Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

11º. Dia - Oração, Estudo da Bíblia e Intimidade Com DEUS - II

JORNADA ESPIRITUAL 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte II - 8 Dias Para Desenvolver Intimidade Com o Espírito Santo 

11º. Dia -  Oração, Estudo da Bíblia e Intimidade Com DEUS - II

 Bem, vamos continuar? Uma declaração do Espírito Santo, no verso 10 de Hebreus 3, me chamou bastante a atenção: "Estes sempre erram no coração." Qual é a causa dessa triste realidade espiritual? Em oração, pergunte ao Espírito Santo: "Como pode uma pessoa viver sempre no erro, o que está por trás de um viver tão longe de Deus e de Sua vontade? Oh! Meu amigo Espírito Santo, o que devo fazer para não incorrer no mesmo erro?" Ore e espere em silêncio, como na experiência anterior. 

 Gostaria de compartilhar com você alguns textos, os quais podem ajudá-lo a resistir às tentações. 

 O salmista nos mostra o segredo: "Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti" (SI 119:11). Em sua mente a direção a seguir era clara e objetiva: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Sl 119:105). Para evitar especulações e erros, e viver focado na salvação a cada dia, o Salvador afirma: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim" (Jo 5:39). E ao apontar a causa do erro, acrescentou: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus"(Mt 22:29). 

 Segundo a orientação profética, a coluna de fogo e de nuvem que nos guia hoje é a Bíblia: 

 "A Bíblia é guia infalível. Requer perfeita pureza, na palavra, no pensamento e na ação. Unicamente os de caráter virtuoso e imaculado terão permissão para entrar na presença de um Deus puro e santo. A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia. A Bíblia é a vontade de Deus expressa ao homem. É o único perfeito padrão de caráter, e assinala o dever do homem em todas as circunstâncias da vida". - Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510. 

 Outra declaração bíblica que deve ser considerada com oração é: "Eles também não conheceram os Meus caminhos" (Hb 3:10). Essa era uma das razões que levava o povo a ouvir a Palavra e a endurecer o coração. Ou seja, houve falta de interesse em priorizar a busca do espiritual.

  A busca desenfreada de dinheiro, para manter e buscar novas formas de prazer e entretenimento, e o trabalho em excesso, para pagar dívidas contraídas impulsivamente para a satisfação egoísta, têm levado os seguidores de Cristo a negligenciar o eterno e priorizar o efêmero e passageiro.

 Escute a voz do Salvador: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1Jo 2:15). Guarde em seu coração: O mundo é tudo o que me impede de buscar a Deus nas primeiras horas de cada manhã. Que mundo você está amando mais do que a Deus? Tem sido o trabalho, a família, os amigos, o dinheiro, ou os estudos? 

 Nos últimos dias os homens se tornariam mais amigos dos prazeres que amigos de Deus. A estratégia do inimigo é entreter o povo com coisas prazerosas, para que não sinta necessidade de Deus. Escute mais uma vez a orientação do Senhor para este dia, através dos textos de Ellen White, a seguir. 

 O amor ao prazer é infeccioso 

 "A mente natural tende para o prazer e a satisfação egoístas. É método de Satanás providenciar abundância dessas coisas. Busca encher o espírito dos homens com o desejo dos prazeres mundanos, a fim de não lhes sobrar tempo algum para perguntarem a si mesmos: Como vai minha alma? O amor do prazer é infeccioso. A ele entregue, a mente precipita-se de um a outro ponto, buscando sempre algum entretenimento". - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 337. 

 Engodos de Satanás

  "O desejo de agitação e aprazível entretenimento é uma tentação e uma cilada ao povo de Deus, e especialmente aos jovens. Satanás está continuamente arranjando engodos com que desviar a mente da solene obra de preparação para as cenas que se acham num próximo futuro." - O Lar Adventista, p. 522.

Esses engodos de Satanás têm atingido a todos, mas principalmente os jovens, e os tem sobrecarregado com muitas responsabilidades deste mundo. Estão tão agitados e movidos a coisas fantasiosas que "não podem suportar ler a Bíblia e meditar nas coisas celestiais. Sentem-se infelizes, a menos que haja qualquer coisa fantasiosa". - Mensagens aos Jovens, p. 430. 

 Visão correta de Deus e da eternidade 

 "O jovem que encontra prazer e felicidade em ler a Palavra de Deus e na oração é constantemente refrigerado pela Fonte da vida. Atingirá a uma excelência moral e uma amplitude de pensamentos de que outros não podem ter idéia. A comunhão com Deus anima os bons pensamentos, as nobres aspirações, claras percepções da verdade, e altos propósitos de ação. Os que assim ligam a própria alma a Deus são por Ele reconhecidos como filhos e filhas. Estão de contínuo ascendendo mais alto, obtendo mais clara visão de Deus e da eternidade, até que Ele os torna condutos de luz e sabedoria para o mundo". - Ibid., p. 431. 

 Escute com atenção a voz do Espírito Santo a lhe falar. Como um amigo, Ele diz: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo" (Hb 3:12). Ore e agradeça-O por essa advertência. Neste momento, fale o que vai em seu coração. 

 Pense ainda na declaração de que a incredulidade leva o coração a se tornar endurecido pelo engano do pecado. Considere o fato de que, por causa da incredulidade, muitos não entraram em Canaã, e o mesmo vai ocorrer no fim da história deste mundo. Isto poderá trazer a muitos a maior de todas as dores e tristezas. Já pensou no que ocorreria se as palavras do profeta Jeremias se cumprissem em sua vida: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" (Jr 8:20)? 

 Fale em oração ao Espírito Santo, que, em nome de Jesus, isso não se cumprirá em sua vida. Que você viverá na presença dEle para ter uma vida plena de significado. 

 Guarde em seu coração: 

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671. 

 "A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia."- Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.          

 .               📝 Lembrete

"Escute com atenção a voz do Espírito Santo a lhe falar. Como um amigo, Ele diz: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo" (Hb 3:12). Ore e agradeça-O por essa advertência. Neste momento, fale o que vai em seu coração".


Para evitar especulações e erros, e viver focado na salvação a cada dia, o Salvador afirma: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim" (Jo 5:39). 

 "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus"(Mt 22:29). 

"Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti" (SI 119:11). 

 "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos" (Sl 119:105).

                   🕊

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...