Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

18º Dia - O Batismo Diário do Espírito Santo - II

Jornada Espiritual

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

18º Dia - O Batismo Diário do Espírito Santo - II

 Compreendendo o significado

 O batismo no Espírito Santo não é uma experiência separada da que você experimentou no dia de seu batismo. É uma continuação e renovação dessa experiência. Na Palavra de Deus não existe essa doutrina de um outro batismo. O ensino sagrado é: "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4:5). O que entendemos das Escrituras a respeito desse assunto é que quando uma pessoa aceita Cristo como Salvador ela recebe esse dom como garantia de sua salvação. O desafio de cada pessoa que já experimentou essa bênção é permanecer nela e permitir que a mesma seja renovada diariamente.

 "O que significa, então, ser batizado no Espírito Santo? Significa receber o Espírito Santo na conversão e nEle permanecer; significa andar no Espírito (Gl 5:5); significa ser continuamente cheio do Espírito Santo (Ef 5:18)." - Reflexões Sobre o Espírito Santo, p. 81.

 Para Froom, em seu livro A Vinda do Consolador, "o batismo do Espírito Santo é a comunicação da vida de Deus à natureza humana. É a entrada de Deus mediante o Espírito, para habitar na alma. Não é sinônimo de manifestação dos dons do Espírito. É radicalmente diferente da mera aparência espiritual. É aquela presença que expurga, limpa, consome e produz energia como se fosse fogo." - LeRoy E. Froom, A Vinda do Consolador, p. 150. 

 Diariamente Jesus recebia novo batismo do Espírito Santo. Ou seja, uma nova dotação da unção e, então, saía para pregar e testemunhar. 

 "Vivia, meditava e orava não para Si mesmo, mas para os outros. Depois de passar horas com Deus, apresentava-Se manhã após manhã para comunicar aos homens a luz do Céu. Cotidianamente recebia novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor Deus O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros". - Parábolas de Jesus, p. 139. 

 O Espírito Santo é o agente da redenção. É Ele quem toca e atrai as pessoas para Jesus. O apóstolo Paulo fala, em Romanos, que se alguém não tem o Espírito Santo esse não é de Jesus: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" (Rm 8:9). 

 Neste momento, ore e agradeça ao Salvador, porque o Espírito Santo o levou a aceitar o Evangelho. Você foi batizado, e hoje é um membro do corpo de Cristo. Agradeça por ter recebido o batismo do Espírito Santo e pela oportunidade que Ele lhe está dando de permanecer cheio do poder de Deus, e por participar deste movimento lindo de espiritualidade, o Seminário de Enriquecimento Espiritual. 

 Como testemunha de Jesus

  A promessa de Cristo que se cumpriu na vida da Igreja primitiva e também está se cumprindo em nossos dias é: "Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra" (Lc 24:49; At 1:8).

 Por que não nos levantamos como um povo, com uma postura diferente, para cumprir a missão? Porque não saímos hoje para evangelizar, como fazíamos no começo de nossa caminhada com Cristo? Pensemos juntos: não é um contra-senso saber que a nossa redenção está hoje mais próxima do que quando no princípio cremos, e não nos esforçarmos na pregação do evangelho para logo vê-la realizada? (Mt 24:14).

Como estamos aguardando a segunda vinda de CRISTO: ativos ou ociosos? Por que muitos ainda persistem em viver como se fossem ficar aqui para sempre? Em oração, vamos meditar nos textos a seguir:

"O calor de seu primeiro amor está gelado, e a menos que homens e mulheres sejam regados pelo batismo do Espírito Santo, seu castiçal será removido de seu lugar, a não ser que se arrependam e pratiquem as primeiras obras. As primeiras obras da igreja foram vistas quando os crentes procuraram os amigos, parentes e conhecidos e com coração transbordando de amor contaram a história do que Jesus era para eles, e do que eles eram para Jesus". - Testemunhos Para Ministros, p. 168. 

 Segredo para evangelizar com poder 

 "Devem pôr-se em íntima ligação com o grande Mestre para poderem ser diariamente ensinados por Deus. Devem lutar com Deus em fervorosa oração pelo batismo do Espírito Santo, para que possam atender às necessidades de um mundo que perece no pecado. Todo poder é prometido aos que saem com fé para proclamar o evangelho eterno. Ao darem os servos de Deus ao mundo uma mensagem viva, que vem pura do trono de Deus, brilhará a luz da verdade como uma lâmpada acesa, alcançando todas as partes do mundo. Assim serão as trevas do erro e da descrença expulsas da mente dos honestos". - Ibid., p. 459. 

 Quando vou pregar em uma igreja, geralmente tenho falado desse movimento, que é uma das grandes paixões de meu ministério e tenho feito a pergunta: Quantos aqui ainda não participaram do SEE? Logo percebo que alguns não sabem do que estou falando. Às vezes ficava triste e me perguntava: Como pode uma pessoa dizer que é adventista do sétimo dia e ainda não ter participado dessa maravilha? Em meu íntimo apenas orava para que, de alguma maneira, o Espírito Santo chegasse ao coração desses irmãos. Como gostaria de ver cada membro de minha igreja desenvolvendo e consolidando o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas de cada manhã, sendo batizado pelo Espírito Santo, recebendo poder para testemunhar e dizer ao mundo que Jesus é o Salvador e a única esperança! 

 Examinando a Palavra profética, deparei-me com uma passagem que me trouxe mais ânimo e motivação na divulgação e implementação do movimento. É uma profecia que diz que a Chuva Serôdia não virá sobre todos, mas somente sobre aqueles que se interessam por ela e a buscam para, com mais poder, pregarem o evangelho. Leia, em espírito de oração e meditação: 

 "O grande derramamento do Espírito de Deus, que ilumina toda a Terra com a Sua glória, não virá enquanto não tivermos um povo iluminado, que conheça por experiência própria o que significa ser colaboradores de Deus. Quando tivermos uma consagração plena, de todo coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato derramando Seu Espírito sem medida; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte da igreja não se transformar em coobreiros de Deus. Deus não pode derramar Seu Espírito quando o egoísmo e a condescendência própria são tão manifestos; quando prevalece um espírito que, traduzido em palavras, exprimiria a resposta de Caim: 'Sou eu guardador do meu irmão?'" (Gn 4:9). - Conselhos Sobre Mordomia, p. 52. 

 Guarde em seu coração: 

 "Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...