Translate

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

11º Dia – Uma Fórmula Que Não Falha

Madrugadas com Deus
11º Dia – UMA FÓRMULA QUE NÃO FALHA

 “A minha mensagem é como o fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou Eu, o Senhor, quem está falando”. Jeremias 23:29.  

Nunca fui muito chegado em fórmulas. Para mim, a maioria delas tem tanto valor quanto um chiclete mastigado ontem, grudado debaixo da cadeira.  

Apenas dê uma olhada nos títulos dos artigos de revistas: todos têm uma fórmula para oferecer, em qualquer assunto.  

O problema com “fórmulas” é que, a partir do momento que aprendermos uma, não sentimos mais a necessidade de depender do Senhor naquela área da vida. Começamos a agir mais por hábito do que por causa de nosso relacionamento com Ele. Desenvolvemos rotinas ou padrões de vida que nunca mudam porque nunca separamos um tempo para perguntar ao Senhor se é necessário fazermos alguma mudança.  

Mas apesar de ter dito tudo isso... eu realmente tenho uma fórmula que gostaria de oferecer.  

Essa fórmula não é temporal; é eterna. Também é simples. Aqui está:  

A Palavra é a base pela qual age o Espírito.  

Quando alguém lhe diz: “Deus está fazendo algo novo”, então olhe na Palavra. Há muito tempo aprendi: “Se é novo não é a verdade; e se é a verdade, não é novo”.  

Algumas pessoas dirão: “Ouçam-me! Recebi uma nova revelação. Deus mostrou-me algo novo.”

Mas a verdade é que Deus não está dizendo nada novo. Ele não “aprendeu” nada novo ultimamente. Se Deus está falando hoje, já está em Sua Palavra, e é lá que deve ser confirmado.  

Apenas uma vida alicerçada sobre a Palavra de Deus e inundada em Seu Espírito será eficaz. Qualquer mudança que ocorra em sua vida será confirmada pela Palavra de Deus, através do Espírito de Deus.

Nunca conseguirei falar para você o suficiente sobre a necessidade de ler sua Bíblia. Não estou falando sobre estudar a Palavra, e sim sobre deixar que a Palavra estude você.  

Ao longo das páginas das Escrituras, o Senhor esclarece Sua pesquisa, iluminando-a sobre todas as áreas de sua vida. Sua Palavra entra em cada parte da sua alma. Não existem portas fechadas para o Pesquisador de Corações.  

O autor de Hebreus escreveu:  
“Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e os pensamentos do coração delas” Hebreus 4:12.  

Você precisa deixar que a Palavra de Deus analise sua vida e lhe mostre onde precisa mudar ou crescer. Não, não precisa ler vinte capítulos por dia... apenas leia o Livro. 

Quando você sentir o Espírito dizendo: “Pare e pense nisso”, obedeça-o. Ocupar sua mente com as coisas dEle deve ser uma prioridade na vida de todos. E mais uma coisa. Descobri que a exposição de nossas vidas à verdade de Deus deve ocorrer mais do que uma vez por semana. O livro de Hebreus também diz isto:  

“Pelo contrário, enquanto esse 'hoje' de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração” Hebreus 3:13.  

Que pensamento importante! Pode não levar mais de um dia para cairmos nos enganos de Satanás. Mas se estivermos andando sob a refrescante chuva da sabedoria de Deus a cada dia de nossas vidas - manhã, tarde e noite - nossas almas continuarão ternas e sensíveis à Sua voz.  

“Ó Deus examina-me e conhece o meu coração!  Prova-me e conhece os meus pensamentos.  Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” Salmo 139:23 e 24.

Vivemos numa época em que se dá demasiada ênfase aos sentimentos, especialmente nos círculos religiosos. Mas precisamos voltar aos fatos. Não significa que vamos nos assentar em torno da mesa para discutir trivialidades teológicas.  

Apesar de ser importante o conhecimento profundo da Bíblia, o que quero dizer é que precisamos tomar tempo para a Palavra de Deus em nossa vida.

Precisamos da verdade sólida, firme, que nos sustenta fiéis quando os ventos tempestuosos se abatem sobre nós.  Uma fé bem firme em fatos bíblicos essenciais é como a mão bem firme no timão, enquanto o vento chicoteia o barco e espirra água gelada em você. Onde é que vamos encontrar tais verdades vitais? Na Palavra de Deus.  

Quem é que consegue medir o impacto duradouro da Palavra de Deus? Num mundo em que tudo é relativo, em que não existem padrões, em que a velocidade é enlouquecedora, só há segurança quando abrimos o Livro eterno de Deus, e Lhe ouvimos a voz. Ela acalma nossos temores. Aclara nossas mentes. Conforta nossos corações. Corrige nosso caminho.  Confirma nossa lealdade. Que ela fale, hoje.  

Diga o que disse certa vez o jovem Samuel: “Fala, Senhor,  
porque o Teu servo ouve”.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

O caráter do crente deve ser uma expressão de seu caminhar com Jesus cada dia.  

Lições que aprendi hoje:  
____________ 
____________ 
____________ 
____________ 

Colocando em prática:  

Adote um “programa de leitura da Bíblia toda” (por favor, não se preocupe com as fórmulas!). Deve ser um programa disciplinado que o ponha em contato com a Palavra de Deus todos os dias.  
Talvez você queira convidar um amigo para acompanhá-lo nessa jornada diária, e que possam conferir os progressos que estão fazendo juntos, a cada semana. A pesquisa demonstra que são necessárias três ou quatro semanas de atividade para que se forme o hábito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...