Translate

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Posso Perder a Plenitude - I

Jornada Espiritual

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

23°Dia

Posso Perder a Plenitude - I 

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18).

Hoje e amanhã vamos conhecer algumas advertências da Palavra de Deus que poderão nos ajudar em nossa caminhada diária com o Salvador.

Conhecemos, pela Bíblia, muitos exemplos de pessoas que foram plenas do Espírito e perderam essa plenitude. Também em nossos dias, temos presenciado a mesma realidade. Quantos baluartes da igreja têm perdido a plenitude e descido para o mais baixo abismo de Satanás! A história se repete, e o desafio da Palavra é: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (1 Co 10:12), e "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Ap 3:11).

O desafio permanente deve ser: "Enchei-vos do Espírito." Mas como funciona esse processo que conduz à plenitude? Quais são as artimanhas de Satanás para nos levar a perder a plenitude?

Bem, antes de continuar, vamos falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, em oração. Peçamos que a Trindade nos dê todo discernimento necessário para entendermos a vontade de Deus para nossa vida hoje.

"Enchei-vos do Espírito"

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5:18).

A primeira metade do versículo refere-se ao contexto histórico de Éfeso. Esta cidade era um centro de adoração pagã e dentro dos seus limites havia muitos templos para esse fim. Glutonarias e bebedices faziam parte da vida de grande parte da população. Uma grande preocupação de Paulo era que todas estas coisas não entrassem no cristianismo. Por isso, nesse versículo, Paulo, por contraste, dá a receita para vencermos esse problema: "Enchei-vos do Espírito".

Para entendermos melhor o significado dessa frase de Paulo, precisamos recorrer à língua em que o Novo Testamento foi originalmente escrito, o grego. "Enchei-vos", no grego é plerousthe. Este termo está no imperativo presente, passivo. Esse tempo verbal sugere que "enchei-vos do Espírito" não é algo que ocorre de uma vez por todas. De acordo com Francis Foulkes, "a implicação prática é que o cristão deve deixar sua vida aberta para ser constante e repetidamente cheia pelo Espírito divino". - Efésios: Introdução e Comentário (grifo nosso).

O processo que resulta em plenitude é dinâmico. É algo que começa no passado, mas que se intensifica no presente. E deve ser assim, uma vez que estamos mais próximos da redenção final, que se dará por ocasião da segunda vinda de Cristo. Outro fator determinante para uma busca mais intensa é o da fúria de Satanás para nos derrotar, pois ele sabe que lhe resta pouco tempo.

Paulo está querendo dizer que apenas aceitar a Jesus como Salvador não é suficiente. É necessário que O aceitemos como Senhor também. Precisamos, cada dia, submeter-nos à Sua vontade, e vivermos uma vida de constante relacionamento com Ele, para que sejamos plenos do Espírito.

Artimanhas satânicas para fazer-nos perder a plenitude

Podemos estar certos de que nosso inimigo usará as mais diferentes estratégias e artimanhas da maldade para minar nosso desejo de viver em plenitude. Ele vai tentar de todas as formas afastar-nos da Palavra de Deus e da oração. Por meio de seus instrumentos, tentará nos vencer de todas as maneiras. Apontará para nós as mesmas armas infernais que apontou para Cristo. Seu intento é usar os mais variados meios para abafar a voz de Deus e a voz da consciência.

A receita infalível para vencermos Satanás é a mesma que nosso Salvador usou: "Está escrito!" Medite na palavra profética para sua vida hoje:

"As tentações muitas vezes parecem irresistíveis porque, pela negligência da oração e estudo da Bíblia, o que é tentado não pode facilmente lembrar-se das promessas de Deus e enfrentar Satanás com as armas das Escrituras. Anjos, porém, acham-se em redor dos que estão desejosos de serem ensinados nas coisas divinas; e no tempo de grande necessidade lhes trarão à lembrança as mesmas verdades de que necessitam". - O Grande Conflito, p. 600.

Vivendo fora da programação diária com Deus seremos presas fáceis do inimigo. Sem a Palavra divina a guiar nossos pensamentos, o inimigo nos vencerá com seus enganos. Anjos caídos trabalharão na mente de homens "cultos e educados", e esses, por meio da mídia e dos mais diversos meios de comunicação, tentarão, de todas as formas, desviar nossa mente da Palavra. Fora da presença de Cristo, o inimigo usará, sem que percebamos, esses instrumentos para minimizar a malignidade do pecado. Seu maior esquema de engano é tentar ocultar de nós seus propósitos. A Palavra profética diz: "Seu esquema de maior êxito em enganar o homem tem consistido em ocultar seus propósitos verdadeiros e seu caráter real, apresentando-se como amigo do homem e benfeitor do gênero humano." - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 270.

A grande luta de Satanás é fazer tudo o que puder para roubar um dos mais preciosos dons que o Criador nos concedeu: o tempo. Sua intenção é fazer com que nos sobrecarreguemos de atividades, mesmo que elas estejam relacionadas com a igreja. Com isso, o inimigo de Deus faz com que, pouco a pouco, nos afastemos do Pai e percamos de vista a plenitude da comunhão com o Espírito Santo. Finalmente, estaremos tão fracos que seremos facilmente derrotados. Ellen G. White comenta:

"Todas as energias de Satanás são postas em operação para prender a atenção em frívolas diversões, e está conseguindo seu objetivo. Está interpondo seus artifícios entre Deus e a alma. Ele forjará divertimentos a fim de impedir os homens de pensarem a respeito de Deus. Cheio de esporte e do amor do prazer, o mundo está de contínuo sedento de alguma novidade; quão pouco tempo e pensamento no entanto, se dedicam ao Criador dos céus e da Terra!" - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 456.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis" (Ef 6:11-13).

Como se pode perder a plenitude do Espírito

Não atingimos uma vida de santidade no Espírito Santo de uma só vez. Da mesma forma, não descemos desse nível com um só ato, mas aos poucos. Quais são os passos que podem nos levar à perda da plenitude do Espírito Santo? Em oração, vamos analisar cada um e avaliar se estamos nos mantendo ou descendo em nosso nível de espiritualidade.

Quebra do hábito de se buscar a Deus diariamente, especialmente nas primeiras horas do dia - Vivemos numa época em que já acordamos repletos de afazeres e tarefas que nos levam a deixar de lado os momentos de comunhão com Deus, no início do dia. Inconscientemente, somos levados a pensar que gastar os primeiros momentos do dia em contato com o Altíssimo é perda de tempo. Que lastimável engano!

Você se recorda das orientações do SEE I? Antes do banho, antes de trocar de roupa, antes da televisão, da leitura do jornal, do desjejum, do trabalho, primeiro separo um tempo para Deus. Vou ao encontro de meu Pai celestial para o banquete espiritual do dia. Disto vai depender o sucesso em todos os aspectos da vida. É-nos assegurado que "o tempo dedicado ao estudo da Palavra de Deus e à oração trará lucro centuplicado". - Nos Lugares Celestiais Meditações Matinais, 1968, p. 135.

A todos, a orientação continua sendo:

"Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: 'Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.' Essa é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a DEUS para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo". - Caminho a Cristo, p. 70.

"Na Palavra de Deus, encontra a mente assuntos para o mais profundo pensamento, para as mais altas aspirações. Ali podemos entreter comunhão com patriarcas e profetas, e ouvir a voz do Eterno ao falar com os homens. Ali vemos a Majestade dos Céus, humilhando-Se, para tornar-Se nosso substituto e segurança; para, de mãos indefesas, competir com os poderes das trevas e alcançar a vitória". - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 52.

"Acautelai-vos contra a negligência da oração secreta e do estudo da Palavra de Deus. Estas são as vossas armas contra aquele que procura impedir vosso avanço em direção ao Céu. A primeira negligência da oração e do estudo da Bíblia torna mais fácil a segunda negligência. A primeira resistência à súplica do Espírito Santo prepara o caminho para a segunda resistência. Assim o coração se endurece, e a consciência fica cauterizada". - Exaltai-O Meditações Matinais, 1992, p. 300.

"As tentações parecem muitas vezes irresistíveis porque, pela negligência da oração e do estudo da Bíblia, não ocorrem prontamente ao tentado as promessas de Deus para poder enfrentar a Satanás com as armas das Escrituras. Entretanto, os anjos estão ao redor dos que são dóceis ao ensino de Deus; e em tempos de grandes provas eles hão de lembrar-lhes as verdades que eles necessitam". - Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 39.

Guarde em seu coração:

"Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

                     .  🕊

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...