Translate

sábado, 18 de setembro de 2021

19º. Dia - Como Andar no Espírito Santo

JORNADA ESPIRITUAL 

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte III - 11 Dias Para Buscar o Batismo do Espírito Santo

19º. Dia - Como Andar no Espírito Santo

 "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (G15:16).

 Vamos começar a jornada de hoje com uma pergunta: O que é mais importante: conhecer a Cristo, ser batizado ou andar no Espírito? Como você acabou de raciocinar, o processo envolve os três aspectos. Cada um é parte fundamental no plano da salvação, e o inimigo fará todo o possível para impedir que o ciclo ocorra em nossa vida cristã, principalmente o andar diariamente no Espírito. Como dizem os atletas: o mais importante não é chegar ao topo, mas se manter onde chegou. Da vida cristã podemos dizer o mesmo, pois andar no Espírito significa permanecer em Cristo, e isto nos conectará diretamente com o mesmo poder que desceu no dia de Pentecostes. 

 Permanecendo no topo 

 Como já vimos nas duas últimas jornadas, cada dia necessitamos experimentar novamente o batismo do Espírito Santo para sermos revestidos da vida e do poder de Cristo. Aprendemos que nas primeiras horas de cada manhã o Pai Celestial nos oferece um banquete espiritual em Sua Palavra. Ali recebemos graça, misericórdia e poder para permanecer em Cristo durante o dia. Por que essa experiência é fundamental para uma vida cristã saudável? 

 Bem, vamos ouvir o Salvador, que assim nos ensinou: "Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15:4, 5, 7). 

 Não é suficiente para a salvação apenas conhecer a Cristo e ser batizado. É necessário permanecer nEle cada dia. E em assim fazendo, teremos os quatro elementos básicos que nos manterão no topo: vida, produtividade, poder e comunhão.

 Vida produtiva 

 Produtividade é outra marca do permanecer em Cristo. Aquele que permanece "dá muito fruto" (Jo 15:5). O tempo que você gasta em comunhão e oração, buscando poder para permanecer durante o dia na presença de Cristo, será compensado em todos os aspectos da vida. "O tempo dedicado ao estudo da Palavra de Deus e à oração trará lucro centuplicado." - Nos Lugares Celestiais Meditações Matinais, 1968, p. 135.

 "Trará lucro centuplicado." Medite nesta bênção: 100 elevado à potência 100 em todos os aspectos da vida! Você consegue enxergar essa afirmação como sendo uma profecia de Deus para você? Pense e medite: Se "o tempo dedicado ao estudo da Palavra de Deus e à oração trará lucro centuplicado", o que vai ocorrer se não dedicar o devido tempo para comunhão e oração? Você se recorda da afirmação: "Ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado" (Mt 13:12)? Até que ponto isso está relacionado com a comunhão com Deus nas primeiras horas de cada manhã? Perceba mais uma coisa: "trará lucro centuplicado". Você consegue ver isto como uma declaração profética de bênção para todos os aspectos de sua vida? Deus tem uma bênção especial para aqueles que O buscam. Os sábios e entendidos buscam e vivem na bênção; os outros vivem para si mesmos e já estão recebendo a devida "recompensa".

 O poder da oração 

 Poder é outra bênção do permanecer. "Pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (Jo 15:7). É como se recebêssemos um cheque em branco do Salvador. 

 A oração poderá fazer por nós o que nenhuma pessoa ou instituição aqui na Terra pode fazer. 

 Quando visitei a cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, ouvi um testemunho que me marcou profundamente.

Uma irmã, que estava fazendo o SEE I, veio à frente e contou que foi fazer uma consulta de rotina e o médico solicitou vários exames. Fez todos e voltou ao consultório. Depois de analisá-los, o médico lhe pediu outros mais. Preocupada, fez os novos exames pedidos. Quando retornou, teve uma surpresa extremamente desagradável. Após avaliação criteriosa dos exames, o médico lhe disse: "A senhora está com um câncer que tomou quase todo o seu corpo, e tem somente poucos dias de vida." Segundo a irmã, naquele momento foi tomada de uma profunda tristeza. Mas, em meio à dor e ao desespero, lhe veio a mente um intenso desejo de orar. Então ela orou e disse: "Meu Deus, tu és o Criador dos céus e da Terra, e todo poder está em Tuas mãos. És o médico dos médicos. O que é para o Senhor um cancerzinho em uma humilde filha Tua? Eu te peço, em nome de Jesus, que digas que estou curada."

 Preocupados, seus parentes a levaram para São Paulo, a fim de repetir os exames e buscarem novos recursos. Todos foram feitos novamente, e para glória de Deus, nenhum câncer foi constatado em seu corpo. Voltou a Teixeira de Freitas e foi testemunhar para seu médico a respeito do milagre. Em lágrimas, contou a todos a forma milagrosa como Deus agiu em sua vida. Já que a bênção divina está à disposição de todos, a pergunta para nós é:

 "Por que deveriam os filhos e filhas de Deus ser tão relutantes em orar, quando a oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência?" - Caminho a Cristo, p. 94, 95.

 Além de vigorosa vida cristã, da produtividade e do poder por meio da oração, outro fator determinante para se permanecer e andar no Espírito é a Comunhão.

 Comunhão

  "Se ... as minhas palavras permanecerem em vós" (Jo 15:7) - comunhão com Deus é a vida da alma. A comunhão com Deus concede-nos uma experiência diária que, verdadeiramente, torna nossa alegria plena.

 Nas primeiras horas de cada manhã coloque a Palavra de Deus em sua mente. Deixe-O falar com você através de Sua Palavra e fale com Ele por meio da oração secreta. Você já aprendeu que o Espírito Santo lhe falará as Palavras do Pai:

 "Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido." - O Desejado de Todas as Nações, p. 671.

 Considere, em oração, que o grande objetivo do Salvador para a sua vida hoje é: "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gl 5:16). 

 Assim como Enoque andou com Deus em meio a uma geração ímpia e corrupta, procure viver a mesma experiência hoje. 

 Guarde em seu coração:

 "Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se". - Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 128.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.

📝 Lembrete

" Nas primeiras horas de cada manhã coloque a Palavra de Deus em sua mente. Deixe-O falar com você através de Sua Palavra e fale com Ele por meio da oração secreta. "

 "Por que deveriam os filhos e filhas de Deus ser tão relutantes em orar, quando a oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência?" -

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...