Translate

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

26º Dia Tentação: Lidando Com o Pecado II

Jornada Espiritual
📚 Madrugadas com Deus

 26º Dia 
TENTAÇÃO: LIDANDO COM O PECADO II 

Jamais estaremos num lugar na Terra onde não existe tentação. 

Porque a nossa mente é o veículo da tentação. Por isso, levamos a tentação conosco por onde formos. 

Estamos tratando de algumas idéias que nos ajudam na hora da tentação: 

Viva para Deus e para os outros.

Esse pensamento tem sido de grande ajuda para mim quando enfrento tentações. Eu nunca quis tomar uma decisão significativa em minha vida sem antes perguntar a mim mesmo: 

“Quais serão as conseqüências para minha esposa? Para meus filhos? Para minha igreja?” 

Considere o efeito que sua decisão de sucumbir à tentação terá naqueles que você ama. Jesus certamente foi modelo para isso.  

Tudo o que Ele fez foi tendo você e eu em Sua mente e Seu coração. 

Ore

Esse deveria ter sido o primeiro ponto em nossa lista. Na vida, esta sempre é a prioridade número um. No Evangelho de Lucas, Jesus disse a Seus discípulos: “Orem pedindo que vocês não  sejam tentados” Lucas 22:40. 

O Senhor não está dizendo aqui: “Se você orar, nunca será tentado.” Ele está dizendo: “Quando vier a tentação, ore para não ceder a ela.”. 

Os discípulos, entretanto, não oraram. Dormiram. Quando a crise se aproximou deles, abandonaram o Senhor e fugiram no meio da noite. 

Esteja aberto a ensinamentos. 

Podemos aprender com personagens bíblicos, mas também aprendemos com aqueles ao nosso redor. Quando eles cedem à tentação, observe quão dolorosos, caros e difíceis são os resultados. Decida aprender com os erros dos outros. 

Quando você pensa naquela velha “Escola das Experiências Difíceis”, não deixe que sejam suas experiências difíceis. Deixe que seja a escola das experiências difíceis dos outros! Aprenda observando diretamente, ao invés de ter a amarga experiência.  

Tenho vívidas memórias da dor, devastação e tristeza que as pessoas passaram por causa de seus pecados. Alguns incidentes foram tão dolorosos e “caros” que eu disse a mim mesmo: “Deus, ajude para que eu nunca faça isso.”. 

Há inúmeras ilustrações daqueles que caíram em erro e pecado  
- atletas, atores ou atrizes, pastores ou presidentes - pessoas que enfrentaram dores, vergonhas e perdas incalculáveis. 

Deixe-me apenas dizer isso. Não seja todo o suficiente para pensar que você é um “caso especial”, e que você está, de alguma forma, imune aos mesmos pecados. Você precisa aprender com os erros dos outros; deixe-os como grandes placas vermelhas no meio da estrada. Ao vê-las, diminua a velocidade, e tenha atenção e seja muito, muito cauteloso. 

Responda à chamada do Espírito. 

Deixe-o guiar você. Esteja atento à voz dEle. Você ouvirá aquela voz “baixa, calma e constante” dizendo: “Não entre aí. Não faça isso. Fique longe desse lugar. Pare de fazer o que está fazendo”. Quando você sentir o Espírito de Deus cutucá-lo, não espere uma sirene, buzina ou alarme. Ande. Corra. Não demore. 

Ele guiará você para longe do perigo porque o ama. 

Quando o Espírito Santo fala com você, é hora de tomar uma  
decisão. Lá no fundo você saberá que tem de lidar com aquela voz. Você irá ouvi-la ou ignorá-la e dirá: “Bom... eu sei que Ele está falando comigo sobre esse problema, mas irei ignorá-Lo dessa vez.” 

Ele provavelmente não mandará um anjo para agarrá-lo e afastá-lo da tentação. Provavelmente não irá trancar a porta ou paralisar você de repente (embora Ele seja capaz de lidar com você da maneira que achar conveniente). Mas quando você decidir ir a algum lugar, fazer algo, ver algo, tocar algo, e sentir questionamentos em seu coração, fique sabendo que é a voz do Espírito Santo. Quando, de repente, tiver um vislumbre de quaisquer conseqüências para suas atitudes - uma pequena demonstração do que vem a seguir - pode presumir que é Deus, aconselhando você e avisando-o com amor.

Acerte sempre as contas com o Senhor.

É o seguinte: quando há um pecado não confessado em sua vida, até mesmo o que parece trivial e pequeno (sob seu ponto de vista), você está correndo grande perigo de cair em outro pecado. Quando você já ignorou a voz do Espírito Santo, não será capaz de ouvi-Lo falar com você, alertando-o do perigo. 

Ignorar a voz do Espírito tem o mesmo efeito que colocar fita isolante em cima das luzes do painel do carro. Você não será mais incomodado por aqueles avisos de problemas, mas também pode ficar parado muito, muito longe de casa. 

Ande com Ele todo o tempo. 

Essa é a chave. Confesse seus pecados assim que tiver a sensação de que a presença e proximidade dEle está sendo afastada ou diminuída. Quando você descansa em Seu companheirismo, realmente não quer sair do caminho e não será desviado pelas ciladas de Satanás.  

Por que contentar-se com uma imitação quando você dispõe do artigo original?! 

O salmista escreveu: “Eu amo os Teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro. Por isso sigo os Teus ensinamentos e detesto todos os caminhos da mentira” Salmo 119:127 e 128. 

Afirme-se na Palavra de Deus. 
  
Quando Jesus esteve frente a frente com o tentador no deserto, derrotou o adversário simplesmente citando a Palavra de Deus.  

Em resposta às três tentações - a luxúria da carne, a cobiça dos olhos e o orgulho da vida-Jesus respondeu: “Está escrito...”, mandando o tentador embora. Paulo chamou a Palavra de Deus de a “espada do Espírito”. E esse mesmo Espírito Santo colocará uma espada em suas mãos também, à medida que você memoriza a Palavra e aplica nas áreas mais vulneráveis de sua vida. 

Falando em vulnerabilidade, Jesus ensinou-nos a orar: “Orem pedindo que vocês não sejam tentados” Lucas 22:40. Em  outras palavras: “Senhor, dá-me sabedoria para evitar as áreas da minha vida em que eu esteja perto da queda!”

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER
  
Quando estiver lidando com a tentação, fique atento aos suaves toques do Espírito Santo.  

Lições que aprendi hoje:
  
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
  
Colocando em prática:  

Que tentações você está continuamente sofrendo que parecem drenar o melhor de você todas as vezes que elas surgem?  

Como você pode superar estes obstáculos para um caminhar mais próximo de Deus?📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...