por sua atenção. Subitamente sua co-artista aparece e começa a barganhar com você. Ao pôr-do-sol ela foi embora, e também o seu dia, e sua esperança. 

Você pisa na balança do banheiro e não acredita. O marcador está mostrando a verdade, mas a ladra oferece outra interpretação. Roubando a sua motivação, ela sussurra a palavra mágica - amanhã - e você vai procurar um doce para celebrar a sua filosofia: Nunca faça hoje o que você pode fazer amanhã. 

Você se depara com uma decisão crucial noutra tarde. Ela tem sido construída por duas semanas. Você a ignorou, se esquivou, adiou, mas não há mais como fugir. Hoje é o dia “D”. Você se comprometeu. Trinta minutos antes do prazo final, essa ladra lhe oferece um álibi perfeito e atrás dessa defesa a sua decisão escorrega para outro dia. 

Nenhuma despesa é mais bem paga. Nenhum mentiroso é mais respeitado. Nenhum ladrão é mais recompensado. Nenhum gigante é mais bem tratado. 

Você sabe que ela sempre ganha, mesmo você estando ciente que é uma grande fora-da-lei. Ela pode convencer qualquer estudante a esquecer a lição de casa, um executivo a desfazer acordos. Ela pode convencer qualquer dona de casa a negligenciar as louças e qualquer pai a não disciplinar seus filhos. Ela pode impedir qualquer vendedor de efetuar uma venda. Ela tem uma estratégia e concentra todos os seus esforços em um único objetivo: a derrota. Através do admirável mecanismo da sugestão, ela se torna o símbolo do que destrói: o sucesso. 

Houve um político chamado Félix. Ele foi um governante no primeiro século. Em sua presença estava um prisioneiro chamado Paulo. Em duas ocasiões diferentes, Félix ouviu Paulo contar sua história, apresentando em termos simples a questão da fé em Jesus Cristo. Félix ouviu cada palavra mas negligenciou a mensagem com comentários similares: 

“Quando chegar o comandante Lísias, decidirei o caso de vocês” Atos 24:22. 

“Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”
Atos 24:25. 

O governante ouviu Paulo, mas escutou a ladra. Ele intencionalmente adiou o mais significante momento de sua vida  

- uma decisão que ele nunca iria esquecer. Nunca. Por quê?  

Porque ele ouviu o conselheiro errado. Foi somente uma sugestão encoberta. Não era uma mentira descarada, como “Não existe céu” ou “Não existe inferno”. Foi somente “Não existe pressa”. Mas uma vez a ladra ganhou outra vitória para a derrota. 

“Como eu posso ganhar?”, você pergunta. Qual é o segredo - a fórmula para escapar da intimidadora rede dessa ladra?Como impedir que o gigante invada e entre? ⤵

 É realmente muito simples... tão simples que você não acredita.  

Tudo gira em torno de uma palavra, talvez a palavra mais fácil de ser usada em nossa linguagem. Quando utilizada apropriadamente, ela carrega mais peso que uma tonelada de boas intenções. A ladra não consegue suportar o som dela. Essa palavra faz com que a procrastinação recue, totalmente frustrada. Se você usá-la constantemente, pode até ficar cansado de ouvi-la e deixá-la em paz. 

Curioso? Vou fazer um acordo com você. Eu lhe digo a palavra se prometer usá-la na próxima vez que for tentado a ouvir essa falsa conselheira. Entretanto, há um porém. Talvez seja fácil dizê-la mas vai requerer toda a disciplina que tem para realmente vivê-la. Implementá-la vai exigir, na verdade, um poder que só Deus pode lhe dar. 

A palavra é “Agora”. 

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Não deixe para amanhã o que você tem que fazer agora. 

Lições que aprendi hoje:  

______________________
______________________
______________________

Colocando em prática:  

Liste dois projetos com duração de um dia que você tenha adiado; escolha um e complete-o até amanhã. 

Não faça nenhum outro plano, até que tenha completado aqueles que tem adiado. 

Escreva uma carta hoje para alguém que tem planejando escrever a meses talvez anos. Faça isso agora.📚

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

36º Dia – RIR, TESTEMUNHO CATIVANTE

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus
.
36º Dia – RIR, TESTEMUNHO CATIVANTE 

Se você me perguntar, acho que rir é tão justo e sagrado quanto orar, ou pregar, ou testemunhar. Mas rir é um testemunho de várias formas. Mas tem gente sendo enganada por uma mente perturbada, que pensa que o riso e a diversão são carnais, ou até mesmo questionáveis. Esse é um dos mais afiados dardos de Satanás e, pelos olhares, pelas longas linhas em nossas faces, alguns de nós foram atingidos várias vezes. Na verdade, é triste ver crentes sombrios e severos, reprimindo o humor e abafando risadas. 

Parecer rígido e severo não é nada novo. A fraternidade dos ranzinzas começou no primeiro século. Seus membros fundadores faziam parte de uma corrente religiosa chamada fariseus. Eu nem preciso lembrar-lhe que as mais duras palavras de Jesus foram dirigidas a eles. Seu estilo de vida super-sério, ritualmente rígido, nauseava nosso Senhor. Isso me leva a um outro ponto, a imagem que os artistas passavam de Jesus Cristo, perpetuamente sombrio, freqüentemente deprimido. Você não vai conseguir me convencer que, durante trinta e três anos como carpinteiro e disciplinador dos doze, Ele nunca deu uma boa risada. Não seria reconfortante vermos algumas pinturas de Jesus rindo com seus companheiros? Com certeza isso não é heresia!

Visualize mentalmente Martinho Lutero, o reformador. O que você vê? Uma face severa, dentes cerrados, um lutador carrancudo, com seu punho alemão fechado levantando contra o que estava errado? Não é verdade! 

Muitos de seus biógrafos nos informam que ele transbordava uma irrestrita e transparente sinceridade, simples e clara honestidade, cheio de bom humor e jovialidade. Não é difícil  perceber porque ele atraiu as pessoas oprimidas e maltratadas daquela época, assim como mel atrai abelhas. O reformador, como você pode ver, não tinha medo de sorrir. Em uma palavra, por mais surpreendente que possa parecer, Lutero era cativante. 

Vamos tentar outro nome famoso: Charles Haddon Spurgeon, o grande pregador de Londres. O que você vê? Um austero pastor que acusou todo o peso do pecado dentro da Inglaterra? Tente outra vez!

Spurgeon era caricato. Seu estilo era tão largado que ele era sempre criticado por estar às bordas da frivolidade no púlpito.

 Certos colegas enraivecidos protestavam contra o seu hábito de introduzir humor em suas mensagens. Com brilho nos olhos, ele respondeu: “Se vocês soubessem o quanto eu deixo de falar, estariam me elogiando... Este pregador acha que é menor crime produzir um riso momentâneo do que meia hora de profundo sono”. 

Spurgeon amava profundamente a vida. Seu som favorito era o de uma risada e freqüentemente ele dava gargalhadas em pleno púlpito de algo que considerasse engraçado. Ele infectou as pessoas com o germe da alegria. Aqueles que desenvolveram a doença sentiram seu fardo mais leve e sua vida cristã mais alegre. Como Lutero, Spurgeon era cativante. 

E que tal pensar em Ellen G.White?! A maioria dos jovens tem uma impressão negativa dessa mensageira do Senhor. Porque, na maioria de nossas igrejas, a irmã White, como a chamamos com intimidade, é usada para “bater” nos jovens. Mas nada mais longe da verdade. Uma mulher que criou e foi amada por dezesseis adolescentes (que não eram suas filhas) seria carrancuda e séria? Pois saiba que Ellen White tinha senso de humor. Uma vez estava pregando, e seu filho Guilherme (que   era seu secretário, na época) estava sentado no púlpito atrás   dela. De repente, ela percebeu que o auditório estava segurando um sorriso e olhando para o lado, atrás dela. Quando ela se virou, viu Guilherme “pescando”. A sra. White abaixou o tom de voz e disse para a congregação: - Irmãos, não se preocupem!  

Quando ele pequeno, eu levava dentro de um cesto, e o colocava ao lado do púlpito enquanto pregava. Ele dormia o culto inteiro. Ele cresceu, porém não perdeu o hábito! Aqui estava uma mulher cativante.

Que qualidade magnética, gostosa, atraente... é   aquele carisma... aquela habilidade de conseguir trazer alegria e genuíno prazer em tudo. Quando o professor a tem, os estudantes adoram as aulas. Quando um dentista ou médico a tem, seu consultório permanece lotado. Quando um vendedor possui tal habilidade, fica com câimbras na mão de tanto preencher recibos. Se um pastor a tem, a igreja é considerada amigável. Quando um treinador a tem, o time reflete isso.  

Quando um dono de restaurante tem, o público sabe. Quando os pais têm, os filhos demonstram. 

Ser cativante motiva. Isso retira as amarras de nossa vida diária. Alivia a realidade. 

Ser cativante simplifica. As coisas subitamente se tornam menos complicadas, menos severas, menos entediantes. A luz no fim do túnel passa a ser mais significante do que a escuridão que leva até ela. 

Ser cativante encoraja. Sem ignorar os erros, focalizamos os benefícios, as esperanças, as respostas. Mesmo quando devemos lidar com desapontamentos profundos ou negativas retumbantes, nos levantamos, e recusamos a passar a noite em tais companhias. 

O humor cativante é um bem sem preço na vida de um missionário. Para dizer a verdade, não será um bom missionário quem não tem a habilidade de sorrir nas mais diversas e difíceis situações.

Alguma alma ranzinza e neurótica está lendo isso agora e dizendo: “Bem, alguém tem que fazer o serviço. A vida é mais do que brincar num carrossel. O riso é permitido para colegiais - mas adultos, especialmente os crentes, têm como obrigação permanecerem sérios”. Tudo bem. Isso é sério. Não é tudo piada. Ninguém vai discutir que a vida tem suas cobranças e que ser maduro envolve disciplina e responsabilidade. 

Mas quem disse que temos que ter uma úlcera e nos conduzir (e   também aos outros) à destruição no processo de completar o papel que Deus nos deu? Ninguém é menos eficiente ou mais incompetente do que uma pessoa à beira de um ataque de nervos, que não tem diversão, que está alimentando uma úlcera nervosa, que se tornou fantoche nas brutas mãos das responsabilidades implacáveis, que começou uma cruzada solitária por sabe-se lá o que, que perdeu a habilidade de relaxar, rir, e “estragar tudo” sem sentir culpa. 

Nossos hospitais estão cheios - literalmente entupidos - com vítimas da filosofia de vida do “vamos cortar fora a diversão”. E hoje, honestamente, eles não são um bem para a sociedade, nem para a causa de Cristo. Isso não é uma crítica é a realidade. 

Quando digo senso de humor, não estou me referindo aos desagradáveis, inapropriados e vulgares trejeitos, nem à conversa boba e tola. Quero dizer aquele que é um ingrediente necessário da graça expressões agradáveis ou pensamentos prazerosos - que elevam nossos espíritos e iluminam nosso dia. 

Como o “ser cativante” é cultivado e comunicado em nossos lares e em nossos relacionamentos? Que medidas práticas podem ser tomadas para acabar com nosso mau-humor? Sugiro três projetos específicos:

 1.Comece o dia com palavras alegres. Sua família precisa ser a  primeira a se beneficiar. Não é preciso dançar como palhaço ou contar piadas para seu cônjuge sonolento. Somente seja agradável em seus comentários, alegre em seus cumprimentos.  

Quando estiver saindo da cama, agradeça a Deus por Seu amor... por Seus suaves lembretes de que esse novo dia está sob o Seu comando. Diga e reflita sobre essa verdade: Deus me ama. 

2. Sorria mais freqüentemente. Não consigo pensar em muitas ocasiões em que um sorriso não é bem-vindo. Desenvolva uma fisionomia alegre. Uma face fechada repele. Um sorriso aproxima e atrai. Deus lhe deu esse presente que irradia encorajamento. Não tenha medo de se soltar, quebrar essa máscara de concreto sorria. 
Você poderia até mesmo soltar uma ou duas risadas esse mês para começar a pegar o jeito.

3. Expresse pelo menos um comentário de apreciação para cada pessoa que você encontrar durante o dia. Como cristão você quer compartilhar o amor de Cristo. Quer aliviar corações que se encontram pesados. O reconhecimento fortifica e dizê-lo também. Não se concentre nas fraquezas dos outros. Peça ao Senhor para que o faça genuinamente interessado nos outros ao invés de ficar tão ocupado consigo mesmo. Peça que o capacite a assumir o risco e agir. Para que seja cativante através de você. 

Por causa da tristeza e seriedade que nos cerca, acredito firmemente que precisamos de outra boa dose dos conselhos de Salomão. Ouçam o mais sábio filho de Davi: 

“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito. Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa” Provérbios 15:13 e 15. 

O coração bem disposto é remédio eficiente [no hebraico diz “ causa uma boa cura”], mas o espírito oprimido resseca os ossos”. Provérbios 17:22. 

Agora, honestamente... como anda seu senso de humor? Os tempos que temos vivido estão começando a afetar você sua atitude, sua face, seu exterior? Se não tem certeza, pergunte  
àqueles que vivem sobre o mesmo teto que você, eles vão lhe dizer! Salomão também fala sem rodeios. Ele (sob a influência do Espírito Santo) diz que três coisas acontecerão na vida daqueles que perdem a capacidade de apreciá-la: (1) um espírito quebrantado, (2) falta de cura interior, e (3) ossos secos.  

Que triste retrato de um crente! Será que você começou a ser tornar um crente amargurado, impaciente, crítico? Sua família está começando a se comportar como empregados de uma funerária? O Senhor aponta um caminho melhor - um caminho onde se pode ser cativante  “Um  coração alegre” é o que nós precisamos... e rapidamente.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

O humor cativante é um bem sem preço na vida de um crente. 

Lições que aprendi hoje:  
________________________
________________________
________________________

Colocando em prática:  

Todo dia, às 15h30, faça uma pausa para a criatividade (pare  
tudo o que estiver fazendo e encontre outra pessoa, se possível)  e mantenha cinco minutos de piadas ou boa conversa. Atire bolinhas de papel, leia revista em quadrinhos - ou melhor ainda - converse com alguém que você não conheça muito bem. 
Ria, ria sozinho, e veja se outras pessoas riem com você. 

Ofereça um sorriso e uma palavra agradável a cada pessoa que você encontrar essa manhã.📚

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

35º Dia – TROPEÇANDO

Jornada Espiritual
📚 Madrugadas com Deus

35º Dia – TROPEÇANDO 

Nada atinge tanto a nossa dignidade como tropeçar! 

Eu já vi pessoas bem-vestidas caírem de cara no chão quando iam para a igreja. Testemunhei sérios e abençoados solistas, quando se dirigiam ao púlpito com a música nas mãos, tropeçar e cair, enquanto as partituras voavam como folhas de macieiras numa brisa de outubro. Já vi noivas e noivo caírem juntos...músicos tropeçarem na formação... consumidores caírem no supermercado...rígidos oficias tropeçarem quando inspecionavam as tropas... elegantes senhoras tropeçando no palco... cantores se enrolando no fio do microfone e caindo para fora do palco... 

Você não consegue se lembrar de nenhuma vez em que tenha   tropeçado? O mais humilhante ou embaraçoso no tropeção é derramar nossa dignidade, enquanto caímos em cima de nosso orgulho. A primeira coisa que fazemos é dar uma rápida olhada ao redor para conferir se alguém percebeu. Desejamos nos tornar invisíveis. A lembrança de alguns de meus tropeços me faz ter arrepios. 

Mas sabe de uma coisa? Quase sem exceção, a reação dos observadores é de simpatia... identificação com o embaraço... dor mútua... um profundo senso de apoio. Na verdade, a resposta imediata das pessoas é colocar de pé quem caiu. Não consigo me lembrar de nenhuma vez em que a pessoa que tropeçou ficou sem ajuda ou foi pisoteada pelos que estavam passando por perto. Sei que existe uma preocupação momentânea a respeito do orgulho ferido e de seu bem estar psicológico. E todos que se colocam de pé rapidamente, saindo da breve humilhação, logo esquecem o ocorrido. Podemos aprender muito com esse negócio de tropeçar, meu amigo. 

Na profunda carta de Tiago, cada verso é como um  bisturi fazendo profundas incisões em nossa consciência.  

Escondido em Tiago 3:2 está algo que frequentemente esquecemos: 
“Todos tropeçamos de muita maneiras”. 

O que ele está querendo dizer? Ninguém é perfeito...tropeçar é normal... um fato da vida... um ato que garante nossa humanidade. Ele prossegue mencionando que frequentemente tropeçamos no que dizemos. Quando diz respeito à língua, estragamos tudo! Ele diz (em 2:10) que tropeçar traz culpa... mesmo que tenha sido em só uma pequena área. Como isso é  verdade! 

Talvez você tenha acabado de tropeçar. Sente-se culpado, como um fracassado. Deseja loucamente nunca ter aberto a boca... ou feito o que você fez e responder daquela forma. Você é um miserável, e gostaria de se esconder, ou melhor - cair e morrer.  

Ridículo! Saia desse poço de auto-piedade, sacuda a poeira com a promessa do perdão de Deus e siga em frente! 

Agora devo acrescentar um pouco de realismo. Ao invés de receber a reação normal de compreensão e apoio, você pode encontrar alguém que tenha visto a sua queda e que vai querer mantê-lo lá embaixo, ou julgá-lo por causa de seu escorregão.  

Ignore-o completamente! Ele se esquece que Tiago 3:2 vale para todo mundo. A única diferença é que você não o viu tropeçar. Mas acredite-me, ele já caiu. 

A moral disso tudo não é difícil de descobrir: 

DEUS QUER USÁ-LO 
- MESMOS COM TROPEÇOS - MAS NÃO VAI AGIR SE VOCÊ SE RECUSAR A LEVANTAR. 

Pessoas que tropeçam e desistem são como moedas de um centavo, existem aos montes. Mas na verdade, elas são inúteis. 

Pessoas que tropeçam e se levantam são como notas de cem reais, são raras. De fato, são de valor inestimável.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

“Todos tropeçamos de muita maneiras”. 

Lições que aprendi hoje:  
____________________
____________________
____________________

Colocando em prática

Você viu alguém tropeçar ultimamente? Como o tratou?  
Conversou ou riu com ele sobre o tombo? Lembra-se de Tiago 3:2? Que tal ser solidário? 

Analise com você reagiu ao ver pessoas tropeçando essa semana.📚

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

34º Dia – PÚLPITOS DA SEMANA

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus

34º Dia – PÚLPITOS DA SEMANA 

Duas coisas que incomodam quando o assunto é “crentes e seu trabalho”: Primeiro, como poucos estão verdadeiramente felizes em seus empregos. Segundo, o quão freqüentemente ouço sobre cristãos que são péssimos funcionários. Alguns patrões até dizem que preferem não contratar cristãos. Puxa, que afirmação pesada! Enquanto eu procurava as razões, aqui está o que foi dito:  

• Eles tendem a ser arrogantes e tiram proveito de chefes cristãos...  

• É o velho problema de atitude. Acho que são negativos, críticos e resistentes a mudanças...  

• Incompetência. Os últimos que contratei simplesmente não conseguiam (ou não queriam) fazer o serviço...  

• Eles estão sempre preocupados com outras coisas testemunhar, igreja, outros afazeres...  

• Francamente... eu não posso confiar neles quando não estou por perto. O ultimo que contratei foi claramente desonesto... 
  
O.K., essas devem exceções, e então representam uma pequena minoria. Eu ainda estou incomodado. E cada “exceção” cria-se uma série de ofensas e ressentimentos. A maçã da minoria ainda pode estragar o cesto da maioria, se estiver podre. 

Mostre-me um crente irritante e preguiçoso em seu serviço e eu lhe mostrarei um escritório, loja ou consumidor que não está interessado em sua mensagem. Quer você goste disso ou não, o mundo nos examina minuciosamente, como uma gaivota observa o peixe nas águas transparentes. 

O crente está sob constante vigilância no trabalho. Esse é o nosso maior risco em nossos serviços. E quando falamos de nosso Salvador e da vida que Ele oferece, tudo o que dizemos é filtrado pelo que os outros observam em nós. 

A melhor plataforma sobre a qual devemos construir nosso caso para a defesa do cristianismo baseia-se em seis pilares: integridade, fidelidade, pontualidade, qualidade profissional, atitude agradável e entusiasmo. Ao se contratar uma pessoa com essas características, será somente uma questão de tempo para que o negócio melhore, para que as pessoas se impressionem e o cristianismo comece a se tornar importante.

Texto bíblico para isso? Que tal I Coríntios 10:31: 
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. 

...ou Colossenses 3:17: 
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai”. 

...ou Mateus 5:16: 
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. 

...ou uma parte inteira da epístola de Tiago que diz, efetivamente, que a fé genuína é validada por obras concretas.  

A crença correta e o comportamento correto andam de mãos dadas. 

Para fazer um excelente trabalho, é necessário lembrar que na Bíblia não há distinção entre o sagrado-secular. Tito 1:15 diz: 
Para os puros, todas as coisas são puras...”. 

Isso significa que seu emprego de segunda a sexta é puro, é sagrado tão santo quanto suas atividades sabáticas. Para o cristão todas as coisas são santificadas! Paulo não estava escrevendo somente para os pregadores quando expressou essas palavras imortais: 

“...rogo-lhes para que vivam de maneira digna da vocação que receberam” Efésios 4:1. 

Em uma conferência bíblica para leigos, esse ponto foi enfatizado várias vezes. Cada indivíduo foi alertado de que estava sendo chamado por Deus para uma profissão ou trabalho. Qualquer que fosse o emprego, ele era “santificado”, era um chamado de Deus. No final da conferência alguém perguntou: “Diga-me, Tom, você trabalha com o quê?” Com sabedoria ele respondeu: “Fui ordenado encanador”. 

Seu trabalho é seu chamado...é seu ordenado...é seu púlpito.  

Diga-me, como anda o seu ministério?

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Seu trabalho é o seu chamado. 

Lições que aprendi hoje:  
________________________
_______________________
_______________________
  
Colocando em prática:  

 Ouça o que fala diariamente e veja se você reclama pouco ou demais. Pergunte a alguém o que pensa de sua atitude. Avalie-se em cada uma das seguintes áreas; tente melhorar a que está mais fraca:
  
( ) Integridade  
( ) Fidelidade  
( ) Pontualidade  
( ) Profissionalismo  
( ) Atitude  
( ) Entusiasmo
📚
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...