Translate

domingo, 2 de dezembro de 2018

17º Dia – HUMILDADE

Jornada "Sem Cessar":
📚 Madrugadas com Deus

17º Dia – HUMILDADE

 “Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a Sua vontade” Salmo 25:9.  

O Senhor se alegra com a humildade de Seus filhos redimidos!  

Tiago 4:6 a 8 e 10 diz:  

“Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: 'Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes'. Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas!... Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os colocará numa posição de honra.”  

Humildade, conforme aprendi com o decorrer dos anos é uma escolha. Não é algo feito para você, mas por você. Por acreditar que nós mesmos devemos humilhar-nos, também sei que Deus pode desafiar um indivíduo orgulhoso com uma tarefa que esgotará todos os seus talentos, habilidades e força. Deus sabe que precisamos experimentar a vida, alegria e provisão que encontramos nEle quando estamos exauridos.  

Ouvir a respeito de um jovem pastor escocês que era muito orgulhoso e egocêntrico. Convidado para falar a uma grande multidão, ele começou a subir os degraus até o púlpito com os ombros para trás e o peito estufado. Estava se sentindo extremamente confiante, aparentando muito bem o seu orgulho. Ao começar a pregar, entretanto, o jovem escocês inexplicavelmente perdeu a concentração. Seus pensamentos não fluíam. Ele gaguejava e não conseguia se recuperar. Depois de cinco ou dez minutos de completo constrangimento, decidiu parar com aquele constrangimento. Fechou sua Bíblia e desceu os degraus desanimado, de ombros baixos e cabeça curvada pela humilhação.  

Enquanto ele andava pela lateral da igreja, uma senhora escocesa segurou em seu casaco: “Rapazinho”, ela disse: “Se você tivesse subido no púlpito do jeito que desceu provavelmente teria descido do jeito que subiu.”  

Se alguém no mundo passou por humilhações, foi o apóstolo Pedro. Aqui estão algumas revelações aprendidas à duras penas:  

Humildade é ver Deus como Ele é.

Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, porque Ele cuida de vocês” I Pedro 5:6 a 7.  

Em outras palavras, humildade não consiste em realçar o que você não é. Não é apenas dizer: “Pobre de mim. Não sou nada. Não sou ninguém. Acho que vou comer alguns vermes.” É realçar o poder e a soberania de Deus.  

Humildade é ver a si mesmo como você é. 

Uma vez tendo visto a Deus, você pode (finalmente) ver a si mesmo. Humildade é ver o verdadeiro você... e aceitar isso. Não é ver a si mesmo como alguém sem valor ou sem esperança, mas como alguém que depende completamente de Deus. As coisas virão das poderosas mãos dEle. Se você confiar em si mesmo, não confiará nELe.  

Humildade é ver os outros como eles são. 

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” Filipenses 2:3 a 4.  

Humildade é perceber o valor daqueles à minha volta e dar mais valor a eles do que a mim. É apenas um simples fato: Se você estiver muito impressionado consigo mesmo, não se impressionará com os outros.  

Se o chamado de Deus não for maior do que você, provavelmente não é a vontade dEle. Para mim, isso é fundamental. Se você não estiver em posição de absoluta humilhação... se não estiver em posição de submissão e pranto diante do Senhor... se não chegar à conclusão de que é impossível para você fazer o que Deus lhe pediu que fizesse e ser o que Ele pediu que fosse - ainda que você seja filho, filha, marido, esposa, homem de negócios então ainda tem que ser humilhado.  

Deus não o convidaria para fazer algo que você já pudesse realizar, pois desta forma não precisaria dEle! Não contaria com Ele ou confiaria nEle. Humildade é reconhecer que dependo de Deus em tudo.

Quando os pais levam seu filho para ser apresentado na igreja, o que estão dizendo? Estão dizendo: “Não conseguimos fazer isso. Podemos fazer o que sabemos, mas o que realmente precisa ser feito na vida desta criança, apenas Deus pode fazer.”

Acredito que a humildade nos ajudará em toda a nossa experiência cristã.  

O desafio da humildade é jogar fora qualquer ideia de que você merece tapinhas nas costas ou um relógio de pulso por um trabalho bem feito. A propósito, para quem você o fez? Se o fez para Deus, Ele tem inúmeras maneiras de recompensá-lo. Se o fez para o homem, demonstre autêntica surpresa ao ser aplaudido. O segredo não está em parecer sem valor ou indigno, mas demonstrar genuíno interesse pelos feitos dos outros, reconhecendo suas habilidades e contribuições.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Humildade é reconhecer que dependo de Deus em tudo. 

Lições que aprendi hoje:  
_________________ 
_________________ 
_________________ 

Colocando em prática:  

Tente não usar a palavra “eu” hoje. Toda vez que você a ouvir, feche a sua boca e guarde vinte e cinco centavos. No final do dia, dê a quantia para alguém que necessita ou para um amigo. Não louve a si mesmo nem peça elogios.📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...