Translate

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

18º Dia – FÉ

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus

18º Dia – FÉ

 “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” Hebreus 11:1.  


Quando se trata de fé, o ditado popular diz “ver para crer”. Jesus inverteu esse ditado, dizendo “crer para ver”. Ele disse: “Se creres, verás a glória de Deus!” É assim que a fé é definida na galeria dos heróis da fé, no capítulo 11 de Hebreus. Jesus disse ainda que “Bem-aventurados os que não viram, e creram” João 20:29.  

Em Hebreus 11, quase todos os grandes exemplos de fé são comprovados por atos de obediência. Pela fé Noé construiu uma arca. Pela fé Abraão saiu em viagem, sem saber para onde ia. Pela fé Sara e Abraão tiveram um filho em idade avançada. Pela fé os pais de Moisés esconderam o filhinho. Pela fé Josué marchou em volta dos muros de uma cidade. E a lista continua. Será que não tiveram temores, dúvidas, questionamentos? Tiveram, mas pela “fé” eles agiram e arriscaram. Obedeceram e creram, creram e obedeceram.  

Eu amo a história de Gideão, formando um exército de israelitas para recepcionar os invasores midianitas. O Senhor disse a ele: “Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a Minha ajuda” Juízes 7:2.  

Gente demais? Eu ouvi direito, Senhor?  

Sim, ele havia ouvido corretamente. Deus não queria nenhuma vantagem para aquele encontro.  

Então, antes de seu primeiro encontro militar, Gideão foi obrigado a mandar quase todos os seus soldados para casa, deixando uma mísera quantia de trezentos homens contra um vasto e poderoso exército. Com aquele número, no entanto, o Senhor facilmente derrotou o inimigo.  

Não importa o que você esteja passando, Deus é mais do que suficiente. 

Há uma história de um pequeno filhote órfão de urso que ficou perto de um grande urso pardo, vendo e imitando tudo o que ele fazia. Uma coisa que o filhote observou foi o que o grande urso, quando desafiado, levantava-se sobre suas patas de trás e soltava um grande rugido.  

No decorrer da história, o filhote deparou-se com um puma que estava para atacá-lo. O pequeno garoto estava tremendo, assustado por estar para morrer. Então se lembrou do que seu grande companheiro fazia na presença de um desafiante. Levantando seu traseiro sobre as pequeninas patas de trás, ele rugiu o mais alto que pôde.  

Para a alegria do filhote, o grande gato de repente desviou de sua rota e correu como uma bala por entre as árvores. Nessa hora, a cena é descrita para você ver tudo em volta e a narrativa apresenta por trás do pequeno filhote o grande urso pardo com o traseiro levantado, rugindo.  
Aquela cena nos dá uma imagem mental do Senhor Jesus atrás de nós. A verdade é que Satanás não se deixa intimidar muito por meus rugidos, ameaças ou determinação. Mas fica muito intimidado por Jesus Cristo. E com o poderoso Filho de Deus atrás de mim, o inimigo desvia sua rota e foge.  

“...Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível...” Neemias 4:14.  

Obstáculos à Fé 

Quais são as coisas que poderiam possivelmente obstruir sua fé?  

Esquecer-se que você é filho do próprio Deus. 

“Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dEle por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dEle sem culpa. Por causa do Seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria Seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o Seu prazer e a Sua vontade” Efésios 1:4 a 5.  

Você é filho dEle. Ele o escolheu, o perdoou e o aceitou. Você pertence a Ele... é responsabilidade pessoal dEle.⤵️

Quando a mulher tocou no manto de Jesus para ser curada, Jesus a curou, limpou-a de sua impureza e deu-lhe uma identidade inteiramente nova. Ela veio a Jesus doente, contaminada, infeliz. Os três evangelistas falam de sua velha identidade quando ela foi ter com Jesus. E todos os três empregam a mesma palavra para descrever a nova identidade em folha que Jesus lhe deu: “Filha!” 

Por que isso é importante? Porque é a única vez no Novo Testamento que Jesus chamou alguém dessa maneira. Imagine só! Uma ninguém que passou a ser alguém na vida, e depois a filha. Jesus assegurou-lhe que ela fora adotada na família de Deus. Por que somente uma vez, e a essa mulher em particular? Porque Jesus a considerou uma verdadeira vítima. Sabia que ela ainda enfrentaria todas as dificuldades possíveis. Então, Ele disse: “...Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou” Mateus 9:22. Em outras palavras: “Não tenha medo, porque agora você é Minha filha. Assim como a tua fé te curou, assim também a tua fé te sustentará nos tempos difíceis que virão”.  

Esquecer-se de quem Deus é. 

Quando eu estiver com medo, desencorajado e ansioso é porque eu, na maioria das vezes, esqueci-me de quem meu Pai Celeste é.  

1. Esqueci-me de Seu poder... que Ele pode fazer qualquer coisa.  
2. Esqueci-me de Seu propósito... que Ele tem algo para fazer em minha vida.  
3. Esqueci-me de Sua presença... que Ele sempre está perto e quer ajudar.  
4. Esqueci-me de Sua soberania... que Ele sempre está no  controle, mesmo quando eu não estou.  
5. Esqueci-me de Sua paz... que excede meu entendimento.  

O fato é que o desamparo é o primeiro passo para a fé. A fé começa quando percebemos que precisamos de um poder sobrenatural e da total suficiência de Deus.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

“Crer para ver” é assim que a fé é definida na galeria dos heróis da fé. 

Lições que aprendi hoje:  
_______________ 
_______________ 
_______________ 

Colocando em prática:  

Hebreus 12: 1 a 3 fala dos pesos e embaraços que nos assediam, dos obstáculos que bloqueiam nosso caminho. Gaste alguns minutos pensando nisso. Quais são os obstáculos à sua fé? De que maneira perturbam a sua carreira cristã? Quando é que você vai crer que Deus pode livrá-lo desses embaraços? Não há melhor momento para fazer isso do que agora mesmo... sim, hoje sem falta.📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...