Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

17º Dia - O Batismo Diário do Espírito Santo - I

JORNADA ESPIRITUAL 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

17º Dia - O Batismo Diário do Espírito Santo - I

 "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:5).

 Iniciamos hoje a terceira seção de nossa jornada. Nela vamos aprender e recordar as solenes verdades acerca do batismo diário do Espírito Santo. Essa experiência diária é vital e essencial para uma vida cristã renovada e cheia de poder. Creio que nosso anelo é voltar a viver com Cristo como se vivia no período do primeiro amor. É ter cada dia a iluminação do Espírito Santo, refletindo Jesus em toda a Sua plenitude e amor.

  O poder restaurador e renovador trazido pelo Espírito vai nos encher de graça e criar em nosso coração um sentimento de ódio pelo pecado em todas as suas manifestações. Seremos atraídos a Cristo com motivação renovada nas primeiras horas de cada manhã, e nossa alma receberá o sagrado Pão do Céu. 

 Na jornada de hoje e amanhã, vamos recordar e aprender algumas verdades acerca do batismo da água e do Espírito, e o que vem a ser o batismo diário do Espírito Santo, seu significado, como receber esse dom e o que isto implica para o cumprimento final da missão. Estejamos certos de que serão dois dias de comunhão, poder, maravilhas e prodígios do Espírito Santo em nossa vida.

 O batismo da água e do Espírito

  Volte agora sua mente para o dia de seu batismo. O que significou e o que representa hoje? Como se sentiu espiritualmente naquele instante? Sua vida espiritual hoje é melhor ou pior? Pense ainda: naquele momento você era um bebê espiritual que nascia para o reino de Deus. O normal seria crescer cada dia, alimentando-se do Pão do Céu a fim de permanecer e atingir a plenitude de Cristo. Isso tem acontecido em sua vida? Se não, por quê? Ore a Deus neste momento e fale a respeito desse assunto. 

 Quando Jesus falou a respeito do batismo, Ele deixou claro que, para ver e entrar no reino de Deus, a pessoa precisa ser batizada na água e no Espírito. Veja o que Jesus disse: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. ... Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3:3, 5). Mais uma vez glorifique a Jesus em oração, porque Ele lhe deu a oportunidade de ver e entrar no reino de Deus. 

 No dia de seu batismo você, publicamente, renunciou ao mundo em todos os seus aspectos pecaminosos e declarou: "Sou, a partir de agora, uma nova criatura, nascida para uma nova vida, e assim viverei cada dia, enquanto aqui viver." Ali estavam seus amigos e familiares que, entre lágrimas de alegria, glorificavam a Deus. Também estavam presentes o Pai, o Filho e o Espírito Santo - afinal, foi em nome da Trindade que você foi recebido no reino do Céu. Aquele foi um dia marcante em sua vida, pois você passou a ser um filho de Deus, adotado em Sua família. O que isso significa para você hoje? Responda, em oração, a Jesus.

 Escute, agora, a palavra profética a respeito de seu batismo: 

 Um ato solene: 

 "Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei". - Evangelismo, p. 307. 

 A mais solene renúncia: 

 "O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, 'sepultado com Cristo no batismo', e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis, mas presentes". - A Fé Pela Qual Eu Vivo Meditações Matinais, 1959, p. 146.

A marca e a assinatura de Deus

"Os que são batizados no tríplice nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, à entrada mesmo de sua vida cristã, ... os que receberam a marca de Deus pelo batismo, acatem estas palavras, lembrando-se de que sobre eles o Senhor colocou a Sua assinatura, declarando-os filhos e filhas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus. Estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a Cristo no templo da alma. Esses candidatos entraram para a família de Deus, e seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro". - A Maravilhosa Graça Meditações Matinais, 1974, p. 141.

 Podemos estar certos de que esses três grandes poderes irão trabalhar harmoniosamente para revestir de poder aqueles que desejarem essa bênção. Como posso experimentar o poder que tive no dia do meu batismo em uma dimensão maior hoje? Como viver poderosamente na presença do Pai e cumprir a expectativa em minha vida? 

 Recebendo o batismo diário do Espírito Santo 

 Quando abordamos este assunto, devemos ter claro em nossa mente duas palavras-chaves: permanecer e andar. 

 Assim como recebemos a Cristo como Salvador e Senhor e selamos e confirmamos isso no batismo, temos que permanecer cada dia nEle, com um fervor maior do que o que tivemos no dia do batismo. Não é suficiente ter recebido a Cristo apenas nesse dia. É necessário permanecer na salvação dentro de uma base contínua. Sem essa continuidade a vida cristã perde o seu significado. Por isso, Ele diz: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5). A mensagem aqui é: não é suficiente chegar a Cristo. É preciso ficar com Ele, desfrutar-Lhe a companhia, permitir que o Espírito Santo reproduza o caráter dEle em nossa vida. Esse é o segredo para uma vida cristã dinâmica e poderosa. 

 O desafio não é apenas ir à presença do Pai no momento da devoção pessoal, mas andar com Ele em cada momento do dia. Esta é a única maneira capaz de deter o domínio do pecado e das tentações. Daí a ordem da Palavra de Deus: "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gl 5:16). Começar o dia na presença do Espírito e andar com Ele, olhando firmemente a Cristo como Autor e Consumador da fé, nos permitirá viver com fé viva e poder renovado. Devemos começar e terminar o dia no poder do Espírito. 

 "Não devemos desviar nossos olhos de Jesus. Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer." - Olhando Para o Alto Meditações Matinais, 1983, p. 262. 

 A comunhão com Deus deve ser a primeira tarefa do dia. Quando abrimos a Palavra divina, não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, somos revestidos com o poder que vem do alto. Recebemos o dom da graça e o batismo do Espírito Santo, que nos capacitará a viver aquele dia com o mesmo poder e amor manifestados em Cristo. O apóstolo Paulo fala que o Espírito Santo vai derramar sobre nós o amor de Deus: "Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Rm 5:5). 

 Esse amor, derramado em nosso coração pelo Espírito, e o alimentar-se diariamente da Palavra de Deus farão toda a diferença na vida cristã. Sem esse batismo diário, que renova a esperança, a graça e o poder de Cristo, não existe cristianismo saudável. Portanto, o batismo diário do Espírito é o renascimento de Cristo e de Sua graça e misericórdia em nossa vida cristã. 

Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                   📝 Lembrete

 "Não devemos desviar nossos olhos de Jesus. Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer." 

 Que através do Espírito Santo o Senhor Jesus possa nos despertar para, a cada dia, andarmos mais e mais perto dEle.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...