Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2018

5º Dia – VAI BEM COM O JOVEM?

Jornada "Sem Cessar"
Madrugadas com Deus
5º Dia – VAI BEM COM O JOVEM?

Abra a sua Bíblia agora e leia II Sam. 18:24 a 32.

Os mensageiros correram todo o caminho, trazendo novas de triunfo. Primeiro Aimaás, depois o corredor etíope; duas vezes as notícias da vitória. Duas vezes Davi ignora as boas novas do sucesso de seu exército. Duas vezes Davi faz a pergunta de qualquer pai atribulado; pergunta mais importante do que a certeza da vitória:-“O jovem Abalão está bem?” 

Davi teve que ouvir uma triste notícia -causa de sofrimento para qualquer pai amoroso - Seu filho havia morrido. Porém, o verdadeiro assassino de Abalão ainda está ativo. Ainda hoje Satanás está em implacável perseguição do corpo e da mente dos jovens. Nossa geração sensual e materialista é de fato um campo de batalha para nossos jovens. Todo pai e mãe da Igreja Adventista, embora certos do triunfo final da igreja de Deus, carrega no peito o mesmo fardo de Davi. Na superfície da mente de todo adulto sensível arde a pergunta: - “O jovem Abalão está bem?”

São tão assustadoras as influências que os jovens enfrentam que sou obrigado a perguntar: -Tem algum jovem “bem” nestes dias tão assustadores? Nos dias de Davi, ainda havia as cidades de refúgio para onde os inocentes podiam correr. Hoje nem isso. A guerra hoje mergulha nos próprios recintos de nossa casa, de nossa igreja e de nossas escolas. O diabo acabou escalando os muros de nossos princípios. Tenho realizado acampamentos com jovens, e, tenho visto algumas das maiores aberrações nesses encontros, por causa de escolhas errôneas e precipitadas. Muitas vezes como líder de jovens tenho perguntado: - “O jovem Absalão está bem?”

“O inimigo está trabalhando com todo o poder para vencer os que se empenham a viver a vida cristã. Aproxima-se deles com tentações, na esperança de que hão de ceder a elas. Assim espera poder desanimá-los. Mas os que firmaram os pés na Rocha dos séculos não hão de ceder aos seus estratagemas” . Mensagens aos Jovens, 81.

Vamos ser honestos, a pergunta exige uma cuidadosa análise e uma resposta também honesta. Faça você mesmo a pergunta: Está você seguro em sua Igreja? Em que espécie de ambiente você está sábado à noite? Como você vive? O que você pensa da vida cristã?

Pense nas influências que pesam sobre você, como jovem da minha Igreja. Você liga a TV e uma proporção descomunal de crimes, violência, assassínios, escândalos políticos, troca de casais aparece. Você acessa a internet e é tentado quase em cada acesso que faz. Nosso planeta está cada dia mais infestado de pecados. Ser jovem adventista hoje não é fácil.

O velho cântico de nossos pioneiros: “Aqui não é nosso lar” deveria ser cantado hoje mais do que nunca. Ser jovem adventista hoje não é fácil. “O jovem Absalão está bem?”

Estamos de fato numa batalha, literalmente, uma questão de vida ou morte. Há necessidade de uma ação ousada, cheia de fé, URGENTE, a não ser que queiramos uma resposta como a de Davi; o quadro às vezes é tão assustador que a gente fica “profundamente comovido” e chora. Por isso, estou em busca da resposta a essa pergunta: -“O jovem Absalão está bem?”

Pesquisas indicam que uma grande parte de nossos jovens aceita o sexo pré-marital, aprova o divórcio, o espiritismo, o uso de bebidas e até mesmo o fumo. Seja qual for o caso, estão seguros os jovens? Nos jogos da escola, nas festinhas uns na casa dos outros? As influências que vêm de fora estão sendo confrontadas? Você que cresceu na Igreja sente vontade de permanecer nela?

Deixa-me ser mais específico: Você realmente acredita que a santidade é possível ou imagina que é um vaso de ouro na ponta de um arco-íris? “Entre os perigos destes últimos dias, a única segurança dos jovens reside numa crescente vigilância e oração. O jovem que encontra seu prazer em ler a Palavra de Deus, e na hora da oração, será continuamente refrigerado por goles da fonte da vida”. Mensagens aos Jovens, 247.

 Você tem encontrado “prazer em ler a Palavra de Deus”? Imagine as vantagens de memorizar a Palavra de Deus! Você esquece a maior parte daquilo que ouviu e leu, mas se lembra 100% do que você memoriza.

Não estou sugerindo que você memorize a Bíblia toda até o fim dessas 40 madrugadas, mas estou sugerindo que você comece a preencher sua mente com a Palavra de Deus, memorizando um ou dois versos por semana.

Nem mesmo ouse dizer que você não consegue memorizar, pois todos conseguem guardar de memória letras de música, estatísticas esportivas, horário da programação da televisão, a última fofoca da escola, conteúdo das matérias escolares, números de telefone dos amigos, etc. Mesmo uma criança pode memorizar a Bíblia. A memorização da Bíblia abre uma nova avenida em nossa vida espiritual. Isso nos protege de pecar e morrer espiritualmente.

Guardo a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti”. Salmo 119:11.

Tente memorizar agora o Salmo 40:8: “Eu tenho prazer em fazer a Tua vontade, ó meu Deus! Guardo a Tua lei no meu coração”.

1. Entenda o verso. Leia o capítulo todo. Isso o ajudará a entender melhor o verso.
2. Leia o verso. Leia o verso várias vezes até você entender o significado específico dele.
3. Aprenda o verso. Divida o verso em partes, então memorize as partes, cada uma de uma vez.

Por exemplo:
Salmo 40:8:
-“Eu tenho prazer em fazer a Tua vontade,
- Ó meu Deus!
- Guardo a Tua lei no meu coração”.

Sempre inclua a referência como parte do texto; isto o ajudará a lembrar-se de onde encontrá-lo. Dê essa alegria para o seu Pai e meu Pai. Se você quer ter controle sobre o que está na sua mente, ter bons pensamentos e sobreviver espiritualmente comece a guardar a Palavra de Deus em sua mente.

Saiba que Deus não tira os olhos de você. Nem por um milésimo de segundo. Ele sempre está perto. Vive para ouvir a batida de seu coração. Ele se compraz em ouvir suas orações. Morreria pelos seus pecados antes de deixar que você morresse em seus pecados; e Ele o fez. Ele morreu para que você pudesse viver. Para sempre.

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER 

Se Deus lhe perguntasse, neste momento: “O jovem  _______ está bem?”, você ousaria dizer: “Sim”? Se Ele lhe perguntasse: “Você está disposto a fazer sacrifícios?”, Sua resposta seria: “Sim”?
Lições que aprendi hoje:
____________________
____________________

Colocando em prática:

Ler a Bíblia lhe dá uma compreensão geral da atuação de Deus na História. Capacita-o a familiarizar-se com as histórias da Bíblia e onde achá-las. Comprometa-se a ler a Bíblia toda. Não precisa começar em Gênesis e nem precisa lê-la toda de uma vez. O Novo testamento é mais curto do que o Antigo Testamento, mais fácil de entender e geralmente mais prático. Talvez você queira começar por aí. Se você ler três capítulos por dia, lerá o NT em três meses.

 Comece a ler a Bíblia agora!📚

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...