Translate

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

28º. dia Conhecer e Ser Antes de Fazer - I

JORNADA ESPIRITUAL 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte IV - 6 Dias Para Frutificar e, Pelo Espírito Santo, Cumprir a Missão

28º. dia 

Conhecer e Ser Antes de Fazer - I 

Vamos começar a quarta parte de nossa jornada com o assunto que tem sido a base deste movimento. Hoje e amanhã vamos recordar e aprender a respeito dele. Temos aprendido desde o SEE I que devemos estudar a Palavra não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com Deus. O conhecimento de Deus que vamos buscar é, justamente, o que vai além do intelectual, que vai ao coração e provoca uma mudança de dentro para fora.

Essa manifestação do poder de Deus na vida daquele que O busca leva o cristão a ser autêntico e verdadeiro no seu relacionamento com Cristo e com seu próximo.

Cheio do poder renovador do Espírito Santo, será inevitável testemunhar a respeito do Evangelho. As pessoas nos verão e não teremos como esconder que estivemos e estamos com Cristo, e falar dEle será algo natural e poderoso. É dentro desse contexto que iremos fazer a obra de Deus e cumprir, pelo poder do Espírito, a parte que nos corresponde.

Antes de continuar, que tal orarmos? Oremos e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a conhecer a vontade do Pai de tal maneira que O honremos como filhos. Que nossa vida seja uma expressão de Seu amor e bondade, em todos os nossos relacionamentos, para que possamos testemunhar do Salvador por palavras ou ações.

Conhecer - relacionamento e experiência

Como já aprendemos, quando abrimos a Bíblia, estamos diante de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Devemos ouvir e conversar com o Pai em oração a respeito do que Ele nos fala em Sua Palavra.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17:3).

Lembremo-nos de que o Espírito Santo veio para nos dar esse conhecimento, e que "este conhecimento também não é uma simples questão de compreensão intelectual; ele envolve um relacionamento pessoal" (F. F. Bruce).

Escutemos o Espírito Santo nos falar por meio do profeta Jeremias. Ele declara: "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o SENHOR" (Jr 9:23, 24).

O que mais agrada ao Senhor? Meditemos e oremos sobre essa questão.

Ouçamos também Oséias: "O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4:6). Por que isso acontece? Vamos recordar o que já aprendemos:

A falta de relacionamento com Deus nas primeiras horas de cada manhã afeta nosso discernimento em todos os aspectos da vida.

O dia que começamos sem colocar Deus em primeiro lugar, esse é um dia perdido. Sem a Palavra de Deus no coração, não temos como deter o domínio do pecado. Seremos presa fácil do leão que ruge, procurando nos devorar.

Que segurança podemos ter confiando em nós mesmos? Será que não é essa a causa de nosso fracasso?

Ouçamos mais: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva Serôdia que rega a terra" (Os 6:3).

Em espírito de adoração, contrição e oração, pensemos no seguinte: Como seria nossa vida se as bênçãos do Pai fossem esporádicas e ocasionais? Imaginemos que neste momento Ele decida não nos dar oxigênio, nem forças para o coração bombear sangue. Que retire a nossa visão, etc. Assim, não seria uma tremenda incoerência buscar o Senhor esporádica e ocasionalmente?

Guardemos no coração: A revelação de Deus nos é dada progressivamente pelo Espírito Santo. A nossa salvação deve ter uma base contínua do conhecimento da Divindade. Por que deve ser assim? Vamos voltar ao texto e conversar a esse respeito.

Ele revela a Sua vontade

Quando decidimos conhecer a vontade do Pai, o Espírito Santo entra em ação, nos levando a compreender a Bíblia e a Pessoa de Jesus Cristo - a suprema revelação do Pai. Ellen White descreve como Jesus aqui viveu:

"Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Is 52:7).

"Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem" (2 Co 2:15).

"Aquele que recebe a Cristo pela fé viva, mantém viva comunhão com Deus. Ele leva consigo a atmosfera do Céu, que é a graça de Deus, tesouro que o mundo não pode comprar." - Filhos e Filhas de DEUS Meditações Diárias, 2005, p. 112.

Guarde em seu coração:

"O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus". - Serviço Cristão, p. 253.

Você está dentro ou fora dessa maioria (50% + 1)?

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                     .  🕊

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...