Translate

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

14º - O Espírito Santo e a Santificação

Jornada Espiritual 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte II - 8 Dias Para Desenvolver Intimidade Com o Espírito Santo

O Batismo do Espírito Santo

14º - O Espírito Santo e a Santificação

 "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna". (Rm 6:22). 

 Vamos começar a jornada convidando-o a fazer a seguinte pergunta ao texto de Romanos 6:22: Quem sou eu? Como devo viver hoje? Converse com a Palavra. Quem é você, então? Sou um servo de Deus, e hoje viverei em santificação na presença do Pai. Agora, em oração, fale isso Espírito Santo. 

  Em cada dia, necessitamos da energia renovadora que vem do alto, para uma vida santificada pelo Espírito Santo. Veremos que é fundamental para uma vida cheia de significado e poder que Cristo assuma totalmente o controle de nosso coração. 

 Vida santificada pelo Espírito Santo 

 O Salvador, orando por nós, pediu: "Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade" (Jo 17:17). 

 O Espírito Santo inspirou Pedro e Paulo a dizerem que fomos eleitos, escolhidos para viver em santidade: "Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas" (1 Pe 1:2). "Porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2Ts 2:13). 

 Uma vez salvos em Cristo e libertos do pecado, tem sentido viver fora do caminho da santificação? Grave mais uma vez o desafio das Escrituras para a sua vida hoje: "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna" (Rm 6:22). 

 A palavra profética diz para você que a mente deve ser treinada para uma vida de santificação diária: 

 "A felicidade compõe-se de pequenas e grandes coisas. ... Se quisermos tornar-nos semelhantes a Cristo e receber Sua forma de caráter, devemos nas pequenas coisas treinar a mente no sentido da santificação diária e progressiva. ... Não de quando em quando, mas constantemente a nova vida é implantada pelo Espírito Santo, segundo a semelhança de Cristo."- Nos Lugares Celestiais Meditações Matinais, 1968, p. 66. 

 Necessitamos diariamente do poder convertedor de Deus: 

 "Satanás está operando com todo o engano da injustiça naqueles que perecem. Diariamente precisamos do convertedor poder de Deus, ou não podemos andar nas pegadas de Cristo. À medida que a mente for iluminada com respeito ao que é pureza e santificação, e o coração responder aos esforços do Espírito Santo, o resultado será uma conversão diária". - Olhando Para o Alto Meditações Matinais, 1983, p. 263. 

 Os corações serão subjugados: 

 "O Espírito Santo, recebido pela fé, subjuga corações obstinados. Isto é a essência e o poder da santificação pela verdade, a fonte da fé que atua pelo amor e purifica o coração." - E Recebereis Poder Meditações Matinais, 1999, p. 55. 

 Transformação de dentro para fora 

 O pastor Cleidson Corsino, em suas semanas de oração, quando prega a respeito de santificação, costuma fazer algo curioso para chamar a atenção da igreja. Segundo ele, "nesse dia escolho o melhor terno, sapatos brilhando, gravata combinando. Exteriormente, impecável! Mas na conclusão do sermão, peço licença à igreja para tirar o paletó. Nesse momento, vejo fisionomias de espanto, admiração e alguns sorrisos. A congregação está surpresa pela razão de eu estar com uma camisa bem passada até onde pode ser vista com o paletó, mas o restante está rasgado, sujo de carvão, manchado com tinta vermelha e verde, e amarrotado. É uma ilustração prática para mostrar que podemos perfeitamente aparentar impecáveis por fora, mas horríveis por dentro. É possível ser um cidadão com uma boa reputação, bem visto pela sociedade, aclamado como bom e justo, mas escondendo as sujeiras da vida com o manto da justiça própria, escondendo a natureza de lobo com pele de ovelha".

Podemos até viver, por algum tempo, um cristianismo de aparência, mas será impossível aparentar durante toda a vida o que não somos. Um dia a casa vai cair, assim como Jesus desmascarou a hipocrisia dos fariseus, dizendo: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!" (Mt 23:27). Aqui a Palavra de Deus traz uma advertência para todos que estamos nesse movimento da busca de Deus em primeiro lugar. Você acha que uma pessoa que não busca a santificação do Espírito Santo por meio do estudo da Bíblia todos os dias, e que tenta viver como se buscasse, um dia também não será desmascarado pela sua própria iniqüidade? 

 Tudo que somos e fazemos é o resultado do que somos interiormente. Se a Palavra de Deus ocupa o seu coração, é impossível o caráter de Cristo não se manifestar em sua vida. O que você é interiormente vai determinar suas prioridades. Portanto, lutar para fazer as coisas corretas sem buscar a Deus nas primeiras horas de cada manhã, é lutar pelo impossível, pois é Deus quem as faz por nós e em nós (Is 26:12). O ensino da Palavra é claro: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tg 1:17). Então, meu irmão, deixe o Espírito Santo guiá-lo no caminho da justiça e em sua vida resplandecerá o brilho de Cristo. 

 Cristo no controle do coração 

 Neste momento de comunhão e contrição, ore e peça que Cristo assuma o controle de sua vida. 

 Em oração, escute a voz de Jesus: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Ap 3:20). 

 Ainda em oração, atente para o pedido dEle: "Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos" (Pv 23:26). 

 Ele quer o controle de seu coração porque dele procede a adoração ao Pai ou ao inimigo. Ele tem "ciúme" quando sente que você não permite que Ele entre e assuma o que Lhe pertence. Ele quer que você viva hoje para a glória dEle. Escute-o dizer: "A todos os que são chamados pelo Meu nome, e os que criei para Minha glória, e que formei, e fiz" (Is 43:7). 

 Permaneça hoje na presença de Cristo e desfrute da bênção que vem do alto. Ele diz: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5); "Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus" (2Co 3:5); "Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13). 

 Guarde em seu coração: 

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671. 

 "A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia."- Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.               

 .               📝 Lembrete

Neste momento de comunhão e contrição, ore e peça que Cristo assuma o controle de sua vida. ...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...