Translate

sábado, 11 de setembro de 2021

12º. Dia - Meu Professor Celestial

Jornada Espiritual 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte II - 8 Dias Para Desenvolver 

12º. Dia -  Meu Professor Celestial

 "Mas o Consolador, o Espírito Santo, A Quem O Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (Jo 14:26). 

 Na jornada de hoje, vamos estudar o papel do Espírito Santo como nosso professor, Sua missão, como nosso caráter pode ser mudado e porque Ele é o melhor de todos os educadores. Em espírito de oração e comunhão, vamos, então, conhecer mais essa faceta do Consolador.

 A missão do Professor celestial 

 Para ir bem numa prova, o estudante precisa preparar-se. Para que o preparo seja bem feito, é necessário dedicar tempo, saber como e o que estudar, ter um objetivo claro do que deseja aprender, saber onde encontrar o que necessita aprender. Agora pense: Se para obter conhecimento secular é necessário ter um bom orientador, quanto mais em se tratando de assuntos espirituais! Para que todos possam aprender de maneira individual, conforme as suas características próprias de aprendizado, Deus enviou um professor por excelência - o Espírito Santo.

 A missão do Espírito é dar a cada pessoa a compreensão necessária acerca de Cristo, que seja suficiente para a salvação. Ele tem a missão de nos fazer compreender a vontade de DEUS expressa em Sua Palavra e guiar-nos às profundas verdades celestiais. Ele veio para restaurar no ser humano a imagem de DEUS e criar nas pessoas um profundo desejo de buscá-Lo. Diariamente, Ele cria em nós a necessidade desse alimento que permanece para sempre, do verdadeiro alimento, essencial para uma vida plena de significado. Ele influencia a todos, mas nem todos escutam a Sua voz, especialmente nas primeiras horas de cada manhã. Quem seguir a orientação do Professor celestial terá gozo e alegria a cada passo do caminho.

 O trabalho do Espírito Santo é indispensável para que cada pecador possa obter os benefícios da cruz. Ele veio como agente da regeneração, para que todos possam conhecer quem é Jesus e a Sua disposição em salvar a todos os que crêem.

 O trabalho da Divindade para salvar a humanidade vai além de nossa compreensão. Jesus pendia na Cruz como o Cordeiro que tira o pecado mundo, e Deus estava em Cristo naquela obra de salvação. A palavra sagrada diz: "A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação" (2Co 5:19).

 Não sei se alguma vez você parou para pensar, mas a Bíblia diz que o sangue de Cristo foi uma dádiva do Espírito Santo. "Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a Si mesmo Se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" (Hb 9:14).

 O Espírito Santo, que participou na ressurreição de Cristo, é o mesmo que vai nos vivificar para uma nova realidade espiritual. "Se habita em vós o Espírito dAquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, Esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do Seu Espírito, que em vós habita" (Rm 8:11); "Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados; ... morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito" (1 Pe 3:18).

 Vivificar o corpo mortal, prover vida plena, dar senso de eternidade e colocar em nós a plenitude de Cristo, é isso que nosso Professor celestial quer nos ensinar a cada dia. Como isso é possível? Quando permitimos que Ele entre em nosso coração e domine todos os aspectos de nossa vida, então, Jesus reinará como Senhor supremo. Seu Espírito nos falará e nos ensinará, por meio do exame da Bíblia e da oração, tudo o que necessitamos para viver em santidade diariamente.

 Leia, medite e ore a respeito desta declaração divina: "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671.

"A Palavra de Deus, estudada e obedecida, guiaria os filhos dos homens, como os israelitas foram guiados por uma coluna de fogo à noite e uma coluna de nuvem de dia." - Testemunhos Seletos, v. 1, p. 510. 

 A proposta por excelência

 O Espírito Santo como nosso Professor celestial deseja desenvolver em nós os Seus atributos comunicáveis. A Palavra de Deus fala do fruto do Espírito e suas múltiplas características, que Ele deseja que se reproduzam em nós em todos os aspectos da vida. Gálatas 5:22, 23 apresenta esse fruto: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."

 Amor - Deus é amor, e o Espírito Santo vai derramar, a cada manhã, nas primeiras horas do dia, esse amor sobre sua vida. Romanos 5:5 fala que você será ungido com esse dom para viver dentro do estilo de vida de 1 Coríntios 13. Hoje, onde houver falta de amor, ame e faça a diferença.

 Alegria e otimismo - Viver cada dia com a Palavra de Deus no coração. Isto lhe proporcionará a verdadeira alegria ensinada pelo Professor celestial, que nenhuma pessoa ou circunstância poderá tirá-la. Está escrito: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. [...] e a vossa alegria ninguém poderá tirar" (Jo 16:24, 22). Hoje, leve alegria e otimismo aos tristes e desanimados.

 Paz - Quando você recebe a Palavra, nas primeiras horas de cada manhã, junto com ela vem a paz completa em Cristo. Ele diz: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14:27). Coloque como meta para este dia: Irei transmitir paz a todos que estiverem com raiva e amargurados. Em nome de Cristo, serei um agente da paz.

 A seguir, escreva  sua programação para o dia em relação às seguintes características do fruto do Espírito:

 Longanimidade:  ________

 Benignidade:  ___________

 Bondade:  _______________

 Fidelidade:  _____________

 A ordem amorosa do Professor celestial é: 

 "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gl 5:16). Por que devo andar hoje no Espírito? Veja a resposta no texto que acabamos de ler. 

 Quais são as obras da carne, que definitivamente não serão parte de minha vida hoje?: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gl 5:19-21). 

 Neste momento, em oração, fale ao Espírito Santo, o Professor celestial, qual é a sua decisão em relação a essas coisas carnais. 

 Agora vá para suas atividades, acreditando que a missão e o fruto do Espírito se manifestarão hoje em sua vida. Você está com Cristo, porque as palavras dEle acabaram de entrar em sua mente. E a Bíblia diz a seu respeito: "os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito" (Gl 5:24, 25).

 Guarde em seu coração:

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete  Si Seu povo escolhido." O Desejado de Todas as Nações, p. 671.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.               

 .               📝 Lembrete

 Viver cada dia com a Palavra de Deus no coração, lhe proporcionará a verdadeira alegria ensinada pelo Professor celestial, que nenhuma pessoa ou circunstância poderá tirá-la. Está escrito: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. [...] e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Acredite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...