Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Dia 9 Comunhão - O Segredo do Poder

Jornada Espiritual

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte II - 8 Dias Para Desenvolver Intimidade Com o Espírito Santo 

Dia 9

Comunhão - O Segredo do Poder

 "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). 

 Hoje iniciamos uma nova seção, onde nossa missão será buscar e desenvolver intimidade com o Espírito Santo. A vida de Cristo foi sempre pautada pela comunhão diária com o Pai, e esse foi o segredo para uma vida poderosa e vitoriosa sobre as hostes do mal. Nas primeiras horas de cada manhã, Cristo era batizado com o Espírito Santo e recebia poder e graça para ministrar.

 A jornada de hoje vai nos conduzir a três pontos fundamentais para uma vida de comunhão e poder: 

✓ A busca da presença de Deus nas primeiras horas do dia, conforme Cristo fazia, e como podemos ser abençoados por essa bendita comunhão; 

✓ O poder que vem da comunhão afeta nossa vida em todos os aspectos, e como podemos aumentar esse poder diariamente; 

✓ O poder que emana de Deus, nos possibilita lutar contra o pecado e vencê-lo pela graça de Cristo. 

 Buscando a presença de Deus

 Os hábitos devocionais diários do Senhor Jesus nos ensinam um ponto muito importante quanto à nossa devoção. Esses hábitos O mantinham em pé diante das provações. Em Marcos 1:35, lemos sobre Jesus levantando-se bem cedo para orar. Nos tempos bíblicos, o período noturno era dividido em vigílias, sendo que a expressão "muito cedo" se referia à última vigília, antes do sol nascer: um horário entre 3h e 6h da manhã. No início do verão, o sol nascia, em Cafarnaum, aproximadamente às 5h. 

 Jesus tinha um tempo escolhido para comunhão. Imediatamente antes das primeiras luzes matinais, Ele buscava a comunhão com o Pai. Sua primeira atividade era buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça (Mt 6:33). O salmista diz: "Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na Tua palavra, espero confiante" (Sl 119:147).

  Essa era a fórmula que Jesus usava para ter comunhão com o Pai, conforme os escritos do profeta Isaías, que diz: "O Senhor Deus me deu uma língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado, Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos" (Is 50:4). 

 Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, Jesus ia à presença do Pai para receber a renovação do batismo do Espírito. Ali, o amor do Pai era derramado em Seu coração, para que pudesse amar incondicionalmente a todos. 

 "Depois de passar horas com Deus, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor Deus O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros. As palavras Lhe eram dadas diretamente das cortes celestes, palavras que pudesse falar oportunamente aos cansados e oprimidos". - Parábolas de Jesus, p. 139. 

 O poder que vem da comunhão 

 A vida moderna impõe sobre todos a tirania da luta e da correria, como se fôssemos máquinas sem sentimentos e necessidades físicas, emocionais e espirituais. 

 Todos correm desenfreadamente, e no fim se dão conta de que não conseguiram o que mais necessitavam: paz, tranqüilidade, descanso, alegria, otimismo e visão altruísta. 

 Em primeiro lugar, a falta de comunhão com Deus gera um desequilíbrio que afeta a pessoa em todos os aspectos da vida. E daí vêm as desilusões, a desesperança e os questionamentos existenciais: Vale a pena essa luta, única e exclusivamente, pelo material? Tanto sofrimento por nada? E como se não bastasse, até o sono foge, porque a mente não consegue se desligar dos problemas e compromissos do dia. A vida sem a presença de Deus é sem objetivo e infeliz. É uma existência vã, em direção ao nada, aqui e na eternidade.

Meu irmão e minha irmã: Não temos alternativa para uma vida cristã repleta de poder e com a visão da eternidade a não ser que busquemos ao Senhor cada dia, como se fosse o último de nossa vida. Busque você em Isaías, em João, nos ditos de Jesus ou em qualquer outra parte da Bíblia, e você verá que são a comunhão e o conhecimento do Senhor que dão sentido à vida.

 O profeta Isaías ordena num tom de urgência: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto" (Is 55:6). 

 Jesus orou por todos e definiu claramente o caminho para a salvação: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17:3). 

 Guarde em seu coração: O segredo dado por Cristo para uma vida vitoriosa aqui e na porvir é: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). 

 O único poder que pode 

 A luta pelo controle de nossa mente por parte de Cristo e Seu adversário é mais intensa do que imaginamos. A cruz nos dá a dimensão do sacrifício de nosso Salvador e da tirania de Satanás nessa disputa. O Leão da tribo de Judá e o leão que ruge de 1 Pedro 5:8 estão em luta permanente pelo domínio de nossa vida. Mas, graças a Cristo, o diabo já é um inimigo vencido. Mas ele não desiste de lutar para nos derrotar e lançar sobre nós dor, angústia e ansiedade. 

 Mas o Cristo vencedor estará conosco a cada passo do caminho. 

 Quando estiver em luta e lhe vier ansiedade, Cristo diz: "Lance sobre Mim sua ansiedade, pois vou cuidar de você". (1 Pe 5:7.) 

 Quando lhe faltar fé, Ele ordena: "Resista firme até o fim; Eu vou ajudá-lo". (Mt 24:13.) 

 Quando se sentir desprotegido, escute Sua voz a lhe dizer: "O meu anjo vai protegê-lo". (Sl 34:7.) 

 Quando sentir que a sombra da morte se aproxima e bater o medo insuportável, Ele lhe diz: "Mesmo que esteja à sombra da morte, não tenha medo; Eu estou com você". (Sl 23:4.) 

 Quando sentir que as forças estão se esgotando Ele lhe diz: "Não desanime; persevere; Eu estarei com você até o fim". (Mt 28:20.) 

 A falta de discernimento espiritual é uma das características dos nossos dias, e isso por causa do materialismo, secularismo e incredulidade desenfreados. 

 Uma das conseqüências mais devastadoras dessa realidade é a incompreensão da natureza do grande conflito entre as forças do bem e do mal pelo controle de nossa vida. Não é somente uma luta carnal com teorias e armas humanas. É muito mais do que isso: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). 

 Nenhuma teoria ou poder humanos, de qualquer natureza, pode dar ao pecador uma saída satisfatória para a sua condição. O único poder capaz de mudar essa triste situação é o poder que vem da comunhão com o Salvador. 

 "Devido ao pecado, nossa condição não é natural, e deve ser sobrenatural o poder que nos restaura, do contrário, não tem valor. Existe unicamente um poder capaz de quebrar o domínio do mal no coração dos homens, e esse é o poder de Deus em Jesus Cristo. Unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação do pecado. Sua graça, tão-somente, nos habilita a resistir e subjugar as tendências de nossa natureza caída". - A Ciência do Bom Viver, p. 428. 

 Conclusão

  Comunhão com Deus é a vida da alma. "A comunhão com Deus concede-nos uma experiência diária que verdadeiramente torna nossa alegria plena." - O Cuidado de Deus Meditações Matinais, 1995, p. 312.

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671.

"A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia."- Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                     

 .                     🙇‍♂🙇‍♀


Quando sentir que as forças estão se esgotando Ele lhe diz: "Não desanime; persevere; Eu estarei com você até o fim". (Mt 28:20.) Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12: 12.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...