Jornada Espiritual
📚 Madrugadas com Deus
24º Dia – Escolhendo um(a) companheiro(a)
“A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele” Provérbios 12:4.
Escolher um(a) companheiro(a) para toda a vida é a maior decisão que você tomará depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador. Espero que você, sendo casado(a), tenha feito uma escolha aprovada por Deus; se solteiro(a), busque nEle orientação. Encontrei-me com muitos casais de namorados para conselhos matrimoniais durante meu ministério. E um dos primeiros pontos que tento mostrar-lhes é que “romance” não é igual a amor.
Romance pode ser ilustrado por uma pessoa que diz que não consegue viver sem você, que sem você não é nada, e que sua vida parece vazia e sem cor quando você não está por perto.
Essa pode ser uma forma de amar, mas não é o tipo de amor que irá segurar um casamento no decorrer dos anos. Ela pode sentir que “precisa” de você hoje, mas talvez em cinco meses você descubra que não “precisa” de outro alguém.
O que eu digo para esses jovens casais é que o amor é baseado em comprometimento, e que tudo o que você faz é para completar, satisfazer e servir àquele que você ama. O verdadeiro amor não entra em um relacionamento apenas para receber. Ele entra em um relacionamento para doar, doar e doar.
Deixe-me ilustrar quão ilusória pode ser a definição do mundo para a palavra “amor”. Imagine um casal de jovens que está namorando há algumas semanas. Não demora muito para esse rapaz dizer à namorada o quanto a ama e como é difícil manter suas mãos longe dela.
Pressionando-a para ter um relacionamento físico, ele explica que “a ama tanto” que não consegue se conter.
A verdade é que qualquer mulher que ouvir essa frase deve perceber que o rapaz não a ama demais. Ele a ama de menos.
Na verdade, ele nem está pensando nela. Está pensando
apenas em si mesmo. Ele nunca roubaria a inocência e a pureza
de alguém que ama verdadeiramente. Sua insistência em ter um
relacionamento físico prova apenas uma coisa: ele ama a si
mesmo mais do que a ela.
O que realmente traz paz para um relacionamento? Como você escolhe um(a) companheiro(a) para casar? Eu quero deixar alguns pensamentos:
Tenha certeza de que seu(a) namorado(a) ama a Deus mais do que a você.
“Jesus respondeu: 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente'. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: 'Ame os outros como você ama a você mesmo”. Mateus 22:37 a 39.
É muito importante observar o amor de seu(a) companheiro(a) por Deus. Por quê? Porque no tempo certo, a maneira que ele(a) ama e serve a Ele será refletida na maneira que ele(a) ama e serve a você.
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) é uma pessoa de caráter.
Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor” Salmo 119:1.
Homens e mulheres de caráter são dignos de confiança em tudo o que fazem. Manterão sua palavra, não importa o preço.
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) é gentil para com os outros.
“Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês” Efésios 4:32.
Se você não vê seu(a) companheiro(a) tratando os outros com gentileza e graça, com o tempo ele(a) tratará você da mesma maneira.
Tenha certeza de observar o jeito que seu(a) companheiro(a) se veste.
“Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus” I Timóteo 2:9 e10.⤵️
O que o texto diz sobre as mulheres, pode se aplicar aos homens. Não estou dizendo que seu(a) companheiro(a) deve usar botinas e sacos para se cobrir. Só estou dizendo que as coisas simples que ele(a) veste revelam muito sobre seu coração.
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) trata os pais com respeito e honra.
“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa” Efésios 6:2.
Todo jovem que eu conheci que tem bom relacionamento com seus pais é verdadeiramente bem sucedido ou abençoado.
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) é respeitado(a) pelos outros.
“O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro” Provérbios 22:1.
Seja sábio ao fazer isso, mas eu recomendo que você, discretamente, pergunte a algumas pessoas o que elas observaram na pessoa que você está considerando. Preste muita atenção tanto nas palavras das pessoas como em suas hesitações!
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) não é namorador(a).
“Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas
encobrem um coração mau” Provérbios 26:23.
As ações e a aparência de uma pessoa falam alto, então esteja
atento, e seja sábio.
Tenha certeza de que você entende as verdadeiras
prioridades na vida de seu(a) companheiro(a).
“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza” I Timóteo 4:12.
Observe de perto para ver os sinais de amor, fé e pureza de seu(a) companheiro(a). Essa pessoa colocou Deus em primeiro lugar? Essa pessoa vive para servir os outros? Essa pessoa é egoísta?
Tenha certeza de que você conhece os amigos de seu(a) companheiro(a).
“Não se enganem: 'As más companhias estragam os bons costumes'” I Coríntios 15:33.
Tenha certeza de que seu(a) companheiro(a) não é competidor(a) ou violento(a).
“É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio” Provérbios 15:17.
Se você enxergar muita infelicidade e raiva nessa pessoa, esteja avisado desde o início.
Tenha certeza de pedir discernimento ao Senhor.
“As minhas orações sobem a Ti; mostra-me o caminho que devo seguir! Que o Teu Espírito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro!” Salmo 143:8b e 10b.
“Confia no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo” Provérbios 3:5 e 6.
Tenha certeza de orar, orar, orar.
“Ó SENHOR, ensina-me os Teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver de acordo com a Tua verdade, pois Tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em Ti” Salmo 25:4 e 5.
VOCÊ NÃO PODE ESQUECER
Escolher um(a) companheiro(a) para toda a vida é a maior decisão que você tomará depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador.
Lições que aprendi hoje:
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
Colocando em prática:
É melhor levar a vida em dueto do que em solo. Quais são sua
maiores necessidades que levam você a procurar um(a)
companheiro(a) de confiança? Quem são os(as) potenciais
companheiros(as) de quem você pode se aproximar?
Ore para que Deus o leve à pessoa que Ele possa usar para afinar você.📚
Nenhum comentário:
Postar um comentário