JORNADA ESPIRITUAL
Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"
Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão
30º dia
Resultados Ilimitados
"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai" (Jo 14:12).
Vimos nas duas últimas jornadas que nossa responsabilidade como cristãos é conhecer, ser e fazer. Quando fizermos conforme a orientação de Cristo, então o mesmo poder que desceu sobre os discípulos no Pentecostes virá também sobre nós. Veremos a glória de Deus como nunca vimos antes; alcançaremos resultados ilimitados. Milagres e prodígios serão vistos em toda parte e o mundo será iluminado com a glória do Senhor Jesus. "... outras coisas maiores fará...", garante-nos Aquele que tem todo poder, nos céus e na Terra.
Atos 2 - Uma pequena amostra
Conforme temos aprendido, devemos ler a Bíblia não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com Deus. Então, vamos tomar a Palavra de Deus e ler, em espírito de oração e busca do Espírito Santo, Atos capítulo 2. Deixemos que o Espírito nos fale o que houve naquela época e procuremos nos lembrar da promessa de Cristo feita a nós.
O que se segue é um verdadeiro festival de milagres e prodígios nunca antes visto. Pedro e João diziam: "Olha para nós" (At 3:4). E quando o coxo olhou, Pedro lhe disse: "Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!" (At 3:6). Note o discurso corajoso e destemido de Pedro: "Matastes, o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas" (At 3:15). As pessoas ouviam atônitas e muitos creram, chegando "o número de homens a quase cinco mil" (At 4:4).
Pedro e João foram presos, mas os acusadores ficaram sem palavras, sendo obrigados a soltá-los. Mais tarde os apóstolos foram novamente presos, mas a igreja se uniu em oração e anjos vieram para libertá-los. Estevão ficou cheio do Espírito Santo, testemunhando mesmo na hora da morte. O mundo conhecido de então viu, como nunca, a glória e o poder de Deus. Em todo mundo foi ouvida a mensagem do Evangelho segundo a estratégia do Espírito Santo.
Até os judeus, inimigos e invejosos, que moravam em Tessalônica tiveram que reconhecer: "Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui" (At 17:6).
Escrevendo aos Romanos, o apóstolo Paulo afirma: "Porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé" (Rm 1:8).
Bem, vamos agora pensar na promessa de Cristo. A mesma era destinada não só à igreja primitiva, mas a nós também:
"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai" (Jo 14:12).
"Os discípulos sabiam muito bem que em si eles eram completamente incapazes de realizar algo deste feito, mas Ele passou a lhes falar da vinda do Parácleto, que os capacitaria e tornaria seu testemunho eficaz. As obras maiores das quais Ele falou continuam sendo as obras dEle, não mais feitas por Sua presença visível entre eles mas pelo Espírito dentro deles". - F. F. Bruce, João - Introdução e Comentário, p. 258.
Poucos meses depois, os discípulos testemunharam a veracidade daquela profecia do Mestre. Veio a Chuva Temporã, e maravilhosos foram os resultados. Aquela chuva inicial do Espírito apontava para a Chuva Serôdia, a ser derramada para o amadurecimento da seara da Terra, um pouco antes da segunda vinda de Cristo.
A mesma promessa hoje
Está profetizado que nós experimentaremos o cumprimento da mesma promessa feita aos primeiros crentes:
"A nós hoje, da mesma maneira que aos primeiros discípulos, pertence a promessa do Espírito. Deus dotará em nossos dias homens e mulheres de poder do alto, assim como dotou os que no dia de Pentecostes ouviram as palavras de salvação. Nesta hora mesmo, Seu Espírito e Sua graça estão ao alcance de todos quantos deles necessitam, e que Lhe peguem na palavra". - Filhos e Filhas de Deus, Meditações Diárias, 2005, p. 29.
Assim como Cristo visitou Seu povo por meio do dom do Espírito Santo e o mundo foi iluminado com a luz do Evangelho, a palavra profética, mais uma vez, reafirma a promessa. Em oração e espírito de busca por esse poder, meditemos nestas palavras:
"Deus deseja refrigerar o Seu povo pelo dom do Espírito Santo, batizando-os de novo com o Seu amor. Não há necessidade de uma escassez do Espírito na igreja. Após a ascensão de Cristo, o Espírito Santo veio, com uma plenitude e poder que alcançou todos os corações, sobre os discípulos crentes, que estavam a esperar e orar. No futuro, a Terra há de ser iluminada com a glória de Deus. Uma santa influência sairá ao mundo, daqueles que são santificados pela verdade. A Terra será circundada com uma atmosfera de graça. O Espírito Santo atuará em corações humanos, tomando as coisas de Deus e revelando-as aos homens". - Nos Lugares Celestiais Meditações Matinais, 1968, p. 334.
Quando isso ocorrerá?
"Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja o Espírito do Senhor Se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A Terra será iluminada com a glória do Senhor". - Serviço Cristão, p. 43.
Resultados Ilimitados
Para o cumprimento da missão, nossa responsabilidade primária é conhecer, ser e testemunhar - o restante é com o Espírito Santo. Aquele que não pode falhar diz: "Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei" (Is 55:11).
Colocando-nos numa posição em que o Espírito Santo possa nos usar, o restante é com Ele. "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13).
"Em Deus faremos proezas, porque Ele mesmo calca aos pés os nossos adversários" (Sl 60:12).
"Ele faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar" (Jó 5:9).
"Invoca-Me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes" (Jr 33:3).
Que tal, neste momento, falarmos com Deus, em oração, acerca dessas maravilhas que Ele acaba de nos revelar? Peçamos a Deus que nos dê essa visão estratégica no âmbito espiritual, para que nos submetamos a Ele.
A palavra profética anuncia:
"Não há limites à utilidade dos que põem de lado o próprio eu, dão lugar à operação do Espírito Santo em seu coração, e vivem uma existência de inteira consagração a Deus, .... Ele anela revelar Sua salvação aos filhos dos homens; e se Seu povo escolhido remover os obstáculos, fará fluir, abundantes torrentes, as águas da salvação, por meio dos condutos humanos. - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 409, 410.
Para viver uma vida inteiramente consagrada, necessitamos dedicar tempo para Deus nas primeiras horas de cada manhã. Os que querem ser prósperos para a glória do Senhor buscarão em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. É dito que "o tempo dedicado ao estudo da Palavra de Deus e à oração trará lucro centuplicado". - Nos Lugares Celestiais Meditações Matinais, 1968, p. 135.
Ouçamos mais:
"Cristo tomou providências para que Sua igreja seja um corpo organizado, iluminado pela luz celeste, possuindo a glória de Emanuel. Seu desígnio é que todo cristão seja circundado de uma atmosfera de luz e paz. Não há limites à utilidade de uma pessoa que, pondo à margem o próprio eu, dá lugar à operação do Espírito Santo em seu coração e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus". - Filhos e Filhas de Deus Meditações Diárias, 2005, p. 29.
Guarde em seu coração:
"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.
Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?
📝Meu compromisso:
✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.
✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos de oração...
✓Viver na presença de Cristo.
✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.
. 🕊
Nenhum comentário:
Postar um comentário