Translate

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

3º. dia -Ele Precisava Ir

JORNADA ESPIRITUAL

03/09/2021

Tema "O Batismo Diário do Espírito Santo"

Parte I - 8 Dias Para Conhecer o Espírito Santo

3º. dia -Ele Precisava Ir 

"Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-Me-eis, e o que Eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde Eu vou, vós não podeis ir" (Jo 13:33).

Vamos nos transportar até aquela última noite que Jesus passaria com Seus discípulos. A cidade de Jerusalém estava cheia de peregrinos. O grupo de homens que tinha seguido o Senhor durante os anos de Seu ministério se havia reunido com Ele à mesa num aposento alto. Encontravam-se num momento muito importante, pois o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, estava para ser morto. Aquela era a noite em que seria executado o plano tipificado por séculos através da cerimônia da Páscoa.

Jesus se ajoelhou como um servo diante de homens pecadores para lhes lavar os pés. O pão e o vinho foram consumidos em seguida. Faltavam poucas horas para a agonia do Getsêmani e a tortura da cruz. Dentro de pouco tempo, o Bom Pastor Jesus seria tirado do meio de Suas ovelhas e essas se espalhariam.

Em certo momento, Judas se levantou. Apesar dos demais discípulos não entenderem aquela atitude, sentiam um clima de tristeza. Algo não estava bem. Não entendiam a grandeza do que estava para acontecer, mas sabiam que seriam separados de Jesus. O próprio Cristo lhes dissera que para onde Ele fosse, Seus amigos não poderiam segui-Lo.

Diante desse quadro, fica fácil entender a razão de Cristo ter Se preocupado em confortar os discípulos com a promessa de que iria, mas voltaria. Porém, essa promessa parecia não trazer consolo naquele momento. Para os discípulos, as mansões celestiais não compensariam a ausência física do Mestre. Além disso, eles esperavam que Cristo estabelecesse o Seu reino na Terra, e não num futuro distante, no Céu.

Que fariam eles quando Jesus voltasse ao Pai? A quem se voltariam? Que aconteceria com suas vidas e com tudo aquilo que tinham desejado, e pelo que tinham trabalhado tanto? Foi exatamente nessa situação de confusão e incompreensão enfrentada pelos discípulos, que Jesus aproveitou para dar uma das mais importantes mensagens do Seu ministério. Que esperança o Mestre deixaria com os doze?

Os últimos conselhos

Não poderia haver melhor recado para os discípulos. Para os doentes é preciso um médico. Para os que passam por problemas pessoais, um conselheiro. Para aqueles que querem construir uma casa, um arquiteto. Mas, para os que estão tristes é preciso um Consolador. Era exatamente essa Pessoa que Jesus estava apresentando aos discípulos: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador. ... Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (Jo 14:16,18).

Ellen White comenta que Jesus queria preparar os discípulos para o grande desapontamento da cruz, por isso tratou do tema da vinda do Consolador:

"Nos ensinos de Cristo, a doutrina do Espírito Santo se torna preeminente. Quão vasto assunto é este, para consideração e encorajamento. Que tesouros da verdade Ele acrescentou ao conhecimento de Seus discípulos, a instruí-los a respeito do Espírito Santo, o Consolador! Ele Se deteve nesse tema a fim de animar os discípulos na grande prova que logo haveriam de suportar, para que pudessem ser encorajados no seu grande desapontamento. ... O Redentor do mundo se esforçou por levar o consolo mais efetivo ao coração dos Seus entristecidos discípulos. E, dentro do amplo campo de assuntos que tinha à Sua disposição, Ele escolheu o tema do Espírito Santo para que os inspirasse e confortasse. Ainda assim, embora Cristo desse tanta importância a esse tema referente ao Espírito Santo, quão pouco é ele considerado nas igrejas hoje!" - Bible Echo, 13 novembro, 1893.

O Espírito permaneceria conosco

Essa hora de despedida era o melhor momento de o Senhor falar mais claramente sobre a vinda e a missão do Espírito, pois essas apontavam para o fim do trabalho terrestre de Cristo e o início do ministério do outro Consolador. Aqui está a diferença da atuação do Espírito Santo antes e depois da morte de Jesus. A

 partir da subida de Cristo ao Céu, o Espírito permaneceria conosco até a consumação dos séculos.

É verdade que o Espírito Santo sempre atuou pela salvação do ser humano, inclusive nos tempos do Antigo Testamento. Prova disso é que Ele é mencionado pelo nome 88 vezes no Antigo Testamento e 262 vezes no Novo Testamento. Segundo a Bíblia, o Espírito já atuava aqui na Terra desde o primeiro dia da Criação (Gn 1:2).

Porém, após o ministério de Cristo, o Espírito Santo estaria "para sempre convosco" (Jo 14:16). Nessa nova fase, o Espírito habitaria no crente e do cristão fluiriam rios de água viva (Jo 7:38).

O Espírito em nós faz toda a diferença

É de tremenda importância compreender que ao recebermos o Espírito Santo estamos recebendo a Jesus. Não que Eles sejam a mesma pessoa, pois não são, mas é porque o Espírito é quem nos leva aos pés de Cristo e nos convence a aceitar o ministério e a morte de Jesus.

Somente pelo Espírito Santo você pode vencer o pecado. É Ele quem purifica a alma de toda contaminação, que torna real o sacrifício de Cristo na sua vida e que o faz semelhante a Jesus. Ele vai derramar em você o mesmo amor que levou Cristo a morrer por você.

Muitas pessoas, hoje em dia, reclamam da falta de amor na igreja, e, de fato, necessitamos crescer nessa virtude maravilhosa. A atuação do Espírito Santo na vida de cada um fará toda a diferença no suprimento dessa necessidade. Que papel o Espírito Santo desempenha para que nós sejamos cheios de amor a cada dia? Tome agora a sua Bíblia e leia Romanos 5:5: "Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado."

Agora, em oração, pergunte à Palavra de Deus quem é que derrama sobre nós o amor de Deus. Escute em silêncio a resposta do Salvador: É o Espírito Santo, o Meu sucessor, o agente da salvação.

Então, meu Jesus, unge-me nesta manhã por meio do Espírito Santo, derramando sobre mim o amor de Deus!

Continue em oração e agradeça a Deus por essa unção que você acaba de receber. Pergunte: "Meu, Pai quais serão os efeitos desse derramamento do Teu amor em minha vida hoje?" Ainda em oração, ouça o Espírito Santo lhe responder através de 1 Coríntios 13. Na presença de Jesus, relembre, em oração, os princípios desse capítulo.

Ungido pelo Espírito Santo, vá para o trabalho, viva como Jesus viveu e ame a todos como Ele amou. Viva hoje para a glória de Deus. Que as pessoas vejam a sua forma de viver e glorifiquem o Pai que está nos céus.

O desafio do Espírito Santo para mim hoje:

"Viva a vida de fé dia a dia. Não se torne ansioso e preocupado com o tempo da tribulação, sofrendo de antemão. Não fique pensando: 'Estou com medo e não permanecerei no dia do grande teste'. Você deve viver o presente, um dia de cada vez, pois o amanhã não lhe pertence. Hoje você vence o eu, hoje você deve ter uma vida de oração. Hoje você deve combater o bom combate da fé, hoje você deve crer que Deus o abençoa e, ao obter a vitória sobre as trevas e a descrença, você preencherá os requisitos do Mestre e se tornará uma bênção para aqueles ao seu redor". - Signs of the Times, 20 de outubro, 1887, p. 10.

📝Meu compromisso: 

 ✓Orar pela renovação do batismo com o Espírito Santo. 

✓ Orar por meus amigos e pelos pedidos  de oração...

 ✓Viver na presença de Cristo. 

 ✓Adorar a Deus com os dízimos e as ofertas, de forma sistemática e proporcional às rendas.                   

 .                     🙇‍♂🙇‍♀

Nossa oração é para que  o amor de Deus seja derramado em seu coração e a unção do Espírito Santo te ajude a vencer as batalhas desta vida...

                  🕊#jornada

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...