Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

33º Dia – VIVENDO SOB PRESSÃO

Jornada Espiritual
📚 Madrugadas com Deus

33º Dia – VIVENDO SOB PRESSÃO 

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, ensina-me as Tuas veredas; guia-me com a Tua verdade e ensina-me, pois Tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em Ti o tempo todo”  Salmo 25:4 e 5. 

Todos imaginamos de vez em quando se o que estamos fazendo é certo. 

Você costuma fazer o que todos fazem, dizer o q cuue outros dizem, pensar o que o grupo pensa, agradar todo mundo?  

Cuidado! Quando a gente se comporta assim, pode acabar cometendo erros e até crimes, porque a maioria nem sempre  
está certa. 

Um exemplo disso é o famoso “julgamento” de Cristo, relatado em Mateus 27. Você deve ter lido ou ouvido a respeito dele. Um trecho mostra o governador perguntando: 

 - O que farei com este homem? 
 - Crucifique-O! 
 - Por quê? Que foi que Ele fez de ruim? 
Como se não ouvisse, o povo continua: - Crucifique! Crucifique!  
Crucifique! 

Quando o governador viu que não estava chegando a resultando algum, e que começava a se formar uma confusão, mandou buscar uma bacia d'água e lavou as mãos diante da multidão, dizendo: - Estou inocente do sangue deste homem bom. A responsabilidade é de vocês. 

Pilatos foi covarde, cedeu à pressão de grupo e matou um inocente, o filho de Deus. 

Não é fácil comportar-se de maneira independente e autônoma, pois isso significa ter que enfrentar a maré, ir contra a onda. 

Imagine-se nas situações a seguir: 

Um grupo de jovens vestido de jeans, na sorveteria, e você de terno.

Numa festa, todo mundo bebe cerveja e você é o único a beber  
uma limonada. 

A maioria de seus colegas de escola já fez sexo e você continua virgem. 

Seus amigos curtem rock e você é o único fã de música clássica. 

As perguntas simples a seguir o ajudarão a sentir-se bem quando estiver sendo pressionado: 

Isso é bíblico? 

A Palavra de Deus me dá a liberdade para escolher. Devo perguntar sempre: O que estou para fazer tem a aprovação dEle? O que a Palavra de Deus diz a respeito? Quando confuso você descobrirá o que não fazer sabendo o que fazer. 

Isso é útil? 

O que estou para fazer me ajudará a crescer? Isso me ajudará a cumprir o propósito de Deus em minha vida? 

É o que Jesus faria? 

Quando um filho pergunta a pais cristãos se pode fazer alguma coisa que ele sabe que extrapola o limite, esses pais deveriam dizer: “Olha, filho... é isso o que Jesus faria? Jesus iria a esse lugar?” 

Isso é necessário? 

Quem realmente está no controle da sua vida? Pergunte a si mesmo se cabe a você dizer sim ou não para essa decisão.  

Você tem que fazer isso? Se você está no controle, pode dizer sim ou não. O fato de outros estarem fazendo (e pressionando você para fazer também) não torna isso certo. 

Isso é sábio? 

Tenha certeza de que considerou todas as conseqüências antes de fazer isso. O pecado sempre paga um pedágio. E mesmo Deus amando você, não há uma exceção para a regra.

Isso é proveitoso? 

Como o que vou fazer pode afetar meu testemunho? Quero crescer e amadurecer, mas também me preocupo com os outros. 

Isso é essencial? 

Muitas pessoas separam muito tempo para coisas que têm  
pouco valor. 

Essa é a escolha certa? 

Eu sei que é importante ter certeza de que o que estou para fazer é bíblico, útil, necessário e sábio. Mas a maior preocupação que tenho é: mesmo sabendo dessas coisas, ainda escolherei fazê-lo? 

Muitos sabem o que é certo, mas ainda assim escolhem fazer o que é errado. 

O caminho para fazer as escolhas certas, embora muitas vezes difícil e freqüentemente estreito, dará a você um senso de propósito permanente e uma alegria inabalável. 

Além disso, é um caminho que realmente leva a algum lugar. E não há língua humana que possa descrever as maravilhas que nos esperam logo atrás do horizonte.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

É importante ter certeza de que o que estou para fazer é bíblico, útil, necessário e sábio.

Lições que aprendi hoje:
  
______________________ 
______________________ 
______________________ 
______________________  

Colocando em prática: 

Você não precisa ser “massa”. Da próxima vez em que se vir  
pressionado pelo grupo a agir contra sua vontade ou contra a vontade de Deus, sem ser chato, diga “não”. Isso pode não ser fácil, mas compensa. Você estará vivendo sua vida de forma criativa e aprovada por Deus. 

Ore por jovens de sua Igreja que estão sofrendo a pressão de   seus companheiros e, estão cedendo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...