Translate

sábado, 4 de setembro de 2021

5º Dia Quem é o Espírito Santo

JORNADA ESPIRITUAL

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo

5º Dia

Quem é o Espírito Santo

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Rm 14:17).

Desde cedo, ouvimos na igreja que devemos "receber", "falar pelo", "ser usado por" e "produzir o fruto" do Espírito. Parece que é impossível pensarmos numa vida espiritual sem o Espírito Santo. E isso é verdade. Se quisermos ter uma jornada cristã com significado, precisamos entender verdadeiramente quem é o Espírito Santo.

De acordo com Ellen White, "não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós". - O Desejado de Todas as Nações, p. 672. Esse primeiro texto nos dá uma pista de que Ele é uma pessoa, pois se fosse uma força, nós é que O usaríamos, e não seríamos usados por Ele.

Hoje, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo, essa pessoa maravilhosa que nos trouxe para esse momento de oração.

O Espírito Santo é uma pessoa

Para demonstrarmos que o Espírito Santo é uma pessoa real, temos que conferir se Ele tem inteligência, sentimentos e vontade.

O intelecto do Espírito. 

O Espírito Santo tem uma mente porque, de acordo com 1 Coríntios 2:10,11, "o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus". Para que o Espírito penetre a mente de Deus, Ele precisa ter um intelecto para isso.

Além disso, lemos na passagem de Romanos 8:27: "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos." Que verdade maravilhosa! Temos o Espírito que intercede pelos santos e faz isso pela vontade de Deus. Ele, por ter um intelecto, nos entende e coloca nossa necessidade diante de Deus.

Os sentimentos do Espírito. 

Segundo a Bíblia, o Espírito Santo também tem sentimentos. O apóstolo Paulo declarou: "Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor" (Rm 15:30). Esse texto mostra que quando o apóstolo Paulo enfrentou lutas e dificuldades pediu para os membros da igreja de Roma orarem por ele, no amor do Espírito. Ora, foi o amor do Espírito Santo que serviu de modelo e motivação para os cristãos intercederem.

Já em Efésios 4:30, 31, vemos que o Espírito de Deus é entristecido por uma vida cheia de "amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia" (v. 31). Se analisarmos bem as coisas que podem entristecer o ESPÍRITO, percebemos que elas dizem respeito à maneira errada de tratarmos o nosso próximo. Sendo assim, temos na pessoa do Espírito um modelo do que sentir e fazer em relação aos que nos cercam. Além disso, podemos concluir que Alguém que pode dar amor, e pode ser entristecido não pode ser uma força impessoal.

A vontade do Espírito.

Ao analisarmos o livro dos Atos, que conta sobre o começo da igreja cristã, notamos que o Espírito era muito presente e atuante nas decisões da igreja. Em Atos 13:2-4 percebemos que, quando a Igreja ia decidir quais pregadores enviaria para o trabalho missionário junto aos gentios espalhados pelo império romano, o Espírito indicou que fossem escolhidos Paulo e Barnabé. Ele esteve presente também em outras decisões da igreja cristã primitiva (At 15:28; 16:6, 7). E Ele faz valer Sua vontade ainda hoje. Em 1 Coríntios 12:11, Paulo diz: "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz, a cada um, individualmente." Dois pontos importantes aparecem nesse texto: o Espírito nos capacita individualmente, e Ele faz isso de acordo com Sua vontade.

Portanto, as afirmações bíblicas de que o Espírito tem inteligência, sentimentos e vontade apontam para o fato de que Ele é uma pessoa. O melhor disso tudo é que o Espírito é alguém que interage conosco.

O Espírito Santo é uma pessoa que se relaciona conosco

Podemos entender melhor o relacionamento do Espírito Santo conosco, ao notar que a Bíblia O apresenta como nosso Amigo, Consolador, Professor e Capacitador.

O Espírito  Santo é nosso Amigo. 

Uma das promessas mais lindas do Novo Testamento é a que se encontra em João 14:16-18. Ali, Jesus afirma que voltaria para o Pai, mas enviaria outro Consolador, que acompanharia os discípulos até o fim. Ele estaria com eles e que, por essa razão, não ficariam órfãos. Sim, o Espírito nos acompanha, está conosco e nos dá a certeza da presença de Deus em nossa vida. Mesmo que nos sintamos abandonados por todos, podemos confiar na promessa de DEUS de que não estamos sozinhos, pois temos a presença do Espírito Santo. E essa companhia é poderosa. Em Romanos 8:26 nos é dito que Ele nos auxilia em nossa fraqueza e intercede por nós junto ao Pai. Se intercede por nós é porque deseja o nosso bem, e é realmente nosso amigo.

O Espírito Santo é nosso Consolador. 

Voltando ao texto de João 14:16, percebemos que a promessa do Outro se refere a um Consolador enviado por Deus. A palavra originalmente usada para "Consolador", na Bíblia, significa alguém que está ao lado em todos os momentos. Melhor que isso, de acordo com Ellen White, no livro Evangelismo, p. 615, "o Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade". Temos entre nós a presença de Alguém que é Deus. A presença do Espírito nos garante a presença do próprio Pai e de Jesus Cristo. O Espírito Santo é o elo entre a humanidade e o Céu. O Espírito, habitando em nós, nos dá a certeza de que somos filhos de Deus (Rm 8:16). Essa é uma verdade que precisamos para enfrentar as lutas diárias da vida.

O Espírito Santo é nosso Professor. 

Que grande oportunidade Deus nos concedeu: Ele nos enviou um Professor especial. De acordo com Neemias 9:20, o Espírito nos foi concedido para nos ensinar. Ensinar o quê? "Ele vos ensinará todas as coisas" (Jo 14:26). Ou seja, todas as coisas ditas por Jesus (Jo 14:26). É pelo Espírito que conhecemos as verdades espirituais que Deus tem para nós (1Co 2:13). É por Ele que temos acesso às maravilhas do amor de Deus, e assim experimentamos alegria, paz e perdão.

O Espírito Santo é uma pessoa divina que nos concede dons

Parte da obra do Espírito, ao Se relacionar conosco, é nos conceder dons. Nessa última parte, analisaremos três dons que recebemos de Deus.

O dom do amor. 

Muitas pessoas tiveram a infelicidade de nascerem e crescerem num lar sem amor. A busca do amor é uma das características do nosso mundo atual. Quanto a isso, o apóstolo Paulo, em Romanos 5:5, nos dá uma certeza que é gratificante ao nosso coração: "O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." É pelo recebimento do Espírito que recebemos também o amor de Deus - a real fonte do amor verdadeiro. Um amor que não falha, que não despreza, que não abandona.

O dom da alegria. 

A alegria parece ser algo muito distante da realidade em um mundo marcado pela violência e dor. Em 1 Tessalonicenses 1:6, lemos que Paulo estava muito grato a Deus porque os membros da igreja de Tessalônica, mesmo em meio a muita tribulação, receberam a Palavra do Senhor com a alegria que vem do Espírito. O que podemos entender desse versículo é que, independentemente da situação em que se esteja vivendo, ao se receber a Palavra e permitir que o Espírito tome conta da vida, a alegria será uma realidade. Somente quando estamos com o Espírito vivendo em nós, poderemos provar da alegria que vem de Deus.

O dom da comunhão. O amor e a alegria são dons que nos são dados individualmente. Mas, os dons do Espírito não são apenas para nós, são também para serem usados em prol dos outros. É por isso que Paulo encerra sua segunda carta aos Coríntios com o desejo de que "a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de DEUS, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (13:14). É o Espírito que nos mantém unidos como irmãos. E que coisa maravilhosa! O Espírito nos dá a certeza do amor de Deus, mas também nos fortalece no relacionamento com os outros.

Agora, podemos voltar ao texto inicial de nosso estudo para entender a afirmação de Paulo de que o reino de Deus está relacionado com o Espírito Santo. É assim que nossa vida pode realmente tomar um novo rumo. Somente quando reconhecemos a Pessoa do Espírito Santo, e o que Ele faz por nós, é que podemos estar abertos à Sua atuação em nossa vida e podemos ser transformados por Ele. Que dom inigualável, que oportunidade maravilhosa a de podermos conviver com o Espírito Santo, sermos guiados e transformados por Sua divina presença!

Conclusão

Hoje decido abrir meu coração e sujeitar minha vontade ao Espírito Santo. Preciso dEle como um Amigo ao meu lado. Quero ser ensinado por Ele acerca das verdades de Deus. Desejo a certeza do perdão e a força que só Ele concede, para viver uma vida pura diante de Deus.

O desafio do Espírito Santo para mim hoje:

"Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor". - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10.

Meu compromisso:

✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo.

✓Orar por meus amigos e pedidos de Oração

✓Viver na presença de Cristo.


✓Testemunhar acerca do Evangelho.


✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.


 .                     📝


"Hoje decido abrir meu coração e sujeitar minha vontade ao Espírito Santo. Preciso dEle como um Amigo ao meu lado. Quero ser ensinado por Ele acerca das verdades de Deus. Desejo a certeza do perdão e a força que só Ele concede, para viver uma vida pura diante de Deus."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...