Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Posso Perder a Plenitude - II

JORNADA ESPIRITUAL 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

24º. dia 

Posso Perder a Plenitude - II 

Conivência deliberada com o pecado - Uma vida de pecado permanente e deliberada, impedirá que a pessoa experimente a plenitude do Espírito. O pecado nos impede de ver a Deus, pois uma vida em pecado é um viver em iniquidade (no grego, anomia). Isto nos coloca em uma posição 100% contrária à de Deus. O pecado corta nossa ligação essencial para a salvação em Cristo. A Bíblia diz: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is 59:2). O profeta Jeremias acrescenta: "Os vossos pecados afastam de vós o bem" (Jr 5:25).

A Bíblia orienta como devemos lidar com o pecado, caso venhamos acidentalmente a praticá-lo. A receita é: confissão (específica do pecado cometido), arrependimento (abandono do pecado) e perdão (seguido de ressarcimento do dano, quando for possível). O apóstolo João nos ensinou assim: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1:9). "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 jo 2:1).

Nunca devemos conviver deliberadamente com o pecado, pois ele mina a vida espiritual, impedindo que ouçamos com clareza a voz do Espírito Santo. Gradativamente, nos separa de Cristo e da graça salvadora. Sentiu que cometeu um deslize espiritual? Vá imediatamente a Cristo e use o remédio recomendado por Ele. Por que conviver com o pecado, se ele conduz à morte? Você não foi criado por Deus para morrer.

Cultivar orgulho no coração - Esse é o mais sutil e perigoso de todos os inimigos da plenitude e do poder do Espírito. Quando há orgulho, sinto que não preciso de Deus para viver. Não quero que Ele seja o primeiro em minha vida. Procuro substituí-Lo pelo trabalho, família, ou fama. Para que buscá-Lo se ja sei o caminho? Que problema há de viver somente hoje sem colocá-Lo em primeiro lugar?

Não é por acaso que o orgulho é o rei de todos os pecados. O orgulho torna a pessoa cega, pois é a essência da maldade e reflete na íntegra o caráter de Satanás.

Pense em uma coisa: Vale a pena continuar acalentando o orgulho e ter o fim de Saul e daquele que terá o próprio Satanás? Em oração, contemple a Cristo e a Sua graça: "Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por amor de vós, para que, pela Sua pobreza, vos tornásseis ricos" (2Co 8:9).

Egoísmo e cobiça - Além da quebra do hábito de buscar a Deus em primeiro lugar, a desobediência e rebeldia, a convivência com pecados ocultos, como o orgulho, o egoísmo e a cobiça também nos levam a perder a plenitude.

O egoísmo e a cobiça são outras armas que Satanás tem usado com muito sucesso para debilitar espiritualmente a igreja. A ideia do "vale mais quem tem mais", infelizmente, tem entrado também nos arraiais de Cristo. "Mesmo que tenha de trabalhar dia e noite", dizem as pessoas, "vou comprar aquele carro, aquela propriedade, aquele apartamento, aquela moto, aquela roupa", etc., pouco importando se vai sacrificar ou não o tempo da comunhão. A obsessão, a ambição e a cobiça para ter e desfrutar parecem dominar o mundo. Claramente se cumpre a profecia de que nos últimos dias os homens seriam "mais amigos dos prazeres que amigos de Deus" (2 Tm 3:4).

Sacrificar a comunhão com Cristo, para usufruir os prazeres terrenos, não compensa. "Os que permitem que o espírito de cobiça tome posse de si, acariciam e desenvolvem os traços de caráter que lhes colocarão o nome como idólatras no livro de registro do Céu. Todos esses são classificados com os ladrões, insultadores e extorsionários, nenhum dos quais, declara a Palavra divina, herdará o reino de Deus."- Conselhos Sobre Mordomia, p. 26.

Quem cultiva o egoísmo e a cobiça acaba matando todo sentimento de amor e piedade. Isto debilita a alma e tira Cristo do trono do coração.

"O que Satanás planta no coração - ruins suspeitas, inveja, ciúmes, maledicência, impaciência, preconceito, egoísmo e cobiça - devem ser desarraigados. Se se permite que essas más qualidades permaneçam na alma, produzirão frutos pelos quais muitos serão corrompidos. Oh, quantos cultivam as venenosas plantas que matam os preciosos frutos do amor e debilitam o caráter!" - O Lar Adventista, p. 196.

A pessoa que costuma sacrificar a comunhão com Deus torna-se prisioneira de seus próprios sentimentos e, por fim, se tornará completamente inimiga de Deus e de Sua causa. Esse será o resultado do egoísmo, da cobiça e da busca do prazer sem a aprovação de Deus.

A saída apontada pela palavra profética para que evitemos e saiamos dessa enrascada do inimigo é: "A menos que a alma esteja todos os dias vivendo da carne de Cristo, e bebendo Seu sangue, o elemento piedoso será vencido pelo satânico. O egoísmo e a cobiça levarão a palma da vitória. O espírito confiante em si e independente nunca entrará no reino de Deus. São só os que são participantes da abnegação e sacrifício de Cristo que participarão de Sua glória." - Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 216.

Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                     .  🕊

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...