Translate

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

25º Dia – Tentação: Lidando Com o Pecado

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus

25º Dia – Tentação: Lidando Com o Pecado 

“É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana.  
Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo” Romanos 5:17. 

Houve apenas duas histórias de tentações desde o começo dos tempos. A tentação do primeiro Adão no Jardim que levou à queda do homem. E a tentação do segundo Adão, Jesus Cristo, que levou à queda de Satanás. Todas as tentações acabam como uma das duas. Ou cairemos como Adão caiu, ou ficaremos firmes como Jesus ficou e veremos Satanás cair. 

Não existe um meio-termo. Não há outra opção.  

A tentação é sempre um atalho. É o jeito de Satanás de lhe oferecer agora o que Deus quer lhe dar no futuro. Essa é a razão pela qual existem tantas pessoas praticando sexo antes do casamento em nossa cultura nos dias de hoje. Satanás diz:  

Você pode ter isso agora”. O que ele não diz é o preço e as conseqüências.  

Satanás diz: “Eu posso fazer você ser alguém... posso ajudar sua imagem... posso lhe dar a diversão que deseja... posso lhe dar poder... mas você precisa se curvar diante de mim agora”.  

Adão se deixou convencer por aquela frase e iniciou uma corrente de conseqüências que nunca teria imaginado. Jesus recusou aquela frase e iniciou uma corrente de conseqüências que nos levaram à salvação eterna.  

Assim como Adão decidiu e Jesus decidiu, você também terá que decidir qual será a sua resposta para Satanás quando ele vier seduzi-lo com um atalho.  

Você pode dizer: “Mas, essas tentações são muito fortes de vez em quando. Como eu devo enfrentá-las?” Aqui estão algumas idéias que nos ajudam na hora da tentação:  

Lembre-se da promessa de escape. 

“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” I Coríntios 10:13.

Há uma saída! Sempre há um escape! Você e eu podemos resistir à tentação. Lembre-se disso. Quando a tentação ao pecado parecer irresistível e excessiva, lembre-se de que ela não é nem irresistível nem excessiva. O Espírito Santo proverá a porta de escape se você estiver verdadeiramente procurando por ela.  

Agarre-se a fortes convicções. 

Em tempos de tribulação, descubro no que realmente acredito - não no que digo que acredito. Descubro no que acredito sobre casamento e família, certo e errado, santidade e compromisso.  

Podemos dizer que somos comprometidos, mas quando somos tentados, descobrimos se nossas convicções são reais. Desde que não tenhamos a oportunidade de pecar, podemos dizer o que quisermos sobre o quão fortes e dedicados nós somos. Mas até estarmos frente a frente com a oportunidade de sermos desonestos, ou cometermos adultério, ou qualquer outra coisa desonrosa, nunca saberemos o quão fortes essas convicções realmente são.  

Você pode dizer: “Bom... eu nunca me curvaria diante de um ídolo, não importa o que qualquer pessoa dissesse.” Mas até você abrir a porta da sua casa e ver os soldados prontos para levá-lo para uma fornalha - como aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - não sabe como reagirá.  

A chave de tudo: Nunca dependa de sua própria força. Humilhe-se diariamente perante o Senhor. Peça a ele para fortalecer sua fé, suas convicções e, como Jesus orou, para não deixar que você seja tentado.  

Corra rápido.

Li em algum lugar que quando você estiver fugindo da tentação, não deixe um endereço para ela procurá-lo! Paulo disse a Timóteo: “Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com coração puro pedem a ajuda do Senhor” II Timóteo 2:22.

Fuja das tentações para o Senhor. 

Não pense... corra! Não ande pelo penhasco para ver o quão perto você consegue chegar da beira dele. Apresse-se para afastar-se dele! Você não está apenas “fugindo”; está se protegendo. Está correndo em direção a algo.  

Imagine um bombardeio durante uma guerra, com pilotos inimigos voando baixo, jogando bombas e atirando. Quando a sirene de ataque pára, você não fica correndo em círculos. Não dá voltas ao redor da base militar. Você corre para o refúgio.  

Corre para onde sabe que encontrará segurança.  

A vida cristã não se trata tanto de “faça e não faça”; trata-se de seguir a Jesus Cristo, o Autor e Consumador da sua fé. Algumas vezes as pessoas dizem: “Estou largando aquele hábito obsceno. Nunca mais farei aquilo.” Quando isso acontece, não tento ver do que as pessoas estão correndo, mas para onde elas estão indo. Se você não está correndo para alguma coisa, provavelmente nunca correrá de alguma coisa.  

A verdade é que Deus está mais preocupado com a direção da sua vida do que com sua perfeição. Se você está verdadeiramente seguindo-O, então o perfeito trabalho de Deus será realizado.  

Aqui está outra forma de olhar para isso. Vamos dizer que você tenha uma tentação de desejar coisas sexuais - algo que é bem comum entre pessoas da sua idade (ou qualquer idade, no caso). Algumas vezes, alimentamos esses pensamentos porque sentimos um vazio em nosso espírito. Nessa hora vem Satanás oferecer-nos pensamentos ou ações que nos dão satisfação temporária - mas acabam nos deixando mais vazio do que antes.  

Sim, precisamos fugir de tais desejos. Mas, lembre-se, aquilo que fez você ter esse desejo foi um vazio que sentiu por dentro.  

Então corra para Deus para que Ele lhe dê o estímulo e a satisfação de que você precisa. Deixe o Espírito levantar seu espírito e enchê-lo dEle.  

Se sua tentação é beber, Paulo escreve: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça, mas encham-se do Espírito de Deus” Efésios 5:18.  

Viva com paciência. 

Nosso mundo sempre promete resultados rápidos. Queremos nossa gratificação agora. Não queremos esperar por nada.  

A citação de Acã no livro de Josué é a triste história de um homem que não podia esperar pelo tempo de Deus. Ele pegou alguns itens preciosos provenientes da destruição de Jericó e os escondeu na terra, embaixo do chão de sua tenda, mesmo Deus tendo dito que os despojos daquela batalha pertenciam somente a Ele. Como resultado, Israel perdeu a batalha seguinte, e Acã e sua família inteira pereceram. Se Acã apenas tivesse esperado. Se ele tivesse negado a si mesmo naquele dia, teria descoberto que havia muitos despojos para procurar. Os pertences de todas as cidades remanescentes que os israelitas haviam conquistado deveriam ser divididos entre as pessoas. A provisão de Deus era abundante e generosa. Mas Acã deve ter acreditado na mentira de Satanás:  

“Se você não pegar agora, nunca terá. Deus quer mantê-lo afastado da bênção, prosperidade e realização. Então é melhor você pegar enquanto pode”.  

Há um conselho que a gente nunca deve esquecer: Não sacrifique o permanente no altar do imediato.  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

Sempre há um escape para a tentação. 

Lições que aprendi hoje:  

________________
________________
________________

Colocando em prática:  

Muitos de nós guardamos arrependimentos secretos de “oportunidades perdidas” no passado, quando tivemos sucesso em resistir à tentação, mas ainda ficamos imaginando como teria sido entregar-se a ela. Você tem pensamentos e lembranças desse tipo? Em particular, faça uma lista desses “arrependimentos secretos” e confesse-os a Deus em oração, pedindo-Lhe que o liberte dessas fantasias perigosas - você pode queimar a lista ou rasgá-la depois de orar.📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...