Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Dia 10- Oração, Estudo da Bíblia e Intimidade com Deus - I

 Jornada Espiritual 

Tema " Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte II - 8 Dias Para Desenvolver Intimidade Com o Espírito Santo 

Dia 10- Oração, Estudo da Bíblia e Intimidade com Deus - I

 "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração..." (Hb 3:7, 8). 

 Nas jornadas de hoje e de amanhã vamos reforçar mais uma vez aquilo que já aprendemos no SEE I. Você verá como estudar a Palavra de Deus, não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com Deus. Deverá ter como meta ser e permanecer um cristão íntimo de Deus em cada dia, começando nas primeiras horas da manhã. Afinal "a intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança". (Sl 25:14). 

 Creio que a essa altura do SEE III, uma das coisas que tem feito uma tremenda diferença em sua vida é o fato de ter desenvolvido e consolidado o hábito da busca de Deus em primeiro lugar. Assim, você tem estreitado a cada dia sua intimidade com Deus. Quantas coisas Ele lhe tem ensinado em Sua Palavra! Quanta alegria tem desfrutado na presença dEle! Quantos problemas o Senhor tem resolvido, enquanto você está na presença dEle, no começo de cada dia!

 Ao longo da história, o Pai, o Filho e o Espírito Santo têm Se manifestado para Seu povo, e em todas essas manifestações foram operadas grandes mudanças na vida das pessoas envolvidas. Hoje, essas Pessoas divinas ainda se manifestam e fazem diferença na vida de quem as ouve. Que tal se Espírito Santo lhe falasse diretamente ao coração neste momento? 

 Manifestações de Deus no Antigo Testamento

 Dentre as várias manifestações da Divindade nos tempos do Antigo Testamento, vamos pensar em duas: 

1-  Na torre de Babel: Ali os homens estavam construindo uma torre em homenagem ao orgulho e exaltação humanos. A Bíblia diz: "Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam" (Gn 11:5). Todos sabemos o que ocorreu depois, em razão de os antediluvianos não atentarem para o Todo-Poderoso: confusão, humilhação, dispersão e separação. 

2-  No monte Sinai: O povo necessitava de uma constituição divina, que fosse um transcrito do caráter de Deus. Então, Ele desceu sobre o Sinai. A Bíblia descreve assim essa manifestação: 

 "Subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a Mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então, sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a Terra é Minha; vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel". (Êx 19:3-6.) 

 O que ocorreu ali nos afeta até hoje. Quando Deus fala é sempre para o nosso bem. Acreditar e viver o que Ele nos ensina sempre fará diferença em nossa vida. 

 Na plenitude dos tempos veio Jesus 

✓ "Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" (Gl 4:4). 

✓ "Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam" (Jo 1:11). 

✓ "Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no Seu nome" (Jo 1:12). 

✓ Veio "para que o mundo fosse salvo por Ele" (Jo3:17). 

 Quando Jesus aqui esteve, uns O aceitaram como salvador pessoal e viveram pela graça e poder dEle; outros O viram apenas como um mestre e profeta, e outros ficaram indiferentes. Mas, quanto a você, o que tem feito do Filho de Deus? Ele é seu Senhor e Salvador ou apenas um sábio mestre, ao qual você consulta de vez em quando? A vinda de Cristo fez e faz diferença em sua vida? Nesse momento, diga o que Ele significa para você. Ore sem pressa; extravase todo o sentimento em relação a Ele.

A manifestação diária do Espírito Santo

Como você já aprendeu nas jornadas anteriores, o Espírito Santo é o Agente da regeneração, que veio para dar continuidade ao ministério de Cristo. Que tal se neste momento Ele se aproximasse do local onde você está aí em comunhão e lhe falasse ao coração? Então, escute com atenção:

 "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais Me tentaram, pondo-Me à prova, e viram as Minhas obras por quarenta anos. Por isso, Me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os Meus caminhos. Assim, jurei na Minha ira: Não entrarão no Meu descanso. Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade". (Hb 3:7-13,19.) 

 Conversando com o Espírito Santo 

 Converse agora com o Espírito Santo a respeito do que Ele acabou de lhe falar. Quem sabe, poderá começar assim: "Meu Deus soberano, meu amigo Espírito Santo, o que leva uma pessoa a receber a Palavra e endurecer o coração? Quais são as características de alguém que faz isso?" 

 Aguarde em silêncio, em Sua presença. Ele vai lhe responder dirigindo sua mente para a Bíblia ou para exemplos práticos da vida. Aguarde, sem pressa, em oração silenciosa. Fixe sua mente, única e exclusivamente, nEle. Você conseguirá ouvir a verdade vinda do Professor celestial.

 Pergunte ao Espírito Santo: "O que levou os filhos de Israel a provarem e tentarem a Deus? O que levou aquele povo a ver a glória e o poder de Deus por tanto tempo e, mesmo assim, proceder daquele jeito?" Espere em oração pela resposta do Espírito Santo, como na questão anterior. Fale sua idade para o Espírito Santo e procure analisar, em Sua presença, quanto Deus o tem ajudado, como Ele tem sido bom para você, como o tem amado, e como tem demonstrado isso em cada momento de sua existência. 

 Quando estava escrevendo essa jornada, tinha 45 anos. Então falei em oração: "Meu amigo Espírito Santo, tenho 45 anos. Durante todo esse tempo tenho visto a glória de Deus em minha vida de tantas maneiras, que nem sei enumerá-las. Será que não tenho incorrido no mesmo erro dos filhos de Israel? Lembro-me dos dias de pobreza, da maneira como me atraíste para Ti, como usaste minha mãe em meio a tantas provas, como proveste os recursos para meus estudos, como me deste uma esposa amorosa e cristã... Ah, Senhor! As filhas lindas e inteligentes que tenho, a igreja - Tua noiva e menina dos Teus olhos - para me abrigar, e os Teus servos, poderosos na Palavra, para me instruir". 

 Eu poderia continuar mencionando muitas coisas, mas quem pode contar ou escrever a mínima porcentagem do que o bom Deus faz por nós? Quanto mais contar tudo! Como fiz quando escrevi isso, faça você também. Deus Se agrada quando somos gratos por Suas constantes bênçãos.

 Sei que está sentindo uma grande alegria por essa manifestação da Palavra de Deus em sua vida. Então, que tal oferecer ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo um sacrifício de louvor? Cante a canção que lhe vier ao coração. No meu está o desejo de cantar: "Conta as bênçãos", "Deus é tão bom", "Então minh'alma canta a Ti Senhor", "Senhor meu Deus..."

 Guarde em seu coração: 

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671. 

 "A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia."- Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.          

                      🕊

 .               📝 Desafio

Ofereça sacrifícios de louvor ao nosso Deus. Agradeça a Ele por tudo. Deus se agrada quando somos gratos a Ele. Vivemos tão focados em nossos problemas que muitas vezes não vemos as bênçãos de Deus em nossas vidas... Ações de graças perpetuam os milagres em nossa vida. Se estamos dispostos a dar graças a Deus nas circunstâncias, não importando quão mal possamos estar, iremos mover fé em nosso espírito e nos prepararemos para os milagres de Deus.

“Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”(Hebreus 13:15).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...