O Batismo do Espírito Santo:
01/09/2021 quarta-feira
Jornada Espiritual
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo
1º. dia - A missão de Cristo em minha vida
Mais uma jornada em nossa caminhada rumo ao lar. Como você já desenvolveu e consolidou o hábito de ir à presença de Deus nas primeiras horas de cada manhã, vamos continuar o processo, agora com uma proposta mais profunda do conhecimento da salvação. Estamos certos de que a Palavra vai alcançar o que não foi alcançado até aqui. Serão novos desafios, porém novos conhecimentos e novas mudanças, afinal, não somos ainda o que gostaríamos de ser, mas também não somos mais o que éramos. Buscando diariamente a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, certamente recuperaremos tudo o que o pecado tirou de nós e seremos o que Ele deseja que sejamos.
A comunhão diária entre Deus e Seus filhos era algo natural no ambiente edênico. Eles se comunicavam face a face. Com o pecado, esse relacionamento foi rompido, pois o pecador passou a se esconder de DEUS. Como pai amoroso, vendo Seus filhos vivendo no cativeiro do pecado, Ele idealizou um plano de resgate. Ele tomou a iniciativa e construiu a ponte que uniu novamente a criatura ao Criador. Enviou Seu Filho com a missão de salvar completamente todos os perdidos. Compreender, meditar e aprofundar o conhecimento a respeito da missão do Filho e colocar as palavras do Pai no coração é o que se pretende alcançar neste primeiro dia de jornada.
Relacionamento perfeito
Deus criou Adão e Eva e os colocou num lugar ideal para se viver. A Bíblia diz: "Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar" (Gn 2:15). Nesse ambiente, todas as suas necessidades eram satisfeitas e eles viviam plenamente felizes, em harmonia com Deus e consigo mesmos.
Diariamente andavam com Deus e recebiam novas lições. Havia perfeita comunhão entre eles. "Adão e Eva, em sua imaculada pureza, deleitavam-se nas cenas e nos sons do Éden. Deus lhes designara o trabalho no jardim - 'o lavrar e o guardar' (Gn 2:15). O trabalho de cada dia lhes trazia saúde e contentamento, e o feliz par saudava com alegria as visitas de seu Criador, quando, na viração do dia, andava e falava com eles. Diariamente lhes ensinava Deus Suas lições." - A Ciência do Bom Viver, p. 261.
Ao primeiro casal foi concedido o privilégio de uma intimidade sem igual com Deus. Eles provaram da plena felicidade e harmonia até a entrada do pecado no mundo.
Relacionamento rompido
"Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim" (Gn 3:8).
Que sensação estranha! Vergonha, medo e separação.
O relacionamento que fora até ali natural para o ser humano tornou-se motivo de fuga para o homem. As conseqüências da separação de Deus logo foram percebidas pelo primeiro casal. De acordo com Gênesis 3, o primeiro sentimento que o pecado provocou foi a vergonha. Eles se deram conta de que estavam nus, por isso usaram folhas para se cobrirem. O segundo sentimento foi o medo, medo de Deus. Não que Ele tivesse mudado, pois ainda era o mesmo Pai de amor, o bondoso Criador, aquele amigo que os visitava todas as tardes. O homem é que mudara. Foi o casal que fugiu de Deus, que se afastou e se escondeu. A separação foi a mais terrível conseqüência do pecado.
"O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida" (Gn 3:23,24).
Estariam eternamente separados do Criador amoroso. Nunca mais poderiam ver a face do Pai. Sabe o que significa isso? Que coisa horrível é o pecado, que começava a se tornar parte da vida do ser humano. E o brutal assassinato de Abel mostrou o quanto o pecado poderia deformar a imagem de Deus no homem. Tudo era diferente. Quanto mais o tempo passava, mais o ser humano se rebelava contra Deus e cometi a violência contra o próximo. O fato de Deus trazer um Dilúvio sobre a Terra é prova de quão mau havia se tornado o pensamento do homem (Gn 6:5).
É importante lembrar que o Criador sabia que corria o risco de ser rejeitado pelo homem, quando decidiu lhe dar o livre-arbítrio. Contudo, Ele não podia negar esse direito a alguém a quem tanto amava. Ellen White diz que "Deus não ordenou a existência do pecado. Previu-a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência. Tão grande era Seu amor pelo mundo, que concertou entregar Seu Filho unigênito". - O Desejado de Todas as Nações, p. 22. Portanto, Deus decidiu dar Sua vida por amor ao ser humano. Preferia Se sacrificar a criar pessoas sem poder de escolha, que Lhe obedecessem por obrigação. Por meio de JESUS, a salvação estaria disponível a todos que a quisessem.
Um plano provisório de reaproximação
O Senhor sempre tem dado o primeiro passo para a reconciliação com o homem. Por isso, elaborou o plano da salvação, para reatar o relacionamento rompido. Esse projeto entrou em ação assim que o homem pecou. Através do simbolismo do sacrifício de um cordeiro, as primeiras gerações poderiam ter, de forma ilustrada, a promessa de um Salvador.
Adão matou o primeiro cordeiro. Muitos outros também seriam mortos, apontando, assim, para Aquele que deveria vir e pagar o preço do resgate. Cada animal sacrificado mostrava a fé do seu ofertante e o seu interesse em se aproximar de Deus. Esse foi um meio que Deus proveu para que o homem se relacionasse com Ele.
Deus mesmo Se manifestou várias vezes nos tempos do Antigo Testamento. Visitou Abraão, acompanhado de dois anjos. Apareceu a Jacó num sonho em que uma escada unia a Terra ao Céu. Utilizou até uma pequena vegetação, uma sarça ardente, para conversar com Moisés. No monte Sinai trovões, tremores, luzes e uma voz poderosa marcaram a presença de Deus entre o Seu povo. Mas, foi com a ordem de construção do santuário que o Senhor deixou bem clara Sua intenção de habitar com Seu povo (Êx 25:8). Assim, mais do que nunca, os israelitas saberiam onde buscá-Lo e encontrá-Lo.
Uma solução definitiva
Na visão do Pai estava uma solução final para o resgate de todos os Seus filhos: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).
Na plenitude do tempo, veio Emanuel (Deus conosco) para salvar e redimir a todos. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1:14). A encarnação foi a maior prova do envolvimento da Divindade na salvação humana. Cristo abriu mão de sua posição privilegiada e se tornou um bebê, tão frágil e dependente quanto qualquer criança de hoje.
Contudo, mesmo sendo homem, andando com os homens, vivendo entre os homens, Ele não foi compreendido por muitos deles. Jesus foi a maior revelação que Deus poderia ter feito de Si mesmo, o maior presente que o Céu poderia ter dado. Apesar de ter estado tão perto, muitos O quiseram bem longe. Cristo fez tudo por todos, sabendo que muitos O rejeitariam.
Porém, por causa de Seu envolvimento, a morte e a separação de Deus já não devem mais ser o destino de todo homem. Cristo abriu a porta do Céu para aquele que deseja se aproximar do seu Criador. "Nosso Redentor abriu o caminho, de maneira que o mais pecador, necessitado, opresso e desprezado pode achar acesso ao Pai. Todos podem ter um lar nas mansões que Jesus foi preparar." - O Desejado de Todas as Nações, p. 113. Com essa porta aberta no Céu, Jesus subiu para o santuário celestial, onde intercede por nós junto ao Pai.
Mas o ser humano não ficaria só. Cristo enviaria o Espírito Santo, o Consolador. Desde então, mais do que nunca, a terceira pessoa da Trindade tem tomado a iniciativa em relação à nossa salvação. Ele tem trabalhado para continuar a missão de Cristo e tornar Deus cada vez mais próximo e real na vida dos crentes. A obra do Espírito Santo é possibilitada quando você decide começar esse programa de madrugadas com Deus. É Ele quem tem conduzido essas mensagens e insistido num reavivamento e reforma da sua vida espiritual. Assim como no Éden, o Pai está de braços abertos para recebê-lo a cada manhã. Seja bem-vindo!
➡️A missão de Cristo em minha vida
A missão de Cristo por meio do Espírito Santo em minha vida hoje é:
✓ Manter-me unido ao Pai a cada momento - comunhão plena.
✓Viver na certeza de que tudo o que o pecado tirou de minha vida, Ele vai me restituir.
✓ Crer que Ele veio ao mundo para restaurar o caráter de Deus em minha vida.
✓ Permitir que minha vida reflita em todos os aspectos a vida de Cristo.
✓Ser verdadeiramente liberto pela verdade que o mundo não conhece.
✓Ter e compartilhar a vida em abundância, encontrada unicamente em CRISTO.
🕊O desafio do Espírito Santo para mim hoje:
"Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor". - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10.
📝Meu compromisso:
✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração...
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🙇♂🙇♀
Participe conosco e lembre-se de que estamos orando também por você! Saiba que um dos nossos pedidos é para que nosso Pai do Céu atue poderosamente nas vidas de todos os que participam conosco deste programa de comunhão diária, seja por meio de uma das séries das 40 madrugadas, ou de outra jornada postada anteriormente...
Envie-nos seus pedidos de oração também e pessoas dedicadas a oração estarão orando de forma ainda mais direta e específica pelo seu pedido.
Participe! Ore conosco e vejamos juntos os milagres acontecerem em nossas vidas! Que Deus nos abençoe e que possamos experimentar verdadeiramente o que seja andar com Ele todos os dias.
#jornadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário