Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

14º Dia JOVEM DE INTEGRIDADE

Jornada Espiritual
Madrugadas com Deus
14º Dia 

JOVEM DE INTEGRIDADE  

Eu amo os Teus mandamentos mais do que ouro, mais do que o ouro puro. Por isso, sigo os Teus ensinamentos e detesto todos os caminhos da mentira” Salmo 119:127 e 128.  

Algumas vezes é difícil passar para as pessoas o valor da integridade. Analisando-se pela aparência externa, definitivamente não vale a pena ser honesto.  

O dicionário declara que integridade significa “uma condição de inteireza: solidez”. Integridade não é apenas a maneira como a pessoa pensa; é mais a maneira como ela é. É algo tão básico quanto manter a palavra dada, cumprir sua promessa.  

Houve momentos na vida de José em que ele deve ter sido tentado a dizer: “Que vantagem eu tive em andar sempre no caminho certo?” (veja Gênesis 39 a 41). Aqui estava um jovem que permaneceu comprometido à integridade sem se importar com o que isso custaria. Vendido como escravo por seus próprios irmãos, foi em seguida, falsamente acusado e lançado em um calabouço antes de finalmente ser recompensado pelo Senhor.  

José certamente deve ter orado a oração de Davi, proferida séculos mais tarde: “Tu me ajudarás, porque faço o que é direito e me deixarás ficar para sempre na Tua presença” Salmo 41:12.  

José viveu sua vida na presença de Deus, com o conhecimento de que Deus sempre o estava observando.  

Aqui está uma verdade que quero que você guarde. Quando José resistiu à sedução da esposa do Potifar, não estava simplesmente fugindo de uma mulher. Estava fugindo de qualquer coisa que pudesse frustrar os planos de Deus em sua vida.  

Lembra-se do que ele disse àquela adúltera (provavelmente  incessantemente)?  

“...Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral  e pecar contra Deus?” Gênesis 39:9.  

Ele escolheu o caminho de Deus. Escolheu ver o propósito de Deus se cumprir em sua vida ao invés de ceder às tentações momentâneas. Temeu perder a sensação da presença de Deus e do toque de Suas bênçãos em sua vida. Foi por isso que ele não saiu andando do quarto daquela mulher; saiu CORRENDO.  

A discrição dada por Deus preservou a vida daquele homem.

 “O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão”  Provérbios 2:11.  

A integridade diz: “O que sou em público, sou em meu particular”. Integridade é o que você faz quando está sozinho, sem o olhar de ninguém, exceto o do Senhor. Satanás, o adversário, está procurando uma brecha enossas vidas.  

Procura por aqueles lugares nos quais nossa vida pública não condiz com nossa vida particular - uma lacuna em nossa integridade. E é em tais “lacunas” que ele encontra as brechas, ganhando acesso às nossas vidas. Como um alpinista habilidoso, Satanás não precisa de uma grande brecha para avançar. Qualquer coisa que não esteja dedicada ou submetida a Deus torna-se uma brecha para o inimigo.  

Se você escolher viver uma vida de integridade como José, tudo em sua vida deve ser filtrado na peneira da aprovação de Deus. (Crescimento em santidade significa que essa peneira fica cada vez mais seletiva, filtrando coisas que já chegamos a aprovar e participar).  

Esse filtro trabalha ao contrário também. Você perceberá que nada toca sua vida sem o conhecimento e a aprovação de Deus.  

Tudo o que é experimentado por você é filtrado nos dedos do amor de Deus. Que segurança maravilhosa! E eu sei que, se Deus permite que algo toque minha vida, também me dará graça e força para lidar com aquilo.  

É fato que as decisões cruciais de sua vida serão tomadas quando você estiver completamente sozinho. Decisões de integridade são tomadas por jovens que se encontram sozinhos em uma sala e escolhem desligar a TV quando um filme ou programa questionável estão passando. Elas são tomadas por pessoas que não arriscarão suas crenças ou padrões pessoais para “seguir em frente”.  

As escolhas mais significativas que você faz em sua vida não serão feitas em meio a multidões, com milhares de pessoas ao redor. Serão feitas em momentos particulares, quando apenas Deus vê o que você está fazendo.

Quando você vive uma vida de integridade, saberá a recompensa de Deus. Quando José era escravo, a Bíblia nos diz:  

“O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo” Gênesis 39:2.  

Quando José foi falsamente acusado e aprisionado no calabouço do Faraó, lemos:

 “Mas o SENHOR estava com ele e o abençoou, de modo que ele conquistou a simpatia do carcereiro” Gênesis 39:21.  

Deus estava com José quando ele foi próspero, quando tudo estava navegando em ventos favoráveis e em um mar calmo. Mas Deus também estava com ele durante a tempestade - no meio dos grandes problemas, turbulências e lutas. Em todas as situações, quando Deus está com você, não tem por que se preocupar. Se você é uma pessoa de integridade, não importa em que lugar esteja ou quais sejam as circunstâncias de sua vida. Você pode ter certeza de que o Senhor está com você e de que irá guardá-lo.  

“Senhor, faça-nos escolher o difícil certo ao invés do fácil errado. E que nunca nos contentemos com meias verdades, quando podemos ter verdades inteiras. Reveste-nos com coragem vinda da lealdade a tudo o que é nobre e de grande valor, que despreza o compromisso com os vícios e injustiças, e que não conhece o medo quando o certo e a verdade são questionados. Amém”. (Oração do Cadete - Academia Militar de West Point)  

VOCÊ NÃO PODE ESQUECER  

A verdadeira integridade implica em fazer o que é certo quando  ninguém está olhando ou quando todos estão transigindo.  

Lições que aprendi hoje:  
_________________ 
_________________ 
_________________ 
_________________ 

Colocando em prática:  

Que promessas você fez ou compromissos assumiu esta semana? (Isto deveria incluir às vezes em que você disse “Estarei orando por você”, ou “Farei isso imediatamente”.)  Escreva uma lista deles, e capacitado por Deus, faça o que você disse que faria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...